Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Wolfgang
- Sênior

- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Mensagem
por Wolfgang » Ter Ago 28, 2007 10:56 pm
Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:Jacobs escreveu:Luís Henrique escreveu:Em todo lugar é divulgado isso:
F-16C with reduced RCS = 1,2 m2
Su-35 with reduced RCS = 1 m2
Su-35BM = < 1 m2
Rafale = 0,25 a 0,75 m2
Eurofighter = 0,25 a 0,75 m2
AI a paixão fala mais alto e o pessoal vem dizer que se o -BM tiver um RCS 10x maior ja é um grande feito....

mamãe....
Nossa... eu sou ignorante mesmo!
Como que um monstro daquele tem um RCS menos que um F-16???

Como que um monstro com o
F-22 Raptor (19 m de comprimento) tem RCS menor que uma bola de tenis....

26 anos de desenvolvimento e 28 bilhões de dólares de motivos.
Além de uma engenharia bastante diversa da geração anterior de caças pesados. Já disse aqui, mas muita gente ainda bate na mesma tecla.
-
Luís Henrique
- Sênior

- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Ter Ago 28, 2007 11:27 pm
Bolovo, resumindo o que vc disse:
tecnologia.
Esse papo de que o Su-35 é grande, logo tem RCS grande é papo furado.
O F-22 tambémé grande e tem RCS minúsculo.
Prestem atenção, não estou dizendo que o Su-35BM tem RCS equivalente ao F-22. O RCS do avião russo é bem maior....mas ser bem maior não significa que é a mesma coisa que um Su-27 antigo e que é bem maior que o RCS de um eurocanard....
São aeronaves da mesma geração e a discrição destas aeronaves são da mesma ordem.....
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Bolovo
- Sênior

- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Ter Ago 28, 2007 11:37 pm
Luís Henrique escreveu:Bolovo, resumindo o que vc disse:
tecnologia.
Prestem atenção, não estou dizendo que o Su-35BM tem RCS equivalente ao F-22. O RCS do avião russo é bem maior....mas ser bem maior não significa que é a mesma coisa que um Su-27 antigo e que é bem maior que o RCS de um eurocanard....
São aeronaves da mesma geração e a discrição destas aeronaves são da mesma ordem.....
Me explica porque os EUA não fizeram o seu "F-15BM". Dê uma boa explicação, daí eu paro. Me explique porque a Rússia está sofrendo horrores para desenvolver o PAK-FA, alias, porque o estão desenvolvendo, sendo que é só guaribar o Su-35 mais um pouquinho? Quase tudo que está sendo enfiado agora no Su-35BM, no quesito redução de RCS, os EUA e Inglaterra já fizeram tempos atrás nos F-15 e Tornado, olhe a mensagem do Sintra. Certas coisas são de projeto, não são defeitos, mas sim caracteristicas do Flanker, como as entradas de ar, aquilo é impossivel de arrumar, é uma caracteristica. É a mesma coisa que eu pegar um F-14 com 20m² de RCS, colocar uns RAM e tal, vai ficar menor, mas a porra da tubeira sempre vai estar lá, querendo ou não. O Su-35BM é sim um caça bom, mas não é a 8º maravilha do mundo moderno. O Su-35 é uma guaribada do Su-27 de 1970 e pouco, o F-22 é o próprio F-22, foi desenvolvido para ser ele mesmo. Está é a diferença.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Ter Ago 28, 2007 11:50 pm
Senhores,
Essas tabelas comparativas de RCS não podem ser levadas a sério porque são feitas sem uma base, já que não existem fontes sobre esses dados.
Outra coisa são as soluções de desenho e de materiais que são, acima de tudo, visíveis para qualquer um. Então, não se pode dizer com absoluta certeza que tal caça é mais furtivo que outro mas as diferenças são claras a cada geração e não existem milagres. O Su-35 não foi reconstruído em novos materiais e nem houve alterações no seu desenho básico, isso está claro. Pelo que se sabe, tal tela de plasma, se ficar operacional, no máximo irá mascarar o RCS da gigantesca antena do radar, com implicações negativas na sua operação.
Abraços
Editado pela última vez por
AlbertoRJ em Qua Ago 29, 2007 12:01 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
-
Carlos Lima
- Sênior

- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Ago 28, 2007 11:52 pm
Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:Bolovo, resumindo o que vc disse:
tecnologia.
Me explica porque os EUA não fizeram o seu "F-15BM". Dê uma boa explicação, daí eu paro. Me explique porque a Rússia está sofrendo horrores para desenvolver o PAK-FA, alias, porque o estão desenvolvendo, sendo que é só guaribar o Su-35 mais um pouquinho? Quase tudo que está sendo enfiado agora no Su-35BM, no quesito redução de RCS, os EUA e Inglaterra já fizeram tempos atrás nos F-15 e Tornado, olhe a mensagem do Sintra. Certas coisas são de projeto, não são defeitos, mas sim caracteristicas do Flanker, como as entradas de ar, aquilo é impossivel de arrumar, é uma caracteristica. É a mesma coisa que eu pegar um F-14 com 20m² de RCS, colocar uns RAM e tal, vai ficar menor, mas a porra da tubeira sempre vai estar lá, querendo ou não. O Su-35BM é sim um caça bom, mas não é a 8º maravilha do mundo moderno. O Su-35 é uma guaribada do Su-27 de 1970 e pouco, o F-22 é o próprio F-22, foi desenvolvido para ser ele mesmo. Está é a diferença.
Repito...
Colocou misseis ar/ar... tanques de combust'ivel, pods de bla bla bla...
RCS que j'a nao 'e pequeno vai crescer que 'e uma beleza...
A nao ser que estejamos falando de canhao contra canhao... nao tem essa... so o F-22 no momento voa com carga de combate e continua com o RCS pequeno!
Voces ficam brincando de super-trunfo e ignoram os fatos... hehehehehe!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Ter Ago 28, 2007 11:57 pm
Outra coisa, esse radar potente pode ser também um grande farol avisando muito longe que o Flanker está chegando, depende muitoooo...
Abraços
Alberto -
-
Carlos Lima
- Sênior

- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Ago 28, 2007 11:59 pm
projeto escreveu:Outra coisa, esse radar potente pode ser também um grande farol avisando muito longe que o Flanker está chegando, depende muitoooo...
Abraços
![[009]](./images/smilies/009.gif)
! x2
E bota farol nisso!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Ago 29, 2007 12:08 am
É a mesma coisa que eu pegar um F-14 com 20m² de RCS, colocar uns RAM e tal, vai ficar menor, mas a porra da tubeira sempre vai estar lá, querendo ou não. O Su-35BM é sim um caça bom, mas não é a 8º maravilha do mundo moderno. O Su-35 é uma guaribada do Su-27 de 1970 e pouco, o F-22 é o próprio F-22, foi desenvolvido para ser ele mesmo. Está é a diferença.
The dominant contributors to the Su-35?s head-on RCS are the inlets, which the ITAE researchers call "a huge problem." With a straight duct that provides direct visibility to the entire face of the engine compressor, the inlet might have been designed to advertise the fighter?s presence at the greatest possible range. (Lockheed stealth pioneer Alan Brown?s comment on straight ducts is that "the energy comes romping out like a lighthouse beam.") The ITAE, though, has developed a high-performance, ferro-magnetic RAM for the compressor face and duct walls. The material has to be thin, because it cannot constrict airflow or impede the operation of anti-icing systems, and must withstand high-speed airflows and temperatures up to 200?C. The ITAE team has developed and tested coating materials which meet these standards. A layer of RAM between
0.7-mm and 1.4-mm thick is applied to the ducts, and a 0.5-mm coating is applied to the front stages of the low-pressure compressor, using a robotic spray system. The result is a reduction of 10-15 dB in the RCS contribution from the inlets ? more than halving the RCS.
Isso só dos motores, depois tem canopi, antena do radar e etc.
Agora, veja nesta tabela a diferença que fazem 10DBs:
Mais uma vez, só as entradas de ar. Tem os compósitos da fuselagem, plasma e etc.
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Ago 29, 2007 12:33 am
Outra coisa, esse radar potente pode ser também um grande farol avisando muito longe que o Flanker está chegando, depende muitoooo...
Sim, e manter todos os caças leves e muquiranas longe. Ou ele pode desligar o radar também, ou usar o modo mais furtivo, ou usar o sistema de guerra eletrônica para rastrear os outros radares.
Agora, se alguém aparecer num arco de 120º , a menos de 350Km, pode dar uma volta de 1000Km e sair do cone, se sobrar combustível, é claro. Mas ainda vai ter que atirar, e o OLS novo detecta o lançamento a 50Km. Tá difícil, tá difícil.
Se forem dois SU-35-BM:

-
Skyway
- Sênior

- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Mensagem
por Skyway » Qua Ago 29, 2007 12:47 am
Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:Bolovo, resumindo o que vc disse:
tecnologia.
Me explica porque os EUA não fizeram o seu "F-15BM". Dê uma boa explicação, daí eu paro. Me explique porque a Rússia está sofrendo horrores para desenvolver o PAK-FA, alias, porque o estão desenvolvendo, sendo que é só guaribar o Su-35 mais um pouquinho? Quase tudo que está sendo enfiado agora no Su-35BM, no quesito redução de RCS, os EUA e Inglaterra já fizeram tempos atrás nos F-15 e Tornado, olhe a mensagem do Sintra.
Certas coisas são de projeto, não são defeitos, mas sim caracteristicas do Flanker, como as entradas de ar, aquilo é impossivel de arrumar, é uma caracteristica. É a mesma coisa que eu pegar um F-14 com 20m² de RCS, colocar uns RAM e tal, vai ficar menor, mas a porra da tubeira sempre vai estar lá, querendo ou não. O Su-35BM é sim um caça bom, mas não é a 8º maravilha do mundo moderno. O Su-35 é uma guaribada do Su-27 de 1970 e pouco, o F-22 é o próprio F-22, foi desenvolvido para ser ele mesmo. Está é a diferença.
Porra, vcs vão continuar discutindo isso depois desse trecho que destaquei?
Carambola.... Como diz o colega, super-trunfo é foda......
É um desenho de 1970! Não interessa se vão remontar ele todo em compostos, fibras, papel ou chiclete. O desenho é o mesmo da década de 70!
Podem fazer o que for, que não vai ter um RCS competitivo com as aeronaves modernas atuais como os Eurocanards.
Passem a torcer para que o Pak-Fa seja uma beleza, uma obra prima para poder ter o que se gabar de RCS de tanajura. Por que com a família Flanker não dá pra botar esse assunto como vantagem.
Tem hora que essa fixação fica ridícula.

