acidente com AMX
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Gente, só uma correção....essa aeronave, o A-1B FAB-5656 caiu em 26 de Março de 2002!
http://www.defesanet.com.br/dn/27MAR02.htm
A Air Force Monthly está errada ao afirmar como sendo em 2007.
Hélio!! Foi mal, erro meu em não ter visto isso!
-----------------------------------------------------
Não estou achando referência sobre esse acidente nesse site, mas pra quem não conhece, é até interessante:
http://www.ejection-history.org.uk/Coun ... Brazil.htm
http://www.defesanet.com.br/dn/27MAR02.htm
A Air Force Monthly está errada ao afirmar como sendo em 2007.
Hélio!! Foi mal, erro meu em não ter visto isso!
-----------------------------------------------------
Não estou achando referência sobre esse acidente nesse site, mas pra quem não conhece, é até interessante:
http://www.ejection-history.org.uk/Coun ... Brazil.htm
AD ASTRA PER ASPERA
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Cougar_PH escreveu:Skyway
Tudo blzinha...
Mais caiu um AMX sim ou foi no segundo semestre do ano passado ou foi no inicio desse ano...
Bom, ai eu já não fiquei sabendo, os últimos que eu soube foram um Xavante se não me engano perto de anápolis e os ALX naquela tempestade onde um piloto ejetou para o chão.
Mas de qualquer forma, se caiu um AMX, não foi o FAB-5656 da pergunta do Hélio.
Tomara então que o/os tripulantes tenham ejetado com segurança.
AD ASTRA PER ASPERA
Caros foristas
A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:
A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)
Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.
Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)
Abs
Leandro Casella
A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:
A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)
Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.
Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)
Abs
Leandro Casella
-
- Sênior
- Mensagens: 1537
- Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
- Localização: Vitória - ES - Brasil
Pampa escreveu:Caros foristas
A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:
A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)
Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.
Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)
Abs
Leandro Casella
Caro Leandro,
Matou as dúvidas ! Ah, parabéns pelo livro "Já te atendo tchê", comprei e fiquei impressionado. Espero que tenha continuação abordando outros esquadrões : por exemplo algum que opere o AMX.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Pampa escreveu:Caros foristas
A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:
A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)
Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.
Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)
Abs
Leandro Casella
Valeu Pampa!!!
A perda do TCel Bombonato foi algo muito triste...uma ótma pessoa e um excelente fotógrafo.
Só uma coisinha, o A-1B perdido foi o FAB-5656, é que é tanto número que acabou saindo 5556 ai.hehehehe
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA