JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#2446 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Set 13, 2007 11:17 pm

Bolovo escreveu:
projeto escreveu:Acho que os aviônicos/painel do Gripen evoluíram na medida certa. Hoje deve estar entre os melhores cockpits de caças da atualidade, Acho-o melhor que o do Rafale, por exemplo, pelo menos na concepção dos MDF.

Abraços

Foi falado a um tempo atrás que o cockpit do Gripen era o mais funcional. Não sei se continua a mesma coisa hoje.


Sobre ergonomia e modos do HUD, você tem mais dados?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2447 Mensagem por Bolovo » Qui Set 13, 2007 11:28 pm

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:Acho que os aviônicos/painel do Gripen evoluíram na medida certa. Hoje deve estar entre os melhores cockpits de caças da atualidade, Acho-o melhor que o do Rafale, por exemplo, pelo menos na concepção dos MDF.

Abraços

Foi falado a um tempo atrás que o cockpit do Gripen era o mais funcional. Não sei se continua a mesma coisa hoje.


Sobre ergonomia e modos do HUD, você tem mais dados?

[]'s

Era nesse sentido também. No Gripen, tudo no cockpit é tudo bem localizado e explicado, mas agora um artigo sobre isso eu não tenho não. Já li por aí, mas faz tempo, deve estar perdido aí pela internet e em revistas. Se achar eu posto aqui, scaneio, dou um jeito. :mrgreen:

Outra nova postada pelo signatory no MP.net: A Romênia estará investindo 10 bilhões de euros nos próximos 10 anos em novas aquisições militares, incluíndo sete C-27J Spartan. Um novo caça será escolhido para substituir os Mig-21 Lancer (modernizados), os concorrentes serão os de sempre, F-16, F-18, Eurofighter, Rafale e Gripen, que está sendo cotado como o favorito! A proposta é de 48 novos caças! :shock:
2007 09 13| de Aniela Nine
The Senate and House of Deputies joint defense committees heard Wednesday the minister of defense Teodor Melescanu on a topic much under public scrutiny in later months: the public procurement of fighters and transportation planes for the Romanian air force. The hearing lasted for two hours, but failed to produce clear answers from Melescanu.
...
Quote:
Melescanu stated that the price would lead in deciding which multirole plane would be bought, and no political reasoning would interfere, since all offers came from member states of NATO or the EU, to which Romania is also a member. He said that the Swedish made Gripen was a favorite, though.


Gripen, o caça do países ex-socialistas do leste europeu hahaha, Rep Tcheca, Hungria e em breve, caso ganhe, a Romênia! O que mais me assusta é que isso dá certo até lá e aqui não. O que? Modernizaram seus Mig-21 a uns 15 anos atrás, estamos recebendo os F-5M agora. E agora vão substitui-los por 48 caças NOVOS, coisa que ainda nem sabemos se acontecerá realmente por aqui, até agora só 12 pneus franceses recauchutados. Pois é, estamos levando olé até da Romênia... :?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#2448 Mensagem por Kratos » Qui Set 13, 2007 11:34 pm

Pois é Bolovo, já poderíamos estar aí operando uns 60 Gripens, ou mais, mas não.......estamos aí esperando uma modernização dos F-5, que era pra ter sido feita uma década. Nosso país é incrível, tem tudo pra ser grande, mas faz de tudo pra ser medíocre.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#2449 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Set 13, 2007 11:41 pm

Bolovo, eu adoraria o Gripen na FAB, melhor que tudo o que temos hoje. A Embraer, na época do Osiris Silva, tentou uma associação com a SAAB. Quem sabe se desse certo hoje não estaríamos em sociedade no Gripen? Seria um sonho.
A restrição que tenho é que acho que a FAB devia operar caças mais pesados, talvez mania de grandeza mas o nosso país é grande mesmo.
Mas ficaria feliz com o Gripen, não sou doido.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2450 Mensagem por Bolovo » Qui Set 13, 2007 11:49 pm

projeto escreveu:Bolovo, eu adoraria o Gripen na FAB, melhor que tudo o que temos hoje. A Embraer, na época do Osiris Silva, tentou uma associação com a SAAB. Quem sabe se desse certo hoje não estaríamos em sociedade no Gripen? Seria um sonho.
A restrição que tenho é que acho que a FAB devia operar caças mais pesados, talvez mania de grandeza mas o nosso país é grande mesmo.
Mas ficaria feliz com o Gripen, não sou doido.

Abraços

Projeto, o caso nem é a FAB escolher o Gripen, isso não me importa. O caso é que a quem tem que escolher (não sei se é a FAB, governo, alguma coisa, por isso não cito ninguém), não escolhe nada, fica nessa inércia do caralho. O Brasil fica se achando o bam bam bam do mundo, quer CS da ONU, missão no Haiti, o super país democrático, urna eletrônica, vende Etanol até pra Lua, mas não consegue comprar malditos 12 caças modernos. Porra, a Romênia que é considerado um país pobre lá na Europa pode e quer comprar 48 caças novos, o que impede a futura 7º economia do mundo aqui? Temos tudo para ser potência, mas não somos. As vezes, acho que é porque não queremos mesmo... :?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#2451 Mensagem por Alcantara » Sex Set 14, 2007 9:13 am

Bolovo escreveu: As vezes, acho que é porque não queremos mesmo... :?


Eu já bati nessa tecla "trocentas" vezes... :roll:


Abraços!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2452 Mensagem por Skyway » Sex Set 14, 2007 11:28 am

Kratos escreveu:Nosso país é incrível, tem tudo pra ser grande, mas faz de tudo pra ser medíocre.


Melhor definição que eu já ví da atitude do governo para com a Defesa.




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#2453 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 14, 2007 11:34 am

Mas há que se ver o jogo de intere$$es dos bastidores, que no puxa-puxa desenfreado acaba atrapalhando tudo. Quer dizer, bate no ouvido de quem assina que alguém do grupo de escolha vai levar X pela assinatura, pronto, mela tudo mesmo sendo o melhor avião do mundo. É uma mistura de problemas que juntos, tornam a escolha de um avião esse parto de abacaxi virado.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#2454 Mensagem por Alcantara » Sex Set 14, 2007 4:28 pm

Carlos Mathias escreveu: É uma mistura de problemas que juntos, tornam a escolha de um avião esse parto de abacaxi virado.


PQP... coitada da "viúva"... :shock:


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

#2455 Mensagem por saullo » Sex Set 14, 2007 4:40 pm

Alcantara escreveu:
Carlos Mathias escreveu: É uma mistura de problemas que juntos, tornam a escolha de um avião esse parto de abacaxi virado.


PQP... coitada da "viúva"... :shock:


Abraços!!! :wink:



Alguém tem que levar um por fora.
Acho que a corrupção só acaba se houver fuzilamento para os corruptos.
Ou seja, não acabará nunca, principalmente se o veredito vier do... argh ! Senado.

Abraços




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#2456 Mensagem por Jacobs » Sex Set 14, 2007 4:56 pm

Skyway escreveu:
Kratos escreveu:Nosso país é incrível, tem tudo pra ser grande, mas faz de tudo pra ser medíocre.


Melhor definição que eu já ví da atitude do governo para com a Defesa.


Skyway, se tal mediocridade fosse apenas da defesa nacional, estariamos bem na fita...




Carlos Mathias

#2457 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 14, 2007 6:36 pm

Bastava que fosse punido com expulsão desonrosa imediatamente. Depois, processo e desapropriação de TODOS os bens do acusado/condenado /FDP, incluso os bens que ficam com parentes naquela coisa velha prá caralho de colocar no nome da sogra uma Ferrari.

Mas eu também gostaria muito, mas muito mesmo de fuzilamento. A Transparência Internacional já calculou que perdemos o equivalente a 50% do PIB com corrupção.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2458 Mensagem por Skyway » Sex Set 14, 2007 6:59 pm

Jacobs escreveu:
Skyway escreveu:
Kratos escreveu:Nosso país é incrível, tem tudo pra ser grande, mas faz de tudo pra ser medíocre.


Melhor definição que eu já ví da atitude do governo para com a Defesa.


Skyway, se tal mediocridade fosse apenas da defesa nacional, estariamos bem na fita...


Com toda certeza! :evil: Só citei a parte que tem relação com o assunto.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#2459 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 14, 2007 8:18 pm

É muita grana 'a longo prazo' envolvida...

Se nos EUA e em vários outros lugares do mundo a todo o momento existem histórias de corrupção e coisas parecidas com compras militares ...imagina no Brasil?? :cry:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2460 Mensagem por Bolovo » Ter Set 18, 2007 5:18 pm

Vale a pena ler.

Imagem

Hungarian Gripen pilots account for 8-10 kills including a Typhoon in their very first international exercise.

Hungary – The Story so far

The current Hungary lease contract was signed between FMV and the Hungarian Ministry of Defence, in February 2003, for the supply of 14 Gripen’s.
This lease and purchase agreement, consisting of twelve (12) single seat and two (2) twin seat aircraft, will benefit Hungary substantially, combining an outstanding product with the best combination of price, financing and long term industrial cooperation.

By choosing Gripen, Hungary became the first NATO member state to operate the latest generation, high performance, multi-role combat aircraft to fulfil its national, NATO and European defence needs. The Hungarian aircraft are equipped with a retractable Air-to-Air Refuelling (AAR) probe, capability to use NATO interoperable weapons including Laser Guided Bombs (LGBs), an advanced electronic warfare system, On Board Oxygen Generation System (OBOGS), English language full colour cockpit displays and NATO interoperable communications suit. This ensures the Hungarian Gripen can operate world wide, from NATO or dispersed bases, jointly with alliance Air and Ground Forces.

As part of this lease and purchase agreement Sweden has also provide comprehensive operational and tactical training for pilots and maintenance technicians. Sweden has l also provide Ground Support Equipment, simulators, Mission Support System (MSS), spare parts and an extensive Integrated Logistical Support (ILS).

In parallel to the lease/ purchase contract, Gripen International has committed to provide offset and industrial cooperation to a value of 110% of the agreement value, which includes investments equalling 32% of the agreement’s value. The full offset program will be delivered within 14 years from the contract signed in 2001.

Gripen International has already delivered over 978 MUSD (the equivalent of 93% of the total obligation.

A vital part of this successful offset deal is the ability of the supplier to adapt and adjust according to new business and investment opportunities allowing Hungary to expand and develop. This is another area where Gripen excels. In order to take advantage of Hungary’s strategic position and skilled and highly qualified workforce, Gripen has been able to adapt and expand the offset deal into exciting new areas.

Dr, Szabó Sándor, Head of the Offset Section, Ministry of Economy and Transport has this to say about the Gripen aircraft and the benefits that the contract has given to Hungary.

“So from the pilot perspective, Gripen is a delight to fly. It is the perfect solution for Hungarian Air Force, for both NATO assignments and for Hungarian Air Force assignments. As a pilot myself I can say that Gripen itself is easy to operate on the ground and in the air. So flying is real fun. So Gripen is cost effective and easy to operate. In my opinion Gripen is a perfect solution for the Hungarian Air Force. For many Hungarians the word ‘Gripen’ means not only a high tech Swedish fighter but also a fantastic long-term economic development programme. The programme is running ahead of schedule and I’m confident that the whole country will continue to benefit, both from the new defence capability that Gripen brings and from the long term economic benefits of the offset program.”

So far 11 aircraft have been delivered to Hungary and the remaining 3 will be delivered at the end of 2007. The last batches of Hungarian pilots are now at F7 Såtenäs for their conversion training on to Gripen.

However, In May 2007 Hungarian Air Force Gripens flew to Italy for their first international deployment, Exercise Spring Flag 07, in Italy.

“The aim of the exercise,” says Hungarian Air Force Colonel Nandor Kilian, “was to deploy our Gripens overseas, operate them with minimum support from an austere location, be interoperable and co-operative – and expose our pilots to an air picture with large numbers of active aircraft. We took four aircraft – two Gripen Ds and two Gripen Cs – but we flew all of our operational missions with the two-seat Ds to give maximum exposure and experience to our team of nine pilots.”

Exercise Spring Flag 2007, held at Italy’s Decimomannu air base in Sardinia, was a major NATO event involving combat assets from France (E-3), Germany (F-4F ICE), Italy (AV-8B, F-16C, Tornado ECR and Eurofighter Typhoon), NATO (E-3) Turkey (F-16C). Electronic warfare support was provided by the dedicated Falcon 20 jammers of the NATO MEWSG (multi-service electronic warfare support group). Tanker support came from Italy, the UK and the US.

The Gripens flew as part of the hostile ‘Red Force’, largely conducting beyond visual range air battles with the ‘Blue Force’. Colonel Kilian recalls, “We flew 24 sorties over the two-week exercise, and we launched every day with our two planned Gripen Ds. We were the only participants to have a 100% operational record with the scheduled aircraft.”

“In Hungary we just don’t have large numbers of aircraft to train with, but in Spring Flag we faced COMAO (combined air operations) packages of 20, 25 or 30 aircraft. The training value for us was to work with that many aircraft on our radar – and even with our limited experience we could see that the Gripen radar is fantastic. We would see the others at long ranges, we could discriminate all the individual aircraft even in tight formations and using extended modes. The jamming had almost no effect on us – and that surprised a lot of people.”

“Other aircraft couldn’t see us – not on radar, not visually – and we had no jammers of our own with us. We got one Fox 2 kill on a F-16 who turned in between our two jets but never saw the second guy and it was a perfect shot.”

“Our weapons and tactics were limited by Red Force rules, and in an exercise like this the Red Force is always supposed to die, but even without our AMRAAMs and data links we got eight or 10 kills, including a Typhoon. Often we had no AWACS or radar support of any kind, just our regular onboard sensors – but flying like that, ‘free hunting’, we got three kills in one afternoon. It was a pretty good experience for our first time out.”


Imagem

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... ungary.htm




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder