Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#481 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 13, 2007 9:46 pm

Sabes quais seriam as melhorias?




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#482 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 13, 2007 9:51 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores

Tudo indica que as fragatas Bosisio e Rademacker e que serão modernizadas. A Greenhalgh não vai ser modernizada, mas continuara operando por mais algum tempo.


Sds


Lord Nauta


Pode-se saber porquê da eliminação da Grenhalgh???

Grande abraço




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#483 Mensagem por Lord Nauta » Seg Ago 13, 2007 9:58 pm

juarez castro escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores

Tudo indica que as fragatas Bosisio e Rademacker e que serão modernizadas. A Greenhalgh não vai ser modernizada, mas continuara operando por mais algum tempo.


Sds


Lord Nauta


Pode-se saber porquê da eliminação da Grenhalgh???

Grande abraço



Meu Amigo

Geralmente são destinados a modernização os navios que estão em melhores condições de casco e propulsão. Endenda que o navio que
não vai ser modernizado e porque não tenha condições e sim devido a
necessidade de racionalização de recursos previstos.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#484 Mensagem por Lord Nauta » Seg Ago 13, 2007 10:06 pm

Carlos Mathias escreveu:Sabes quais seriam as melhorias?


Prezado amigo

O programa de modernização vai abranger sistemas de armas, propulsão e sensores.


Sds

Lord Nauta




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#485 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 13, 2007 10:14 pm

Lord Nauta escreveu:
juarez castro escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores

Tudo indica que as fragatas Bosisio e Rademacker e que serão modernizadas. A Greenhalgh não vai ser modernizada, mas continuara operando por mais algum tempo.


Sds


Lord Nauta


Pode-se saber porquê da eliminação da Grenhalgh???

Grande abraço



Meu Amigo

Geralmente são destinados a modernização os navios que estão em melhores condições de casco e propulsão. Endenda que o navio que
não vai ser modernizado e porque não tenha condições e sim devido a
necessidade de racionalização de recursos previstos.

Sds

Lord! Era mais ou menos o que eu imaginava, mas queria ouvir a palavra do iluminado gurunauta
Obrigado

Grande abraço




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#486 Mensagem por Marino » Ter Ago 14, 2007 9:31 am

Pode estar havendo algum desencontro.
Está prevista a modernização das 3 T22B1.
O que Lord Nauta escreveu pode ser a explicação, pois a Greenhalgh foi a que se submeteu a um PMG extenso, estando em melhores condições que as outras 2. Desta forma, a modernização/PMG da Bosísio/Rademaker se dariam antes da Greenhalgh. Mas esta será também modernizada.




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#487 Mensagem por A-29 » Ter Ago 14, 2007 12:38 pm

Mas Marino, na entrevista da T&D se fala apenas na modernização de duas unidades.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#488 Mensagem por Marino » Ter Ago 14, 2007 2:00 pm

A-29 escreveu:Mas Marino, na entrevista da T&D se fala apenas na modernização de duas unidades.

Correto, mas eu li o PRM e está prevista a modernização das 3.
Houve algum engano.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#489 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 14, 2007 5:33 pm

Marino escreveu:Pode estar havendo algum desencontro.
Está prevista a modernização das 3 T22B1.
O que Lord Nauta escreveu pode ser a explicação, pois a Greenhalgh foi a que se submeteu a um PMG extenso, estando em melhores condições que as outras 2. Desta forma, a modernização/PMG da Bosísio/Rademaker se dariam antes da Greenhalgh. Mas esta será também modernizada.



Prezado Amigo Marino

Perfeito nobre colega. As Type 22 são bons navios e as modernizações previstas as tornarão aptas a operarem juntamente com as Niterói até
o final dos anos da decada de 2020. Neste espaço de tempo estarão sendo construidos os novos navios de escolta.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#490 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Ago 14, 2007 6:46 pm

LeandroGCard escreveu:
Oi Alex,

Este sim está bem mais próximo do que eu imagino. Tirando-se os 400 soldados que o San Giorgio pode carregar ele poderia receber instalações para operar 6 ou 8 helicópteros.

A construção em padrão mercante com dois motores diesel relativamente pequenos poderia ser adotada por uma questão de custo, mas aí a velocidade máxima de 21 nós tornaria meio difícil acompanhar um GT centrado em um PA moderno, ou acompanhar outras escoltas se estas dessem uma arrancada por qualquer motivo.

Eu preferiria um casco mais longo e estreito e uma propulsão mais potente. Isto abriria espaço um armamento de autodefesa AA e sensores AS mais adequados, e permitiria uma velocidade compatível com outros navios da frota.

Mas o conceito é por aí.

