Facas

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#16 Mensagem por delmar » Dom Mai 06, 2007 9:22 pm

Por aqui, no Rio Grande do Sul, tem muitas fábricas artesanais de facas. Em Santa Maria tem várias. Tem uma, não sei donde, com a marca "Vira Bosta", afamada. Tem as compradas no Uruguai com a origem alemã de Solingen. Em geral as facas são usadas apenas para cortar carne nas várias formas e necessidades. Nenhum vivente, conhecedor de faca, vai cortar madeira com sua faca de estimação, destruindo o fio da mesma. Para isto usa-se o facão. Nunca vi, portanto, muita utilidade nas tais facas de mato. Não adianta também ter uma lâmina muito grande ou cabo muito enfeitado. Só vai servir para gaúcho de CTG desfilar no dia 20 de setembro.
Também tem muita faca falsificada. Gaúcho de CTG gosta de ter uma faca ou facão antigo, da primeira metade do século XX ou século XIX. Então os fabricantes artesanais fazem uma imitação perfeita daquelas peças, inclusive com pontos de ferrugem, e vendem como antiguidades para os cidadãos. Dizem os boatos que em São Gabriel tem tem muitos destes artesões.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#17 Mensagem por Dieneces » Dom Mai 06, 2007 10:57 pm

delmar escreveu:Por aqui, no Rio Grande do Sul, tem muitas fábricas artesanais de facas. Em Santa Maria tem várias. Tem uma, não sei donde, com a marca "Vira Bosta", afamada. Tem as compradas no Uruguai com a origem alemã de Solingen. Em geral as facas são usadas apenas para cortar carne nas várias formas e necessidades. Nenhum vivente, conhecedor de faca, vai cortar madeira com sua faca de estimação, destruindo o fio da mesma. Para isto usa-se o facão. Nunca vi, portanto, muita utilidade nas tais facas de mato. Não adianta também ter uma lâmina muito grande ou cabo muito enfeitado. Só vai servir para gaúcho de CTG desfilar no dia 20 de setembro.
Também tem muita faca falsificada. Gaúcho de CTG gosta de ter uma faca ou facão antigo, da primeira metade do século XX ou século XIX. Então os fabricantes artesanais fazem uma imitação perfeita daquelas peças, inclusive com pontos de ferrugem, e vendem como antiguidades para os cidadãos. Dizem os boatos que em São Gabriel tem tem muitos destes artesões.

saudações
Amigo Delmar , gosto muito de facas . Nunca ouvi dizer que aqui em São Gabriel se fabricasse falsificações de facas antigas de valor histórico , e se tal fato ocorrese , te garanto que eu saberia . Ocorre que São Gabriel nasceu castelhana e se fez portuguesa . As linhas de fronteira , por estas plagas , se moveram ao tropel de cargas de lanceiros...sempre ao sinuelo de um clarim . A História , pra nós gabrielenses , não é só leitura de livros escolares , é recordar assuntos de nossos antepassados . Meu bisavô foi major de Gumercindo Saraiva em 93 , um tataravô era coronel nessa mesma revolução , mas lutando pelos chimangos . O mesmo foi tenente na Guerra do Paraguai.O irmão de meu avô esteve em 23. Mais pra trás , no enfrentamento de charruas e minuanos , na Cisplatina , Farrapos e campanha contra Oribe e Rosas , haverá de encontrar gabrielenses no plural. Relíquias dessas campanhas muitas há por aqui , eu mesmo possuo de herança familiar , um freio de prata do Império , desenterrado do local do combate de São Felipe , em 1845 , está quase como novo. Meu caro Delmar , se encontrares uma faca dessas e te disserem que ela tem São Gabriel por querência ,não economiza . Pode comprar que te asseguro , o amigo estará comprando um fragmento da história do Rio Grande e do Brasil .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#18 Mensagem por Piffer » Sáb Ago 11, 2007 10:10 pm

Ressucitando o tópico...

Estou pensando em comprar uma faca utilitária menor, mais fácil para eu usar no colete de sobrevivência. Alguém sabe se existe alguma restrição para importar facas ou posso comprá-la normalmente pela internet?

Abraços,

Carpe noctem!
Al Zarqawi
Sênior
Sênior

Lâminas

#19 Mensagem por Al Zarqawi » Sáb Ago 11, 2007 11:17 pm

Tudo bem,

Como admirador confesso de lâminas,e como adepto de acampar,possuo uma khukuri nº2 de serviço,dos Gurkhas(tropas nepalesas).Magnifica lâmina.

Imagem

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#20 Mensagem por Guerra » Dom Ago 12, 2007 8:44 pm

Pobre é uma desgraça ... eu uso essa:

Imagem

Eu tenho também um facão de aço da Matão.

