EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#46 Mensagem por Guerra » Ter Ago 07, 2007 7:28 pm

fabioglobo10 escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
fabioglobo10 escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:A questão é bem simples... Existe a exigência de os desenhos (e outros conteúdos intelectuais) serem do EB por um motivo ÓBVIO: evitar a bagunça que era a manutenção dos Urutus e Cascavéis, que usavam peças mecânicas de caminhões mas tinham uma lista numérica de peças específica, que poucos distribuidores tinham, que fazia o preço das peças ser infinitamente maior do que o preço de mercado... Por exemplo, o mesmo diferencial era usado em caminhão e nos Cascavéis, porém, na hora de comprar um rolamento, por exemplo, o EB pedia um "rolamento XXX do diferencial traseiro do Urutu" e as empresas que tinham a lista de peças do URUTU, feitas pela ENGESA, que já havia falido, colocavam o preço lá em cima... Mesmo sendo o mesmo rolamento de um caminhão muito usado...

Isso aconteceu porque os projetos, com as listas numéricas das peças, estavam 100% nas mãos da Engesa, e com a falência dessa uma pequena lista de distribuidores que possuia essas relações numéricas acabaram ficando com uma espécie de monopólio...

E o outro detalhe é bem simples... NENHUMA empresa 100% nacional tem capacidade hoje de participar de uma empreitada dessas (pra mim a Avibrás tinha, não sei porque largou mão da concorrência), então sobrou pra única empresa verdadeira mente forte no setor, e que ESTÁ VENDENDO produtos de defesa...


Após a falência da ENGESA o EB conseguiu na justiça absorver toda a massa falida da mesma, inclusive todos os desenhos e projetos de blindados, incluindo-se aí o famoso EE-T1 Osório (sem falar nos protótipos). Tudo isso passou a pertencer à IMBEL, que está nas mãos do EB, mesmo que muito mal administrada...

Portanto, essa estória de que os "part numbers" do fabricante estariam encarecendo a reposição de peças não faz muito sentido, pois os mesmos agora pertencem à IMBEL (portanto ao EB) e a única justificativa para que o EB não tomasse nenhuma providência para reverter essa situação seria o simples descaso ou incompetência...

Já a AVIBRAS está enfrentando sérios problemas financeiros e seus últimos projetos não foram bem sucedidos ou não tiveram continuidade por falta de recursos, vide Guará 4x4 (excelente projeto de blindado, mas que o EB torceu o nariz), ASTROS III (na minha opinião desnecessário para nossa realidade) e AV-MT-300 (armamento que seria estratégico e de grande poder de dissuasão, mas que mais uma vez nossos brilhantes comandantes torceram o nariz).


Pera ai Fabio, tudo que pertencia a ENGESA pertence ao Banco do Brasil e não a IMBEL. Inclusive os dois Osórios estão com o EB por serem material bélico, mas pertencem ao banco.


Então têm "boi na linha" meu camarada! Eu já li por aí mais de uma vez que todo o acervo tecnológico da ENGESA está em posse do EB, exemplo:
http://clipping.planejamento.gov.br/Not ... Cod=224588

... e que os protótipos existentes também foram ganhos na justiça pelo EB: http://www.defesanet.com.br/noticia/oso ... osorio.htm
* O segundo parágrafo informa que os protótipos agora pertencem à união.


POde ser que o acervo tecnologico esteja com o EB, mas os prototipos pertencem ao banco (ou pelo menos pertenciam). Quanto a a IMBEL, voc~e não é o primeiro que eu vejo dizendo isso, mas eu tenho minhas duvidas se é verdade.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
fabioglobo10
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 8:41 pm

#47 Mensagem por fabioglobo10 » Ter Ago 07, 2007 9:08 pm

SGT GUERRA escreveu: POde ser que o acervo tecnologico esteja com o EB, mas os prototipos pertencem ao banco (ou pelo menos pertenciam). Quanto a a IMBEL, voc~e não é o primeiro que eu vejo dizendo isso, mas eu tenho minhas duvidas se é verdade.


