Modernização do AMX
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Henrique, somente os AMX do 3° lote saíram com chaff/flare, os demais não possuem ainda.
Então alguns possuem, e os que não possuem possuirão... não é assim?...
O dia que galinha criar dentes...
Nenhum AMX pode lancar misseis do trilho de ponta de asa, o que você viu é um experimenrto. Não há homologação e enm modificaçã, se sair o retrofit aí sim.
Mas ele não seria acompanhado de aviões p/ cobertura? ( defesa Aérea ) - e com a modernização, isso ocorrerá, como voçê mesmo afirmou...
Interessante né, fazer com dois vetôres o que os outros fazem com um...
Henrique! Ó desempenho do A 1 na Red Flag foi digno de piada....
Bom, Não foi isso que eu houvi, posso está enganado... a baixa altitude, dizem que ele encomodou bastante... a
Sim, a baixissíma eles arrebentaram, foram todos abatidos....
O A 1 não possui criptografia, porquê a FAB continuava pensando como a 40 anos atras quando fez o projeto.
Bom, eu acho, repito eu acho, segundo informações que colhi, que na época, a criptografia era novidade em aviões de ataque, eram mais usada em aviões para combates ar-ar, ( caças puros- digamos assim )... Como o AIP, é hoje para submarinos... nem todas as marinhas querem adota-los...
De acordo com a afirmação feita por mim, mentalida de 40 anos
Posso te afirmar, que os pilotos hoje preferem voar no A 29, no Myke e até no M 2000, deixando o A 1 quase na lanterna, pois quem vem querer operar uma aeronave analógica e sem disponibilidade
Não foi o que eu houví aquí, em Florianópólisnos nos portões abertos... e olha que eu conheco alguns aviadores...
Ahhhh.. Floripa...lá só tem pinóquio...tá explicado....
Só p/ acrescentar, tenho ido constatemente Sta Maria, de uma coisa eu tenho certesa, eles andam treinando muito, estão fazendo muito barulho por lá... alguns A-29 estão por aquí também, voando bastante
...Voando muito pouco, mas combatendo 00000000
Olha, espero ter contribuido p/ o debate. è só minha opinião...
Contrivuiu, aproveite, quando for a Maria, conte quantos estão no saco...
Hum! - "Que pena":(- só quero aprender...
Essas são minhas ultimas palavras nesse tópic.
Então alguns possuem, e os que não possuem possuirão... não é assim?...
O dia que galinha criar dentes...
Nenhum AMX pode lancar misseis do trilho de ponta de asa, o que você viu é um experimenrto. Não há homologação e enm modificaçã, se sair o retrofit aí sim.
Mas ele não seria acompanhado de aviões p/ cobertura? ( defesa Aérea ) - e com a modernização, isso ocorrerá, como voçê mesmo afirmou...
Interessante né, fazer com dois vetôres o que os outros fazem com um...
Henrique! Ó desempenho do A 1 na Red Flag foi digno de piada....
Bom, Não foi isso que eu houvi, posso está enganado... a baixa altitude, dizem que ele encomodou bastante... a
Sim, a baixissíma eles arrebentaram, foram todos abatidos....
O A 1 não possui criptografia, porquê a FAB continuava pensando como a 40 anos atras quando fez o projeto.
Bom, eu acho, repito eu acho, segundo informações que colhi, que na época, a criptografia era novidade em aviões de ataque, eram mais usada em aviões para combates ar-ar, ( caças puros- digamos assim )... Como o AIP, é hoje para submarinos... nem todas as marinhas querem adota-los...
De acordo com a afirmação feita por mim, mentalida de 40 anos
Posso te afirmar, que os pilotos hoje preferem voar no A 29, no Myke e até no M 2000, deixando o A 1 quase na lanterna, pois quem vem querer operar uma aeronave analógica e sem disponibilidade
Não foi o que eu houví aquí, em Florianópólisnos nos portões abertos... e olha que eu conheco alguns aviadores...
Ahhhh.. Floripa...lá só tem pinóquio...tá explicado....
Só p/ acrescentar, tenho ido constatemente Sta Maria, de uma coisa eu tenho certesa, eles andam treinando muito, estão fazendo muito barulho por lá... alguns A-29 estão por aquí também, voando bastante
...Voando muito pouco, mas combatendo 00000000
Olha, espero ter contribuido p/ o debate. è só minha opinião...
