mirage 2000 da fab.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#196 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 12, 2007 1:53 pm

Existem alternativas para a modernização que podem envolver até mesmo recheio israelense. Mas será que a FAB cogita modernizá-los?

Existe um documento da Dassault chamado "Mirage 2000 Combat Aircraft Upgrade in Dassault Aviation. Solution for NWDS System Open and Affordable":

" MIRAGE 2000 are in operational service within several Air Forces since 1983. The outstanding structural sturdiness of the Mirage allowing them to fly over 2015-2020, allow Dassault Aviation to consider mid-life update. MIRAGE 2000 mid-life update shall comply with the following criteria: (1) Multirole aircraft, able to carry a wide variety of Air to Air and Air to Surface missions, (2) Affordable costs, (3) Replacement of current sensors (for example : RDM radar) by state of the art modern sensors with up to date operational performances (for example multi shoot fire control), (4) Replacement of the current WNDS core system by an open system based on modular avionics architecture allowing, in particular, to separate application software and hardware, (5) Replacement of the current cockpit lay out by a modern glass cockpit taking benefit of the numerous advantages of the Man-Machine-Interface fitted on the MIRAGE 2000-5, (6) Implementation of new functions, by the customer's national industry, thanks to a modern software workshop installed at the customer's facilities. The target of this mid-life update is to obtain a new version of MIRAGE 2000 with a fly away price for new aircraft of 80% of the one of MIRAGE 2000-5 but with attractive operational characteristics."

Só que 80% do custo de um -5 ainda é um valor muito alto.

Outra opção poderia ser como o upgrade que a Índia está contratando, com recheio da Elbit, a mesma que fornece os aviônicos dos F-5M, A-29 e A-1M:

“Defense News”: Elbit Systems in Indian upgrade

Elbit Systems is seen providing EW systems and other avionics through a joint venture with Hindustan Aeronautics.

Erez Wollberg 30 Jul 07 15:10

“Defense News” reports that Elbit Systems Ltd. (Nasdaq: ESLT; TASE: ESLT) will probably provide avionics in the upgrade of 51 Indian Air Force Mirage 2000-H fighter jets as a subcontractor for Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL).

“Defense News” says, “Although the contract has not yet been signed, officials with HAL, prime contractor for the $1 billion upgrade program, said Elbit has been selected to supply electronic warfare systems and other avionics.”

“Defense News” adds that parts of the integration and software tasks will be performed in Bangalore by Halbit Avionics, an equity partnership struck early this year between HAL and Elbit Systems. HAL holds half of Halbit, Elbit Systems holds 26% and Merlinhawk Ltd., a Bangalore consulting firm, 24%.

“Defense News” quotes an HAL executive as saying that France’s Dassault will be another subcontractor, and has made a commitment with Elbit Systems to supply non-avionics components, including upgrades to the airframe, non-avionics systems and the engine. Elbit Systems has been engaged in the upgrade of several types of MiG aircraft and has integrated R-73 beyond-visual-range (BVR) missiles in the Mirage 2000-H.

“Defense News” quotes an Indian Ministry of Defence official as saying that the upgrade program will be completed in five years and will include building a prototype aircraft in India in collaboration with the Indian Air Force, HAL and Dassault. Thales of France and state-owned, Bangalore-based Bharat Electronics also will be involved in the program, which is expected to win final contract approval this year.

Published by Globes [online], Israel business news - http://www.globes.co.il - on July 30, 2007


P.S.: Outro detalhe é que a modernização de apenas 12 aviões pode não compensar.

Abraços




Alberto -
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#197 Mensagem por Jacobs » Qua Set 12, 2007 2:15 pm

Po, mas se os F-5, que foram fabricados na década de setenta estão sendo modernizados e vão estar na nossa linha de frente até meados de 2020, como que não vale a pena modernizar o M2k que são 10-15 anos mais novos? Será que eles estão tão surrados?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#198 Mensagem por Bolovo » Qua Set 12, 2007 2:25 pm

Acho que vocês gostam das modernizações e não assumem isso... por favor, precisamos de caças novos, de fabrica!!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3178
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 10 vezes

#199 Mensagem por FABIO » Qua Set 12, 2007 2:38 pm

concordo com o bolovo, caças novos ja.O Brasil e grande?




