Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Wolfgang
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#211 Mensagem por Wolfgang » Sex Ago 24, 2007 4:19 pm

Luís Henrique escreveu:
Wolfgang escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Eurofighter tem 15m de comprimento.
O Su-35BM tem 22m de comprimento.

O Eurofighter tem um radar mecânico....
qual o tamanho do radar?
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?

O Su-35BM tem um radar ESA...
qual o tamanho do radar? :shock:
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena? :shock:

A Rússia sempre manteve uma certa paridade com os EUA em tecnologia aeroespacial. A Europa sempre veio atrás.

Mas analisando friamente. Suponhamos que a tecnolo
gia russa e europeia sejam equivalentes...

Por quê um radar (captor) bem menor, mais leve, com antena menor com poder de saída menor pode ter 200 km de alcance ou mais e um radar bem maior, mais moderno não pode ter 400 km de alcance.

Será que você realmente acredita na propaganda ocidental que diz que so os americanos e europeus tem tecnologia....que a Russia so tem força bruta.....

Você realmente acredita nisso??? :?

Que eu me lembre foi um tal de Yuri que disse que a Terra é azul... :wink:


Assim você subestima minha inteligência, como a dos demais.
O Raptor tem o mesmo tamanho do Flanker e não tem radar de 400 km. Só isso já torna o argumento irrelevante.
Eu acho que os russos fazem mais propaganda, mas muita coisa é Polishop.


Alto la...O F-22 tem 18m de comprimento o Su-35BM tem 22m de comprimento. Eles não tem o mesmo tamanho.

E com certeza o radar do -BM é maior que o do F-22 assim como a antena.


Modo de dizer, Luís.
Para ser mais preciso, o Raptor tem 18,9 m e o Su-35 tem 22,20 m.
A diferença não é tão absurda a ponto de justificar a diferença no alcance do radar, seguindo a sua lógica.
E, na verdade, o BM é mais comprido, mas tem menor área que o Raptor, só para fazer um adendo, não que isso tenha importância.




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#212 Mensagem por rcolistete » Sex Ago 24, 2007 4:28 pm

Wolfgang escreveu:
Roberto, há um post do Sintra de alguns meses atrás. Salvo engano, o projeo Rafale atrasou 11 meses.


Neca. Esses 11 meses podem ser em relação a um prazo redefinido no final da década de 90. Houve várias dilatações de prazos no Rafale e Eurofighter. Somando todas elas chegamos a vários anos.

Ambos vítimas do fim da guerra fria, cortes orçamentários, mudanças de prioridades, etc. AMX entrou nessa, também.

[]s, Roberto




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Luís Henrique
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#213 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 24, 2007 4:34 pm

Wolfgang escreveu:
Luís Henrique escreveu:Vocês sabiam que o Irbis-E foi oferecido à China???

Sabem porque a China não aceitou???

porque as suas aeronaves Su-30 so conseguem oferecer metade da força necessária para o radar....

Ou seja, ele seria subutilizado...

Entendem porque o bicho enxerga longe desse jeito.... :wink:


E o que a Rússia tem a oferecer em seus próprios caças que o fazem dar enregia suficiente? Um Su-27 tem toda essa energia?


$... a questão é dinheiro.

A China viu que o negócio ia ficar caro ja que teria que mexer bastante no caça para conseguir potência suficiente para operar o Irbis-E....além é claro do Irbis por si só não ser tão baratinho...




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#214 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 24, 2007 4:37 pm

Wolfgang escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Wolfgang escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Eurofighter tem 15m de comprimento.
O Su-35BM tem 22m de comprimento.

O Eurofighter tem um radar mecânico....
qual o tamanho do radar?
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?

O Su-35BM tem um radar ESA...
qual o tamanho do radar? :shock:
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena? :shock:

A Rússia sempre manteve uma certa paridade com os EUA em tecnologia aeroespacial. A Europa sempre veio atrás.

Mas analisando friamente. Suponhamos que a tecnolo
gia russa e europeia sejam equivalentes...

Por quê um radar (captor) bem menor, mais leve, com antena menor com poder de saída menor pode ter 200 km de alcance ou mais e um radar bem maior, mais moderno não pode ter 400 km de alcance.

Será que você realmente acredita na propaganda ocidental que diz que so os americanos e europeus tem tecnologia....que a Russia so tem força bruta.....

Você realmente acredita nisso??? :?

Que eu me lembre foi um tal de Yuri que disse que a Terra é azul... :wink:


Assim você subestima minha inteligência, como a dos demais.
O Raptor tem o mesmo tamanho do Flanker e não tem radar de 400 km. Só isso já torna o argumento irrelevante.
Eu acho que os russos fazem mais propaganda, mas muita coisa é Polishop.


Alto la...O F-22 tem 18m de comprimento o Su-35BM tem 22m de comprimento. Eles não tem o mesmo tamanho.

E com certeza o radar do -BM é maior que o do F-22 assim como a antena.


Modo de dizer, Luís.
Para ser mais preciso, o Raptor tem 18,9 m e o Su-35 tem 22,20 m.
A diferença não é tão absurda a ponto de justificar a diferença no alcance do radar, seguindo a sua lógica.
E, na verdade, o BM é mais comprido, mas tem menor área que o Raptor, só para fazer um adendo, não que isso tenha importância.


O Su-35 não tem menor área que o F-22 a não ser que vc se refira a área alar...

E ainda bem que deixou claro que isso não tem importância. :wink:




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#215 Mensagem por Wolfgang » Sex Ago 24, 2007 4:40 pm

Só a área alar do Raptor é 18 m2 maior. E não tem importância para o que estamos discutindo. :wink:




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#216 Mensagem por Sniper » Sex Ago 24, 2007 5:11 pm

Luis, até agora não consegui estabelecer uma relação entre a área alar, Comprimento do Flanker e esse seu radar com absurdos 400Km de alcance! Por mais que eu me esforce não dá pra acreditar nisso cara... :lol:

Você já parou pra pensar que essa suposta vantagem do comprimento e dos absurdos 400Km do radar são também péssimos para a assinatura do Flanker no radar adversário?

Me diz o que vale esses 400Km de alcance contra um caça Stealth? Ou contra um Eurocanard que tem uma assinatura radar várias vezes menor que o Flanker "árvore de natal"?

Abraços!




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#217 Mensagem por Penguin » Sex Ago 24, 2007 5:20 pm

Luís Henrique escreveu:Eu tenho alguns dados e vou coloca-los justamente para que seja criticado.

Quero a ajuda dos colegas...

Mas tenho as seguintes informações.

Alcance de detecção contra caça padrão (5 m2):

Rafale = 130 km
Eurofighter = 200 km
Su-35BM = 400 km

Encontrei uma fórmula um tempo atrás para converter aproximadamente a detecção padrão (5m2) para RCS´s menores...

RCS reduzido / RCS padrão ^ 0,25

Sendo assim...lembrando que é um exercício impreciso mas serve para alguma coisa...

Para um alvo com RCS = 0,25 m2

Rafale enxerga a 61 km
EF a 94 km
Su-35BM a 188 km

Para um alvo com RCS = 0,75 m2

Rafale enxerga a 80 km
EF a 124 km
Su-35BM a 248 km

Para um alvo com RCS = 1 m2

Rafale enxerga a 85 km
EF a 132 km
Su-35BM a 264 km

Ou seja, no melhor caso o EF teria 0,25 m2 de RCS frontal.
No pior caso o -35BM teria 1 m2 de RCS frontal. (é bem menos devido a tela de plasma, 1 m2 é o Su-35 sem a tela de plasma...mas que seja).

Então o Eurofighter enxergaria um Su-35BM a 132 km de distância.
E o Su-35BM enxergaria o Eurofighter a 188 km.

O missil padrão do -BM será o R-100 com 300 km de alcance máximo.
O missil padrão do EF será o Meteor com 160 km de alcance máximo.

Percebem agora porque eu prefiro estar em um Su-35BM do que em qualquer outro caça, excluindo o F-22.... :lol:



O Toan do F-16.net postou um comparativo interessante (e que mesmo assim deve ser encarado algum cuidado e reservas):

http://www.f-16.net/f-16_forum_viewtopic-t-8912.html

Comparison among F-22A, Su-35, EF-2000, and RAFALE C

1. Normal take-off:
* F-22A: 27,200 kg
* Su-35: 25,300 kg
* EF-2K: 17,000 kg
* Rafale: 15,000 kg

2. MTOW:
* F-22A: 28,120 kg
* Su-35: 34,500 kg
* EF-2K: 23,500 kg
* Rafale: 24,500 kg

3. Internal Fuel:
* F-22A: 9,330 kg
* Su-35: 11,500 kg
* EF-2K: 5,000 kg
* Rafale: 4,750 kg

4. Maximal Payload:
* F-22A: unknown
* Su-35: 8,000 kg
* EF-2K: 7,500 kg+
* Rafale: 9,500 kg

5. Maximal Speed, 11,000 m:
* F-22A: 2.00 Mach+ (2.25 ~ 2.42 Mach)
* Su-35: 2.25 Mach
* EF-2K: 2.00 Mach+ (2.25 Mach)
* Rafale: 1.80 Mach+ (2.00 Mach)

6. Maximal speed, 200 m:
* F-22A: 800 kts
* Su-35: 1,400 km/hr
* EF-2K: 1.14 Mach
* Rafale: 750 kts

7. Climb rate:
* F-22A: 350 m/sec, sea-level
* Su-35: 280 m/sec+, 1,000 m
* EF-2K: 315 m/sec+, sea-level
* Rafale: 305 m/sec+, sea-level

8. Operational Altitude:
* F-22A: 70,000 fts
* Su-35: 59,000 fts
* EF-2K: 65,000 fts
* Rafale: 55,000 fts

9. Ferry range:
* F-22A: 3,500 km (Internal Fuel)
* Su-35: 4,500 km (Internal Fuel + 2000 L tanks*2)
* EF-2K: 2,600 km (Internal Fuel)
* Rafale: > 2,100 km (Internal Fuel)


10. Acceleration:

* F-22A: unknown.

* Su-35: 13.8 secs from 600 km/hr to 1,100 km/hr, and 8 secs from 1,100 km/hr to 1,300 km/hr(with 50% internal fuel, standard A-A configuration, and height of 1,000 m).

* EF-2K: less than 20 seconds from 200 kts to Mach 0.9 (Twin-seaters with one 1,000 L tank and two ASRAAM, altitude unknown).

* Rafale: around 20 seconds from 300 km/hr to 1,000 km/hr at low altitude.


11. Normal upper G-limit:
* F-22A: +9.5G
* Su-35: +9.0G
* EF-2K: +9.0G
* Rafale: +9.0G

12. T/W ratio of normal take-off(AB / Max. Mil.):
* F-22A: 1.17 ~ 1.30 / 0.85 ~ 0.87
* Su-35: 1.10 ~ 1.15 / 0.69 ~ 0.70
* EF-2K: 1.08 ~ 1.14 / 0.72 ~ 0.83
* Rafale: 1.02 ~ 1.03 / 0.68 ~ 0.69

13. Take-off with standard A-A configuration:
* F-22A: 244 m
* Su-35: 400 to 450 m
* EF-2K: 228 ~ 275 m(Emergency take-off)to 457 m(Normal take-off).
* Rafale: 400 m

14. Landing:
* F-22A: unknown.
* Su-35: 650 m(with the help of braking and parachute)
* EF-2K: 500 to 700 m
* Rafale: 400 m(with the help of braking only)


15. Radar's range:

* F-22A: Tracking target of RCS = 1 m2 at the range of 200 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 375 to 440 km away theoretically --> 329 ~ 386.

* Su-35: Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 350 to 400 km away --> 307 ~ 351.

* EF-2K: Tracking target of RCS = 5 m2 at the range of 160 ~ 185 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 200 to 272 km away theoretically --> 175 ~ 239.

* Rafale: Detecting target of RCS = 5 m2 at the range of 130 ~ 148 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 114 to 130 km away theoretically --> 100 ~ 114.


16. Maximal horizontal scanning angle of Radar:
* F-22A: +/- 60 degrees
* Su-35: +/-120 degrees
* EF-2K: +/- 70 degrees
* Rafale: +/- 60 degrees

17. Capability of multiple target engagement:
* F-22A: Tracking 100 and engaging 6+.
* Su-35: Tracking 30 and engaging 8.
* EF-2K: Tracking 20+ and engagine 6 to 8.
* Rafale: Tracking 40 and engaging 4 to 6.

18. Frontal minimal RCS / Ratio of RCS / Ratio of range being detected:
* F-22A: 0.00015 ~ 0.0006 m2 --> 1 ~ 4 --> 1.00 ~ 1.41
* Su-35: 1.0 ~ 3.0 m2 --> 6666 ~ 20000 --> 9.03 ~ 11.89
* EF-2K: 0.1 ~ 0.5 m2 --> 666 ~ 3333 --> 5.08 ~ 7.60
* Rafale: 0.1 ~ 0.2 m2 --> 666 ~ 1332 --> 5.08 ~ 6.04


19. Su-35 v.s other western fighters:

* Theoretically, F-22A shall be able to detect / track Su-35 at the range of 285 to 440 km / 200 to 308 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Su-35 shall be able to detect / track F-22A at the range of 29 to 48 km / 17 to 34 km away in head to head engagement.