Contrivuiu, aproveite, quando for a Maria, conte quantos estão no saco...
Hum! - "Que pena":(- só quero aprender...
Essas são minhas ultimas palavras nesse tópic.
interessante
fico vendo as pessoas postarem aqui e vejo muitas criticas engraçadas!
por exemplo: pessoas falando em disponibilidade ou a falta dela nos meios da fab , mas falam porque fulano ou beltrano disse! mas e quem disse, sera que sabe o que ta falando??
por exemplo: pessoas falando em disponibilidade ou a falta dela nos meios da fab , mas falam porque fulano ou beltrano disse! mas e quem disse, sera que sabe o que ta falando??
- Fábio Nascimento
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EMBRAER Inicia Modernização dos
53 Jatos AMX da FAB
Aeronaves terão sistemas de última geração
(texto em inglês)
Nota Defesa @ Net - A matéria liberada nesta data, 31 Agosto 2007, pela Embraer é de mesmo teor que a que foi divulgada na publicação interna "O Bandeirante", Edição 727, que foi publicada por Defesa@Net, em 11 Junho.
Interessante postura da atual engajada EMBRAER....
São José dos Campos, 31 de agosto de 2007 – A Embraer recebeu o primeiro dos jatos AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) para modernização de sistemas e atualização tecnológica. O projeto de modernização dos jatos AMX, designados A-1 pela FAB, tem por objetivo manter ativa por mais 20 anos a frota de 53 unidades de um dos mais eficientes aviões de combate em atuação no país, fabricados pela Embraer entre 1989 e 2000.
A atualização do AMX incorporará o que há de mais atual em tecnologia para sistemas aviônicos, de armamento e sensores, sendo boa parte dos componentes utilizados fabricados no Brasil. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado.
“Sentimo-nos muito honrados em atender as necessidades da FAB no cumprimento da sua missão constitucional de defesa nacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo.
“Mais uma vez, temos a oportunidade de sermos a integradora de novas tecnologias que envolverão outras empresas da indústria de defesa no Brasil”, acrescentou Aguiar, lembrando que a modernização é de suma importância não apenas para a FAB, mas também para a indústria aeronáutica e a própria Embraer.
“O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos estabelecidos nas décadas de 70 e 80. A atualização tecnológica do avião visa a introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão nos próximos 20 anos”, explicou o Brigadeiro Nôro, Subdiretor de Desenvolvimento e Programas (SDDP) e Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Sobre o AMX
O AMX, designado A-1 pela FAB, é um jato de ataque ar-superfície, empregado também em missões de reconhecimento aéreo. Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou uma licitação para desenvolvimento de um caça-bombardeiro. As empresas Aeritalia, atualmente denominada Alenia Aeronáutica, e Aermacchi, ambas italianas, fizeram uma proposta conjunta, iniciando os trabalhos em abril de 1978.
Em março de 1981, os governos italiano e brasileiro concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves e a Embraer foi convidada a se juntar ao programa. Assim nasceu o AMX, projetado, desenvolvido e produzido por um consórcio formado pelas três empresas.
O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984 e a produção em série começou dois anos depois, com os primeiros exemplares entregues à FAB e à Força Aérea Italiana em 1989. Nos 11 anos seguintes, até 2000, quase 200 aviões deste tipo foram produzidos. Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate na guerra do Kosovo, na Sérvia, em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida.
No Brasil, o A-1 é operado pelo primeiro e terceiro esquadrões do décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv – Esquadrão Poker e 3º/10º GAv – Esquadrão Centauro, respectivamente), ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e pelo 1º/16º GAv – Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Dentre os principais benefícios da modernização dos jatos AMX da FAB, pode-se citar:
• Geração de tecnologia na área de integração de sistemas aviônicos de última geração e desenvolvimento de software embarcado no Brasil, beneficiando-se do conhecimento adquirido nos projetos AL-X (Embraer A-29 Super Tucano) e F-5BR (Northrop F-5 Tiger II);
• Autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, bem como suporte logístico local;
• Consolidação do parque de empresas aeronáuticas voltadas para eletrônica de defesa;
• Manutenção e ampliação da capacidade tecnológica da Embraer para desenvolver novos produtos para o Ministério da Defesa do Brasil, gerando possibilidades de exportação;
• Aumento da confiabilidade e disponibilidade atual da frota e incremento da capacidade operacional;
• Redução da obsolescência de equipamentos, sistemas e tecnologias;
• Independência na manutenção da frota, em relação aos fornecedores externos, uma vez que o País passará a deter controle total sobre o software operacional;
• Extensão da operação efetiva das aeronaves AMX por mais 20 anos.
