Primeiro aniversário do CT-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

#61 Mensagem por PRick » Sáb Set 22, 2007 1:28 pm

Acho que podemos resumir boa parte das intervenções feitas neste tópico, como uso de critérios confusos ou sem uma linha de condução estratégica e um total desprezo pela operacionalidade por parte da FAB.

Somente, se partimos do pressuposto de que a FAB nunca se preocupou com sua finalidade maior, mas apenas cuidar de sua corporação e fazer política. Como de resto boa parte de nossas FA´s.

É certo que a criação da Embraer, fez ver a parte da FAB o quando ela estava despreparada para qualquer condução eficiente da administração de uma Força Armada. As compras feitas para manter e implantar a Embraer foi o que melhor restou deste passado recente. No entando os exemplos ruins são inúmeros.

O desconhecimento de boa parte da Força sobre as características técnicas dos meios que utiliza ou de outros vetores equivalente, sua história, etc.. É sintomático, como podemos ver na manifestação de técnicos e mecânicos, bem como, de oficiais mais graduados. :roll:

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zerouno

#62 Mensagem por zerouno » Sáb Set 22, 2007 3:52 pm

Jacobs escreveu:
zerouno escreveu:
projeto escreveu:
Fernando Teles escreveu:Galera, revista Força Aérea nas bancas, destaco entrevista com o Brigadeiro Juniti Saito.
" No tocante aos C-95 - BANDEIRANTE, a Fab não cogita substituí-los tão cedo. Recentemente, o Estado-Maior, em conjunto com a área logística, concluiu um estudo que define a possibilidade da operação do EMB-110 por, no mínimo, mais 15 anos, necessitando para tal, apenas modernizar sua aviônica."
Donde se conclui que o CASA C- 212 esta sepultado.


É uma doideira mesmo. Tem uma notícia recente do inforel, postada neste tópico, que informa que os C-212 seriam fabricados. Vai entender...

Abraços


Notícia excelente! A FAB tem que renovar o pensamento... tem um texto da Koslova sobre essa decisão que ela consegue definir bem o que eu não consigo expressar.

Só um pequeno comentário: o texto da Inforel fala que Lula foi tratar do C-212... não diz que ele vai adquirir a aeronave! Talvez ele foi mesmo cancelar a compra


Nossa, so o lula mesmo pra ir pra Espanha cancelar uma compra! hehehehe


Não, eu não quis dizer isso. Na verdade ele foi fazer uma "viagem" pelos paises Nórdicos + Espanha. Com o primeiro-ministro espanhol ele tratou um monte de assunto (notadamente biodiesel) e segundo o Inforel na conversa estaria incluido o assunto "c-212". Vamos rezar e esperar que seja cancelado...




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Gerson Victorio
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#63 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Set 23, 2007 1:37 am

PRick escreveu:Acho que podemos resumir boa parte das intervenções feitas neste tópico, como uso de critérios confusos ou sem uma linha de condução estratégica e um total desprezo pela operacionalidade por parte da FAB.

Somente, se partimos do pressuposto de que a FAB nunca se preocupou com sua finalidade maior, mas apenas cuidar de sua corporação e fazer política. Como de resto boa parte de nossas FA´s.

É certo que a criação da Embraer, fez ver a parte da FAB o quando ela estava despreparada para qualquer condução eficiente da administração de uma Força Armada. As compras feitas para manter e implantar a Embraer foi o que melhor restou deste passado recente. No entando os exemplos ruins são inúmeros.


