Saiu Plano de reequipamento e recuperação das Forças Armadas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#76 Mensagem por Brasileiro » Sex Set 07, 2007 7:02 pm

Se bem que a configuração do MAR-1 é bem parecida com a configuração habitual dos mísseis anti-navio (Exocet e Harpoon), distinguindo apenas pelas respectivas dimensões. E neste caso, o desenvolvimento do MAR-1 já seria uma experiência aproveitável.
De fato, creio que não seria começar do zero. Os problemas ficariam na parte do radar miniaturizado (poderia ficar para a Mectron, que já tem experiência com o SCP-1, junto com a Orbisat ou a Omnisis que desenvolve o MAGE Defensor).
As partes do motor foguete, asas e computador de bordo poderiam ficar com a Avibrás.

Parque industrial, parece não ser o problema.

Outras características poderíamos chutar bem:
-Configuração parecida com a do Exocet,
-Propulsão por motor foguete (já ficando em desuso em armas do tipo),
-Massa de cerca de 650kg e alcance de 50/55 km.
-Capacidade de ser lançado por aeronaves.

abraços]




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

#77 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Set 07, 2007 7:09 pm

Pois é... imagino que possa ser algo parecido, para não ter que começar do zero.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#78 Mensagem por Brasileiro » Sex Set 07, 2007 7:10 pm

juarez castro escreveu:Eu tenho algumas idéias sobre o que pode acontecer verdadeiramente para o povo do ar, povo da terra e alguma coisa para o povo do mar.

Povo do ar:

Nada de mais acontece este ano

Para 2008 poucas realizações concretas, tais como:

Aquisição de um sistema AA para defesa de bases
Continuação em ritmo lento dos retrofits
Aquisição de pods e armas inteligente(pequenissímo lote, muito a´quem do que se necessitaria).
Definição do FX na metade ano, para entrega em 2011
Retomada da entrega dos BHs(congeladas por faltade pagamento)
Sobre os helis Russos não vou adicionar ainda, pois trava-se uma batalha até a presente data e tudo pode acontecer.

Povo do mar(me resumirei a aquisições aeronavais)

Este ano:

Oficializar a compra do 06 helis ASW

Em 2008

Aquisição de aeronaves AWACS
Aquisição de helis leves

Em relação aos meios navais, o que circula nos corredores é que o SNA virou menina dos olhos do governo, em face ao IBOPE(politico) que dá e será tratado a pão de ló, e na sua carona vai a escolha do novo SUB da MB

Povo da terra;

Em 2008

Concretização da opção dos 04 BHs que o EB tem junto com a FAB.

De resto nada de muito novo acontecerá na terra Brasilis.

Grande abraço


Juarez,

Não dá pra adicionar na lista do Exército um sisteminha anti-aéreo (radar nacional + míssil...)?
Ou também a definição de um programa de modernização de soldado (fuzil, farda, OVN)?
Porque poxa, no orçamento do EB é quase meio bilhão de reais...

E na lista da Marinha: Dá pra colocar a contratação para fabricar mais 4 patrulhas 500ton e patrulhas fluviais? E também contrato de revitalização (não é modernização) de 12 AF-1?


abraços]




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

#79 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Set 07, 2007 7:13 pm

juarez castro escreveu:Eu tenho algumas idéias sobre o que pode acontecer verdadeiramente para o povo do ar, povo da terra e alguma coisa para o povo do mar.

Povo do ar:

Nada de mais acontece este ano

Para 2008 poucas realizações concretas, tais como:

Aquisição de um sistema AA para defesa de bases
Continuação em ritmo lento dos retrofits
Aquisição de pods e armas inteligente(pequenissímo lote, muito a´quem do que se necessitaria).
Definição do FX na metade ano, para entrega em 2011
Retomada da entrega dos BHs(congeladas por faltade pagamento)
Sobre os helis Russos não vou adicionar ainda, pois trava-se uma batalha até a presente data e tudo pode acontecer.

Povo do mar(me resumirei a aquisições aeronavais)

Este ano:

Oficializar a compra do 06 helis ASW

Em 2008

Aquisição de aeronaves AWACS
Aquisição de helis leves

Em relação aos meios navais, o que circula nos corredores é que o SNA virou menina dos olhos do governo, em face ao IBOPE(politico) que dá e será tratado a pão de ló, e na sua carona vai a escolha do novo SUB da MB

Povo da terra;

Em 2008

Concretização da opção dos 04 BHs que o EB tem junto com a FAB.

De resto nada de muito novo acontecerá na terra Brasilis.

Grande abraço


Juarez,

Afinal, a MB já bateu o martelo?




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#80 Mensagem por Brasileiro » Sex Set 07, 2007 7:14 pm

Outra coisa Juarez...

O que seriam helicópteros leves para a MB? Porte Esquilo/ Fennec? Ou meia dúzia de Lynx usados da Inglaterra (se é que existem disponíveis)?


abraços]




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4909
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 665 vezes

#81 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Set 07, 2007 7:38 pm

jauro escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Estou equivocado ou existe algo errado?

