Modernização do AMX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

#196 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 25, 2007 12:50 am

Concordo com tudo isso, só não concordo em ficarmos aqui sentados(nós no caso o governo) contando com a imutabilidade das coisas. O Chávez é milico e por mais que falem, burro ele não é.

nossas fraquezas ou pouca importância que damos as compras bélicas, não podem ser cortina de fumaça para vermos o que a Venezuela é hoje


Disseste-o bem , hoje. Mas a fila tá andando e a gente continua na torcida, enquanto eles agem




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#197 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 25, 2007 12:07 pm

Carlos Mathias escreveu:Falta combinar com o pessoal da Venezuela, pedir para esperarem o fim da modernização dos A-1 e etc, etc, etc. Até lá, os S-300 comem qualquer avião que se aventure por lá. Gente, A-1? F-5M? Matusa? Dez S-530, 30 Derby, DOIS skyshield, nenhuma bateria AAer...

Tá parecendo opessoal quando o Chávez anunciou que ia as xompras: "Ah, cacaterio, falastrão, quero ver operar..." Pois o cara comprou, recebeu(está recebendo), está com pilotos prontos, etc, etc, etc.

Prá nós só resta mesmo o desdén invejoso. Muito triste. :?

Carlos, não vamos confundir as coisas, a Venezuela comprou ótimos caças, tem pilotos treinados, fez o diabo, etc, o Suriname deve ta com muito medo, MAS NÃO É UMA AMEAÇA AO BRASIL, você entendeu tudo o que esta escrito? Eles não tem como atacar o centro economico brasileiro (falta de logística = capacidade de projeção) e possuem uma economia fraca (leia-se, baseada exclusivamente na exportação do petróleo), e francamente, 4 AMUR podem ser muitos bons, mas são uma marinha???

Se você disser que eles estão fazendo a lição de casa e nós não, ótimo, concordo, dizer que eles são uma potencia militar que faria o Brasil cair de joelhos é forçar a barra.

b.verde escreveu:Coloquei a possibilidade da neutralização das comunicações Venezuelanas, abrindo caminho para os AMXs serem utilizados, (Como exemplo). Se utlizados em sincronia com a estruta disponível na FAB ( guerra eletrônica, etc... ), não seria o AMX aínda da grande valia? - No caso afirmativo, então ele seria fato um avião estratégico, dentro da AL?

Poderiamos neutralizar as comunicações deles sem grandes problemas, mas não com os R-99A/B e sim com forças especiais na base da sabotagem, uma avião do tamanho do R-99 perambulando em cima da Venezuela é um alvo facil, por outro lado a infraestrutura deles é precária e sem a proteção ideal contra pessoas a PÉ.
O AMX tambem seria muito util, mas não em um ataque direto a Venezuela, com ou sem comunicações um Su-35 ou mesmo um F-5 podem causar baixas, seria uma missão muito arriscada e desnecessária, até os EUA tentariam alternativas (como o uso Tomahawks por exemplo), como não temos Tomahawks deixa os Sukhoi em paz, ao menos no início da guerra.
Para atacar o Brasil a posição geográfica da Venezuela é desfavorável, eles não tem como atacar o centro econômico do Brasil diretamente, a amazônia não tem valor militar nenhum para eles, mas se quisessem ir em frente nessa aventura teriam que passar por ela.
Se eles tentarem prosseguir por terra sem paradas o AMX entra em ação, as tropas terrestres não tem como avançar rapido e manter uma cobertura aérea e proteção anti-aérea decente, o AMX tem autonomia e velocidade suficiente para atacar essas tropas e fugir antes de chegarem os reforços Venezuelanos.
Se eles tentarem um avanço mais lento, criando bases para garantir a proteção o avanço se torna lento demais e vira alvo da infantaria, que se desloca devagar, mas na selva pode se deslocar sem ser incomadada por caças, e no combate com infantaria a Venezuela teria grande desvatagem numérica.
Quanto mais o avanço veneluelano demorar para conseguir uma posição capaz de causar danos ao Brasil pior para eles, nós temos fabricas, eles não.




