JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#2476 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 19, 2007 1:54 pm

Pelo menos é possível.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2477 Mensagem por Skyway » Qua Set 19, 2007 2:00 pm

Carlos Mathias escreveu:Existe sim o "problema" do alcance, tanto que a SAAB tratou de aumentar significativamente. Se for mos comparar com os outros FX, essa diferença fica mais evidente nas versões mais antigas, mas... Em grande número, essa deficiência pode ser contornada, colocando-se o vetor perto dos pontos de problema.

Entre F-16 e Gripen, sou mais o segundo.


Sim, existe o problema, minha bronca é que alguns foristas colocam isso como característica incapacitante de se ter essa aeronave no Brasil, sendo que como vc mesmo disse, tem formas de se contornar isso. :wink:

Por isso não discuto mais isso aqui. :roll:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#2478 Mensagem por Degan » Qua Set 19, 2007 3:12 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas o dono é muito mão fechada, nem o EL/M 2052 ele deixa colocar nos F-16. Se tiver uma boa conversa coma SAAB, é bem capaz de encaixarem este radar no Gripen. Além do que, se os EUA barrarem motor, pode-se partir para as EJ-200, M-88 ou qualquer coisa que caiba na caverna do motor. Já F-16 é made-in-USA ou made-in-USA. E assim, vai.

O Gripen é bem mais flexível neste sentido. Fora que vem com MAR liberado e MAA estocado aqui. :D

Tem um caso por aí que até agora....


Carlos,

1) USA no pone problemas en integrar radares nuevos en aviones F-16 antiguos...por algo se creo la modernización ACE en Israel, o se crearon radares ad oc en Italia (GRIFO 2000) o en Francia (RD 400)...
2) Cambiar el motor en un Gripen...es cambiar a otro avión... :wink:

saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2479 Mensagem por Bolovo » Qua Set 19, 2007 3:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Existe sim o "problema" do alcance, tanto que a SAAB tratou de aumentar significativamente. Se for mos comparar com os outros FX, essa diferença fica mais evidente nas versões mais antigas, mas... Em grande número, essa deficiência pode ser contornada, colocando-se o vetor perto dos pontos de problema.

Entre F-16 e Gripen, sou mais o segundo.

Carlos, então todo avião tem problema de alcance. Já reparou que em toda nova versão de qualquer caça, o alcance sempre aumenta? O Su-35BM tem alcance maior que o antigo. O F-16 Block 60 tem alcance maior que o Block 50 e TALZ.
PRick escreveu:EU já penso o oposto, entre escolher a matriz e a filial, eu fico com a matriz, pelo menos vamos conversar direto com o Dono, nada de ficar dando papo para Capitão do Mato. :twisted: :twisted:

[ ]´s

Quanta besteira... :!:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2480 Mensagem por Skyway » Qua Set 19, 2007 5:04 pm

Bolovo, eu estou falando do Gripen em serviço hoje em dia, mas com certeza, se for o Gripen novo que está sendo desenvolvido, esse problema já não existe.

E aí é mais que perfeito para a FAB.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2481 Mensagem por Bolovo » Qua Set 19, 2007 5:13 pm

Skyway escreveu:Bolovo, eu estou falando do Gripen em serviço hoje em dia, mas com certeza, se for o Gripen novo que está sendo desenvolvido, esse problema já não existe.

E aí é mais que perfeito para a FAB.

Digamos que não é um problema do Gripen, mas sim que agora ele ficará compatível com as necessidades da FAB.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2482 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 6:06 pm

Degan escreveu:El GRIPEN es un caza muy moderno, muy bueno y bonito...nadie duda eso.

El punto es que no es barato y es poco flexible al tener un alcance limitado.

Saludos,


Degan,

TODO caça tem alcane limitado. A questão é definir os limites e planejar a missão da melhor forma. Até mesmo a USAF planeja suas missões colocando seus caças a menos de 500 km do teatro de operações. O objetivo disso é conquistar e manter a superioridade aérea. Não vejo o menor problema para uma Força Aérea como a FAB ou a Chilena em operar Gripens. Poderiam cumprir todas as missões previstas.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2483 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 6:13 pm

Jacobs escreveu:Eu acho que sei porque tiveram tantos kill...

Eles tem uma perna tão curta que chegavam perto do inimigo, ficavam 2 minutos vendo quem passava na frente e faziam um kill. Logo em seguida, ja voltavam pra casa, com a gasosa "no cheiro"!

[018]


Pois é... O Gripen pode mesmo fazer isso. Decola já sabendo onde os adversários estão, graças ao seu data link, detona com eles, volta, em dez minutos podem ser rearmados SEM desligar o motor, decola de novo, abate mais alguns, ou pode ser reconfigurado para outro tipo de missão sem problemas.
E eu não vejo o Gripen com perna curta. Pois levar uma carga de 3 LGB de 500 kg, um pod Litening, 4 BVR e 2 IR, em perfil de vôo Hi-Lo-Lo-Hi a cerca de 650km, com 5min de combate, ou 830 km, se trocar a LGB do centerline por 1 tq extra de 1.100 litros, não é perna curta. O que vejo são pessoas com mente curta.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2484 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 6:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Existe sim o "problema" do alcance, tanto que a SAAB tratou de aumentar significativamente. Se for mos comparar com os outros FX, essa diferença fica mais evidente nas versões mais antigas, mas... Em grande número, essa deficiência pode ser contornada, colocando-se o vetor perto dos pontos de problema.

