Marinha do Japão

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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saullo
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#76 Mensagem por saullo » Dom Ago 05, 2007 5:15 pm

[quote="LeandroGCard"][quote="saullo"]Uma linha de produção e reposição como a japonesa, bem planejada, se adotada no Brasil, manteria os estaleiros com serviço e a marinha sempre equipada. Além do que, depois de implementada, teria um custo anual quase fixo, sempre se destinando verba para as contruções e reposições. Para um país com um PIB como o nosso, é sim possível fazer algo semelhante.

Abraços[/quote]

Pois esta é exatamente a minha opinião. Não precisamos começar com números iguais aos do Japão (realmente, sair de uma corveta no estaleiro por 16 anos para uma força de 15 ou 20 sub's e mais um número equivalente de vasos de superfície, tudo reposto constantemente, é inconcebível), mas o conceito me parece bastante viável para nosso país sim.

Com 1 sub e 1 fragata (ou equivalente) lançada a cada dois anos (um deles por ano), mais 1 de cada sendo reformado, estaríamos falando em gastar algo como USD500 milhões/ano com as plataformas mais importantes. Mantendo números razoáveis em serviço (6-8 subs, 14-18 fragatas), sendo sempre navios razoavelmente novos (devido ao conceito adotado), os custos não seriam muito maiores do que a marinha já tem gasto até hoje para adquirir e manter a frota atual.

Com o modelo hoje adotado, caracterizado por surtos de aquisições seguidos de longos períodos de estagnação, mais os custos associados à manutenção de uma frota heterogênea e de navios antigos, a despesa total também não é pequena, para um nível de independência e operacionalidade bem menor.

Eu pessoalmente acho que era este conceito que o pessoal da marinha deveria sempre apresentar ao governo (qualquer que fosse ele), ao invés de programas individuais de plataformas específicas (como o caso das Niterói, das Inhaúma, dos Tupy) e de fazer compras de oportunidade que acabam desviando e diluindo o esforço e a pouca verba disponível.

Até entendo que um programa inicial contemplando uma ou duas unidades construídas com ajuda ou mesmo projeto estrangeiros, para permitir a absorção de tecnologia, mas o importante não é definir apenas a plataforma que será construída em um determinado momento, e sim montar um programa continuado de construções que se mantivesse ao longo dos anos, sem interrupções.


Abraços à todos,

Leandro G. Card[/quote][img][/img][url]


Continuando o raciocínio acima e completando:
Cada embarcação lançada poderia sempre incorporar uma pequena atualização ou modernização em seus equipamentos. Nesse esquema, nossos navios não seriam classes "fechadas" e sim unidades semelhantes e em constante evolução, sempre tendo suas capacidades sendo melhoradas, mais ou menos como os japoneses têm feito.

Abraços[/url]




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LeandroGCard
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#77 Mensagem por LeandroGCard » Dom Ago 05, 2007 5:51 pm

saullo escreveu:

Continuando o raciocínio acima e completando:
Cada embarcação lançada poderia sempre incorporar uma pequena atualização ou modernização em seus equipamentos. Nesse esquema, nossos navios não seriam classes "fechadas" e sim unidades semelhantes e em constante evolução, sempre tendo suas capacidades sendo melhoradas, mais ou menos como os japoneses têm feito.

Abraços[/url]


Exato. Vários ítens poderiam ser mantidos comuns à diversos navios diferentes (propulsão, serviços de energia, comunicações, armamento de tubo, etc...), minimizando-se assim os custos logísticos. Mas não vejo necessidade real de termos classes numerosas de navios exatamente iguais, como as 6 Niterói e as 8 novas fragatas que estão sendo comentadas. Vamos construir um navio de cada vez e ir sempre aperfeiçoando e/ou modificando o que não afetar demasiadamente a logística.

Um exemplo: uma vez que a marinha adotasse (ou ainda melhor, desenvolvesse) um determinado míssil anti-aéreo de lançamento vertical, junto com sua célula de armazenagem e lançamento, porque o número de células teria que ser igual em todos os barcos? Pode-se perfeitamente imaginar que alguns tivessem ênfase em guerra anti-sub, e assim utilizassem um menor número de células AA economizando espaço e peso para os sistemas AS e hangares para helis. Já outro navio poderia ser especializado em defesa AA, e utilizaria um número maior de células do mesmo tipo. E assim por diante.

A classe Meko, bem como as diversas classes de contratorpedeiros japoneses e alguns outros projetos de diversos países (Spruances&Ticos, Cassards&Geoges Leygues, etc...) já mostraram que é perfeitamente possível projetar plataformas modulares, que podem ser construídas sobre uma mesma base e até com os mesmos equipamentos, mas com combinações de sistemas diferentes levando a navios mais adequados a cada função desejada. Não é necessária nenhuma mágica para isto, e provavelmente seria até muito mais fácil de vender para os governos a idéia de navios individuais (ou pequenas classes de gêmeos) em doses homeopáticas, ao invés de falar de 4, 6 ou 8 navios de uma só vez. Lembram das 12 inhaúmas previstas inicialmente?

Leandro G. Card




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#78 Mensagem por Luis Asahi » Dom Ago 19, 2007 5:16 am

Neste blog da yahoo. Tem fotos mais recentes de como anda a construção do novo porta helicopteros japones.
http://blogs.yahoo.co.jp/ash1saki/folder/1472320.html

abraços!!!