EB
Construção de 144 residências - R$ 21,3 milhões
Aproximadamente R$ 147.916,66 por residência

MB
Construção de 1090 residências - R$ 109,900 milhões
Aproximadamente R$ 100.825,68 por residência

Por que não abrir uma licitação conjunta para este tipo de empreendimento objetivando minimizar os custos? Eu ainda me pergunto, o que faz o MD?

Abraços,

Wesley


Para uma mesma residência o preço cotado para a Marinha, normalmente no RJ ou no litoral, não é o mesmo para uma residência para o EB em São Gabriel da Cachoeira, Barcelos ou Sta Izabel do Rio Negro.


Amigo Jauru,

Também pensei nessa hipótese, mas o que mais me preocupa não é isso e sim o fato de não haver uma convergência nos esforços empreendidos pelas forças. Apesar das contruções poderem ser em lugares distintos, não seria racional abrir somente uma licitação?

Abraços,

Wesley




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#82 Mensagem por alcmartin » Sex Set 07, 2007 7:38 pm

Calma, povo...não é o Juarez que escolhe...ele só tá contando,hehe!! :D :D




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4909
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 665 vezes

#83 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Set 07, 2007 7:42 pm

Mapinguari escreveu:
Degan escreveu:
Aquisição de quatro meios aeronavais = U$ 175 Milhões

43,75 MMUS$ cada helicóptero…RESUMEN. No serán Merlin, si son Sea Hawk bien, si es COUGAR serán muy interesantes…


Saludos,


Degan,

É provável que esses quatro meios aeronavais citado não sejam helicópteros, mas sim a proposta da Marsh Aviation, Inc. feita à Marinha, para a venda, modificação, remotorização e modernização, em parceria com a Embraer, de 4 S-2/C-2 Tracker/Trader, para uso como aeronaves de alerta-radar/comando e ao menos 1 para COD/treinamento/REVO.


Mapinguari,

Essas aeronaves possuem capacidade ASW? Seria possível reconfigurar essas aeronaves a bordo do Nae SP?


Abraços,

Wesley




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

#84 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Set 07, 2007 7:59 pm

alcmartin escreveu:Calma, povo...não é o Juarez que escolhe...ele só tá contando,hehe!! :D :D



Sim,é verdade! Mas, o cara também tem algumas fontes.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#85 Mensagem por juarez castro » Sex Set 07, 2007 8:24 pm

Brasileiro escreveu:
juarez castro escreveu:Eu tenho algumas idéias sobre o que pode acontecer verdadeiramente para o povo do ar, povo da terra e alguma coisa para o povo do mar.

Povo do ar:

Nada de mais acontece este ano

Para 2008 poucas realizações concretas, tais como:

Aquisição de um sistema AA para defesa de bases
Continuação em ritmo lento dos retrofits
Aquisição de pods e armas inteligente(pequenissímo lote, muito a´quem do que se necessitaria).
Definição do FX na metade ano, para entrega em 2011
Retomada da entrega dos BHs(congeladas por faltade pagamento)
Sobre os helis Russos não vou adicionar ainda, pois trava-se uma batalha até a presente data e tudo pode acontecer.

Povo do mar(me resumirei a aquisições aeronavais)

Este ano:

Oficializar a compra do 06 helis ASW

Em 2008

Aquisição de aeronaves AWACS
Aquisição de helis leves

Em relação aos meios navais, o que circula nos corredores é que o SNA virou menina dos olhos do governo, em face ao IBOPE(politico) que dá e será tratado a pão de ló, e na sua carona vai a escolha do novo SUB da MB

Povo da terra;

Em 2008

Concretização da opção dos 04 BHs que o EB tem junto com a FAB.

De resto nada de muito novo acontecerá na terra Brasilis.

Grande abraço


Juarez,

Não dá pra adicionar na lista do Exército um sisteminha anti-aéreo (radar nacional + míssil...)?
Ou também a definição de um programa de modernização de soldado (fuzil, farda, OVN)?
Porque poxa, no orçamento do EB é quase meio bilhão de reais...

E na lista da Marinha: Dá pra colocar a contratação para fabricar mais 4 patrulhas 500ton e patrulhas fluviais? E também contrato de revitalização (não é modernização) de 12 AF-1?


abraços]


Eu não fiz nenhum comentário sobre meios navias e nem terrestres, o que não quer dizer que nada aconteça nestes dois setõres, apenas me resumi aos passarinhos e aos beija flores. De resto nada que ninguén não saiba.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#86 Mensagem por juarez castro » Sex Set 07, 2007 8:26 pm

Brasileiro escreveu:Outra coisa Juarez...

O que seriam helicópteros leves para a MB? Porte Esquilo/ Fennec? Ou meia dúzia de Lynx usados da Inglaterra (se é que existem disponíveis)?


abraços]


pergunta que te sugiro seja feita ao povo do mar .......