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#200 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 12, 2007 2:41 pm

Eu concordo, precisamos de aviões novos há muito tempo.
Mas o foco no caso é o Mirage 2000. O que fazer com eles? Mandar para o Musal e ficar voando F-5? Falta coerência. :roll:

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#201 Mensagem por Bolovo » Qua Set 12, 2007 2:43 pm

projeto escreveu:Eu concordo, precisamos de aviões novos há muito tempo.
Mas o foco no caso é o Mirage 2000. O que fazer com eles? Mandar para o Musal e ficar voando F-5? Falta coerência. :roll:

Abraços

Simplesmente usa-los até chegar um substituto de primeira já não é suficiente? Modernizar beira a morte do FX2.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#202 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 12, 2007 2:53 pm

Não estou discutindo isso. Eu já postei aqui que qualquer modernização teria que ser feita depois ter negociar aviões novos. Isso eu acho que valia para os Mikes também.

Abraços




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Set 12, 2007 2:53 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

#203 Mensagem por luisdmrx » Qua Set 12, 2007 2:53 pm

O que a FAB tem que fazer com os M2000 é voar com eles ate o fim da vida util e encostar sem gastar mais nada com eles, podem ser usados com 2º vetor de interceptação ate se aposentarem, se for feita alguma melhora neles podem esquecer o FX, e so 12 é pouco pra se modernizar, não vale a pena.




Um grande abraço a todos os amigos!!!
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#204 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 12, 2007 2:58 pm

luisdmrx escreveu:O que a FAB tem que fazer com os M2000 é voar com eles ate o fim da vida util e encostar sem gastar mais nada com eles, podem ser usados com 2º vetor de interceptação ate se aposentarem, se for feita alguma melhora neles podem esquecer o FX, e so 12 é pouco pra se modernizar, não vale a pena.


É o que acho mais provável de acontecer.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#205 Mensagem por Bolovo » Qua Set 12, 2007 3:05 pm

projeto escreveu:
luisdmrx escreveu:O que a FAB tem que fazer com os M2000 é voar com eles ate o fim da vida util e encostar sem gastar mais nada com eles, podem ser usados com 2º vetor de interceptação ate se aposentarem, se for feita alguma melhora neles podem esquecer o FX, e so 12 é pouco pra se modernizar, não vale a pena.


É o que acho mais provável de acontecer.

Abraços

Idem! :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#206 Mensagem por PRick » Qua Set 12, 2007 3:17 pm

Não dá para falar a respeito do que fazer com os M-2000, sem saber o que será comprado para o FX-2. Se for Rafales, acho que vale a pena a modernização. Caso seja outro caça escolhido, aí seria interessante ver a possibilidade de revenda a um terceiro país.

[ ]´s




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

#207 Mensagem por henriquejr » Qua Set 12, 2007 3:19 pm

Eu não sou contra a compra de mais Mirage2000C para a FAB, na minha opnião são excelentes aviões, ainda serão por um bom tempo, e também seria uma otima opção para ser o caça Low da FAB ao lado do Rafale que seria o caça Hi.
Uma frota de 40 Mirage200 devidamente modernizados e uns 24 a 36 Rafales não seria nada mal!!!!




Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

#208 Mensagem por luisdmrx » Qua Set 12, 2007 3:21 pm

O que eu entendo destas modernizações que a FAB esta fazendo, seria uma forma de se ganhar tempo pra começar uma troca que ja devia ter contecido a uma década atrás.

Tendo recursos financeiros suficientes, em quanto tempo digo anos, a FAB precisaria para trocar toda a sua linha de ataque e defesa?




Um grande abraço a todos os amigos!!!
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#209 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 12, 2007 3:48 pm

luisdmrx escreveu:O que eu entendo destas modernizações que a FAB esta fazendo, seria uma forma de se ganhar tempo pra começar uma troca que ja devia ter contecido a uma década atrás.

Tendo recursos financeiros suficientes, em quanto tempo digo anos, a FAB precisaria para trocar toda a sua linha de ataque e defesa?


Tendo recursos financeiros eu acho que pelo menos no mesmo tempo em que se está levando a modernização dos Mitingas, que começou em 2001 e ainda nem chegou na metade.

Abraços




Alberto -
WOOBOHEHEHE
Júnior
Júnior
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 22, 2007 1:49 pm

#210 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Qua Set 12, 2007 4:07 pm

Fala sério! Modernizar os Mirage é demais. Na minha opinião de velharia e peça de museu a FAB ta cheia.
Eu quero ver caças novinhos em folha operando por aqui. Voando muitas horas por ano, e com armamento o suficiente também, para que nenhum bolivariano maluco pense em se meter a besta com o Brasil.
Abraços!




Responder