Fonte: http://www.defesanet.com.br/fab1/amx-m.htm
_______________________________________________.
- henriquejr
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Fábio Nascimento escreveu:EMBRAER Inicia Modernização dos
53 Jatos AMX da FAB
Aeronaves terão sistemas de última geração
(texto em inglês)
Nota Defesa @ Net - A matéria liberada nesta data, 31 Agosto 2007, pela Embraer é de mesmo teor que a que foi divulgada na publicação interna "O Bandeirante", Edição 727, que foi publicada por Defesa@Net, em 11 Junho.
Interessante postura da atual engajada EMBRAER....
São José dos Campos, 31 de agosto de 2007 – A Embraer recebeu o primeiro dos jatos AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) para modernização de sistemas e atualização tecnológica. O projeto de modernização dos jatos AMX, designados A-1 pela FAB, tem por objetivo manter ativa por mais 20 anos a frota de 53 unidades de um dos mais eficientes aviões de combate em atuação no país, fabricados pela Embraer entre 1989 e 2000.
A atualização do AMX incorporará o que há de mais atual em tecnologia para sistemas aviônicos, de armamento e sensores, sendo boa parte dos componentes utilizados fabricados no Brasil. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado.
“Sentimo-nos muito honrados em atender as necessidades da FAB no cumprimento da sua missão constitucional de defesa nacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo.
“Mais uma vez, temos a oportunidade de sermos a integradora de novas tecnologias que envolverão outras empresas da indústria de defesa no Brasil”, acrescentou Aguiar, lembrando que a modernização é de suma importância não apenas para a FAB, mas também para a indústria aeronáutica e a própria Embraer.
“O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos estabelecidos nas décadas de 70 e 80. A atualização tecnológica do avião visa a introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão nos próximos 20 anos”, explicou o Brigadeiro Nôro, Subdiretor de Desenvolvimento e Programas (SDDP) e Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Sobre o AMX
O AMX, designado A-1 pela FAB, é um jato de ataque ar-superfície, empregado também em missões de reconhecimento aéreo. Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou uma licitação para desenvolvimento de um caça-bombardeiro. As empresas Aeritalia, atualmente denominada Alenia Aeronáutica, e Aermacchi, ambas italianas, fizeram uma proposta conjunta, iniciando os trabalhos em abril de 1978.
Em março de 1981, os governos italiano e brasileiro concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves e a Embraer foi convidada a se juntar ao programa. Assim nasceu o AMX, projetado, desenvolvido e produzido por um consórcio formado pelas três empresas.
O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984 e a produção em série começou dois anos depois, com os primeiros exemplares entregues à FAB e à Força Aérea Italiana em 1989. Nos 11 anos seguintes, até 2000, quase 200 aviões deste tipo foram produzidos. Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate na guerra do Kosovo, na Sérvia, em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida.
No Brasil, o A-1 é operado pelo primeiro e terceiro esquadrões do décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv – Esquadrão Poker e 3º/10º GAv – Esquadrão Centauro, respectivamente), ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e pelo 1º/16º GAv – Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Dentre os principais benefícios da modernização dos jatos AMX da FAB, pode-se citar:
• Geração de tecnologia na área de integração de sistemas aviônicos de última geração e desenvolvimento de software embarcado no Brasil, beneficiando-se do conhecimento adquirido nos projetos AL-X (Embraer A-29 Super Tucano) e F-5BR (Northrop F-5 Tiger II);
• Autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, bem como suporte logístico local;
• Consolidação do parque de empresas aeronáuticas voltadas para eletrônica de defesa;
• Manutenção e ampliação da capacidade tecnológica da Embraer para desenvolver novos produtos para o Ministério da Defesa do Brasil, gerando possibilidades de exportação;
• Aumento da confiabilidade e disponibilidade atual da frota e incremento da capacidade operacional;
• Redução da obsolescência de equipamentos, sistemas e tecnologias;
• Independência na manutenção da frota, em relação aos fornecedores externos, uma vez que o País passará a deter controle total sobre o software operacional;
• Extensão da operação efetiva das aeronaves AMX por mais 20 anos.
Fonte: http://www.defesanet.com.br/fab1/amx-m.htm
Pronto, pergunta respondida....parece que serão modernizadas as 53 unidade do AMX disponivel! Na minha opnião foi um sabia decisão.... esses caças somarão esforços com os novos caças a serem adquiridos pela FAB!
- Alitson
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henriquejr escreveu:Fábio Nascimento escreveu:EMBRAER Inicia Modernização dos
53 Jatos AMX da FAB
Aeronaves terão sistemas de última geração
(texto em inglês)
Nota Defesa @ Net - A matéria liberada nesta data, 31 Agosto 2007, pela Embraer é de mesmo teor que a que foi divulgada na publicação interna "O Bandeirante", Edição 727, que foi publicada por Defesa@Net, em 11 Junho.
Interessante postura da atual engajada EMBRAER....
São José dos Campos, 31 de agosto de 2007 – A Embraer recebeu o primeiro dos jatos AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) para modernização de sistemas e atualização tecnológica. O projeto de modernização dos jatos AMX, designados A-1 pela FAB, tem por objetivo manter ativa por mais 20 anos a frota de 53 unidades de um dos mais eficientes aviões de combate em atuação no país, fabricados pela Embraer entre 1989 e 2000.
A atualização do AMX incorporará o que há de mais atual em tecnologia para sistemas aviônicos, de armamento e sensores, sendo boa parte dos componentes utilizados fabricados no Brasil. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado.
“Sentimo-nos muito honrados em atender as necessidades da FAB no cumprimento da sua missão constitucional de defesa nacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo.
“Mais uma vez, temos a oportunidade de sermos a integradora de novas tecnologias que envolverão outras empresas da indústria de defesa no Brasil”, acrescentou Aguiar, lembrando que a modernização é de suma importância não apenas para a FAB, mas também para a indústria aeronáutica e a própria Embraer.
“O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos estabelecidos nas décadas de 70 e 80. A atualização tecnológica do avião visa a introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão nos próximos 20 anos”, explicou o Brigadeiro Nôro, Subdiretor de Desenvolvimento e Programas (SDDP) e Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Sobre o AMX
O AMX, designado A-1 pela FAB, é um jato de ataque ar-superfície, empregado também em missões de reconhecimento aéreo. Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou uma licitação para desenvolvimento de um caça-bombardeiro. As empresas Aeritalia, atualmente denominada Alenia Aeronáutica, e Aermacchi, ambas italianas, fizeram uma proposta conjunta, iniciando os trabalhos em abril de 1978.
Em março de 1981, os governos italiano e brasileiro concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves e a Embraer foi convidada a se juntar ao programa. Assim nasceu o AMX, projetado, desenvolvido e produzido por um consórcio formado pelas três empresas.
O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984 e a produção em série começou dois anos depois, com os primeiros exemplares entregues à FAB e à Força Aérea Italiana em 1989. Nos 11 anos seguintes, até 2000, quase 200 aviões deste tipo foram produzidos. Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate na guerra do Kosovo, na Sérvia, em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida.
No Brasil, o A-1 é operado pelo primeiro e terceiro esquadrões do décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv – Esquadrão Poker e 3º/10º GAv – Esquadrão Centauro, respectivamente), ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e pelo 1º/16º GAv – Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Dentre os principais benefícios da modernização dos jatos AMX da FAB, pode-se citar:
• Geração de tecnologia na área de integração de sistemas aviônicos de última geração e desenvolvimento de software embarcado no Brasil, beneficiando-se do conhecimento adquirido nos projetos AL-X (Embraer A-29 Super Tucano) e F-5BR (Northrop F-5 Tiger II);
• Autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, bem como suporte logístico local;
• Consolidação do parque de empresas aeronáuticas voltadas para eletrônica de defesa;
• Manutenção e ampliação da capacidade tecnológica da Embraer para desenvolver novos produtos para o Ministério da Defesa do Brasil, gerando possibilidades de exportação;
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Bem ai já não sabemos, existem 9 células que terão de ser praticamente reconstruidas, e agora???