Grande abraço




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#87 Mensagem por Degan » Sex Set 07, 2007 8:44 pm

Amigos....1.150 millones de dólares al año es una cantidad ENORME de dinero, suponer que se gastará eso TODOS los años durante once años (12,65 billones de dólares.... :shock: ), es más que el proyecto MRCA de India....
Simplemente no puede ser así.
Si Orestes, faltan antecedentes (pero 21 F-16 Block 50 Plus...si “cuadra”), pero Jarez fue bastante claro.... :(

Mapiguuari, Juárez....me pueden contar qué avión AEW se logra de un S-2...??




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#88 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 07, 2007 9:23 pm

Degan escreveu:Amigos....1.150 millones de dólares al año es una cantidad ENORME de dinero, suponer que se gastará eso TODOS los años durante once años (12,65 billones de dólares.... :shock: ), es más que el proyecto MRCA de India....
Simplemente no puede ser así.
Si Orestes, faltan antecedentes (pero 21 F-16 Block 50 Plus...si “cuadra”), pero Jarez fue bastante claro.... :(

Mapiguuari, Juárez....me pueden contar qué avión AEW se logra de un S-2...??


Pelo que entendi, não é certo que seriam 12 bilhões apenas para os caças. Para se ter uma FFAA de "potência militar", que me parece ser o objetivo ou sonho, seria até pouco. A questão é como o fazer fomentando a indústria nacional, leia-se Embraer.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Heer.Skuda
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 10:16 pm

#89 Mensagem por Heer.Skuda » Sex Set 07, 2007 9:29 pm

Com licença...

Não posso deixar de ser otimista, pq a tempos não via um presidente do Brasil falar a respeito como se foi falado, eu penso que Bons frutos teremos, acho que as principais linhas a serem adotadas pelo MD do Brasil, seja a de valorizar produtos nacionais, acho que, se de fato! isso tudo acontecer, se a Engesa, Avibrás, Embraer, forem realmente colocadas na lista destes grandes planos de investimento, teremos uma mudança significativa no Brasil, principalmente com relação a parcerias internacionais.

Ainda que por algum tempo (mais) tenhamos que frear a aquisição de material para investir em tecnologia e industrias no Brasil, não podemos deixar de concordar que futuramente as parcerias internacionais e o próprio campo de pesquisa no Brasil têm muito a ganhar.

Falando agora no perfil psicológico do nosso Ministro da Defesa, acho que sua postura de imediatismo(como meu colega coloca) pode ajudar a abreviar ou respeitar o prazo de 1 ano colocado pelo governo, a questão do mesmo ser de um partido diferente tb me soa positivamente.

Basicamente, gosto dos vetores russos, mas acho que optar pelo Mirage 2005 / Rafale produzidos com participação da Embraer, pode ser mais interessante, acho que a retomada dos planos do MBT Osório, tb serão interessantes neste novo momento do MD, o SNA, agora com o envolvimento do governo Francês, me inspira bons momentos para nós Brasileiros.

Embora precisemos de material IMEDIATAMENTE, prefiro ter algo não TOP num médio prazo, para no futuro próximo ver meu país reassumir seu lugar no cenário mundial.




"Minha experiência pessoal diz que as decisões ousadas e arriscadas constituem a melhor promessa da vitória"

Erwin Johannes Eugen
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#90 Mensagem por orestespf » Sex Set 07, 2007 9:34 pm

Degan escreveu:Amigos....1.150 millones de dólares al año es una cantidad ENORME de dinero, suponer que se gastará eso TODOS los años durante once años (12,65 billones de dólares.... :shock: ), es más que el proyecto MRCA de India....
Simplemente no puede ser así.
Si Orestes, faltan antecedentes (pero 21 F-16 Block 50 Plus...si “cuadra”), pero Jarez fue bastante claro.... :(

Mapiguuari, Juárez....me pueden contar qué avión AEW se logra de un S-2...??


Olá Degan,

não se trata de 1.150 milhões de dólares por 11 anos, mas 1.150 milhões de dólares por quatro anos, ou seja, até o ano de 2011. Mas detalhadamente, iniciando no próximo ano (2008) e indo até 2001: seriam 4 x 1.150 mi dólares = 4600 milhões de dólares ou 4,6 bi.

De tudo que tenho escutado de minhas fontes (governamentais), estes valores são coerentes sim. Vou além, o valor disponível para os caças ultrapassa este valor, mas obviamente não serão pagos em apenas 4 anos.

Não se trata de comprar todos os caças de uma vez inclusive, mas aos poucos. Acredito que seja alguma coisa (compra inicial) entre 24 a 36 unidades. Nada mais do que isso. Depois de alguns anos serão comprados vetores para substituição dos F-5 e A-1, algo semelhante que o Chile está fazendo atualmente (na verdade já iniciou tempos atrás).

Mas vou ser direto em relação a esta notícia divulgada, não dá para acreditar nos número ainda, trata-se de "imprensa" ou "jornalista" leigo, apenas tomou conhecimento dos fatos, mas não dos detalhes.

Por enquanto, só dá para especular mesmo.

Quanto as falas do nosso ilustre amigo Juarez, tenho informações que divergem das ditas por ele, mas por enquanto é só o que posso dizer.

Grande abraço,

Orestes




Responder