mirage 2000 da fab.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
chm0d escreveu:glauberprestes escreveu:Jacobs escreveu:Sideshow escreveu:glauberprestes escreveu:Por falar em alvo, quanto custa pra transformar, digamos, um xavante, em drone, pra brincar com iglas, derbys, e pythons?
Bom segundo o Eins o Xavante já é alvo de piada.....
Agora falando serio a FAB já está trabalhando com a Denel para transformar os Xavantes (acho que os mais antigos) em alvo aéreo manobrável.
Até que enfim eles terão um fim digno! hehehehehe
aehuaheu!!!!
Deve ser muito ""legal"" poder derrubar uma aeronave nos treinamentos, e não um drone..
Os americanos usam F-4 como drone =/
Abs.
Parece que já estão em negociações bem adiantadas para conversão de F-16A/B s para este fim....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Malandro escreveu:Nossos M2000 tb vieram com Serval , Spirale e Spectra como os M2000C franceses ?
Os nossos M-2000C estão equipados com o SERVAL e o dispensador ECLAIR. O SPIRALE é o outro tipo dispensador de chaff e flare, ele é autmático ao contrário do ECLAIR. Quanto ao Spectra, somente os últimos os M-2000-5 MKII os possuem.
[ ]´s
PRick escreveu:Malandro escreveu:Nossos M2000 tb vieram com Serval , Spirale e Spectra como os M2000C franceses ?
Os nossos M-2000C estão equipados com o SERVAL e o dispensador ECLAIR. O SPIRALE é o outro tipo dispensador de chaff e flare, ele é autmático ao contrário do ECLAIR. Quanto ao Spectra, somente os últimos os M-2000-5 MKII os possuem.
[ ]´s
O que é SERVAL???
É o cruzamento do Severino com o Lourival?
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Jacobs escreveu:PRick escreveu:Malandro escreveu:Nossos M2000 tb vieram com Serval , Spirale e Spectra como os M2000C franceses ?
[ ]´s
O que é SERVAL???
É o cruzamento do Severino com o Lourival?
RWR (radar warning receiver )
O que é SERVAL???
Es un RWR que estaba en servicio en los Mirage 2000 del AdlA.
En el 2002 ya habían sido reemplazados todos los Serval de los Mirage stricke, por un nuevo RWR basado en el instalado en los Mirage F-1 CR/CT...el Serval ya no está en producción.
Saludos,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Malandro escreveu:Gozado eu achava que o Spectra era respectvo aos M2000C , o ICMS MK1 e 2 ao M2000-5 e o ICMS MK3 aos últimos M2000 .
Não, o Spectra foi desenvolvido para o Rafale, mas constava da oferta do M-2000BR da Embraer para a FAB. É um complexo sistema RWR/ECM passivo, capaz de identificar o alvo e guiar mísseis para ele, sem ligar o radar.
Por conta deste tipo de suíte eletrônica, o radar do Rafale não precisa de muito alcance. O Spectra, como qualquer RWR, é capaz de identificar um alvo emitindo sinais de radar, no dobro do alcance máximo do radar. Por conta dos princípios físicos de emissão do próprio radar.
[ ]´s
PRick escreveu:Malandro escreveu:Gozado eu achava que o Spectra era respectvo aos M2000C , o ICMS MK1 e 2 ao M2000-5 e o ICMS MK3 aos últimos M2000 .
Não, o Spectra foi desenvolvido para o Rafale, mas constava da oferta do M-2000BR da Embraer para a FAB. É um complexo sistema RWR/ECM passivo, capaz de identificar o alvo e guiar mísseis para ele, sem ligar o radar.
Por conta deste tipo de suíte eletrônica, o radar do Rafale não precisa de muito alcance. O Spectra, como qualquer RWR, é capaz de identificar um alvo emitindo sinais de radar, no dobro do alcance máximo do radar. Por conta dos princípios físicos de emissão do próprio radar.
[ ]´s
PRick...
Eso es un error conceptual. Los equipos RWR por avanzados que sean, no entregan la posición tridimencional de la emisión captada....dificilmente se pueda lanzar un misil si no sabes a qé distancia está el blanco...
El RBE2 es de corto alcance, por eso es urgente desarrollar un AESA de verdad.
Saludos,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
-
- Sênior
Degan,
O princípio do Spectra é o de um radar passivo e não um RWR, são conceitos bem diferentes. Pelo que sei, basicamente se utiliza de uma certa quantidade de antenas e o conjunto de informações captadas são processadas para determinar a localização da origem da emissão. Além das antenas, um computador de altíssimo desempenho é necessário para se obter uma informação de localização utilizável. Não sei se é possível obter a informação de de elevação mas a localização 2D, ângulo de trajetória e velocidade do alvo são perfeitamente possíveis dentro do princípio de radar passivo.
Parece-me que não se trata apenas de um sensor de defesa e evasão como os RWR comuns e sim de um sistema de detecção que permite operações ofensivas. Segundo os franceses, seria possível o disparo de mísseis contra alvos detectados pelo o Spectra.
