Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#796 Mensagem por talharim » Seg Ago 20, 2007 10:19 am

Esses F-16 tem vida útil até quando ?

Um substituto natural seria o Eurofighter Typhoon,um Tranche 4 ou 5 em 2020.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#797 Mensagem por Sintra » Seg Ago 20, 2007 11:36 am

talharim escreveu:Esses F-16 tem vida útil até quando ?

Um substituto natural seria o Eurofighter Typhoon,um Tranche 4 ou 5 em 2020.


2025

A FAP só irá equipar-se com Typhoon´s numa de duas situações, arrastada aos pontapés e gritos pelo governo Português da altura ou então se o programa F35 for terminado (ou atingir custos incomportáveis) pelo próximo Presidente (Democrata) dos EUA.
Nenhuma das duas me parece muito provável. A FAP já deu a entender a sua preferência à bastante tempo, o F35, com o primeiro a ser entregue lá para 2019/20.

Abraços :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Soufa
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Jul 26, 2006 11:31 pm

#798 Mensagem por Soufa » Qua Ago 22, 2007 5:58 pm

Falta saber quantos vamos comprar, uns 20 é capaz de ser o máximo que possamos adquirir.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#799 Mensagem por Sintra » Qua Ago 22, 2007 9:06 pm

Soufa escreveu:Falta saber quantos vamos comprar, uns 20 é capaz de ser o máximo que possamos adquirir.


Daqui a uns 30/40 anos já devem existir uns quantos em AMARC... :?




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#800 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Ago 28, 2007 7:01 am

Eu continuo a achar e a defender que 3 ou 4 A-400M não substituem nem acrescentam capacidade à actual frota de 6 C-130H.

É certo que dentro de 10 ou 15 anos teremos que fazer compras.

E nessa altura, ou 3 A-400M (que custam o mesmo que 2 C-17), ou 3 A-1400 + 3 ou 4 C-130 modernizados, para nem falar nos "juliet".

Menos que 6 aviões com alguma capacidade de projecção estratégica, eu eu já acho 6 unidades pouco, é diminuir drásticamente a nossa capacidade expedicionária por ar, por um custo muitio elevado, o custo dos A-400M.




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#801 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Ago 28, 2007 7:11 am

Os novos P-3C da FAP, para patrulhamento marítimo e luta ASW:

Um dos novos P-3C Orion da FAP:

Imagem

Imagem

Imagem

Motor:

4 motores turbo-hélice ALLISON T-56-A-14


Dimensões:

Envergadura.................. 30,4 m
Comprimento.................. 35,6 m
Altura........................... 10,3 m


Performances:

Velocidade máxima.......... 760 Km/h
Raio de acção................ 3.830 Km
Alcance maximo.............. 9.020 Km
Autonomia maxima........... 16H00
Tecto de serviço............. 8.900 m
Peso máx. descolagem..... 64.410 Kg
Tripulação...................... 12
Combustivel.................... 34.822 litros/liters

Esquadras

Esquadra 601 - "Lobos"
Base Aérea nº 6 Imagem


O P-3P (o quarto modelo do LOCKHEED ORION) é constituído por uma célula P-3B equipada com um moderno conjunto de sensores, computadores e outro equipamento táctico, que lhe conferem excelentes aptidões para a execução de operações de patrulhamento marítimo com vista à detecção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície, bem como de missões de busca e salvamento (através do lançamento do avião de equipamento de sobrevivência) e operações de minagem.

Desde Julho de 1992 e durante três anos e meio, a Força Aérea Portuguesa manteve um P-3P em destacamento permanente em SIGONELLA-ITÁLIA, participando no embargo decretado pelo Conselho de Segurança da ONU à ex-Jugoslávia, integrado nas forças da OTAN como "RAPID REACTION FORCE".

O P-3P é operado pela Esquadra 601 da Base Aérea do Montijo.


Texto e dados:
http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe
______________________

Dando continuidade, os C-130H da FAP:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Motor:

4 motores Allison T-56-A-15

Dimensões:

Envergadura.................. 40,41 m / 40,41 m
Comprimento.................. 29,79 m / 34,36 m
Altura........................... 11,65 m / 11,65 m


Performances:

Velocidade máxima.......... 589 Km/h / 589 Km/h
Velocidade cruzeiro......... 547 Km/h / 547 Km/h
Raio de acção................ 6.480 Km / 6.480 Km
Tecto de serviço............. 35.000 fts / 35000 fts
Peso vazio..................... 80.000 lbs / 85.000 lbs
Peso máx. descolagem..... 15.5000 lbs /15.5000 lbs
Peso máx. de carga......... 40000 lbs / 35000 lbs
Passageiros.................... 92 / 128
Tropas de infantaria......... 78 / 114
Pára-quedistas................ 64 / 92
Macas/paramédicos..... 70/6 ou 74/2 / 93/8 ou 97/4
Combustivel.................... 64000 lbs / 64000 lbs

Esquadras

Esquadra 501 - "Bisontes" Base Aérea nº 6 Imagem


O C-130H é um avião quadrimotor, turbo-hélice, de asa alta e trem retráctil.

O acesso ao compartimento de carga na fuselagem é feito pela parte traseira do avião, que se abre em rampa, facilitando, desta forma, não só as operações de carga e descarga, mas também o transporte de cargas volumosas, (p. ex. viaturas pesadas), o lançamento de carga em pára-quedas ou por extracção a baixa altitude e ainda, o lançamento de pára-quedistas.

Na configuração sanitária o C-130H pode transportar até 74 macas e, na versão C-130H-30, poderão ser evacuados até 97 feridos ou doentes.

As suas excepcionais características operacionais (robustez, versatilidade, capacidade, raio de acção e autonomia), garantem à Força Aérea Portuguesa a capacidade para a realização de missões de transporte aéreo táctico e transporte aéreo geral, de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento, apoio logístico às Forças Armadas Portuguesas e Forças NATO, operações de combate a incêndios florestais, etc.

A FAP possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H, pela introdução na fuselagem de dois anéis, que aumentam o comprimento total da aeronave em 4,572 m, o que lhe confere maior capacidade volumétrica sem lhe alterar significativamente a "perfomance" básica.

O C-130H e o C-130H-30 são operados pela Esquadra 501 da Base Aérea do Montijo.


___________________________


carro de combate a fogos:

Imagem

___________________________


os EH 101 Merlin:

Imagem

Imagem

Motor:

3 motores Rolls Royce Turbomeca RTM 322-MK 250


Dimensões:

Comprimento.................. 19,30 m
Altura........................... 6,61 m
Diâmetro........................ 18,60 m


Performances:

Velocidade máxima.......... 150 kts
Velocidade cruzeiro......... 130 kts
Autonomia maxima........... 08H30
Tecto máximo................. 15.000 fts
Peso máx. descolagem..... 15.600 Kg
Peso máx. de carga......... 4.535 Kg
Passageiros.................... 30
Tropas de infantaria......... 35
Macas/paramédicos..... 16


Esquadras

Esquadra 751 - "Pumas" Base Aérea nº 6 Imagem



O EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retráctil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A FAP adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes.

A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).

Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR.

É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.

A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de auto-protecção electrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

____________________________

texto e dados técnicos:
http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe




Imagem
Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

Bom

#802 Mensagem por Al Zarqawi » Ter Ago 28, 2007 7:19 am

Tudo bem,

Suas fotos são excelentes,Rui Maltez.O P-3 Orion parece estar novo.Fico muito satisfeito,aos poucos vai aprecendo algo.

Abraços,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55267
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2753 vezes
Agradeceram: 2435 vezes

#803 Mensagem por P44 » Ter Ago 28, 2007 7:23 am

Rui "Cometa Halley" Elias Maltez :)

Bom voltado!

Belas fotos :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Fireman Sam
Júnior
Júnior
Mensagens: 111
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 1:01 pm
Localização: Portugal

#804 Mensagem por Fireman Sam » Ter Ago 28, 2007 3:34 pm

Rui, com a entrada dos C-295 em 2008 os C-130 vão ficar mais folgados para a projecção estratégica. A esquadra 501 juntamente com a 751 são as esquadras que mais tem sofrido com a falta de tripulações. Será um erro ter mais que 6 cargueiros para depois não haver comandantes para os pilotar.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#805 Mensagem por Sintra » Ter Ago 28, 2007 7:19 pm

P44 escreveu:Rui "Cometa Halley" Elias Maltez :)

Bom voltado!

Belas fotos :wink:


X2

Ó Rui, não desapareças durante tanto tempo... :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#806 Mensagem por soultrain » Dom Set 02, 2007 5:54 pm

Boas,

Imagem

Do FD do Leonidas.

[[]]'s




Editado pela última vez por soultrain em Dom Set 02, 2007 5:57 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55267
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2753 vezes
Agradeceram: 2435 vezes

#807 Mensagem por P44 » Dom Set 02, 2007 5:55 pm

soultrain escreveu:Boas,

Imagem

Do FD.

[[]]'s


P-3 com Harpoon? 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#808 Mensagem por soultrain » Dom Set 02, 2007 6:01 pm

:lol: :wink:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#809 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 02, 2007 6:16 pm

[009] Parabens!

8-]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55267
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2753 vezes
Agradeceram: 2435 vezes

#810 Mensagem por P44 » Qua Set 05, 2007 7:01 am

vou aqui fazer uma PERGUNTA´ESTÚPIDA :oops:

tenho lido em diversos tópicos, a referências aos F-16 como "Vipers"

Que alcunha é essa ? o "nick" dos F-16 não é Fighting Falcon? :?

Se alguém me puder elucidar agradeço :oops:




Triste sina ter nascido português 👎
Responder