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#198 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Ago 25, 2007 12:16 pm

henriquejr

Embasamento, se tem a pratica pra mostrar isso, e vc mesmo é que não tem argumentos, reais pra isso...
como vc mesmo disse todos os AMX que saem de fabrica tem...
Que é uma total inverdade...
E segundo se existir mais de 12 unidades do 3 lote é muito, e com capacidade plena de usar misseis nos trilhos...

e outra que as outras forças do mundo elogiam o AMX italiano e não o Brasileiro... estamos falando desse ferro velho daqui e não da italia q até com a alcoa agora, é muito superior em até pensamento em relação ao nosso ferro velho...
Contudo na sua opinião vc considera o AMX uma otima aeronave, otimo respeito isso... Contudo a realidade é totalmente outra...
Como o nosso amigo b.verde disse eles estão treinando todos os dias, pq o sistema não é tão preciso assim ou tão bom, então eles precisam uma maior quantidade de treino pra tentarem ser razoavel num conflito num é atoa que até o xavante e o A-29 tem niveis de acerto bem parecido como isso é possivel se a função do ferro velho do AMX é justamente esse...

E Marechal do Ar, esses dados foram recolhido qndo eles vieram fazer a verificação do sistema de tiro logo qndo ele entrou operacional, eu vconversando com o mecanicos, eles estavam esquentando a cabeça com os pilotos pq não sabiam o motivo dessa defasagem tão grande q até os pilotos de xavante não acreditavam nisso... e no fim eles conseguiram elevar pra uma base de 75%...
Isso mostra que pra uma aeronave que tem essa função como primaria, tem um rendimento irrisório...
e tirando o gasto de manutenção dele...
Por isso eu vejo a mordenização dele seria interessante apenas pra uma unidade e essa de conversão pra vetores novos que por conseguinte venham a ser integrado na FA...

Abraço...

E sim o rendimento do AMX não foi essa maravilha toda não...
E fico por aqui por que essa discursão sobre o AMX não vai sair disso...




b.verde
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#199 Mensagem por b.verde » Sáb Ago 25, 2007 12:19 pm

Poderiamos neutralizar as comunicações deles sem grandes problemas, mas não com os R-99A/B e sim com forças especiais na base da sabotagem, uma avião do tamanho do R-99 perambulando em cima da Venezuela é um alvo facil, por outro lado a infraestrutura deles é precária e sem a proteção ideal contra pessoas a PÉ.
O AMX tambem seria muito util, mas não em um ataque direto a Venezuela, com ou sem comunicações um Su-35 ou mesmo um F-5 podem causar baixas, seria uma missão muito arriscada e desnecessária, até os EUA tentariam alternativas (como o uso Tomahawks por exemplo), como não temos Tomahawks deixa os Sukhoi em paz, ao menos no início da guerra.
Para atacar o Brasil a posição geográfica da Venezuela é desfavorável, eles não tem como atacar o centro econômico do Brasil diretamente, a amazônia não tem valor militar nenhum para eles, mas se quisessem ir em frente nessa aventura teriam que passar por ela.
Se eles tentarem prosseguir por terra sem paradas o AMX entra em ação, as tropas terrestres não tem como avançar rapido e manter uma cobertura aérea e proteção anti-aérea decente, o AMX tem autonomia e velocidade suficiente para atacar essas tropas e fugir antes de chegarem os reforços Venezuelanos.
Se eles tentarem um avanço mais lento, criando bases para garantir a proteção o avanço se torna lento demais e vira alvo da infantaria, que se desloca devagar, mas na selva pode se deslocar sem ser incomadada por caças, e no combate com infantaria a Venezuela teria grande desvatagem numérica.
Quanto mais o avanço veneluelano demorar para conseguir uma posição capaz de causar danos ao Brasil pior para eles, nós temos fabricas, eles não.