Eu sei que a ENGESA QUÍMICA S/A, que era a antiga Fábrica de Estojos e Espoletas de Artilharia – FEEA em Juiz de Fora - MG, voltou para a IMBEL:
http://www.defesa.ufjf.br/arq/art6.htm

Alguns outros imóveis foram leiloados para quitação de dívidas trabalhistas, mas os itens mais estratégicos o EB conseguiu segurar.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#48 Mensagem por Clermont » Ter Ago 07, 2007 9:31 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
(...)

o Morteiro Raiado, que é o TDA 120, etc...

(...)

Aliás a TDA tem boa chances, pois nos vendeu o projeto que resultou no Morteiro 120mm raiado do CTEx. Estes morteiros não ficam em torre, mas sim internos no chassis, atirando por uma abertura no teto.


Ah, então esse morteiro raiado é mesmo um "made in France"?

Mas, vem cá, como é que a propaganda do Exército divulga como se isso fosse tão brasileiro quanto a capoeira?




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#49 Mensagem por jauro » Ter Ago 07, 2007 10:36 pm

Mas, vem cá, como é que a propaganda do Exército divulga como se isso fosse tão brasileiro quanto a capoeira?


Aí tem muito da lei de Lavoasier.
O Mrt 120mm, Nac, de alma lisa o Eb tem desde 75; o Mrt 4.2 de alma raiada, US, desde 67. A contribuição deste outro aí é só de juntar as características.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#50 Mensagem por jauro » Qua Ago 08, 2007 9:51 am

08 Ago AFV Exército Dá Partida ao Programa VBTP-MR

http://www.defesanet.com.br/afv1/vbtp-mr.htm




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#51 Mensagem por Guerra » Qua Ago 08, 2007 11:05 am

E o outro detalhe é bem simples... NENHUMA empresa 100% nacional tem capacidade hoje de participar de uma empreitada dessas (pra mim a Avibrás tinha, não sei porque largou mão da concorrência), então sobrou pra única empresa verdadeira mente forte no setor, e que ESTÁ VENDENDO produtos de defesa...


Pelo artigo que o Jauro postou é por ai mesmo.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#52 Mensagem por jauro » Qua Ago 08, 2007 11:31 am

Clermont escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
(...)

o Morteiro Raiado, que é o TDA 120, etc...

(...)

Aliás a TDA tem boa chances, pois nos vendeu o projeto que resultou no Morteiro 120mm raiado do CTEx. Estes morteiros não ficam em torre, mas sim internos no chassis, atirando por uma abertura no teto.


Ah, então esse morteiro raiado é mesmo um "made in France"?

Mas, vem cá, como é que a propaganda do Exército divulga como se isso fosse tão brasileiro quanto a capoeira?


Aí tem muito da lei de Lavoasier.
O Mrt 120mm, Nac, de alma lisa o Eb tem desde 75; o Mrt 4.2 de alma raiada, US, desde 67. A contribuição deste outro aí é só de juntar as características.


Sem falar que os 120 de alma lisa eram Mrt 81mm Brandt M1938 avantajados para o calibre 120mm.

Mas o que conta no Mrt, em geral não são o tubo, o bipé e a placa-base, que é uma catapulta melhorada e sim, 1º a munição e seus componentes que definem a eficácia e a precisão do tiro. Em 2º lugar vem o aparelho de pontaria. Inclusive a grande inovação dos Mrt de alma raiada está na munição.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#53 Mensagem por Marino » Qua Ago 08, 2007 4:09 pm





PRick

#54 Mensagem por PRick » Qua Ago 08, 2007 8:15 pm

Segue o URUTU III RC, com a torre que foi sugerida, deve ser esta a proporção entre a torre e o blindado, agora, só dá para melhorar com algum desenho definitivo ou esboço, quem sabe o protótipo.

