RENN_Akino escreveu:Vou terminar o terceiro ano da escola pra entrar na EPCAR..
Esses 3 que tenq escolher, são:
Esquadrão Escorpião
Esquadrão Grifo
Esquadrão Flecha
Todos esses 3 são de Super Tucanos.. Não pode ir pro esquadrão Jaguar/Adelphi/Pampa direto?!
Meu prezado:
A coisa não é só voar. Se fôsse assim, creio que não haveria problema em ir para um destes Esquadrões, tidos como de ponta.
Você sai da AFA, sabendo voar Tucano, na ala. Só.
Se escolhido para a caça, você vai para o 2º/5ºGAv - Esquadrão "Joker" aprender a voar Super Tucano, uma aeronave com aviônicos de última geração. Após 11 ou 12 meses, você irá para um dos "terceiros", ou aprender a voar aeronave à reação – Xavante (atualmente), no Esquadrão “Pacau”- 1º/4ºGAv, em ambos os casos aprenderá a ser líder de
elemento (onde duas aeronaves operam juntas e você será o comandante delas).Depois, líder de esquadrilha (comandante de quatro aeronaves = dois elementos). Isso envolve aprendizado de táticas de combate aéreo. Já como 1º Tenente ou Capitão, você terá que fazer um curso para Aperfeiçoamento de Oficiais (que lhe permitirá ser promovido até o posto de Major), onde poderá exercer a função de "Operações" dentro do Esquadrão ( serás o subcomandante do Esquadrão = 3 ou 4 esquadrilhas). Como Major, terás que fazer o curso de Comando , para aspirar à promoção a Tenente Coronel ( e provavelmente ser comandante de Esquadrão, após 18 a 20 anos de carreira). Como Tenente-Coronel, o último posto em poderás exercer a função de piloto,(já com 22/25 anos na Fôrça) se não estiveres em Comando de Esquadrão, deverás fazer o Curso de Estado-Maior (se aspirares ir ao posto de Brigadeiro-do-Ar) Aí, serás promovido a Coronel, (25/28 anos de carreira) posto em poderás comandar uma Base Aérea, um CINDACTA, ser adido militar junto a um governo estrangeiro, exercer função junto ao Estado-Maior ou ao Comando da Aeronáutica, etc, etc. Bem, aí já estaremos falando em 30 anos de carreira e, se tiveres sorte de ser promovido, (
só por merecimento ) ao posto de Brigadeiro-do-Ar terás alcançado o primeiro posto do generalato. Terás doze anos para exerceres os postos de Brigadeiro-do-Ar, Major-Brigadeiro e , finalmente, o ápice da carreira de Oficial-Aviador, o de Tenente-Brigadeiro, onde poderás ser o COMANDANTE DA AERONÁUTICA! Estaremos falando, então, de 40 anos de serviço à Força Aérea, no mínimo. Se fores “caroneado” ( o pessoal egresso da AFA de turma posterior a tua sendo promovido e você marcando passo como Coronel) na promoção para Brigadeiro-do-Ar, terás tua carreira interrompida e não te restará nada a mais senão pedir tua aposentadoria, indo para a Reserva Remunerada. Esta será tua vida na FAB, caso te esforçares e estudares MUITO para nela ingressar e progredir.
Um abraço e até mais...