O desconhecimento de boa parte da Força sobre as características técnicas dos meios que utiliza ou de outros vetores equivalente, sua história, etc.. É sintomático, como podemos ver na manifestação de técnicos e mecânicos, bem como, de oficiais mais graduados. :roll:

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Prick

Permita-me uma reflexão.
Não sou militar, nem quero aqui fazer o papel de advogado de defesa da FAB, mas oque afirma em seu post pode nos levar a uma visão equivocada da instituição, antes de mas nada é preciso lembrar o papel que a FAB desempenhou e desempenha na história do Brasil, vide participação na 2ª Grande Guerra, uma participação brilhante que não foi moleza e foi osso duro de roer, a integração na Amazônia, com hidroaviões para atender a população ribeirinha isolada sem o qual não teriam atendimento e que ainda hoje acontece, a criação do ITA,CTA,EMBRAER sem o qual não teriamos industria aeroespacial e nem sonhariamos com conquistas de mercados de aviões, o motor a álcool que com a crise do petróleo foi e continua sendo uma alternativa, controle do espaço aéreo, onde foi modelo de eficiencia no seu tempo hoje combalido mas não por culpa só da FAB, o fomento da aviação em geral, entre outras conquistas,.
Não quero aqui dizer que a FAB é uma perfeição de instituição, longe disto, ela também pode cometer erros, e estes, podem produzir graves consequências, a luz dos últimos acontecimentos(crise aérea) são exemplos disto.
Eu acredito que dentro da Instituição FORÇA AÉREA BRASILEIRA, possa sim ter gente muito, mas, muito preocupado com tudo aquilo que comentamos diariamente sobre todas suas necessidades, ou você acha que em caso de um conflito... quem vai lá colocar "o" na reta para não ser atingido em pleno ar? não se engane.... será o pessoal da FAB que estará lá defendendo o céu brasileiro e se eles pudessem com certeza usariam os melhores e mais sofisticados vetores e armamentos.
As coisas nem sempre dependem de quem esta com a intenção mas sim de quem está com o dinheiro. e a FAB não é dona do dinheiro infelizmente, Ela é tão refém quanto qualquer cidadão que quer ver suas necessidades atendidas.

Abraços


Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
PRick

#64 Mensagem por PRick » Dom Set 23, 2007 2:00 am

GERSON VICTORIO escreveu:
PRick escreveu:Acho que podemos resumir boa parte das intervenções feitas neste tópico, como uso de critérios confusos ou sem uma linha de condução estratégica e um total desprezo pela operacionalidade por parte da FAB.

Somente, se partimos do pressuposto de que a FAB nunca se preocupou com sua finalidade maior, mas apenas cuidar de sua corporação e fazer política. Como de resto boa parte de nossas FA´s.

É certo que a criação da Embraer, fez ver a parte da FAB o quando ela estava despreparada para qualquer condução eficiente da administração de uma Força Armada. As compras feitas para manter e implantar a Embraer foi o que melhor restou deste passado recente. No entando os exemplos ruins são inúmeros.


O desconhecimento de boa parte da Força sobre as características técnicas dos meios que utiliza ou de outros vetores equivalente, sua história, etc.. É sintomático, como podemos ver na manifestação de técnicos e mecânicos, bem como, de oficiais mais graduados. :roll:

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Prick

Permita-me uma reflexão.
Não sou militar, nem quero aqui fazer o papel de advogado de defesa da FAB, mas oque afirma em seu post pode nos levar a uma visão equivocada da instituição, antes de mas nada é preciso lembrar o papel que a FAB desempenhou e desempenha na história do Brasil, vide participação na 2ª Grande Guerra, uma participação brilhante que não foi moleza e foi osso duro de roer, a integração na Amazônia, com hidroaviões para atender a população ribeirinha isolada sem o qual não teriam atendimento e que ainda hoje acontece, a criação do ITA,CTA,EMBRAER sem o qual não teriamos industria aeroespacial e nem sonhariamos com conquistas de mercados de aviões, o motor a álcool que com a crise do petróleo foi e continua sendo uma alternativa, controle do espaço aéreo, onde foi modelo de eficiencia no seu tempo hoje combalido mas não por culpa só da FAB, o fomento da aviação em geral, entre outras conquistas,.
Não quero aqui dizer que a FAB é uma perfeição de instituição, longe disto, ela também pode cometer erros, e estes, podem produzir graves consequências, a luz dos últimos acontecimentos(crise aérea) são exemplos disto.
Eu acredito que dentro da Instituição FORÇA AÉREA BRASILEIRA, possa sim ter gente muito, mas, muito preocupado com tudo aquilo que comentamos diariamente sobre todas suas necessidades, ou você acha que em caso de um conflito... quem vai lá colocar "o" na reta para não ser atingido em pleno ar? não se engane.... será o pessoal da FAB que estará lá defendendo o céu brasileiro e se eles pudessem com certeza usariam os melhores e mais sofisticados vetores e armamentos.
As coisas nem sempre dependem de quem esta com a intenção mas sim de quem está com o dinheiro. e a FAB não é dona do dinheiro infelizmente, Ela é tão refém quanto qualquer cidadão que quer ver suas necessidades atendidas.

Abraços


Gerson


O problema é que a Segunda Guerra terminou em 1945, e de lá para cá, as coisas foram por água abaixo, mesmo na Segunda Guerra, só conseguimos nos armar pro conta do material dos EUA. O problema da FAB não é de pilotos, mas de seu gerenciamento enquanto Força Armada, e o problema não se resume a FAB, mas está presente em todas as nossa FA´s.

Fiz um parenteses sobre a Embraer, foi uma boa medidade estratégica, mas que depois quase se perdeu.

Esqueceram há muito tempo o que é operacionalidade, agora, que as coisas mudaram, tem que correr atrás. É certo que dentro da Força devem existir pessoas preocupadas com o futuro, assim espero.

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#65 Mensagem por jambockrs » Dom Set 23, 2007 11:59 am

Meus prezados:
C-212 Aviocar
Lula também deverá tratar do projeto Aviocar da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a substituição dos aviões C-95 Bandeirante pelo modelo C-212 fabricada pelo consórcio EADS/Casa. Pelo contrato que deveria ter sido assinado em setembro de 2006, seriam construídos no Brasil, entre 50 e 110 aeronaves.
Há um ano, o C-212 era avaliado em US$ 8 milhões a unidade. Em agosto de 2006, os espanhóis teriam aceitado reduzir esse valor para US$ 5,2 milhões.


Da última revista Força Aérea...

entrevista com o Brigadeiro Juniti Saito.
" No tocante aos C-95 - BANDEIRANTE, a Fab não cogita substituí-los tão cedo. Recentemente, o Estado-Maior, em conjunto com a área logística, concluiu um estudo que define a possibilidade da operação do EMB-110 por, no mínimo, mais 15 anos, necessitando para tal, apenas modernizar sua aviônica."


Diante esta notícia, parece que a FAB desistiu do C-212.
Ah! Se este dinheiro economizado fosse utilizado para modernizar as turbinas dos KC-137, por umas CFM-56!
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
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#66 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Set 23, 2007 12:02 pm

Bom, pra quem não conhece, aqui vão os dados do cessna caravan...

A TAM é a representante da cessna por aqui...
http://www.tamjatos.com.br/tje/jsp/defa ... rtigo=1909


Uma cópia colombiana:
http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art%2023.htm




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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#67 Mensagem por jambockrs » Seg Set 24, 2007 2:02 am

glauberprestes escreveu:Bom, pra quem não conhece, aqui vão os dados do cessna caravan...
A TAM é a representante da cessna por aqui...
http://www.tamjatos.com.br/tje/jsp/defa ... rtigo=1909

Prezado glauberprestes:
A FAB já conhece muito bem o Caravan, pois opera mais de uma dúzia dêles! Grande aeronave!
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
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#68 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Set 24, 2007 1:44 pm

jambockrs escreveu:
glauberprestes escreveu:Bom, pra quem não conhece, aqui vão os dados do cessna caravan...
A TAM é a representante da cessna por aqui...
http://www.tamjatos.com.br/tje/jsp/defa ... rtigo=1909

Prezado glauberprestes:
A FAB já conhece muito bem o Caravan, pois opera mais de uma dúzia dêles! Grande aeronave!
Um abraço e até mais...



Sim, claro! A FAB opera uma pá de caravans, mas o site mostra algumas versões bem interessantes.

[]´s




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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#69 Mensagem por Lord Nauta » Seg Set 24, 2007 10:46 pm

jambockrs escreveu: Meus prezados:
C-212 Aviocar
Lula também deverá tratar do projeto Aviocar da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a substituição dos aviões C-95 Bandeirante pelo modelo C-212 fabricada pelo consórcio EADS/Casa. Pelo contrato que deveria ter sido assinado em setembro de 2006, seriam construídos no Brasil, entre 50 e 110 aeronaves.
Há um ano, o C-212 era avaliado em US$ 8 milhões a unidade. Em agosto de 2006, os espanhóis teriam aceitado reduzir esse valor para US$ 5,2 milhões.


Da última revista Força Aérea...

entrevista com o Brigadeiro Juniti Saito.
" No tocante aos C-95 - BANDEIRANTE, a Fab não cogita substituí-los tão cedo. Recentemente, o Estado-Maior, em conjunto com a área logística, concluiu um estudo que define a possibilidade da operação do EMB-110 por, no mínimo, mais 15 anos, necessitando para tal, apenas modernizar sua aviônica."


Diante esta notícia, parece que a FAB desistiu do C-212.
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#70 Mensagem por henriquejr » Ter Set 25, 2007 10:33 am

Lord Nauta escreveu:
jambockrs escreveu: Meus prezados:
C-212 Aviocar
Lula também deverá tratar do projeto Aviocar da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a substituição dos aviões C-95 Bandeirante pelo modelo C-212 fabricada pelo consórcio EADS/Casa. Pelo contrato que deveria ter sido assinado em setembro de 2006, seriam construídos no Brasil, entre 50 e 110 aeronaves.
Há um ano, o C-212 era avaliado em US$ 8 milhões a unidade. Em agosto de 2006, os espanhóis teriam aceitado reduzir esse valor para US$ 5,2 milhões.


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Acho que a proposta inicial de usar os EMB-120 Brasilia como substitutos do Bandeirantes uma otima opção.
Existem uma grande quantidade desses aviões disponiveis no mercado para venda, podem ser adquiridos a preços muito bom e repotencializado pela Embraer, transformando-os em EMB-120K. Essa adptação tem o objetivo de deixar o EMB-120 mais robusto, reforçando o piso para o transporte de cargas, inclui a instalação; de uma grande porta lateral para facilitar o embarque e desembarque de carga, de um guincho para puxar cargas para dentro da aeronave, reforços no trem de aterrisagem para pousos em pistas rudimentares, despressurização da cabine, etc.....




Vector
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#71 Mensagem por Vector » Ter Set 25, 2007 9:24 pm

henriquejr escreveu:
Lord Nauta escreveu:
jambockrs escreveu: Meus prezados:
C-212 Aviocar
Lula também deverá tratar do projeto Aviocar da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a substituição dos aviões C-95 Bandeirante pelo modelo C-212 fabricada pelo consórcio EADS/Casa. Pelo contrato que deveria ter sido assinado em setembro de 2006, seriam construídos no Brasil, entre 50 e 110 aeronaves.
Há um ano, o C-212 era avaliado em US$ 8 milhões a unidade. Em agosto de 2006, os espanhóis teriam aceitado reduzir esse valor para US$ 5,2 milhões.


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entrevista com o Brigadeiro Juniti Saito.
" No tocante aos C-95 - BANDEIRANTE, a Fab não cogita substituí-los tão cedo. Recentemente, o Estado-Maior, em conjunto com a área logística, concluiu um estudo que define a possibilidade da operação do EMB-110 por, no mínimo, mais 15 anos, necessitando para tal, apenas modernizar sua aviônica."