Valeu Marechal do ar, obrigado, conseguiu responder a minha pergunta. Aprendí mais um pouco.

Abraço...

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#200 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 25, 2007 12:26 pm

O que foi colocado aqui é que NÓS iríamos lá fazer bagunça na casa deles, destruindo comunicações etc.

Eu particularmente acho que por mais que a Venezuela se arme, não vai querer uma guerra conosco. Não porque nosso fantásticos F-5M entrariam impunemente lá e voltariam alegres e faceiros, ou nosso caças-bombardeiros estratégicos A-1 poderiam ir até o Caribe dar um passeio. Não seria por isso, mas porque no longo prazo, numa guerra total, no final nosso peso prevaleceria.




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#201 Mensagem por Moccelin » Sáb Ago 25, 2007 1:38 pm

E os Su-30 do chavito são extremamente vulneráveis a Comandos e FEs hehehehehe...

Quem tiver dúvida disso pergunta para os soldados (se existir algum ainda vivo) alemães das super defendidas bases de submarinos se esses submarinos, quando parados nas bases, eram ou não vulneráveis a ações da SAS Britânica...




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#202 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 25, 2007 1:52 pm

vilmarmoccelin os SAS ganharam reputação foi a atacar bases aéreas no norte de África (destruiram dezenas de caças com poucas baixas).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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#203 Mensagem por talharim » Sáb Ago 25, 2007 2:54 pm

Para atacar o Brasil a posição geográfica da Venezuela é desfavorável, eles não tem como atacar o centro econômico do Brasil diretamente


Por Enquanto.

Se esses SU-34 vierem mesmo.........

É bom lembrar que o Chavito tentou comprar a poucos anos atrás alguns Blinders russos.Eu acho que ele ainda não desistiu.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

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#204 Mensagem por juarez castro » Sáb Ago 25, 2007 9:20 pm

henriquejr escreveu:
juarez castro escreveu:
henriquejr escreveu:
Cougar_PH escreveu:HenriqueJr

Discordo completamente, o AMX brasileiro, tem, chaff/flares (algumas unidades, hoje a italia já tinha desde da guerra do golfo), tem rwr, tem capacidade de lançar misseis nos trilhos das asas, tem radio, com capacidade de criptografação...

Os AMX brasileiro sempre tiveram Chaff/flares, todos os AMX saem de fábrica com esses equipamentos, tem também rwr, inclusive de fabricação nacional(ELEBRA), os AMX do 3º lote tem capacidade de lançar misseis no trilho de ponta de asa como ja foi demonstrado neste forum atravez de foto. Com relação ao rádio com criptografia, os AMX não tem(ainda) porque o Brasil precisava de equipamentos especificos para uso em missões com forças internacionasi(OTAN).

o AMX qndo saiu foi o maior desastre da FAB por isso a italia fez essas modificações todinhas, e por isso q não vendeu pra país nenhum...

Isso não é verdade, ja vi uma entrevista na revista FA em que o comandante de um esquadrão de AMX diz que as unidade que operam esses aviões são os mais cotatos entre os novos pilotos! Outra prova de que o AMX não é um desastre como voce fala é o fato da FAB nunca ter desistido dele, mesmo com propostas americanas para fornecimento de caças F-16.
Vc viu o lançamento da versão dele, viu a de treinamento, não...
Eu vi...
então...

E eu preciso ver o lançamento de algum avião pra poder falar alguma coisa dele???? Se for assim 99% dos membros deste Forum não tem respaldo para comentar nada aqui!
O grande problema com o o AMX não é o avião em si mas sim a falta cronica de verbas para que este projeto pudesse amadurecer dentro das expectativas inicias, se não fosse assim, hoje nos teria-mos um AMX muito mais capaz! Mas a FAB está disposta a mudar isso com a modernização dos mesmo e eu assino em baixo!


Nenhum AMX pode lancar misseis do trilho de ponta de asa, o que você viu é um experimenrto. Não há homologação e enm modificaçã, se sair o retrofit aí sim.

Essa informação nao procede companheiro, todos os AMX do 3º lote estão com o trilho de lançamento de misseis funcionando e mesmo os que não estão(lotes 1 e 2) podem ser ativadas sem grandes dificuldades como ocorreu com os AMX que participaram da Red Flag onde os trilhos tiveram que ser habilitados para o uso da sonda de monitoramento.

Tu estás redondamente enganado, ou não sabe oque está dizendo. Nenhum AMX está com interface para lançamento de misseis na ponta da asa. sonda é uma coisa, missil real na ponta de asa é outra.

Henrique! Ó desempenho do A 1 na Red Flag foi digno de piada....

As informações que tenho não dizem isso....

então tu acreditas em papai Noel, pergunte ao comandante inglês que comandou a operação de ataque o que ele achou...

O A 1 não possui criptografia, porquê a FAB continuava pensando como a 40 anos atras quando fez o projeto.

Como tambem nenhuma outra aeronave da FAB, antes da chegada dos ALX, F-5M, R-99A/B, C-130H(M).[

Prova real do que eu afirmei...


quote]Posso te afirmar, que os pilotos hoje preferem voar no A 29, no Myke e até no M 2000, deixando o A 1 quase na lanterna, pois quem vem querer operar uma aeronave analógica e sem disponibilidade .

Lógico que com a chegada dos "novos" F-5M e M2000 a coisa mudou, são caças bem mais modernos que o AMX atual mas antes disso o AMX era o preferido entre os novos pilotos. Com a modernização com certeza a coisa vai equilibrar.

OBS: Voces tão tentando tirar o mérito do AMX sem nenhum embasamento que seja, pelo menos, coerente com a realidade. Cougar, o AMX italiano não é outro avião em comparação com o brasileiro, ambos são AMX com pequenas modificações para se adequar às necessidades dos paises em que são operados, basicamente o AMX brasileiro tem maior autonomia e o italiano tem sistemas de comunicação compativel com a OTAN, coisas que podem ser adcionadas em uma ou em outra aeronave, bastanto para isso vontade de seu operador.

Mais uma vez tu desconhece os pormenores da aeronave:

Vamos lá:

Sistemas de armazenamento de combustível interno diferentes

Canhão Defa 30mm, o Italiano usa o vulcan, com caixas de munição diferentes e alojamentos completamente diferentes.

Cabeamento elétrico com projeto e lay out diferentes.


OBS2: Engraçado que esse preconceito contra o AMX só ocorre aqui no Brasil, se for pesquesar em qualquer forum italiano voces verão que os elogios ao AMX superam em muito às criticas. Por sinal eles andam muito entusiasmento com a modernização de seus AMX ao contrario do que ocorre aqui. E isso tudo num pais de primeiro mundo, membro da OTAN, que opera caças F-16, Tornado e futuramente EF-2000!!!!


Entusiasmo este, proporcional ao número de aeronaves que vão ser modernizadas.....

Grande abraço




Carlos Mathias

#205 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 25, 2007 9:29 pm

E os Su-30 do chavito são extremamente vulneráveis a Comandos e FEs hehehehehe...


Eu não sabia que os F-5M tinham uma super-ultra-blindagem. Sim, pois "comandos e FEs" que dá em Chico, dá em Francisco.

Acho que nós voltamos àquele tempo em que o pessoal da Venezuela ao comprar equipamentos russos, foram tomados por uma onda de idiotice inexplicável. Já por aqui é o oposto, Super-Man alistou-se no MinDef.

BRASIL!SIL!SIL!

