Novo navio para a MB.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54837
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2321 vezes

#16 Mensagem por P44 » Sex Jul 20, 2007 11:45 am

talharim escreveu:Esses navios fazem parte de marinha de guerra do Brasil mesmo os navios hidrográficos vcs não acham que deveriam ter algum tipo de armamento para autodefesa ?


não é habitual navios dedicados a pesquisas cientificas estarem armados
p.ex.
Portugal-D.Carlos I & Almirante Gago Coutinho
Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#17 Mensagem por Ricardo Rosa » Sex Jul 20, 2007 1:47 pm

P44 escreveu:
talharim escreveu:Esses navios fazem parte de marinha de guerra do Brasil mesmo os navios hidrográficos vcs não acham que deveriam ter algum tipo de armamento para autodefesa ?


não é habitual navios dedicados a pesquisas cientificas estarem armados
p.ex.
Portugal-D.Carlos I & Almirante Gago Coutinho
Imagem



Boa tarde a todos,

Se não me engano, durante o conflito das Malvinas o Navio de Apoio Oceanográfico - Barão de Tefé, em viagem de volta do continente Antártico, foi abordado por uma lancha patrulha argentina. Bem, se o nosso navio estivesse artilhado, acho que a tripulação assumiria as estações de combate, criando, talvez, um incidente bem mais grave. Também concordo em não se armar, mesmo sendo da Marinha de Guerra, navios científicos.

Abraços.




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Jul 20, 2007 3:55 pm

Ricardo Rosa escreveu:

Boa tarde a todos,

Se não me engano, durante o conflito das Malvinas o Navio de Apoio Oceanográfico - Barão de Tefé, em viagem de volta do continente Antártico, foi abordado por uma lancha patrulha argentina. Bem, se o nosso navio estivesse artilhado, acho que a tripulação assumiria as estações de combate, criando, talvez, um incidente bem mais grave. Também concordo em não se armar, mesmo sendo da Marinha de Guerra, navios científicos.

Abraços.



Aí Ricardo.

Sensacional esta informação. Você acha que se o Barão estivesse armado los hermanos abririam fogo contra ele? e não seria criado um outro incidente ?

Se o Barão fosse colocado ao fundo o Brasil necessariamente teria que acabar com sua neutralidade e abrir uma segunda linha de frente contra os argentino, pois naquela época todas as atenções do estado brasileiro estava voltados para a pequena guerra fria que havia entre as duas nações. Você acha crível esta hipótese?




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#19 Mensagem por Alcantara » Sex Jul 20, 2007 5:25 pm

Não creio. O Brasil ajudou no que pode ("por baixo dos panos", diga-se de passagem) a Argentina, inclusive fornecendo aviões de patrulha P-95.



Abraços!!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por orestespf » Sex Jul 20, 2007 5:43 pm

Alcantara escreveu:Não creio. O Brasil ajudou no que pode ("por baixo dos panos", diga-se de passagem) a Argentina, inclusive fornecendo aviões de patrulha P-95.



Abraços!!!! :wink:


Verdade Alcântara, na verdade ajudou bem mais, apenas o discurso é de "neutralidade".

Além disso, claramente a Argentina não suportaria duas frentes de batalha, isso sem falar dos problemas existentes na ocasião com o Chile.


Abs,

Orestes




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Novo Navio para a MB

#21 Mensagem por Lord Nauta » Qui Ago 09, 2007 4:07 pm

Prezados Senhores

Em relação aos meios para a DHN:

1) Em breve as obras de adaptação ao serviço naval do ''Surveyor'' irão começar.
2) Esta em fase adiantada o projeto do Navio Oceanografico de Pesquisa (NOcPq) que e gerenciado pela EMGEPRON.

Sds

Lord Nauta




Editado pela última vez por Lord Nauta em Sex Ago 10, 2007 9:42 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#22 Mensagem por alex » Qui Ago 09, 2007 4:22 pm

Que navio é este?
Seria sensato a construção de um navio de pesquisa enquanto estão em construção apenas uma corveta e dois navios patrulhas de 500 toneladas?
Não seria mais sensato iniciar a construção dos navios patrulhas de 1.100 toneladas?




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#23 Mensagem por Lord Nauta » Qui Ago 09, 2007 4:48 pm

alex escreveu:Que navio é este?
Seria sensato a construção de um navio de pesquisa enquanto estão em construção apenas uma corveta e dois navios patrulhas de 500 toneladas?
Não seria mais sensato iniciar a construção dos navios patrulhas de 1.100 toneladas?


