Plinio Jr escreveu:Luís Henrique escreveu:
Tirando o F-22 eu prefiro estar dentro de um SU-35BM do que em qualquer outro. Com esse radar, essas persistencia em combate e as armas que o bicho consegue levar.....fica dificil pra quaquer caca...[/url]
E continua sendo um GRANDE alvo para os demais....a saída dos russos continuará sendo o PAK-FA....enquanto não sair...não terão grandes vantagens para enfrentar F-22s, F-35, Rafales e Tifies ...
Plinio, em matemática tem uma coisa que chama Ordem de grandeza.
Essa praia é mais do Orestes e ele pode explicar melhor para todos nós.
Eu sou bacharel em Ciência da Computação e os algoritmos também são classificados em ordem de grandeza. Assim, algoritmos da mesma ordem, mesmo que exista a diferença no processamento de 1 para outro, essa diferença é irrisória, ou seja, da na mesma.
O que quero dizer com isso?
Vamos la...
O único caça de 5 geração operacional é o F-22. Este caça tem o RCS em uma Ordem de grandeza diferente dos demais.
Eurofighter, Rafale, Gripen estão em outra ordem de grandeza.
Aeronaves antigas como M2000, F-16, MiG-29, Su-27 estão em outra.
O Su-35BM é diferente. Utiliza outros materiais na sua composição e a ordem de grandeza do seu RCS é equivalente aos eurocanards europeus, inferior à do F-22 e bem superior à das aeronaves de 3 geração...
Sendo assim, mesmo sendo uma aeronave grande, o RCS do BM se equivale ao RCS do Rafale, Eurofighter, Gripen, etc...(lembre-se que o F-22 também é grande, cerca de 18 ou 19m de comprimento e nem por isso deixa de ser bem mais furtivo que os eurocanards...)
Obviamente estamos falando de informações classificadas, mas ja vi em muitos sites informando que o RCS frontal do Rafale, Eurofighter ficariam em torno de 0,25 - 0,75 m2...o do F-16E com redução de RCS, etc...ficaria em torno de 1,2 m2 e o do Su-35 ficaria em torno de 1 m2.
O Su-35BM teria algumas cositas mais para reduzir este RCS em relação so -35 original....Mas mesmo que fique nisso....todas estas aeronaves estão na mesma ordem de grandeza.....
Claro que 0,25 é melhor que 0,75 mas a diferença é pequena.
Coloque o melhor caso para os eurocanards, ou seja, 0,25 m2 e o pior caso para o Su-35BM, ou seja, 1 m2 e faça um comparativo analisando o radar de cada um....
você verá que o único que teria alguma chance seria o Eurofighter, mas mesmo assim o SU-35BM enxergaria antes...
Faça você mesmo os cálculos depois vc me manda.
Agora, se vc acredita apenas nos dados ocidentais, acredita apenas que Rafale, EF têm RCS reduzido e acha que os russos não sabem o que é isso...não sabem reduzir RCS...etc. etc....
Então basta dizer que eu não perderei mais meu tempo.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.