Rui Elias Maltez escreveu:SGT Guerra:
Eu não posso respnder pelo Yoham.
Por mim, o que eu acho é que estas desestabilizações na AL, com a emergência de regimes com um discuros mais à esquerda, que não são excatamente copiadores do regime cubano, de partido único, e com censura, ou perseguição aos opositores politicos, antes se aproximando das ideias da Teologia da Libertação, é resultado de décadas de aprofundamento das desigualdades sociais que se vêem mantendo em muitos dos países da AL.
O povo ao não ver que nem as ditaduras nem democarcias corruptas respondem às necessidades das populações, procuram nesses novos líderes a esperança para uma reviravolta no sentido de atenuação dessas desigualdades.
Não que se caminhe para uma sociedade sem classes, como prexconizava Marx, mas sim para o fim da exploração dos recursos naturais desses países pelas grandes multinacionais, que depois pouco retorno davam à maioria da população, antes parecendo mais interssadas em explorar mão-de-obra barata, e de cujas rendas das exportações pouco benificiavam,(as elites politica e oligárquicas), e por ouro lado tendo em atenção que as grandes desigualdades sociais são os mais fortes factores de instabilidade politica, social e militar para um Estado, que uma ameaça convencional de uma pretensa guerra militar.
Como disso Lula na Europa esta semana, é um trabalho para uma ou duas gerações:
Apstar na Educação, para formar gente capacitada para desenvolver a economia e assim capacitar a sociedade para produzir mais, e assim diminuir as desigualdades sociais, diminuir o número de gente excluida do sistema, e que rapidamente caem sob a alçada dos gang's de traficantes e na marginalidade, etc.
O problema de muitos desses países, e nomeadamente do Brasil reside aí.
Como é que um país que tem milhões a viver em favelas à volta daas grandes cidades, só porque não arranja trabalho os locais de origem pode ser coeso socialmente?
Rui, voltando ao ponto onde paramos. Acho que nessa altura do campeonato voce percebeu que na America Latina cada um tem seu conceito de democracia. Até ai tudo bem. As pessoas são diferentes e cada um pensa de um jeito. O problema é quando alguém esta no poder e acha que a forma de democracia dele é a certa, e que os outros não precisam mais escolher, pois ele é o dono da verdade absoluta. Eu acho isso uma boa definição para ditadura. Essa é uma definição para o passado e para o presente.
O Brasil é o hoje uma grande democracia. Essa história de dizer que existe uma elite dominante no Brasil, dona do pder, acho que não cola muito para os dias atuais. Dizer isso é negar a realidade que vivemos ou chamar o povo de retardado. Existe influencia de quem tem o tutu no poder? Claro que sim. Se eu tivesse dinheiro eu também lutar pelos meus interesses. Existe innfluencia do povo nas decisões do governo? Só não vê quem não quer. O povo esta se organizando e participando do poder de todas as formas possiveis numa democracia. O poder hoje, não esta mais centralizado. O poder hoje esta sendo exercido pelos partidos politicos, associações, sindicatos etc.
Se isso não é democracia, tudo bem, cada um tem o direito de ter o seu, mas o que não pode é cairmos naquela do cara que acha que o conceito dele é perfeito e trata o povo como retardado e incapaz descolher o que é o melhor.
Agora eu te pergunto Rui. Se voce acha que o Brasil esta no caminho certo, quando tenta resgatar a divida social. Se voce acha que a democracia brasileira hoje não é uma "democracia de opereta". Qual é a maior ameaça para a democracia do Brasil? Seria mesmo o crime organizado? Eu não vejo as FAs pregando um modo "puro" e absoluto de democracia e nem o PCC.