Pessoal, comandos atravessando a Venezuela e atirando em avião???? Por acoso o idiotizador fez com que eles bisonhamente colocasse seus tesouros voadores na fronteira? Não? Huuum, então alguém vai ter que levar os FEs lá perto, né? Mas aí, vão voar sobre território inimigo e ja´complica um pouquinho mais...




PRick

#206 Mensagem por PRick » Sáb Ago 25, 2007 9:31 pm

Em homenagem ao nosso Bombardeiro Estratégico, Avião de Ataque e Caça Bombardeiro. O GRANDE AMX!!! :twisted: :twisted:

[]´s

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juarez castro
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#207 Mensagem por juarez castro » Sáb Ago 25, 2007 9:35 pm

b.verde escreveu:Henrique, somente os AMX do 3° lote saíram com chaff/flare, os demais não possuem ainda.
Então alguns possuem, e os que não possuem possuirão... não é assim?...

O dia que galinha criar dentes...

Nenhum AMX pode lancar misseis do trilho de ponta de asa, o que você viu é um experimenrto. Não há homologação e enm modificaçã, se sair o retrofit aí sim.
Mas ele não seria acompanhado de aviões p/ cobertura? ( defesa Aérea ) - e com a modernização, isso ocorrerá, como voçê mesmo afirmou...

Interessante né, fazer com dois vetôres o que os outros fazem com um...



Henrique! Ó desempenho do A 1 na Red Flag foi digno de piada....
Bom, Não foi isso que eu houvi, posso está enganado... a baixa altitude, dizem que ele encomodou bastante... a

Sim, a baixissíma eles arrebentaram, foram todos abatidos....

O A 1 não possui criptografia, porquê a FAB continuava pensando como a 40 anos atras quando fez o projeto.
Bom, eu acho, repito eu acho, segundo informações que colhi, que na época, a criptografia era novidade em aviões de ataque, eram mais usada em aviões para combates ar-ar, ( caças puros- digamos assim )... Como o AIP, é hoje para submarinos... nem todas as marinhas querem adota-los...


De acordo com a afirmação feita por mim, mentalida de 40 anos

Posso te afirmar, que os pilotos hoje preferem voar no A 29, no Myke e até no M 2000, deixando o A 1 quase na lanterna, pois quem vem querer operar uma aeronave analógica e sem disponibilidade
Não foi o que eu houví aquí, em Florianópólisnos nos portões abertos... e olha que eu conheco alguns aviadores...

Ahhhh.. Floripa...lá só tem pinóquio...tá explicado....

Só p/ acrescentar, tenho ido constatemente Sta Maria, de uma coisa eu tenho certesa, eles andam treinando muito, estão fazendo muito barulho por lá... alguns A-29 estão por aquí também, voando bastante

...Voando muito pouco, mas combatendo 00000000

Olha, espero ter contribuido p/ o debate. è só minha opinião...

Contrivuiu, aproveite, quando for a Maria, conte quantos estão no saco...




"Jesus logo volta" - busque-o enquanto se pode acha-lo...


Jesus tá vendo tudo.....




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#208 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 25, 2007 11:02 pm

Cougar_PH escreveu:E Marechal do Ar, esses dados foram recolhido qndo eles vieram fazer a verificação do sistema de tiro logo qndo ele entrou operacional, eu vconversando com o mecanicos, eles estavam esquentando a cabeça com os pilotos pq não sabiam o motivo dessa defasagem tão grande q até os pilotos de xavante não acreditavam nisso... e no fim eles conseguiram elevar pra uma base de 75%...
Isso mostra que pra uma aeronave que tem essa função como primaria, tem um rendimento irrisório...
e tirando o gasto de manutenção dele...
Por isso eu vejo a mordenização dele seria interessante apenas pra uma unidade e essa de conversão pra vetores novos que por conseguinte venham a ser integrado na FA...

