F35 é oficialmente batizado de Lightning II
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceram: 2 vezes
F35 é oficialmente batizado de Lightning II
DESCRIÇÃO
Com o objetivo de substituir diversos modelos de aviões de combate da marinha e da força aérea, por um avião que fosse capaz de sobreviver no campo de batalha do século 21, os programas de desenvolvimento de novos caças, em andamento na marinha e na força aérea norte americana se uniram em um só programa que foi renomeado para Joint stryke Fighter ou JSF (caça de ataque conjunto). Nesse programa novo programa, haviam três concorrentes, que eram a Mc Donnell Douglas, que apresentou um modelo de caça sem superfície de controle vertical (tail less), que logo foi desclassificado, por apresentar um risco maior no desenvolvimento, já que se tratava de um projeto muito inovador e que provavelmente estouraria o orçamento; A Boeing, que propôs um avião com asa em delta alta, o X-32, e que tinha um desenho estranho, com uma grande entrada de ar logo a baixo do radome e que tinha um aspecto de gosto duvidoso; e por ultimo, a Lockheed Martin, com o X-35, um caça com desenho mais convencional que se parecia com um outro produto desta importante companhia, o F-22 raptor.
Na verdade, o X-35 parecia uma versão monomotora do F-22. Em 26/10/2001 a Lockheed Martin foi, oficialmente, declarada vencedora do contrato do JSF de US $ 200.000.000.000,00 (duzentos bilhões de dólares), sendo esse, o maior contrato militar para uma aéronave de combate já assinado. A Inglaterra entrou no programa do JSF, com a sua empresa Bristish Aerospace BAE, junto com a Lockheed, porque ela precisava, também, substituir seus, já cansados, Harriers e Sea Harriers. Assim, sendo, os aviões a serem substituídos por este expressivo programa, serão os F-16 e A-10 da USAF; os F/A-18 A/C da US Navy e dos Marines; Os Harriers GR 7 e Sea Harriers da Royal Navy e dos Marines americanos. O primeiro vôo da versão de produção do F-35 tem lugar em 15/12/2006 em Forth Worth, Texas, sede da lockheed Martin.
O F-35 é um avião extremamente moderno. Nele está sendo instalado o que há de mais avançado em aviônica, sensores e armamentos. No painel deste caça, já se observa a revolução que se tornará tendência nos próximos projetos de caças tripulados. De cara, o que chama a atenção das pessoas que já tem alguma familiarização com cockipts de aviões de combate, é a ausência do HUD ou tela acima da cabeça, que é o instrumento onde se faz a navegação e a mira nos caças anteriores. No F-35, essas informações estão apresentadas no próprio capacete do piloto, através do HMD ou tela montada no capacete, tecnologia já existente em muitos caças, mas com aplicações ainda limitadas às manobras de combate e que no F-35, será o substituto do HUD, por tanto com funções mais amplas. Outra diferença é a existência, no painel, de um único display MFD, de grande tela, que apresenta todas as informações para o piloto, que antes tinha que olhar em 3 ou 5 MFDs. Um sistema de som em 3 D, montado nele, permitirá diminuir o tempo de reação em combate através de uma voz sintetizada, que será a voz do caça e que poderá alertar o piloto de ameaças que ele venha a sofrer. Por exemplo, se o caça alertar para uma ameaça às 9 horas, o som virá da esquerda do piloto, já para que o piloto olhe instintivamente para esse lado.O radar desenvolvido para o F-35 é o Northrop Grumman AN /APG 81 do tipo AESA ativo que permitirá um desempenho de 165 Km de alcance de busca ar-ar, e com a capacidade de fazer a busca ar terra simultaneamente. Fora isso, esse radar pode ser usado para interferir nos radares inimigos, permitindo uma boa capacidade de guerra eletrônica.
Uma das maiores dificuldades desse projeto de caça era conseguir desenvolver um avião que conseguisse executar a tarefa de 4 modelos distintos, e isso exigiu que uma das versões do F-35 fosse capaz de decolagem curta e pouso na vertical STOVL, e voar a velocidades supersônicas. De fato, o F-35 na versão B será o primeiro caça com características STOVL, supersônico a entrar em serviço operacional. O protótipo X-35 atingiu a velocidade máxima de mach 1.4, porém, a versão de produção, que será mais leve e terá uma pequena mudança aerodinâmica, será mais rápida podendo atingir velocidades, entre mach 1.6 e 1.9. Seu desempenho em vôo, ainda é uma informação classificada, porém os dados do fabricante e dos pilotos de provas que testaram o F-35, deixam visível que ele tem um desempenho equivalente a de um F16C, porém, num caça furtivo, com maior autonomia e STOVL. Atualmente, muitos parceiros entraram no programa de desenvolvimento final, e espera-se que o F-35 seja muito exportado, se tornando o principal caça do ocidente nas próximas décadas.