AD ASTRA PER ASPERA
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Ago 29, 2007 12:53 am
Ridículo é mostrar-se aqui dados retirados de publicações, estudos, fabricantes e etc e você, baseado na sua opinião, chamar o que se pensa de ridículo. Ridículo é não aceitar que um país possa ter tecnologia melhor em alguma área apenas por achismo.
Sobre o "F-15BM", seria inviável, pois o F-15E já custa mais de 100 milhões, fala-se em 130 milhões e um pequeno F-16B60 custa 80 milhões. O Tornado é velho, reformado. O BM é novo de fábrica. Tem uma diferença aí, não é?
Veja bem quem está sendo inflexível( não é ridículo).
-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Qua Ago 29, 2007 1:33 am
Carlos Mathias escreveu:Outra coisa, esse radar potente pode ser também um grande farol avisando muito longe que o Flanker está chegando, depende muitoooo...
Sim, e manter todos os caças leves e muquiranas longe. Ou ele pode desligar o radar também, ou usar o modo mais furtivo, ou usar o sistema de guerra eletrônica para rastrear os outros radares.
Agora, se alguém aparecer num arco de 120º , a menos de 350Km, pode dar uma volta de 1000Km e sair do cone, se sobrar combustível, é claro. Mas ainda vai ter que atirar, e o OLS novo detecta o lançamento a 50Km. Tá difícil, tá difícil.
Se ele desligar o radar sim, nem o modo furtivo é garantia de não possa ser detectado. É realmente parecido com um farol de um caro, refletindo a luz nos objetos e assim iluminando o caminho, quanto mais potente melhor. Mas existindo alguém "enxergando" no outro extremo da estrada este vai saber do farol muito antes de ser visto.
Sobre o arco eu não concordo que seja bem assim. O raciocínio deve ser em 3 dimensões pois é possível uma reação rente ao solo, por exemplo, reduzindo a possibilidade de detecção, com orientação por sensores passivos ou off-boards e dessa forma disparando primeiro.
P.S. Você poderia fazer uma iconografia para esses dois casos que citei?
Abraços
Alberto -
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Ago 29, 2007 1:42 am
Agora? Não, tá tarde demais. Mas lembre-se que mesmo em LDSD, o alcance do radar é muito grande, maior que o alcance de qualquer míssil, mesmo um Meteor. Sim, pois este vai ter que subir e muito, gastando energia. Fora que aparece no OLS.
Cara, um caça pesado com um grande radar é o bicho.
-
ZeRo4
- Sênior

Mensagem
por ZeRo4 » Qua Ago 29, 2007 2:24 am
Ahhh... ainda nesse papo de "F-15BM", temos que lembrar de como funciona a "indústria de guerra" nos EUA. Eu acho plenamente possível a Rússia ter desenvolvido um sistema stealth, passivo ou ativo, melhor do que os Americanos.
Muito se fala em dinheiro, que com a aqueda da União Soviética, o poder tanto em termos de desenvolvimento quanto em termos de aquisição da Rússia caiu, mas gostaria de lembrá-los que os Russos sempre foram "mestres" em desenvolver soluções semelhantes, entretanto, mais barata que os Americanos.
Não deve se duvidar de nada, mas os parâmetros devem ser mantidos, comparar Su-35BM com F-22 não dá, mas não podemos negar os avanços tecnológicos Russos que com um avião projetado na década de 70 consegue enfrentar de forma satisfatória aviões de projeto mais recentes como os Eurocanards.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." 
-
Skyway
- Sênior

- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Mensagem
por Skyway » Qua Ago 29, 2007 2:31 am
Carlos Mathias escreveu:Ridículo é mostrar-se aqui dados retirados de publicações, estudos, fabricantes e etc e você, baseado na sua opinião, chamar o que se pensa de ridículo. Ridículo é não aceitar que um país possa ter tecnologia melhor em alguma área apenas por achismo.
Sobre o "F-15BM", seria inviável, pois o F-15E já custa mais de 100 milhões, fala-se em 130 milhões e um pequeno F-16B60 custa 80 milhões. O Tornado é velho, reformado. O BM é novo de fábrica. Tem uma diferença aí, não é?
Veja bem quem está sendo inflexível( não é ridículo).
Então tá carlos, refutando o lógico e assumindo que os engenheiros russos fazem milagre, eu concordo com vc tá?
Agora....achismo? Vc não me conhece meu amigo. Só digo que muitos dados são tão falsos quanto nota de 3....não falo mais.
Fui!
AD ASTRA PER ASPERA