Considerando o quanto você fala bem dos AMX Italinos dizendo "são outra aeronave" e critica os brasileiros eu ja entendi o que você quer dizer...
HOJE, pré-modernização os nossos AMX não possuem nenhum sistema sofisticado de mira como CCIP, enquanto os Italianos possuem, esse sistema sera introduzido após a modernização, existe uma diferença grande na eletrônica dos dois, mas o vetor, aparelho de metal que vôa, é basicamente o mesmo, com o mesmo desempenho.
Sobre as taxas de acerto, querer que um piloto estreiando qualquer avião consiga na raça uma boa taxa de acertos é viagem, deixa o coitado treinar um pouco, ai ele consegue taxas melhores como os 75% bem mais realistas que você citou.
Os eletrônicos ajudam bastante, deixam os AMX italianos bem mais efetivos que os nossos... Como é que nossos AMX vieram sem eles??? Sabendo que ha poucos anos nenhum avião da FAB e nem da américa latina tinha CCIP ja da pra entender a resposta... Ha esses poucos anos o AMX era o caça com a melhor taxa de acertos da américa latina, justamente porque foi feito para isso, e depois da modernização (ou se preferir, adição de eletrônicos), deve voltar a ser, tendo capacidade semelhante aos totalmente-diferentes AMXs italianos.




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#209 Mensagem por Moccelin » Dom Ago 26, 2007 12:20 am

cabeça de martelo escreveu:vilmarmoccelin os SAS ganharam reputação foi a atacar bases aéreas no norte de África (destruiram dezenas de caças com poucas baixas).


Mas existiram ações contra submarinos em suas bases? Ou falei merda??? :roll:




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#210 Mensagem por Moccelin » Dom Ago 26, 2007 12:44 am

Carlos Mathias escreveu:
E os Su-30 do chavito são extremamente vulneráveis a Comandos e FEs hehehehehe...


Eu não sabia que os F-5M tinham uma super-ultra-blindagem. Sim, pois "comandos e FEs" que dá em Chico, dá em Francisco.

Acho que nós voltamos àquele tempo em que o pessoal da Venezuela ao comprar equipamentos russos, foram tomados por uma onda de idiotice inexplicável. Já por aqui é o oposto, Super-Man alistou-se no MinDef.

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Pessoal, comandos atravessando a Venezuela e atirando em avião???? Por acoso o idiotizador fez com que eles bisonhamente colocasse seus tesouros voadores na fronteira? Não? Huuum, então alguém vai ter que levar os FEs lá perto, né? Mas aí, vão voar sobre território inimigo e ja´complica um pouquinho mais...


Calma cara, foi brincadeira...

Tem muita tensão aqui nesse post heim!!!

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Agora falando sério, alguem realmente acredita que a Venezuela tem condições de uma aventura dessas???


Declarar guerra ao Brasil seria a coisa mais estúpida que o Chavez poderia fazer, quem deve estar com as calças na mão é a Guiana...
PORÉM a Argentina de 1982 enfrentar a Inglaterra também seria visto como uma burrice sem tamanho se houvessem foruns como esses naquela época... Mas mesmo assim vimos acontecer... Vimos não, afinal em nem tinha nascido nessa época...

E numa hipótese de uma guerra Venezuela contra Guiana sobraria pro Brasil também... E isso é perigoso...

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Houveram comentários sobre a marinha russa/soviética... Realmente, ela sempre foi muito mais fraca que seus principais inimigos (OTAN/Japão/EUA)... Comentários que não discordo... Porém o que estamos vendo é o Chavez comprando submarinos russos, e a força de Submarinos russa eu acredito que deve ser eficiente... Afinal ficaram brincando de gato e rato com os submarinos/aviões/navios de superfície da OTAN e dos EUA por quase meio século! Se eles fossem ruins não teríamos uma força anti-submarino norte americana tão forte...

Ah, sempre que eu falo OTAN eu penso nela SEM os EUA... Coloco eles quase sempre à parte, apesar de fazerem parte da OTAN...




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