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#79 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Ago 23, 2007 2:10 pm

:P Poxa vida o Japão tem sim um grande potêncial.




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#80 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Ago 23, 2007 2:20 pm

Luis Asahi

Onde foi que você conseguiu esse avatar? Que avião é este?
poderia me indicar um link? :)




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#81 Mensagem por Junker » Qui Ago 23, 2007 8:30 pm

DDH-181 Hyuga foi lançado hoje (ontem no Japão)

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a princípio, será comissionado em março de 2009. Foi iniciado em 2006.




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#82 Mensagem por Alitson » Qui Ago 23, 2007 9:58 pm

Junker escreveu:DDH-181 Hyuga foi lançado hoje (ontem no Japão)

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a princípio, será comissionado em março de 2009. Foi iniciado em 2006.


Porta-Helis? Sei, a Russia, China e Coréia que não se cuidem. Logo podem ter uns 6 desses ou maiores com F-35 e Merlins embarcados no seu quintal...

[]s




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#83 Mensagem por WalterGaudério » Qui Ago 23, 2007 10:07 pm

Alitson escreveu:
Junker escreveu:DDH-181 Hyuga foi lançado hoje (ontem no Japão)

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a princípio, será comissionado em março de 2009. Foi iniciado em 2006.


Porta-Helis? Sei, a Russia, China e Coréia que não se cuidem. Logo podem ter uns 6 desses ou maiores com F-35 e Merlins embarcados no seu quintal...

[]s


Alitson em seu momento Talha mode. :lol: :lol: :lol:

Mas não deixa de ter um pouco de verdade .

Quero ver como a China poderá lidar com o gap tecnológico entre a PLAN e a JMSDF. :twisted: :twisted:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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#84 Mensagem por Alitson » Qui Ago 23, 2007 10:18 pm

cicloneprojekt escreveu:
Alitson escreveu:
Junker escreveu:DDH-181 Hyuga foi lançado hoje (ontem no Japão)

Imagem

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a princípio, será comissionado em março de 2009. Foi iniciado em 2006.


Porta-Helis? Sei, a Russia, China e Coréia que não se cuidem. Logo podem ter uns 6 desses ou maiores com F-35 e Merlins embarcados no seu quintal...

[]s


Alitson em seu momento Talha mode. :lol: :lol: :lol:

Mas não deixa de ter um pouco de verdade .

Quero ver como a China poderá lidar com o gap tecnológico entre a PLAN e a JMSDF. :twisted: :twisted:


Valeu Walter.

Mas o Japão não tem planos de ter 5-6 navios deste tipo para ontem?

[]s




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#85 Mensagem por P44 » Sex Ago 24, 2007 5:53 am

PH com AEGIS? :shock:




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#86 Mensagem por luis F. Silva » Sex Ago 24, 2007 7:54 am

P 44 escreveu:
PH com AEGIS?


Estes navios que provávelmente serão quatro, serão os substitutos das classes Haruna e Shirane, cada um deles serve como navio de comando das quatro esquadras japonesas.
Embora não estejamos habituados a ver destróieres com esta configuração, é esta a classificação destes navios.
Eles são na verdade DDGH mas em vez dos três helicópteros das outras duas classes, terão convés corrido e o mesmo armamento e sensores de um navio de combate. É mais um híbrido como tantos outros que ao longo dos tempos têm aparecido, normalmente com a classificação de cruzadores.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#87 Mensagem por P44 » Sex Ago 24, 2007 8:17 am

luis F. Silva escreveu:P 44 escreveu:
PH com AEGIS?


Estes navios que provávelmente serão quatro, serão os substitutos das classes Haruna e Shirane, cada um deles serve como navio de comando das quatro esquadras japonesas.
Embora não estejamos habituados a ver destróieres com esta configuração, é esta a classificação destes navios.
Eles são na verdade DDGH mas em vez dos três helicópteros das outras duas classes, terão convés corrido e o mesmo armamento e sensores de um navio de combate. É mais um híbrido como tantos outros que ao longo dos tempos têm aparecido, normalmente com a classificação de cruzadores.


como os KIEV Soviéticos então? :wink:




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#88 Mensagem por Luis Asahi » Sex Ago 24, 2007 10:38 am

Frederico Vitor escreveu:Luis Asahi

Onde foi que você conseguiu esse avatar? Que avião é este?
poderia me indicar um link? :)


Ola ! Esse avião era um dos desenhos do FSX japones. Que acabou virando o F-2! O site se chamava Imaginary Fighters, mas não esta mas na net. Uma pena!

Abraços!!!




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#89 Mensagem por Luis Asahi » Sex Ago 24, 2007 10:55 am

Achei muito rapida a construção do DDH . No blog da yahoo dava pra ver as fotos em diferentes fazes de construção, nos ultimos meses então parece que aceleraram sua construção. Foi noticiado tambem que ele tera capacidade de levar 11 helicopteros. Um belo navio por sinal.

Abraços!!!




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#90 Mensagem por luis F. Silva » Sex Ago 24, 2007 10:56 am

P 44 escreveu:
como os KIEV Soviéticos então?


Não. Como os Moskva, os Andrea Dória, o Vittório Vennetto, os Tiger.
Todos nessa época eram um conceito novo com uma silhueta diferente.
Não esquecer os híbridos japoneses da 2ª guerra mundial.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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