Abraços,

Leandro G. Card


Oi Leandro,

acho que seu conceito de remete aos cruzadores italianos Andrea Doria/Vittorio Veneto, especializados em guerra ASW usando varios helos Agusta-Bell212 ASW

Andrea Doria class helicopter cruisers

Displacement: 6,500 tons full load
Dimensions: 489.5 x 56.5 x 16.5 feet/149.2 x 17.2 x 5 meters
Propulsion: Steam turbines, 4 boilers, 2 shafts, 60,000 shp, 30 knots
Crew: 485
Armor: none (?)
Armament: 1 Terrier SAM (40 missiles), 8 76 mm AA, 6 12.75 inch torpedo tubes
Aircraft: 4 helicopters
Concept/Program: The first major Italian warships of postwar design and construction, these were combined AAW/ASW ships featuring a large helicopter facility. A third ship was planned, but deferred in favor of a larger ship.

Design: Hull based on an enlarged destroyer design. Helicopter deck and above-decks hangar aft, cruiser weapons forward. Intended to operate 3 heavy ASW helicopters but were too small; operated 4 light ASW helos instead.

Modifications: Recieved SM-1ER missiles in place of Terrier during late 1970's refits.

Imagem

Vittorio Veneto class helicopter cruisers

Displacement: 8,850 tons full load
Dimensions: 589 x 63.5 x 20 feet/179.5 x 19.4 x 6 meters
Propulsion: Steam turbines, 4 boilers, 2 shafts, 73,000 shp, 30.5 knots
Crew: 550
Armor: none
Armament: 1 Terrier SAM/ASROC ASW, 8 76 mm AA, 6 12.75 inch torpedo tubes
Aircraft: 9 helicopters
Concept/Program: A greatly enlarged and improved version of the previous class. A second unit was cancelled. In addition to the AAW & ASW roles, this ship served as fleet flagship until replaced by Garibaldi.

Design: Similar to Andrea Doria but with a larger and deeper hull; the hangar was fitted below the flight deck, within the hull. The missile magazine had a third drum, increasing missile capacity by one third.

Modifications: Modernized 1981-84 with 4 Otomat SSM and 3 twin 40 mm AA added, SM-1ER replaced Terrier

Imagem

http://www.hazegray.org/navhist/carriers/italy.htm#c553-cl


Do mesmo conceito há os DDH japoneses Shirane/Haruna operando com SH-3.

Haruna class helicopter destroyers

Displacement: 6,550 tons full load
Dimensions: 502 x 57 x 17 feet/153 x 17.4 x 5.2 meters
Propulsion: Steam turbines, 2 boilers, 2 shafts, 70,000 shp, 32 knots
Crew: 340
Armor: none
Armament: 1 8-cell ASROC, 2 5/54 DP, 6 12.75 inch torpedo tubes
Aircraft: 3 helicopters
Concept/Program: An outgrowth of conventional ASW-oriented destroyer design, these are ASW-only ships with extensive helicopter and command facilties. They are meant to act as the main unit of an ASW escort group.

Design: Large helicopter deck and hangar aft, guns and ASROC forward. Compact midships superstructure.

Modernization: Mid-life modernizations 1986-1989; Sea Sparrow SAM and Phalanx CIWS added, superstucture enlarged, electronics improved.


Shirane class helicopter destroyers

Displacement: 6,800 tons full load
Dimensions: 521 x 57.5 x 17.5 feet/158.8 x 17.5 x 5.3 meters
Propulsion: Steam turbines, 2 boilers, 2 shafts, 70,000 shp, 32 knots
Crew: 370
Armament: 1 8-tube Sea Sparrow launcher 1 8-cell ASROC, 2 5/54 DP, 6 12.75 inch torpedo tubes
Aircraft: 3 helicopters
Concept/Program: A follow-on to the Haruna class, built to essentially the same design.

Design: Essentially the same as Haruna class, but with Sea Sparrow fitted from the start, and with two stacks instead of one.

Modifications: Two Phalanx CIWS have been added.

Imagem

http://www.hazegray.org/navhist/carriers/jmsdf.htm


Houve outros projetos como esse alemão para um com um conceito de Porta-helicopteros de escolta que não foi em frente.

Imagem
mais dados: http://forum.keypublishing.co.uk/attachment.php?attachmentid=135092

De todo modo, creio que este conceito apesar de válido acaba sendo um vetor imbuido de uma tarefa especializada, estando fora de sintonia com o que se preconiza hoje; armadas com menos meios embora com maior flexibilidade e capacidade. Assim preferia que a MB optasse por construir as 8 novas escoltas do tipo fragatas/destroiers como as FREMM ou MEKO de multi-emprego AAW/ASW/AVT e 1 ou 2 LHD como o BPE (caso maior) ou o italiano Giuseppe Garibaldi (caso menor) para as tarefas de Controle de Area Maritima, apoio a desembarque, etc.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#491 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 14, 2007 7:47 pm

De todo modo, creio que este conceito apesar de válido acaba sendo um vetor imbuido de uma tarefa especializada, estando fora de sintonia com o que se preconiza hoje; armadas com menos meios embora com maior flexibilidade e capacidade. Assim preferia que a MB optasse por construir as 8 novas escoltas do tipo fragatas/destroiers como as FREMM ou MEKO de multi-emprego AAW/ASW/AVT e 1 ou 2 LHD como o BPE (caso maior) ou o italiano Giuseppe Garibaldi (caso menor) para as tarefas de Controle de Area Maritima, apoio a desembarque, etc.