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#21 Mensagem por pafuncio » Dom Ago 12, 2007 9:10 pm

E as facas da Aitor espanholas ?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Dieneces
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Dieneces » Dom Ago 12, 2007 9:42 pm

Procurem no site argentino Fullaventura.com , lá encontrarão o que quiserem em matéria de facas e é bem fácil de trazer .

Editado pela última vez por Dieneces em Seg Ago 13, 2007 12:55 am, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
scyther
Intermediário
Intermediário

#23 Mensagem por scyther » Dom Ago 12, 2007 11:15 pm

Dieneces escreveu:Procurem no site argentino Fullaventura.com , lá encontrarão o que quiserem e é bem fácil de trazer .

Olhando esse site argentino, percebi também anúncios de vários tipos de armas de fogo. 30/06, 7.62mm, 9mm, .45, de marcas como Glock e HK. Lá na argentina é permitido ao cidadão comum portar essas armas?

Dieneces
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 13, 2007 12:53 am

scyther escreveu:
Dieneces escreveu:Procurem no site argentino Fullaventura.com , lá encontrarão o que quiserem e é bem fácil de trazer .

Olhando esse site argentino, percebi também anúncios de vários tipos de armas de fogo. 30/06, 7.62mm, 9mm, .45, de marcas como Glock e HK. Lá na argentina é permitido ao cidadão comum portar essas armas?
Sim , lá a caça é permitida e calibres como o .30-06 e o .308 (7,62x51mm) são muito populares para caça maior (cervos , pumas , javalis , etc...), assim como dezenas de outros como o 7,65 argentino (do antigo fuzil mauser mod.98 ). De resto , só há alguma restrição maior e exige-se autorização especial para armas de disparo auto/semi-automático com carregador destacável , tais como M-16 , AKs , FAL , e mesmo armas de caça como a Browning BAR . Pistola e revólver são permitidos todos os calibres .

Editado pela última vez por Dieneces em Seg Ago 13, 2007 11:18 am, em um total de 1 vez.
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#25 Mensagem por Clermont » Seg Ago 13, 2007 6:10 am

Dieneces escreveu:Pistola e revólver são permitidos todos os calibres .

Mas, como?

Não está, cientificamente comprovado, pela Rede Globo, pela OAB, pela Igreja e pelo "Viva-Rio" que a venda livre de armas levaria um país ao "auto-genocídio" com todo mundo matando todo mundo? :shock:

Acho que temos de inundar a Argentina com mais novelas da Globo e mais padres brasileiros.

E também abrir lá, uma seccional da OAB e outra do "Viva-Rio".

Obviamente, os pobres argentinos precisam ser salvos de si mesmos! :twisted:

Al Zarqawi
Sênior
Sênior

Facas

#26 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Ago 13, 2007 11:20 am

Tudo bem,

Alguém pediu informações da Aitor.Aqui vão alguns sites de facas de vários tipos,feitios e gostos.

http://www.khukurihouseonline.com/

http://www.aitor.com

http://www.leatherman.com

http://www.thaymo.com

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 13, 2007 11:21 am

Clermont escreveu:
Dieneces escreveu:Pistola e revólver são permitidos todos os calibres .

Mas, como?

Não está, cientificamente comprovado, pela Rede Globo, pela OAB, pela Igreja e pelo "Viva-Rio" que a venda livre de armas levaria um país ao "auto-genocídio" com todo mundo matando todo mundo? :shock:

Acho que temos de inundar a Argentina com mais novelas da Globo e mais padres brasileiros.

E também abrir lá, uma seccional da OAB e outra do "Viva-Rio".

Obviamente, os pobres argentinos precisam ser salvos de si mesmos! :twisted:
Mas o Kirchner quer restringir a posse de armas , apesar de menos drasticamente que no caso brasileiro.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#28 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 13, 2007 11:35 am

Eu tenho também um facão de aço da Matão

Da IMBEL?

Procurem no site argentino Fullaventura.com , lá encontrarão o que quiserem em matéria de facas e é bem fácil de trazer .
:shock: Depois o Beraldi te grampeia, e aí é tarde!

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Dieneces
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 13, 2007 12:01 pm

rodrigo escreveu:

Eu tenho também um facão de aço da Matão

Da IMBEL?

:shock: Depois o Beraldi te grampeia, e aí é tarde!
Não me consta ser proibido comprar facas no exterior . Se for pode trancafiar boa parte dos habitantes da minha cidade , difícil que exista alguém que não tenha uma "soelingen" uruguaia , uma guazú-virá...o Tosk pode falar mais delas.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#30 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 13, 2007 1:45 pm

Não me consta ser proibido comprar facas no exterior . Se for pode trancafiar boa parte dos habitantes da minha cidade , difícil que exista alguém que não tenha uma "soelingen" uruguaia , uma guazú-virá...o Tosk pode falar mais delas.
Trazer com tudo direitinho, impostos e etc? Se for, me penitencio pelo meu erro :(

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder