Operações Policiais e Militares
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Kratos escreveu:Ou um desses, em tempo, o pessoal da HK disseram que foi um erro estratégico deles não inscrever o HK-416/417 na competição do SCAR, na qual a FNH/FNH-USA ganhou.
O HK416 tem a possibilidade de troca dos canos de um comprimento pra outro em poucos segundos?
Achei essa característica do SCAR o máximo... Usar a mesma arma para os fuzileiros, para os masksman, etc... com a possibilidade de colocar um cano curtinho se a situação fosse de CQB...
Estou perguntando isso porque acho que foi uma das exigências do requerimento que levou a FN a projetar o SCAR.
The cake is a lie...
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Já postei isso , mas não custa repetir , para dar uma idéia . Nos EUA o .223pol (5,56mm) é recomendado para caça de "varmints" , pequenos predadores como o coiote , que tem lá seus 10-15kg até , no máximo, pequenos cervídeos de não mais que 40-50kg . O .308pol (7,62X51mm) é recomendado para o urso negro , com seus 120-200kg , bem como para toda e qualquer caça americana , inclusive no seu limite máximo o Alce (Moose)com seus 800kg . Exceção feita para os grandes ursos grizzlies e pardos do alaska , onde se recomenda um .300 ou .338Winchester Magnum , entre outros e dependendo do terreno.scyther escreveu:Tenho minhas dúvidas se o 7.62x51mm transfere energia de forma tão eficiente e diferente do 5.56mm. E sem contar que tiro que não pega entre a faixa da sombrancelha e o lábio superior ainda permite aquele "tiquezinho" nervoso que faz o meliante ainda conseguir enviar o sinal para o dedo e dar mais um tiro, o mesmo descarregar a arma. Dados mostram que mesmo com coração todo f*dido por causa de um tiro um sujeito ainda tem uns 10 segundos de sangue correndo no corpo para tomar atitudes pensadas. Nem sempre isso ocorre, sendo que o sujeito cai na hora e fica agonizando no chão. Mas quando o alvo usou drogas ou mesmo uma injeção de adrenalina isso pode se tornar frequente. Sim, o alvo vai morrer após tomar um tiro no coração, mas não vai ter poder de parada na hora, em alguns casos.
Desconsiderando aqui os grandes calibres, visto que se o sujeito virar 3, não vai conseguir fazer mais nada.
Mesmo parecendo achismo meu, é minha humilde opinião, ok?
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Mas aí é outro papo , qualquer um desses calibres em distâncias pequenas corre o risco de varar uma pessoa e ferir outras tantas , dado suas altas velocidades . Aí melhor usar o lento M1 Carbine , ou 9mmParabellum . Não vou dizer o .40 para não ser agredido.scyther escreveu:Mas pessoas não são tão resistentes como um urso, até com pedrada e paulada tem gente caindo na hora e esperneando. E a tranferência de energia desses calibres em um corpo é pequena, podendo acertar inocentes/aliados.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
vilmarmoccelin escreveu:Kratos escreveu:Ou um desses, em tempo, o pessoal da HK disseram que foi um erro estratégico deles não inscrever o HK-416/417 na competição do SCAR, na qual a FNH/FNH-USA ganhou.
O HK416 tem a possibilidade de troca dos canos de um comprimento pra outro em poucos segundos?
Não. Porque o "upper" do HK-417 tem umas diferenças significativas do "upper" do HK-416.
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Kratos escreveu:vilmarmoccelin escreveu:Kratos escreveu:Ou um desses, em tempo, o pessoal da HK disseram que foi um erro estratégico deles não inscrever o HK-416/417 na competição do SCAR, na qual a FNH/FNH-USA ganhou.
Não. Porque o "upper" do HK-417 tem umas diferenças significativas do "upper" do HK-416.
O que eu quis dizer é se tem como trocar canos do mesmo tipo de munição... Tipo, o SCAR tem três tipos de canos para cada munição... Versão CQB, Standard e "Sniper"...
The cake is a lie...
vilmarmoccelin escreveu:Kratos escreveu:vilmarmoccelin escreveu:Kratos escreveu:Ou um desses, em tempo, o pessoal da HK disseram que foi um erro estratégico deles não inscrever o HK-416/417 na competição do SCAR, na qual a FNH/FNH-USA ganhou.
O que eu quis dizer é se tem como trocar canos do mesmo tipo de munição... Tipo, o SCAR tem três tipos de canos para cada munição... Versão CQB, Standard e "Sniper"...
Pois é, existe uma diferença estrutural entre o upper do HK-417 e o do HK-416 que impede a conversão direta como há no SCAR, pra isso tem de trocar o próprio upper.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Carlos Mathias escreveu:No mais, lá nos registros da APMBB tem os dados do campeão brasileiro do JAPBM de tiro com arma longa em 1997, e vice em 1996 e 1998... Adivina quem é? E de lá para cá - nestes dez anos - eu andei treinando um pouquinho. Twisted Evil
E quantos com estas qualificações temos no Brasil? Um, o campeão. Vamos colocar numa realidade média-baixa, prá ficar bem acima do combatente médio brasileiro, um policial. Você acha que um PM acerta algo correndo a 150m com mira aberta e no garrafão? Se pegar numa perna ou braço já será um feito. Então, aquele porradão, que não precisa ser no garrafão prá derrubar, é melhor?