Abraços
O princípio do Spectra é o de um radar passivo e não um RWR, são conceitos bem diferentes. Pelo que sei, basicamente se utiliza de uma certa quantidade de antenas e o conjunto de informações captadas são processadas para determinar a localização da origem da emissão. Além das antenas, um computador de altíssimo desempenho é necessário para se obter uma informação de localização utilizável. Não sei se é possível obter a informação de de elevação mas a localização 2D, ângulo de trajetória e velocidade do alvo são perfeitamente possíveis dentro do princípio de radar passivo.
Parece-me que não se trata apenas de um sensor de defesa e evasão como os RWR comuns e sim de um sistema de detecção que permite operações ofensivas. Segundo os franceses, seria possível o disparo de mísseis contra alvos detectados pelo o Spectra.
Abraços
Alberto -
Hola Projeto....
Amigo, el Spectra es un conjunto de sistemas integrados (como otros sitema, ejemplo el ALQ-211), que consta básicamente de:
a) Un RWR muy capas
b) Un sistema MAWS
c) Un sistema de detección Láser
d) Un Jammer
e) Un data bus dedicado de integración
f) Distintas antenas
Por definición, los RWR funcionan como radares pasivos, y gracias a la radiogoniometría pueden identificar la dirección de las emisiones.
Los RWR primitivos solo podían informar de la presencia de señales y en forma gruesa identificar origen (vigilancia o trakeo).
Los sistemas más evolucionados, pueden entregar la posición 2D (horizontal) mediante un display en pantalla con cuadrantes de 10º de exactitud, con capacidad de identificar la emisión captada mediante comparación con una biblioteca de señales pregrabadas (como el sistema chileno de los ´90 DTS DMA-104), posteriormente nacen los sistemas de cobertura esférica (3D) y medición instantánea de frecuencia (como el nuevo sistema chileno presentado en FIDAE 2006, DTS DMA-106).
Así y todo, los sistemas modernos pueden “geolocalizar” blancos con un 10% de error en distancia, gracias al acompañamiento de la señal v/s el INS interno, haciendo una triangulación dinámica. Claramente, esto no es muy exacto en emisiones en movimiento.
Jacobs,
Lo que tu describes era posible por el cambio de señal.
Me explico, primero los sistema SAM detectan, con radares normales (Doppler) con lo que el RWR avisaba que estabas siendo localizado. Cuando entraba en alcance de tiro, el sistema SAM cambiaba a radar de onda continua (CW), con lo que el RWR avisaba que estabas siendo atacado.
Saludos,
Amigo, el Spectra es un conjunto de sistemas integrados (como otros sitema, ejemplo el ALQ-211), que consta básicamente de:
a) Un RWR muy capas
b) Un sistema MAWS
c) Un sistema de detección Láser
d) Un Jammer
e) Un data bus dedicado de integración
f) Distintas antenas
Por definición, los RWR funcionan como radares pasivos, y gracias a la radiogoniometría pueden identificar la dirección de las emisiones.
Los RWR primitivos solo podían informar de la presencia de señales y en forma gruesa identificar origen (vigilancia o trakeo).
Los sistemas más evolucionados, pueden entregar la posición 2D (horizontal) mediante un display en pantalla con cuadrantes de 10º de exactitud, con capacidad de identificar la emisión captada mediante comparación con una biblioteca de señales pregrabadas (como el sistema chileno de los ´90 DTS DMA-104), posteriormente nacen los sistemas de cobertura esférica (3D) y medición instantánea de frecuencia (como el nuevo sistema chileno presentado en FIDAE 2006, DTS DMA-106).
Así y todo, los sistemas modernos pueden “geolocalizar” blancos con un 10% de error en distancia, gracias al acompañamiento de la señal v/s el INS interno, haciendo una triangulación dinámica. Claramente, esto no es muy exacto en emisiones en movimiento.
Jacobs,
Lo que tu describes era posible por el cambio de señal.
Me explico, primero los sistema SAM detectan, con radares normales (Doppler) con lo que el RWR avisaba que estabas siendo localizado. Cuando entraba en alcance de tiro, el sistema SAM cambiaba a radar de onda continua (CW), con lo que el RWR avisaba que estabas siendo atacado.
Saludos,
projeto escreveu:Degan,
Abraços
Como o texto mesmo fala, o SPECTRA é um sistema ECM, que usa entre outros sensores o RWR. Mas é muito mais que isto. Atuando de tal forma, que pode localizar um inimigo emitindo sinais eletromagnéticos, com precisão o suficiente para guiar um míssil BVR. Sua atuação geral pode ser considerada mesmo um radar passivo.
[ ]´s
Ola PRick
Será que a materia do link abaixo tem a ver com a utilização do Spectra?
http://www.defesanet.com.br/noticia/miragemica.htm
Será que a materia do link abaixo tem a ver com a utilização do Spectra?
http://www.defesanet.com.br/noticia/miragemica.htm
Um grande abraço a todos os amigos!!!