[]´s[/quote]

Prezado Amigo

Acredito que devido a aproximação da EMGEPRON com os franceses o projeto das novas fragatas poderão ter algum apoio, por exemplo, da DCNS. Quanto a um LPH não existe previsão de construção do mesmo
no PRM. E possível que na revisão do mesmo em 2013 possa ser incluido um navio desta classe para ser obtido a partir de 2020.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#492 Mensagem por LeandroGCard » Ter Ago 14, 2007 11:30 pm

Pedro Gilberto escreveu:
De todo modo, creio que este conceito apesar de válido acaba sendo um vetor imbuido de uma tarefa especializada, estando fora de sintonia com o que se preconiza hoje; armadas com menos meios embora com maior flexibilidade e capacidade. Assim preferia que a MB optasse por construir as 8 novas escoltas do tipo fragatas/destroiers como as FREMM ou MEKO de multi-emprego AAW/ASW/AVT e 1 ou 2 LHD como o BPE (caso maior) ou o italiano Giuseppe Garibaldi (caso menor) para as tarefas de Controle de Area Maritima, apoio a desembarque, etc.

[]´s


Caro Pedro,

O que eu tinha imaginado era exatamente uma versão ligeiramente maior e mais dedicada que os destroiers AS japoneses (com menos canhões e mais helis). Você pegou exatamente o conceito.

Na verdade não sou contra fragatas/destroiers de emprego geral, muito pelo contrário, acho que a MB deve realmente construir um bom número delas. Mas acho um pouco arriscado apostar todas as fichas em um único tipo de barco e depois descobrir que a situação mudou ao longo do tempo (e barcos deste porte são para durar mais de 30 anos!) e que uma ou outra plataforma diferente do padrão está fazendo falta.

Por isto minha preferência pela troca de duas das fragatas por dois navios deste tipo. Eles seriam bastante versáteis, pois além de escolta AS poderiam realizar também as missões que são descritas para a classe Vittorio Veneto, e seriam o núcleo dos GT's quando o PA não estivesse disponível. A frota de batalha da MB então ficaria assim, lá para 2025.

1 PA de 35.000 tons
2 Cruzadores Porta-Helis de 8.000 tons
2 ou 4 Destroiers AA de 5.500 tons
6 Fragatas EG de 4.500 tons
6 ou 8 Fragatas/Corvetas entre 2.500 e 3.500 (navios modernizados e/ou compras de oportunidade.

Seria uma frota pouca coisa maior que a atual (para um PIB supostamente 2 vezes maior, considerada uma taxa de crescimento média de 4% aa), porém mais moderna, diversificada e poderosa, com boa flexibilidade para enfrentar eventuais mudanças do cenário estratégico que venham a ocorrer no futuro.

Abraços,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#493 Mensagem por alex » Qua Ago 15, 2007 8:46 am

Alguem saberia o motivo para muito dos novos navios que estão sendo construidos tem como velocidade maxima de 26 ou 27 nós em vez de 30 como antes?




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4970
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1184 vezes
Agradeceram: 715 vezes

#494 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Ago 15, 2007 10:21 am

Considero como excelente a configuração proposta pelo Leandro acima. Mas gostaria de fazer um questionamento a todos deste fórum.Por que não dois PA de 20.000 Tons ao invés de um único de 35.000? Para um país com as dimensões do Brasil, dois GT dispostos em pontos diferentes (um na região sudeste e outro na região nordeste) não implicaria um maior poder de dissuasão?


Desde já agradeço

Wesley




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#495 Mensagem por LeandroGCard » Qua Ago 15, 2007 11:12 am

FIGHTERCOM escreveu:Considero como excelente a configuração proposta pelo Leandro acima. Mas gostaria de fazer um questionamento a todos deste fórum.Por que não dois PA de 20.000 Tons ao invés de um único de 35.000? Para um país com as dimensões do Brasil, dois GT dispostos em pontos diferentes (um na região sudeste e outro na região nordeste) não implicaria um maior poder de dissuasão?


Desde já agradeço

Wesley


Também acho que quem tem apenas um PA não terá nenhum na maior parte do tempo (e ao que parece as marinhas da França e da Inglaterra concordam com isso).

Contudo, tenho receio de que PA`s de apenas 20.000 ton sejam pequenos demais, principalmente se considerarmos a operação de aeronaves convencionais, que permitiriam um certo leque de escolhas possíveis (Rafale, Mig-29, Su-27,F-18). Se formos contar com aeronaves V/Stol, aí só teríamos o F-35, pois os Harrier e Yak-28 estão velhos demais.

Além disso, PA`s de 20.000 tons custam praticamente a mesma coisa que PA`s de 35.000 tons, pois os sistemas de bordo teriam que ser praticamente os mesmos, mas tem menor capacidade em termos de espaço disponível e número de aeronaves.

Por isto acho que a MB está certa em considerar a aquisição de 1 PA de pelo menos 35.000 tons. Se o dinheiro der, aí sim poderia se pensar em um outro do mesmo porte ou talvez até maior.

Leandro G. Card




Responder