PRick escreveu:Acho que podemos resumir boa parte das intervenções feitas neste tópico, como uso de critérios confusos ou sem uma linha de condução estratégica e um total desprezo pela operacionalidade por parte da FAB.
Somente, se partimos do pressuposto de que a FAB nunca se preocupou com sua finalidade maior, mas apenas cuidar de sua corporação e fazer política. Como de resto boa parte de nossas FA´s.
É certo que a criação da Embraer, fez ver a parte da FAB o quando ela estava despreparada para qualquer condução eficiente da administração de uma Força Armada. As compras feitas para manter e implantar a Embraer foi o que melhor restou deste passado recente. No entando os exemplos ruins são inúmeros.
O desconhecimento de boa parte da Força sobre as características técnicas dos meios que utiliza ou de outros vetores equivalente, sua história, etc.. É sintomático, como podemos ver na manifestação de técnicos e mecânicos, bem como, de oficiais mais graduados.
[ ]´s
Prick
Permita-me uma reflexão.
Não sou militar, nem quero aqui fazer o papel de advogado de defesa da FAB, mas oque afirma em seu post pode nos levar a uma visão equivocada da instituição, antes de mas nada é preciso lembrar o papel que a FAB desempenhou e desempenha na história do Brasil, vide participação na 2ª Grande Guerra, uma participação brilhante que não foi moleza e foi osso duro de roer, a integração na Amazônia, com hidroaviões para atender a população ribeirinha isolada sem o qual não teriam atendimento e que ainda hoje acontece, a criação do ITA,CTA,EMBRAER sem o qual não teriamos industria aeroespacial e nem sonhariamos com conquistas de mercados de aviões, o motor a álcool que com a crise do petróleo foi e continua sendo uma alternativa, controle do espaço aéreo, onde foi modelo de eficiencia no seu tempo hoje combalido mas não por culpa só da FAB, o fomento da aviação em geral, entre outras conquistas,.
Não quero aqui dizer que a FAB é uma perfeição de instituição, longe disto, ela também pode cometer erros, e estes, podem produzir graves consequências, a luz dos últimos acontecimentos(crise aérea) são exemplos disto.
Eu acredito que dentro da Instituição FORÇA AÉREA BRASILEIRA, possa sim ter gente muito, mas, muito preocupado com tudo aquilo que comentamos diariamente sobre todas suas necessidades, ou você acha que em caso de um conflito... quem vai lá colocar "o" na reta para não ser atingido em pleno ar? não se engane.... será o pessoal da FAB que estará lá defendendo o céu brasileiro e se eles pudessem com certeza usariam os melhores e mais sofisticados vetores e armamentos.
As coisas nem sempre dependem de quem esta com a intenção mas sim de quem está com o dinheiro. e a FAB não é dona do dinheiro infelizmente, Ela é tão refém quanto qualquer cidadão que quer ver suas necessidades atendidas.
Abraços
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.