* Theoretically, EF-2K shall be able to detect / track Su-35 at the range of 153 to 272 km / 107 to 163 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Su-35 shall be able to detect / track EF-2K at the range of 150 to 256 km / 90 to 180 km away in head to head engagement.

* Theoretically, Rafale shall be able to detect / track Su-35 at the range of 87 to 130 km / 52 to 91 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Su-35 shall be able to detect / track Rafale at the range of 150 to 203 km / 90 to 142 km away in head to head engagement.




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Moccelin
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#218 Mensagem por Moccelin » Sex Ago 24, 2007 5:37 pm

Segundo esses dados do F-16.net a situação (no ar) é bem aquela que a gente constuma ver por aqui... F-22 ganhando, Tiffie e Su-35 em empate técnico e Rafale comendo pelas beiradas... Sendo que a disputa entre o Tiffie e o Su-35 tem pontos altos e baixos para os dois, principalmente devido a um ser um caça mais compacto e o outro ser um monstro de grande...

No solo as vantagens dos Eurocanards se mostram principalmente por serem mais compactos...

Mas mais uma vez eu acredito que como caça multimissão o Su-35 deva levar vantagem sobre os Eurocanards devido a uma característica... Por ser mais pesado 'normalmente' e terem capacidades de carga bélica semelhantes o Suckoy sofre menos quando completamente carregado... Afinal a porcentagem de aumento de peso é menor, logo esse peso diminui menos o alcance quando em carga máxima, pelo menos isso é a lógica que eu vejo...




The cake is a lie...
Carlos Mathias

#219 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 24, 2007 9:54 pm

* F-22A: Tracking target of RCS = 1 m2 at the range of 200 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 375 to 440 km away theoretically --> 329 ~ 386.



Agora eu gostaria de ver os senhores dizerem que estes dados de detecção do F-22 são mentira, porque em termos de potência de saída, o IRBIS-E entrega mais que qualquer radar de caça hoje.

Eu já coloquei aqui uma caralhada de vezes estes dados de alcançe, os comentários dos americanos e europeus, mas não, nada serve.

Pô, um radar com uma antena de 1m de diâmetro, PESA, 20KW de potência máxima de saída, etc, etc, etc. Mas não, é mentira, vendedor, cascateiro...

Outra vez:

USAF:
"With the help of AESA radar and NG data fusion / link technology, our F-22A and F-35 shall be a invincible and numerous AWACS fleet with stealthy capability and detection range of E-2C/E-3C class at least (or even better ~ I don't know if E-2C, or even E-3C nowadays can detect the target of RCS = 1 m2 class 200 km away. However, APG-77 can "track" this kind of target at the range more than 200 km away). Therefore, there's no need to develop and buy E-10 now."

Russian fighter's radar manufacturer:
"Our newest phase array radar (IRBIS-E) will have 20 Kw class maximal output (4 times of APG-71) and the similar detecting / tracking range performance as APG-77."

RAF / EADS / BAES:
"The CAPTOR-M now is able to track MIG-29 (RCS = 5m2) at the range more than 161 ~ 185 km away. It is very impressive for a traditional fighter's radar, however it is relatively shabby when comparing with the NG AESA radars such as APG-77, APG-81, and IRBIS-E. However, after incorporating AESA technology into CAPTOR formally in 2014 (CAPTOR-E), we shall be able to chase them up..........."




O Eurofighter tem 15m de comprimento.
O Su-35BM tem 22m de comprimento.

O Eurofighter tem um radar mecânico....
qual o tamanho do radar?
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?

O Su-35BM tem um radar ESA...
qual o tamanho do radar? Shocked
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena? Shocked


Eu não sei quem colocou o F-22 nessa conversa, mas o L Henrique tinha colocado o EF, como se vê no sutil realce que eu dei na frase




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#220 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 25, 2007 12:57 am

Sniper escreveu:Luis, até agora não consegui estabelecer uma relação entre a área alar, Comprimento do Flanker e esse seu radar com absurdos 400Km de alcance! Por mais que eu me esforce não dá pra acreditar nisso cara... :lol:

Você já parou pra pensar que essa suposta vantagem do comprimento e dos absurdos 400Km do radar são também péssimos para a assinatura do Flanker no radar adversário?

Me diz o que vale esses 400Km de alcance contra um caça Stealth? Ou contra um Eurocanard que tem uma assinatura radar várias vezes menor que o Flanker "árvore de natal"?

Abraços!


Esta no site oficial da Rosoboronexport...o radar não é meu e não sou eu que digo isso....entre no site oficial e veja vc mesmo...

O tamanho do flanker implica que ele tem espaço para um radar maior.
Se vc tem tecnologia semelhante e mais espaço você pode desenvolver algo mais capaz, mais potente....assim como a antena do radar também é maior e essas coisas fazem diferença...

Sobre assinatura do Flanker no radar adversário te recordo que a tecnologia PESA é mais eficiente que a mecânica (captor do Eurofighter) em 'entregar o jogo'...esse negócio de árvore de natal é bem menor que em um radar mecânico....

Outra coisa, se vc acredita que um eurocanard tem RCS várias vezes menor que o flanker o problema é seu, mas não é a realidade....
O Su-35BM não é o antigo Su-27 ele tem diversas técnicas de redução de RCS empregadas e acaba ficando com RCS semelhante aos eurocanards...

Eu ja falei sobre isso mas ja que não acredita coloque os valores corretos, fontes, sei la....dê a sua opinião.....agora se for não acredito porque é russo.... :? ai é soda...

Contra um caça stealthy como o F-22 o Flanker realmente fica na desvantagem....de qualquer forma seu impressionante radar consegue detectar uma aeronave furtiva a 90 km de distância....sendo assim se bobear o Flanker abre fogo....mas com certeza a vantagem é toda do F-22, não nego e é por isso que os russos estão desenvolvendo um caça de 5 geração também. :wink:

Agora os eurocanards estão muito longe de serem caças furtivos...




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#221 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 25, 2007 10:23 am

Antena do radar Irbis em movimento:

http://www.youtube.com/watch?v=yELuKJFDM80

Foi postado pelo Hammer no BM.

Agora uma pergunta: por que o movimento mecânico em um radar ESA? Não sou especialista mas a antena não perece com a dos outros radares de verredura eletrônica.

Fotos:

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Imagem
Imagem


[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Ago 25, 2007 10:43 am, em um total de 1 vez.
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#222 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 25, 2007 10:42 am

Mais fotos:

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Abraços




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#223 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 25, 2007 10:53 am

Só para ilustrar, outros radares de verredura eletrônica:

CAESAR:
Imagem
Imagem

RBE-2:
Imagem


Abraços




Alberto -
Carlos Mathias

#224 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 25, 2007 11:28 am

Agora uma pergunta: por que o movimento mecânico em um radar ESA? Não sou especialista mas a antena não perece com a dos outros radares de verredura eletrônica.


Quanto mais você lateraliza o feixe radar para detectar alvos, mais degradado este vai ficando e assim cai a performance. Assim, os russos desenvolveram um sistema de varredura mista, eletrônico e mecânico. Agora, observe que quando na deflexão máxima, o radar rebate mecanicamente a antena quase que totalmente, soma-se a isso a lateralização eletrônica do feixe e... Cobertura do arco frontal do avião, próximo a 180º em azimute.


Outra coisa. Só um caça pesado pode levar o radar e mais o peso deste sistema eletromecânico que movimenta a antena. Assim, caças leves e semelhantes vão de antena fixa.




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#225 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 25, 2007 12:08 pm

Carlos Mathias escreveu:
Agora uma pergunta: por que o movimento mecânico em um radar ESA? Não sou especialista mas a antena não perece com a dos outros radares de verredura eletrônica.


Quanto mais você lateraliza o feixe radar para detectar alvos, mais degradado este vai ficando e assim cai a performance. Assim, os russos desenvolveram um sistema de varredura mista, eletrônico e mecânico. Agora, observe que quando na deflexão máxima, o radar rebate mecanicamente a antena quase que totalmente, soma-se a isso a lateralização eletrônica do feixe e... Cobertura do arco frontal do avião, próximo a 180º em azimute.


Outra coisa. Só um caça pesado pode levar o radar e mais o peso deste sistema eletromecânico que movimenta a antena. Assim, caças leves e semelhantes vão de antena fixa.


Valeu Carlos, eu entendi, amplia a a cobertura com certeza.

[]'s




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