Prezado Alex

Uma Marinha lider não e constítuida apenas de navios de combate. Existe a necessidade de instalações para reparos e modernização de navios, manutenção de sistemas de armas, propulsão e sensores. Pessoal especializado em projetos,construção e reparos de meios (operarios,técnicos e engenheiros). Escolas de alto nivel, planos de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. Sistemas logisticos e administrativos modernos. Instalações como bases navais, diques, estaleiros, fabrica de munição. Doutrinas de emprego, conhecimento acumulado e difundido para novas gerações. Em relação a navios existe a necessidade de meios de patrulha e salvaguarda da vida no mar, para policia naval e os de pesquisa. Os navios de pesquisa são também utilizados em proveito das operações navais. A coleta de dados e tabulada e utilizada, por exemplo, pelo Comando da Força de Submarinos.
Em resumo uma Marinha completa não e composta apenas de navios, na realidade e um conjunto complexo de meios que se apoiam e interagem.Isto tudo e a MB possui.
Em relação as construções previstas pela MB no tópico sobre o PRM você vai verificar o que esta planejado para os anos seguintes.
Quanto ao NOcPq ele será construido com recursos do Ministerio da Ciência e Tecnologia, do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos e da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar. Este navio tera como missão ampliar o conhecimento cientifico na área maritima brasileira e promover o desenvolvimento de novas tecnologias que irão beneficiar a industria naval nacional.
Prezado amigo não basta ter ''brinquedinhos de guerra'' e preciso muito mais que isto para construir um Poder Naval efetivo.
Espero ter contribuido para eliminar suas duvidas.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#24 Mensagem por alex » Sex Ago 10, 2007 1:11 pm

Lord Nauta, eu reconheço o trabalho de pesquisa da MB que permitiu ao Brasil maior direito de uso maritimo reconhecido pela Onu.
A questão não é bem essa.
Eu não sabia que este navio de pesquisa estava para ser construido.
Fiquei surpreso porque eu achava que os próximos navios a serem construidos seriam a classe Vigilante e depois os de 1.100 toneladas e os 04 navios de transporte de tropas.
Então estranhei que este navio ficasse a frente do navios já mencionados "furando " a fila e sendo que um navio de pesquisa foi recentemente adquirido..
A minha preocupação foi quanto a capacidade de investimento da MB,não sou contra as aquisições, pelo contrário.
Agora fica uma pergunta : por que não construimos um navio de pesquisa semelhante ao que foi comprado usado?
falta de tempo, incapacidade tecnologica ou preço imbativel?
Obrigado




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#25 Mensagem por Lord Nauta » Sex Ago 10, 2007 1:25 pm

alex escreveu:Lord Nauta, eu reconheço o trabalho de pesquisa da MB que permitiu ao Brasil maior direito de uso maritimo reconhecido pela Onu.
A questão não é bem essa.
Eu não sabia que este navio de pesquisa estava para ser construido.
Fiquei surpreso porque eu achava que os próximos navios a serem construidos seriam a classe Vigilante e depois os de 1.100 toneladas e os 04 navios de transporte de tropas.
Então estranhei que este navio ficasse a frente do navios já mencionados "furando " a fila e sendo que um navio de pesquisa foi recentemente adquirido..
A minha preocupação foi quanto a capacidade de investimento da MB,não sou contra as aquisições, pelo contrário.
Agora fica uma pergunta : por que não construimos um navio de pesquisa semelhante ao que foi comprado usado?
falta de tempo, incapacidade tecnologica ou preço imbativel?
Obrigado


Prezado Amigo

Nos últimos anos foram retirados de serviço varios navios de pesquisa (Alvaro Alberto,Canopus, Almte Camara...etc) sem uma substituição imediata. No momento esta ocorrendo uma reposição destes meios com compras de oportunidade e construção de um novo navio. Como a construção de um navio demora algum tempo e preciso em algum momento obter meios de segunda mão. E também necessario entender que o Brasil tem compromissos internacionais a serem cumpridos, sendo preciso o emprego de navios de pesquisa pela MB.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Novo navio para a MB

#26 Mensagem por Lord Nauta » Sex Ago 10, 2007 10:37 pm

Senhores

E preciso lembrar que 5 navios da chamada Esquadra Branca serão modernizados.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#27 Mensagem por Corsário01 » Sáb Ago 11, 2007 7:54 am

Senhores, parece que o Surveyor será rebatizado de Navio Hidroceanografico Cruzeiro do Sul.
Ainda não sei o indicativo. Se for verdade, foi muito bem escolhido.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#28 Mensagem por Marino » Sáb Ago 11, 2007 9:52 am

Battleaxe escreveu:Senhores, parece que o Surveyor será rebatizado de Navio Hidroceanografico Cruzeiro do Sul.
Ainda não sei o indicativo. Se for verdade, foi muito bem escolhido.

É verdade, o nome é Cruzeiro do Sul.
Forte abraço.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#29 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 11, 2007 6:54 pm

Battleaxe escreveu:Senhores, parece que o Surveyor será rebatizado de Navio Hidroceanografico Cruzeiro do Sul.
Ainda não sei o indicativo. Se for verdade, foi muito bem escolhido.



Prezado Amigo


Nome muito bem escolhido e adequado ao emprego do navio. Obrigado pela info.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

#30 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 11, 2007 7:07 pm

Marino escreveu:
Battleaxe escreveu:Senhores, parece que o Surveyor será rebatizado de Navio Hidroceanografico Cruzeiro do Sul.
Ainda não sei o indicativo. Se for verdade, foi muito bem escolhido.

É verdade, o nome é Cruzeiro do Sul.
Forte abraço.



Prezado Amigo Marino

Gostaria de saber já temos alguma indicação dos possiveis nomes
dos navios que virão da US Navy, os futuros NDD e Navio Tanque.

Um grande abraço,

Lord Nauta




Responder