Entre F-16 e Gripen, sou mais o segundo.


Carlos,

Até o Flanker tem problema de alcance, senão a Sukhoi não instalaria sonda REVO e não ampliaria sua autonomia nas versão mais recentes. Além disso, como vc mesmo disse, não existe essa situação de, em caso de crise, colocar os caças a mil km ou mais do alvo. Ninguém faz isso, nem a USAF. Colocam os caças o mais perto possível da zona de conflito, para garantir o maior número possível de surtidas. O negócio é basear os caças a 500km ou menos do TO.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2485 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 6:24 pm

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Bolovo, eu estou falando do Gripen em serviço hoje em dia, mas com certeza, se for o Gripen novo que está sendo desenvolvido, esse problema já não existe.

E aí é mais que perfeito para a FAB.

Digamos que não é um problema do Gripen, mas sim que agora ele ficará compatível com as necessidades da FAB.


Ele nunca foi incompatível, Bolovo, com exceção da versão JAS 39A, que não tinha sonda REVO e nem OBOGS. Mas, mesmo assim, tem alcance e raio de combate superiores aos do F-5E/F.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#2486 Mensagem por Degan » Qua Set 19, 2007 6:44 pm

TODO caça tem alcane limitado. A questão é definir os limites e planejar a missão da melhor forma. Até mesmo a USAF planeja suas missões colocando seus caças a menos de 500 km do teatro de operações. O objetivo disso é conquistar e manter a superioridade aérea. Não vejo o menor problema para uma Força Aérea como a FAB ou a Chilena em operar Gripens. Poderiam cumprir todas as missões previstas.


Mapi.,

Todos los aviones tienen alcance limitado...pero el GRIPEN es más que limitado.
Hay que reconocer que esa es una desventaja importante.
a) Para alcances similares tienen que portar mucho menos armamento.
b) O lo que es lo mismo, su radio de acción militar es mucho menor.
c) Tener las bases aéreas cerca del frente de batalla es un peligro permanente, ante las misiones de interdicción.
d) Eres mucho más dependiente del REVO, dificultando la logística
e) El enemigo tiene menos problemas en acercar su frente logístico a la línea del frente.

Pois é... O Gripen pode mesmo fazer isso. Decola já sabendo onde os adversários estão, graças ao seu data link, detona com eles, volta, em dez minutos podem ser rearmados SEM desligar o motor, decola de novo, abate mais alguns, ou pode ser reconfigurado para outro tipo de missão sem problemas.


Claro...mientras el enemigo espera a que estés otra ves operativo, pues de otra forma no es “caballero”... :mrgreen:

E eu não vejo o Gripen com perna curta. Pois levar uma carga de 3 LGB de 500 kg, um pod Litening, 4 BVR e 2 IR, em perfil de vôo Hi-Lo-Lo-Hi a cerca de 650km, com 5min de combate, ou 830 km, se trocar a LGB do centerline por 1 tq extra de 1.100 litros, não é perna curta.


Bueno, comparado con el F-16 o el Mirage 2.000...pues es de piernas bien cortas.
Compararlo con el F-5, es pedir bastante poco.

Ele nunca foi incompatível, Bolovo, com exceção da versão JAS 39A, que não tinha sonda REVO e nem OBOGS. Mas, mesmo assim, tem alcance e raio de combate superiores aos do F-5E/F.


Huuuiii....

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2487 Mensagem por Skyway » Qua Set 19, 2007 6:45 pm

Mapinguari escreveu:
Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Bolovo, eu estou falando do Gripen em serviço hoje em dia, mas com certeza, se for o Gripen novo que está sendo desenvolvido, esse problema já não existe.

E aí é mais que perfeito para a FAB.

Digamos que não é um problema do Gripen, mas sim que agora ele ficará compatível com as necessidades da FAB.


Ele nunca foi incompatível, Bolovo, com exceção da versão JAS 39A, que não tinha sonda REVO e nem OBOGS. Mas, mesmo assim, tem alcance e raio de combate superiores aos do F-5E/F.


Tambem penso assim.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2488 Mensagem por Skyway » Qua Set 19, 2007 6:52 pm

Isso daqui a pouco já vai estar virando de novo, novamente mais uma vez discussão pra ver quem tem o pinto maior.....


Vamos discutir durante páginas e não chegar a conclusão nenhuma por que ninguem dá o braço a toçer. O Gripen tem perna curta se comparado aos outros? tem sim. Mas isso não impede ele de absolutamente nada, por que a força que o tiver operando vai usalo da melhor forma possível, e sempre existe uma maneira de usar ele ao máximo.

Masss....putz..prometi não discutir mais isso aqui...e to quase cometendo esse mesmo erro...paro por aqui.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#2489 Mensagem por Degan » Qua Set 19, 2007 7:00 pm

Tranquilo....

Yo solo digo que el Gripen, que es un estupendo avión, tiene comparativamente poco alcance...PUNTO.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#2490 Mensagem por soultrain » Qua Set 19, 2007 7:14 pm

Carlos,

Até o Flanker tem problema de alcance


Problema de alcance?

Era bom que todos os caças tivessem o "problema" de alcance do Flanker, pode elaborar sobre o "problema"?

[[]]'s




Responder