O motor usado no F-35, será um derivado do Pratt & Whitney F-119 usado nos F-22 Raptor. A versão usada no F-35 se chama F-135 e é, efetivamente, o mais potente motor já instalado em um avião de caça.
FICHA TECNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0.9
Velocidade máxima: mach 1.6
Razão de subida: 15240m
Potência: 1,07
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 24º/s
Razão de rolamento: 250º/s
Raio de ação/ alcance: 1400km/ 2800km
Alcance do radar: 165km
Empuxo: Um motor Pratt & Whitney F-135 com 16700kgf de empuxo máximo.
DIMENSÕES
Comprimento: 15,85m
Envergadura: 10,40m
Altura: 5,28 m
Peso: 10600kg
ARMAMENTO
Ar-Ar: Míssil AIM120C Amraam, AIM9X sidewinder.
Ar-Terra: GBU31 JDAM, AGM154 JSOW, Maverick, HARM, Harpoon.
Interno: 1 canhão Mauser BK27 de 27mm.
O F-35 Lightning II (JSF - Joint Strike Fighter) entrará em operação em 2009 e serão construídos mais de 2000 F-35 para outros paises aliados.
• F-35A: 1763 F-35A substituirão o F-16 C/D Fighting Falcon e o A-10 da U.S. Air Force, atuando em conjunto com o F-16 E/F Super Fighting Falcon. O F-35A custara US$ 37 milhões.
• F-35B: 609 F-35B substituirão o AV-8B Harrier e F-18 C/D Hornet do U.S. Marine Corps. 150 F-35B substituirão o Sea Harrier da U.K. Royal Navy e o GR 7 Tornado da U.K. Royal Air Force. O F-35B custara US$ 46 milhões.
• F-35C: 480 F-35C substituirão o F-18 C/D Hornet da U.S. Navy, atuando em conjunto com o F-18 E/F Super Hornet. O F-35C custara US$ 48 milhões.
O cockpit do F-35 terá uma única tela de LCD ao invés de varias como nos caças atuais.
Com o objetivo de substituir diversos modelos de aviões de combate da marinha e da força aérea, por um avião que fosse capaz de sobreviver no campo de batalha do século 21, os programas de desenvolvimento de novos caças, em andamento na marinha e na força aérea norte americana se uniram em um só programa que foi renomeado para Joint stryke Fighter ou JSF (caça de ataque conjunto). Nesse programa novo programa, haviam três concorrentes, que eram a Mc Donnell Douglas, que apresentou um modelo de caça sem superfície de controle vertical (tail less), que logo foi desclassificado, por apresentar um risco maior no desenvolvimento, já que se tratava de um projeto muito inovador e que provavelmente estouraria o orçamento; A Boeing, que propôs um avião com asa em delta alta, o X-32, e que tinha um desenho estranho, com uma grande entrada de ar logo a baixo do radome e que tinha um aspecto de gosto duvidoso; e por ultimo, a Lockheed Martin, com o X-35, um caça com desenho mais convencional que se parecia com um outro produto desta importante companhia, o F-22 raptor.
Na verdade, o X-35 parecia uma versão monomotora do F-22. Em 26/10/2001 a Lockheed Martin foi, oficialmente, declarada vencedora do contrato do JSF de US $ 200.000.000.000,00 (duzentos bilhões de dólares), sendo esse, o maior contrato militar para uma aéronave de combate já assinado. A Inglaterra entrou no programa do JSF, com a sua empresa Bristish Aerospace BAE, junto com a Lockheed, porque ela precisava, também, substituir seus, já cansados, Harriers e Sea Harriers. Assim, sendo, os aviões a serem substituídos por este expressivo programa, serão os F-16 e A-10 da USAF; os F/A-18 A/C da US Navy e dos Marines; Os Harriers GR 7 e Sea Harriers da Royal Navy e dos Marines americanos. O primeiro vôo da versão de produção do F-35 tem lugar em 15/12/2006 em Forth Worth, Texas, sede da lockheed Martin.
O F-35 é um avião extremamente moderno. Nele está sendo instalado o que há de mais avançado em aviônica, sensores e armamentos. No painel deste caça, já se observa a revolução que se tornará tendência nos próximos projetos de caças tripulados. De cara, o que chama a atenção das pessoas que já tem alguma familiarização com cockipts de aviões de combate, é a ausência do HUD ou tela acima da cabeça, que é o instrumento onde se faz a navegação e a mira nos caças anteriores. No F-35, essas informações estão apresentadas no próprio capacete do piloto, através do HMD ou tela montada no capacete, tecnologia já existente em muitos caças, mas com aplicações ainda limitadas às manobras de combate e que no F-35, será o substituto do HUD, por tanto com funções mais amplas. Outra diferença é a existência, no painel, de um único display MFD, de grande tela, que apresenta todas as informações para o piloto, que antes tinha que olhar em 3 ou 5 MFDs. Um sistema de som em 3 D, montado nele, permitirá diminuir o tempo de reação em combate através de uma voz sintetizada, que será a voz do caça e que poderá alertar o piloto de ameaças que ele venha a sofrer. Por exemplo, se o caça alertar para uma ameaça às 9 horas, o som virá da esquerda do piloto, já para que o piloto olhe instintivamente para esse lado.O radar desenvolvido para o F-35 é o Northrop Grumman AN /APG 81 do tipo AESA ativo que permitirá um desempenho de 165 Km de alcance de busca ar-ar, e com a capacidade de fazer a busca ar terra simultaneamente. Fora isso, esse radar pode ser usado para interferir nos radares inimigos, permitindo uma boa capacidade de guerra eletrônica.
Uma das maiores dificuldades desse projeto de caça era conseguir desenvolver um avião que conseguisse executar a tarefa de 4 modelos distintos, e isso exigiu que uma das versões do F-35 fosse capaz de decolagem curta e pouso na vertical STOVL, e voar a velocidades supersônicas. De fato, o F-35 na versão B será o primeiro caça com características STOVL, supersônico a entrar em serviço operacional. O protótipo X-35 atingiu a velocidade máxima de mach 1.4, porém, a versão de produção, que será mais leve e terá uma pequena mudança aerodinâmica, será mais rápida podendo atingir velocidades, entre mach 1.6 e 1.9. Seu desempenho em vôo, ainda é uma informação classificada, porém os dados do fabricante e dos pilotos de provas que testaram o F-35, deixam visível que ele tem um desempenho equivalente a de um F16C, porém, num caça furtivo, com maior autonomia e STOVL. Atualmente, muitos parceiros entraram no programa de desenvolvimento final, e espera-se que o F-35 seja muito exportado, se tornando o principal caça do ocidente nas próximas décadas.
O motor usado no F-35, será um derivado do Pratt & Whitney F-119 usado nos F-22 Raptor. A versão usada no F-35 se chama F-135 e é, efetivamente, o mais potente motor já instalado em um avião de caça.
FICHA TECNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0.9
Velocidade máxima: mach 1.6
Razão de subida: 15240m
Potência: 1,07
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 24º/s
Razão de rolamento: 250º/s
Raio de ação/ alcance: 1400km/ 2800km
Alcance do radar: 165km
Empuxo: Um motor Pratt & Whitney F-135 com 16700kgf de empuxo máximo.
DIMENSÕES
Comprimento: 15,85m
Envergadura: 10,40m
Altura: 5,28 m
Peso: 10600kg
ARMAMENTO
Ar-Ar: Míssil AIM120C Amraam, AIM9X sidewinder.
Ar-Terra: GBU31 JDAM, AGM154 JSOW, Maverick, HARM, Harpoon.
Interno: 1 canhão Mauser BK27 de 27mm.
O F-35 Lightning II (JSF - Joint Strike Fighter) entrará em operação em 2009 e serão construídos mais de 2000 F-35 para outros paises aliados.
• F-35A: 1763 F-35A substituirão o F-16 C/D Fighting Falcon e o A-10 da U.S. Air Force, atuando em conjunto com o F-16 E/F Super Fighting Falcon. O F-35A custara US$ 37 milhões.
• F-35B: 609 F-35B substituirão o AV-8B Harrier e F-18 C/D Hornet do U.S. Marine Corps. 150 F-35B substituirão o Sea Harrier da U.K. Royal Navy e o GR 7 Tornado da U.K. Royal Air Force. O F-35B custara US$ 46 milhões.
• F-35C: 480 F-35C substituirão o F-18 C/D Hornet da U.S. Navy, atuando em conjunto com o F-18 E/F Super Hornet. O F-35C custara US$ 48 milhões.
O cockpit do F-35 terá uma única tela de LCD ao invés de varias como nos caças atuais.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8921
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceram: 500 vezes
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8921
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceram: 500 vezes
Não meu caro morcego em outros governos sob outras ideologias a bandeira do Brasil tambem não estaria ali.
Defesa não é prioridade no Brasil... assim como não foi nos 8 anos de FHC e assim como não esta sendo nos 8 anos de sapo barbudo... e assim como não vai ser nos prosimos 8 anos seja com quem for.
Ha coisas bem mais fraudolentas e rentaveis para algumas pessoas para se licitar aqui no Brasil do que equipamentos de defesa.
Um abraço e t+
Defesa não é prioridade no Brasil... assim como não foi nos 8 anos de FHC e assim como não esta sendo nos 8 anos de sapo barbudo... e assim como não vai ser nos prosimos 8 anos seja com quem for.
Ha coisas bem mais fraudolentas e rentaveis para algumas pessoas para se licitar aqui no Brasil do que equipamentos de defesa.
Um abraço e t+
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceram: 2 vezes
Pablo Maica escreveu:Não meu caro morcego em outros governos sob outras ideologias a bandeira do Brasil tambem não estaria ali.
Defesa não é prioridade no Brasil... assim como não foi nos 8 anos de FHC e assim como não esta sendo nos 8 anos de sapo barbudo... e assim como não vai ser nos prosimos 8 anos seja com quem for.
Ha coisas bem mais fraudolentas e rentaveis para algumas pessoas para se licitar aqui no Brasil do que equipamentos de defesa.
Um abraço e t+
É, por isso que um militar que tinha que assumir o poder.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8921
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceram: 500 vezes
Isso é notícia velha, desde de o primeiro semestre que se sabe que o F-35 foi batizado oficialmente de Lightning 2.
O que precisa é um país aí dar um puta dum susto no Brasil que aí esses governantes vão criar vergonha na cara.
RENN_Akino escreveu:Pablo Maica escreveu:Não meu caro morcego em outros governos sob outras ideologias a bandeira do Brasil tambem não estaria ali.
Defesa não é prioridade no Brasil... assim como não foi nos 8 anos de FHC e assim como não esta sendo nos 8 anos de sapo barbudo... e assim como não vai ser nos prosimos 8 anos seja com quem for.
Ha coisas bem mais fraudolentas e rentaveis para algumas pessoas para se licitar aqui no Brasil do que equipamentos de defesa.
Um abraço e t+
É, por isso que um militar que tinha que assumir o poder.
O que precisa é um país aí dar um puta dum susto no Brasil que aí esses governantes vão criar vergonha na cara.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceram: 2 vezes
Kratos escreveu:Isso é notícia velha, desde de o primeiro semestre que se sabe que o F-35 foi batizado oficialmente de Lightning 2.RENN_Akino escreveu:Pablo Maica escreveu:Não meu caro morcego em outros governos sob outras ideologias a bandeira do Brasil tambem não estaria ali.
Defesa não é prioridade no Brasil... assim como não foi nos 8 anos de FHC e assim como não esta sendo nos 8 anos de sapo barbudo... e assim como não vai ser nos prosimos 8 anos seja com quem for.
Ha coisas bem mais fraudolentas e rentaveis para algumas pessoas para se licitar aqui no Brasil do que equipamentos de defesa.
Um abraço e t+
É, por isso que um militar que tinha que assumir o poder.
O que precisa é um país aí dar um puta dum susto no Brasil que aí esses governantes vão criar vergonha na cara.
A verdade é que o Brasil não tem plano para crescer, não tem um plano pra se tornar uma potência, os Estados Unidos da America desde o seu processo de independência já tinha planos, os EUA teve vários planos, explorou as guerras pra vender/emprestrar dinheiro, teve a Doutrina Monroe, se expandiu em ilhas como o Hawai, Midway, entre outros e hoje eles tem tudo o que querem.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceram: 2 vezes
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceram: 2 vezes
Poti:
http://www.jsf.mil/program/prog_intl.htm
saludos,
The F-35 Joint Strike Fighter Program is an Internationally oriented program consisting of partnerships with a number of countries. See below for links to the transcripts of the signing ceremonies of the official partnership of each of the programs cooperating partners:
United Kingdom (signed 17 Jan 2001 for $2B)
Italy (signed 24 Jun 2002 for $1B)
Netherlands (signed 17 Jun 2002 for $800M)
Turkey (signed 11 Jun 2002 for $175M)
Canada (signed 7 Feb 2002 for $150M)
Australia* (signed 31 Oct 2002 for $150M)
Denmark (signed 28 May 2002 for $125M)
Norway* (signed 20 Jun 2002 for $125M)
http://www.jsf.mil/program/prog_intl.htm
saludos,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceram: 2 vezes