Percebeu?
Pelo contrário: o 5,56 é menor, mais leve, com recuo menor e mais fácil de atirar. Além de ser mais barato. Se quer ver a realidade média-baixa, poucos vão acertar a essa distância. É melhor atirar com a arma mais fácil para acertar e não matar (se é que não mata) do que não acertar.
Carpe noctem!
-
- Sênior
Piffer escreveu:Carlos Mathias escreveu:No mais, lá nos registros da APMBB tem os dados do campeão brasileiro do JAPBM de tiro com arma longa em 1997, e vice em 1996 e 1998... Adivina quem é? E de lá para cá - nestes dez anos - eu andei treinando um pouquinho. Twisted Evil
E quantos com estas qualificações temos no Brasil? Um, o campeão. Vamos colocar numa realidade média-baixa, prá ficar bem acima do combatente médio brasileiro, um policial. Você acha que um PM acerta algo correndo a 150m com mira aberta e no garrafão? Se pegar numa perna ou braço já será um feito. Então, aquele porradão, que não precisa ser no garrafão prá derrubar, é melhor?
Percebeu?
Pelo contrário: o 5,56 é menor, mais leve, com recuo menor e mais fácil de atirar. Além de ser mais barato. Se quer ver a realidade média-baixa, poucos vão acertar a essa distância. É melhor atirar com a arma mais fácil para acertar e não matar (se é que não mata) do que não acertar.
É isso aí, Piffer, muito bem colocado. Com um 5,56 você tem muito mais facilidade de acertar o alvo num raio de 100-200m e, principalmente, ir "acompanhando" ele com a mira e "despejando" chumbo em cima, tendo muito mais chances de acertá-lo com dois, três ou mais disparos, se for o caso, resolvendo o problema de stopping power, se houver... Por exemplo, se o cara estiver "até a tampa" de pó... Agora com um 7,62 e com alvo em movimento, você dá um disparo e perde a visada muito mais facilmente, dificultando um segundo disparo num alvo móvel, tornando praticamente impossível fazer o "riding" do alvo, ou seja, travar as miras nele e ir "sentando o dedo"...
Isso é agravado mais ainda num cenário CQB ou urbano: você vai querer uma arma compacta e leve para poder desempenhar adequadamente nestes ambientes. Se for um 7,62 leve e compacto, como um SCAR ou um HK417 em versão CQB, com cano de 12 a 14 pol e pesando menos de 3,5 kg... aí já viu né... esquece fogo rápido, esquece alvo em movimento, etc... Já um 5,56, com muito menor recuo, não sofre desse mal...
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Interessante para mostrar o fraquinho 5,56 OTAN e 5,45 russo...
http://www.youtube.com/watch?v=mqaeX2KigSc
http://www.youtube.com/watch?v=mqaeX2KigSc
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Guilherme
- Sênior
- Agradeceu: 66 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Blog com fotos de bandidos eliminados pela PM na ocupação do Complexo do Alemão:
http://www.wguerra.blogspot.com/
http://www.wguerra.blogspot.com/
-
- Sênior
Só para completar, porque só agora no final de semana que tive tempo de ver tabela etc...
Comparando: conforme os dados do Carlos, o 5,56x45mm OTAN tem uma energia de 170 kg, o que seria pouco para deter um fulano etc..., o que, para mim, é coisa de site americano, por conta de uma modinha de maior stopping power, fomentada, ao que tudo indica, por uma enorme onda de "pânico" cuidadosamente plantada por um grupo de empresas com base nas alegações de um pequeno grupo de combatentes que se queixava do desempenho do 5,56x45mm em combates recentes, desempenho este que ocorreu em cenários não ideais para o 5,56x45mm, tais como tiros de precisão a mais de 300m e enfrentamentos realizados por elementos de Forças Especiais em ambientes de deserto e montanha que envolveram disparos a mais de 500-600m. As citadas empresas estão com o olho grande em cima de um possível BILIONÁRIO contrato que envolveria a substituição dos M-4/M-16/M-249 e do 5,56x45mm por um sistema de armas novo e um calibre "mais eficaz"...
Inicialmente o calibre seria o eficaz 6,5mm Grendel, mas o dono da patente da munição não abria a mão de muito $$$, então passou-se para o 6,8x43mm SPC, que é uma "americanização" do 7,62x39mm M43 do AK. Porém, testes do SOCOM mostaram que este calibre sofria problemas de consistência e precisão a mais de 200m, curiosamente os mesmos problemas da munição do AK... Aí o assunto meio que "morreu" e o 5,56x45mm continua por aí, agora com umas tentativas de estojo de plástico, munição caseless, etc... Mas a onda da net, dos fóruns e revistas continua, como aquele papo de disco voador que o pessoal prova que era balão meteorológico, mas uns espertões continuam falando que é verdade, coisa e tal...