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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A-1M, um excelente bombardeiro estratégico(lembrando que é estratégico para o cenário sul-americano, e não discuto isso), sendo operado com a doutrina data-link implementada, e podendo estar sob proteção eletrônica de pods.....nussa...mas é bão dimais da conta, só não vê quem não quer.
E ainda armado com MAR-1, míssel nacional, e depois futuramente com A-Darter....
E ainda armado com MAR-1, míssel nacional, e depois futuramente com A-Darter....
AD ASTRA PER ASPERA
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eu acho engraçado como ele diz q no dia 31/08 recebeu o 1º A-1, se ja apareceu uma nóticia de junho dizendo a mesma coisa...
Resumindo só acredito vendo e espero está em sã consciencia pra vê-los, pq com o lula querendo o 3º mandato improvavel q sobre dinheiro pra mordenizar mais de 3 aeronave e tirando o custo alto de manutenção deles...
Uma perda de tempo ao meu ver...
Resumindo só acredito vendo e espero está em sã consciencia pra vê-los, pq com o lula querendo o 3º mandato improvavel q sobre dinheiro pra mordenizar mais de 3 aeronave e tirando o custo alto de manutenção deles...
Uma perda de tempo ao meu ver...
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Cougar_PH escreveu:eu acho engraçado como ele diz q no dia 31/08 recebeu o 1º A-1, se ja apareceu uma nóticia de junho dizendo a mesma coisa...
Resumindo só acredito vendo e espero está em sã consciencia pra vê-los, pq com o lula querendo o 3º mandato improvavel q sobre dinheiro pra mordenizar mais de 3 aeronave e tirando o custo alto de manutenção deles...
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Mas o Lula está querendo o 3º mandato?
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Alberto -
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projeto escreveu:Cougar_PH escreveu:eu acho engraçado como ele diz q no dia 31/08 recebeu o 1º A-1, se ja apareceu uma nóticia de junho dizendo a mesma coisa...
Resumindo só acredito vendo e espero está em sã consciencia pra vê-los, pq com o lula querendo o 3º mandato improvavel q sobre dinheiro pra mordenizar mais de 3 aeronave e tirando o custo alto de manutenção deles...
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¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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kkkkkkkkkkkkkk
que tal, mais 5 anos...
vai ser bom...
assim a gente vai ter que colocar sacos de lona em cima das casas...
pra quando passar um avião da FAB, a gente fica colecionando as peças que cai e no fim monta uma aeronave pra gente...
Pessoal é só reparar a propaganda do BB, que sempre tem 3...
que tal, mais 5 anos...
vai ser bom...
assim a gente vai ter que colocar sacos de lona em cima das casas...
pra quando passar um avião da FAB, a gente fica colecionando as peças que cai e no fim monta uma aeronave pra gente...
Pessoal é só reparar a propaganda do BB, que sempre tem 3...
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projeto escreveu:Cougar_PH escreveu:eu acho engraçado como ele diz q no dia 31/08 recebeu o 1º A-1, se ja apareceu uma nóticia de junho dizendo a mesma coisa...
Resumindo só acredito vendo e espero está em sã consciencia pra vê-los, pq com o lula querendo o 3º mandato improvavel q sobre dinheiro pra mordenizar mais de 3 aeronave e tirando o custo alto de manutenção deles...
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Mas o Lula está querendo o 3º mandato?
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Ele prometeu que não se candidataria...
"Nem que o povo queira serei candidato em 2010" ou algo do tipo, meu medo é que políticos não são conhecidos por cumprirem suas promessas.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Marechal do Ar
Pq acha que ele está tão preocupado em nomear o novo ministro da justiça do STF... Que é peixe dele...
E a emenda acho que já deve está pra entrar até o fim de novembro...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Teremos de novo o lulinha...
Só assim o alcool aumenta a produção e cai o preço dos combustiveis...
Opa, se não for o contrário...
Pq acha que ele está tão preocupado em nomear o novo ministro da justiça do STF... Que é peixe dele...
E a emenda acho que já deve está pra entrar até o fim de novembro...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Teremos de novo o lulinha...
Só assim o alcool aumenta a produção e cai o preço dos combustiveis...
Opa, se não for o contrário...