Diante esta notícia, parece que a FAB desistiu do C-212.
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Acho que a proposta inicial de usar os EMB-120 Brasilia como substitutos do Bandeirantes uma otima opção.
Existem uma grande quantidade desses aviões disponiveis no mercado para venda, podem ser adquiridos a preços muito bom e repotencializado pela Embraer, transformando-os em EMB-120K. Essa adptação tem o objetivo de deixar o EMB-120 mais robusto, reforçando o piso para o transporte de cargas, inclui a instalação; de uma grande porta lateral para facilitar o embarque e desembarque de carga, de um guincho para puxar cargas para dentro da aeronave, reforços no trem de aterrisagem para pousos em pistas rudimentares, despressurização da cabine, etc.....



Só um detalhe... não existem não muitos EMB-120 disponíveis no mercado. De dois anos pra cá a coisa tem mudado de figura, e os aviões que andavam estocados nos desertos estão voltando a ativa, convertidos para cargueiros ou operando no transporte de passageiros. Muitos deles na África.

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#72 Mensagem por henriquejr » Qui Set 27, 2007 9:37 am

Vector escreveu:
henriquejr escreveu:
Lord Nauta escreveu:
jambockrs escreveu: Meus prezados:
C-212 Aviocar
Lula também deverá tratar do projeto Aviocar da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a substituição dos aviões C-95 Bandeirante pelo modelo C-212 fabricada pelo consórcio EADS/Casa. Pelo contrato que deveria ter sido assinado em setembro de 2006, seriam construídos no Brasil, entre 50 e 110 aeronaves.
Há um ano, o C-212 era avaliado em US$ 8 milhões a unidade. Em agosto de 2006, os espanhóis teriam aceitado reduzir esse valor para US$ 5,2 milhões.


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" No tocante aos C-95 - BANDEIRANTE, a Fab não cogita substituí-los tão cedo. Recentemente, o Estado-Maior, em conjunto com a área logística, concluiu um estudo que define a possibilidade da operação do EMB-110 por, no mínimo, mais 15 anos, necessitando para tal, apenas modernizar sua aviônica."


Diante esta notícia, parece que a FAB desistiu do C-212.
Ah! Se este dinheiro economizado fosse utilizado para modernizar as turbinas dos KC-137, por umas CFM-56!
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Acho que a proposta inicial de usar os EMB-120 Brasilia como substitutos do Bandeirantes uma otima opção.
Existem uma grande quantidade desses aviões disponiveis no mercado para venda, podem ser adquiridos a preços muito bom e repotencializado pela Embraer, transformando-os em EMB-120K. Essa adptação tem o objetivo de deixar o EMB-120 mais robusto, reforçando o piso para o transporte de cargas, inclui a instalação; de uma grande porta lateral para facilitar o embarque e desembarque de carga, de um guincho para puxar cargas para dentro da aeronave, reforços no trem de aterrisagem para pousos em pistas rudimentares, despressurização da cabine, etc.....



Só um detalhe... não existem não muitos EMB-120 disponíveis no mercado. De dois anos pra cá a coisa tem mudado de figura, e os aviões que andavam estocados nos desertos estão voltando a ativa, convertidos para cargueiros ou operando no transporte de passageiros. Muitos deles na África.

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Que pena Vector, sempre achei que o EMB-120 fosse o substituto natural dos C-95 Bandeirante. Sempre admirei muito os EMB-120, o avião é lindo, tem um excelente desempenho e rasoavelmente modeno(no padrão em que se encontram hoje em dia).

Um abraço
HenriqueJr




Ricardo Rosa
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#73 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Set 27, 2007 10:24 am

Bom dia a todos,

Pessoal, alguém saberia dizer qual é a motorização dessa versão Cargo Master do Caravan.

Abraços.




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