Bom, voltando, o 5,56x45mm OTAN teria uma energia de 170 kg, que segundo o entendimento do norte-americano médio habitante dos fóruns internacionais seria insuiciente para parar o fulano... Acontece que este mesmo americano médio acha que:
- o .45 ACP é o one-shot one-kill mega blaster detonator arregaçator calibre que joga o cara no chão com uma chumbada no garrafão... Mas ele tem uma energia de apenas 33 kg.
- o .357 Magnum foi sempre o calibre amado da polícia americana, visto como imbatível na tarefa de parar os marginais com um só disparo. E ele só tem energia de 75 kg.
- o poderoso .44 Magnum do Dirty Harry, que é visto até hoje pelo americano médio como capaz de arrancar o cara do chão e jogá-lo para trás, com stopping power absoluto e inquestionável, tem energia de 136 kg.
- o absurdo .454 Casull, para caçar urso, que é inquestionavel em termos de poder de parada e considerado "excessivo" para uso contra seres humanos, tem os mesmos 170 kg de energia do 5,56x45mm OTAN...
- o 5,45x39mm M74 "poison bullet" russo, letal no Afeganistão, tem apenas 130 kg de energia... só que ele é construído de forma a gerar maior trauma no impacto, quase como uma hollow point, coisa que se pode fazer com o 5,56....
- o super detonator 7,62 do AK tem 20 kg de energia a mais que o 5,56.. a mesma energia de um raquítico 7,65 de pistola...
Em termos de stopping power REAL, segundo os trabalhos bem aceitos de Evan Marshall, o 5,56x45mm OTAN e o 7,62x51mm OTAN tem os mesmos 98-99% de stopping power...
Comparando: conforme os dados do Carlos, o 5,56x45mm OTAN tem uma energia de 170 kg, o que seria pouco para deter um fulano etc..., o que, para mim, é coisa de site americano, por conta de uma modinha de maior stopping power, fomentada, ao que tudo indica, por uma enorme onda de "pânico" cuidadosamente plantada por um grupo de empresas com base nas alegações de um pequeno grupo de combatentes que se queixava do desempenho do 5,56x45mm em combates recentes, desempenho este que ocorreu em cenários não ideais para o 5,56x45mm, tais como tiros de precisão a mais de 300m e enfrentamentos realizados por elementos de Forças Especiais em ambientes de deserto e montanha que envolveram disparos a mais de 500-600m. As citadas empresas estão com o olho grande em cima de um possível BILIONÁRIO contrato que envolveria a substituição dos M-4/M-16/M-249 e do 5,56x45mm por um sistema de armas novo e um calibre "mais eficaz"...
Inicialmente o calibre seria o eficaz 6,5mm Grendel, mas o dono da patente da munição não abria a mão de muito $$$, então passou-se para o 6,8x43mm SPC, que é uma "americanização" do 7,62x39mm M43 do AK. Porém, testes do SOCOM mostaram que este calibre sofria problemas de consistência e precisão a mais de 200m, curiosamente os mesmos problemas da munição do AK... Aí o assunto meio que "morreu" e o 5,56x45mm continua por aí, agora com umas tentativas de estojo de plástico, munição caseless, etc... Mas a onda da net, dos fóruns e revistas continua, como aquele papo de disco voador que o pessoal prova que era balão meteorológico, mas uns espertões continuam falando que é verdade, coisa e tal...
Bom, voltando, o 5,56x45mm OTAN teria uma energia de 170 kg, que segundo o entendimento do norte-americano médio habitante dos fóruns internacionais seria insuiciente para parar o fulano... Acontece que este mesmo americano médio acha que:
- o .45 ACP é o one-shot one-kill mega blaster detonator arregaçator calibre que joga o cara no chão com uma chumbada no garrafão... Mas ele tem uma energia de apenas 33 kg.
- o .357 Magnum foi sempre o calibre amado da polícia americana, visto como imbatível na tarefa de parar os marginais com um só disparo. E ele só tem energia de 75 kg.
- o poderoso .44 Magnum do Dirty Harry, que é visto até hoje pelo americano médio como capaz de arrancar o cara do chão e jogá-lo para trás, com stopping power absoluto e inquestionável, tem energia de 136 kg.
- o absurdo .454 Casull, para caçar urso, que é inquestionavel em termos de poder de parada e considerado "excessivo" para uso contra seres humanos, tem os mesmos 170 kg de energia do 5,56x45mm OTAN...
- o 5,45x39mm M74 "poison bullet" russo, letal no Afeganistão, tem apenas 130 kg de energia... só que ele é construído de forma a gerar maior trauma no impacto, quase como uma hollow point, coisa que se pode fazer com o 5,56....
- o super detonator 7,62 do AK tem 20 kg de energia a mais que o 5,56.. a mesma energia de um raquítico 7,65 de pistola...
Em termos de stopping power REAL, segundo os trabalhos bem aceitos de Evan Marshall, o 5,56x45mm OTAN e o 7,62x51mm OTAN tem os mesmos 98-99% de stopping power...