Imagem

[ ]´s




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#55 Mensagem por Beronha » Qua Ago 08, 2007 10:30 pm

Motor mercedes num projeto iveco... não creio
vão dar um jeitinho e colocar motor iveco...(que são muito economicos e robustos mas de preços astronomicos em manutenção)

Alguem poderia me dizer qual o motor mercedes-Benz da especificação?
(dependendo a manutenção fica ate mais cara que a iveco)




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#56 Mensagem por Moccelin » Qui Ago 09, 2007 12:15 am

Beronha escreveu:Motor mercedes num projeto iveco... não creio
vão dar um jeitinho e colocar motor iveco...(que são muito economicos e robustos mas de preços astronomicos em manutenção)

Alguem poderia me dizer qual o motor mercedes-Benz da especificação?
(dependendo a manutenção fica ate mais cara que a iveco)


Na especificação não tem motor Mercedes... É MTU ou Cummins... Ambas empresas, digamos, neutras e com fábricas aqui... Informações tiradas do site http://www.defesa.ufjf.br...

http://www.defesa.ufjf.br/fts/VBTPMR.pdf

Algumas das especificações que tem nesse PDF:


- O motor deverá ser um MTU ou CUMMINS, com potência mínima de 300hp;
- A suspensão será independente, amortecedores e molas helicoidais ou hidropneumática;
- Sua transmissão será ALLISON ou ZF com seis marchas à frente e uma à ré;
- As rodas e pneus serão 12.000 R20 ou 335/80R20, com anel roroidal interno, sistema run flat e controle de pressão;
- Os freios serão a disco nas quatro rodas dianteiras, com ABS, duplo circuito hidráulico, freios de estacionamento por mola em compressão nas rodas traseiras;
- Possuirá um Sistema de Diagnose com painél digital com cristal líquido para informações de falha/operação e manutenção;
- Terá um sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão forçada;
- A direção servo assistida hidraulicamente com direção no 1º e 2º eixos;


Coloquei só as especificçaões que eu achei mais interessantes... Nesse mesmo PDF existem algumas informações que eu achei estranho, nele estão informações como a distância entre eixos, o comprimento, a largura e a altura... O certo não seria ter alguma coisa do tipo ALTURA MÁXIMA DE xxx, LARGURA MÁXIMA DE xxx, etc??? [/quote]




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#57 Mensagem por Guerra » Qui Ago 09, 2007 11:01 am

Beronha escreveu:Motor mercedes num projeto iveco... não creio
vão dar um jeitinho e colocar motor iveco...(que são muito economicos e robustos mas de preços astronomicos em manutenção)

Alguem poderia me dizer qual o motor mercedes-Benz da especificação?
(dependendo a manutenção fica ate mais cara que a iveco)


Será? Os motores do Leopard também é MB.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39307
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2807 vezes

#58 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 09, 2007 11:04 am

Não são MTU's? Pensava que os Leopards eram todos equipados com motores MTU's. Pelo menos os mais recentes, são.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#59 Mensagem por Guerra » Qui Ago 09, 2007 11:08 am

cabeça de martelo escreveu:Não são MTU's? Pensava que os Leopards eram todos equipados com motores MTU's. Pelo menos os mais recentes, são.


Os nossos atuais são MB 838.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#60 Mensagem por Moccelin » Qui Ago 09, 2007 6:36 pm

SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Não são MTU's? Pensava que os Leopards eram todos equipados com motores MTU's. Pelo menos os mais recentes, são.


Os nossos atuais são MB 838.


Guerra... São MTU sim... MTU MB 838...

http://tanxheaven.com/ljs/leo1engineljs/leo1engineljs.htm

A MTU faz parte do grupo DaimlerChrysler, que TAMBÉM é dona da Mercedes-Benz.




The cake is a lie...
Responder