TAM vai adquirir sistema que alerta sobre posição de manetes

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

TAM vai adquirir sistema que alerta sobre posição de manetes

#1 Mensagem por jambockrs » Qua Ago 15, 2007 2:05 am

Meus prezados:
14/08/2007 - 11h56
Diretor diz que TAM vai adquirir sistema que alerta sobre posição de manetes
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O diretor de segurança da TAM, Marco Aurélio Castro, afirmou nesta terça-feira que a companhia vai comprar um equipamento que alerta sobre a posição correta dos manetes (alavanca que controla a potência das turbinas) da aeronave.
O equipamento, um software denominado FW3, já existe e foi encomendado pela TAM. A iniciativa ocorre após o acidente envolvendo o Airbus-A320 da TAM, em que há suspeitas de que os manetes não estavam na posição correta.
Em depoimento à CPI do Apagão na Câmara, Castro disse não acreditar que os pilotos do vôo 3054 da TAM colocaram os manetes em posição incorreta. "Não posso afirmar, mas acho difícil. Vamos aguardar as investigações", afirmou.
Na semana passada, em depoimento à comissão, o vice-presidente de segurança de vôo da Airbus, Yannick Malinge, negou a possibilidade de falhas mecânicas na aeronave.
O diretor disse que o equipamento --que vai ser adquirido pela empresa aérea-- não foi colocado em funcionamento porque as aeronaves antigas têm de ser adaptadas para receberem o novo sistema de segurança.
Castro afirmou ainda que não autorizaria pousos nas condições em que o Airbus-A320 operou no dia do acidente.
Segundo o diretor da TAM, a empresa aérea já proibiu pousos no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) quando um dos reversos (sistema que auxilia na frenagem) da aeronave estiver "pinado".
Investigações preliminares indicam que o Airbus-A320 da TAM, que se acidentou no último dia 17, operava com um dos reversos "pinado".
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder