La Armada Nacional adquiere dos fragatas clase Riviere a Portugal.
Están en proceso de finalización los trámites para la adquisición de dos fragatas clase Joao Belo (denominación de la clase Riviere en Portugal) por parte de Uruguay, más específicamente la Comandante JOÃO BELO y la Comandante SACADURA CABRAL. Estas actualmente están en servicio con la Marinha Portuguesa y deberán ser entregadas a la Armada Nacional antes del día 30 de setiembre de 2007.
Aparentemente la compra es del tipo “stop-gap”, pues estas fragatas son obsoletas desde el punto de vista de la guerra superficie-superficie y superficie-aire, y además de esto no cuentan con capacidad de operar helicópteros embarcados, siendo éste último un requisito que aparentemente era fundamental para la Armada.
El aporte relevante será en materia de guerra antisubmarina, capacidad la cual fue el eje central de la modernización que recibieron estos buques en la década de los 90s. La incorporación de un sonar del tipo AN/SQS-510 y otros diversos equipos complementarios, así como de dos lanzadores de torpedos Mk32 para el lanzamiento de torpedos livianos Mk 46, transforman a estas fragatas en navíos capaces cuando desempeñándose en combate contra submarinos.
En cuanto a armamentos, aún no está confirmado que se vayan adquirir los mencionados torpedos, y por otro lado no podemos dejar de recordar que, la Armada Nacional, seguirá siendo la única fuerza naval oceánica de América del Sur en no disponer de misiles de uso naval en su arsenal.
No es conocido el valor de la compra, ni tampoco si las fragatas vendrán con todos los equipos que actualmente están instalados. Está medida del tipo “stop-gap” permitirá mantener a la escuadra equipada hasta la llegada de nuevos buques al principio de la próxima década, estos si más capaces y con muchos más años de vida útil por delante.
Autor: Felipe Fajardo Sokol
Fecha: 11 de agosto de 2007
Fuente: Marinha de Portugal vía Uruguaymilitaria.com/Foro/
Marinha de Portugal
Moderador: Conselho de Moderação
- manuel.liste
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
saorbats.com.ar
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- manuel.liste
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Rui Elias Maltez escreveu:No es conocido el valor de la compra, ni tampoco si las fragatas vendrán con todos los equipos que actualmente están instalados.
Manuel:
Fala-se em 12 milhões de €, e as fragatas irão sem os sonares e respectivos equipamento que lhes dariam o tal valor em termos de ASW.
Puede que la nota que puse ya se haya quedado algo desfasada.
Si ya se lamentaban de que no portasen heli's, imagina cuando sepan que les llegarán sin sónar
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Pois:
Eu acho que como disse o P44, eles quiserem as velhas fragatas apenas para manter fragatas para adestrar tripulações, fazer serviços e OPV e pouco mais, enquanto esperam por melhor.
No negocio, o Uruguai foi informado de que os sonares seriam retirados, agora o porquê é que eu não sei.
Só se servirem de reposição para as nossa Vasco da Gama, se forem compatíveis, porque por mim, poderiam ir.
Vocês é que não tiveram arte nem engenho para impingir as Knox aos mexicanos
Eu acho que como disse o P44, eles quiserem as velhas fragatas apenas para manter fragatas para adestrar tripulações, fazer serviços e OPV e pouco mais, enquanto esperam por melhor.
No negocio, o Uruguai foi informado de que os sonares seriam retirados, agora o porquê é que eu não sei.
Só se servirem de reposição para as nossa Vasco da Gama, se forem compatíveis, porque por mim, poderiam ir.
Vocês é que não tiveram arte nem engenho para impingir as Knox aos mexicanos
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2742 vezes
- Agradeceram: 2410 vezes
Rui Elias Maltez escreveu:Pois, eles é que sabem, e como disseste, sempre daria valor acrescentado às João Belo, que agora não passam de canhoeiras amputadas.
Mas dada a tipologia ds navio que pretenderão adquirir no futuro, esse lançadores seriam faclimente aplicáveis nas Bremen (ou outro tipo de navio que entretanto se apresente no mercado)?
Rui,
Olha:
Usado pelos Argentinos nas Malvinas
De qualquer modo o que quer dizer com isto é que o Sistema Exocet deve ser portanto fácil de instalar/desinstalar de um navio, bastará haver espaço na coberta ou no deck para o instalar.
http://en.wikipedia.org/wiki/Exocet
Editado pela última vez por P44 em Sex Set 07, 2007 9:39 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
manuel.liste escreveu:Rui Elias Maltez escreveu:No es conocido el valor de la compra, ni tampoco si las fragatas vendrán con todos los equipos que actualmente están instalados.
Manuel:
Fala-se em 12 milhões de €, e as fragatas irão sem os sonares e respectivos equipamento que lhes dariam o tal valor em termos de ASW.
Puede que la nota que puse ya se haya quedado algo desfasada.
Si ya se lamentaban de que no portasen heli's, imagina cuando sepan que les llegarán sin sónar
o Sonar está ainda a ser negociado, quanto a transportar Helis, é um facto que um heli não muito grande pode aterrar a ré , há espaço para isso:
Existe por aí uma foto em que se vê um ALLOUETTE III pousada na ré de uma JB. É uma foto tirada na baia de Luanda no dia da Independencia de Angola.
É preciso re-lembrar que estas 2 Fragatas vão servir durante um curto periodo de 5-6 anos, até que haja outros navios disponiveis.
Por este preço de certeza que o magro orçamento do Uruguai não permitiria mais nada, além disso a Marinha do Uruguai já conheçe este tipo de navios por dentro e por fora.
Quanto ao preço...on inicio falava-se em 60 milhões de €, depois falou-se em 30€ milhões, já vai "só" em 12€...acho que não se pdoem queixar muito
Triste sina ter nascido português
-
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
Manuel Liste escreveu:
Não sei porquê!... O único helicóptero da Marinha do Uruguai está parado.
Quanto ao sonar, nunca ninguém me confirmou se de facto foi retirado.
Por outro lado se foi retirado, o negócio foi com essa condição. Ou em Espanha não funciona assim?
Não sei porquê!... O único helicóptero da Marinha do Uruguai está parado.
Quanto ao sonar, nunca ninguém me confirmou se de facto foi retirado.
Por outro lado se foi retirado, o negócio foi com essa condição. Ou em Espanha não funciona assim?
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- P44
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2826 vezes
- Al Zarqawi
- Sênior
Obrigado.
Valeu Cabeça de Martelo,
Não consegui postar isso.Estava um pouco longe,mas ficou razoável,a nossa Sagres,no desfile de 7 de Setembro 2007.Estava na praia do Leblon,com uns amigos,bebendo umas cervas.
Abraços,
Não consegui postar isso.Estava um pouco longe,mas ficou razoável,a nossa Sagres,no desfile de 7 de Setembro 2007.Estava na praia do Leblon,com uns amigos,bebendo umas cervas.
Abraços,
Al Zarqawi - O Dragão!
"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2826 vezes
- P44
- Sênior