América do Sul Unida ou guerra...
Moderador: Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
América do Sul Unida ou guerra...
Estava lendo alguns textos e refletindo.
Resumindo:
1) Em 2000 o presidente do Peru foi o primeiro a defender a união da América do Sul.
2) Recentemente o presidente do Equador disse ser favorável a uma união com moeda comum, semelhante a União Européia.
3) Recentemente o presidente da Argentina em protesto contra os EUA devido ao muro que estão levantando na fronteira com o México, disse que além do México ele defende a união da América Latina e defendeu a entrada do México no Mercosul. Chamando como pátria maior, toda a América Latina.
4) O sonho de Símom Bolivar era uma grande nação, a união da América do Sul e Chaves é seu grande seguidor. A maior nação do mundo e a terceira em população.
5) A Bolivia é o grande seguidor do Chaves.
6) O Lula é favorável a uma união mais forte entre a América do Sul.
Será que é realmente difícil uma integração da América do Sul, formando apenas uma única grande nação???
Ja que tem tanta gente que quer, por quê não?
Muitos ja sabem que eu defendo a idéia faz tempo. Mas recentemente li algumas coisas e parece que muitos presidentes pensam o mesmo.
A idéia é juntar a CAN e o Mercosul, incluir o Chile e formar uma área de livre comércio com moeda única, passaporte único e um parlamento.
Ai eu aumento. Por quê precisamos de presidente, congresso, senado.
Esse parlamento não poderia ser o único, junto com um presidente ou primeiro ministro....???
Seria bom demais pra ser verdade. Mas continuo torcendo.
E as vezes penso. Será que muita coisa que ouvimos não é balela ja que com certeza os EUA não querem uma América do Sul unida que no futuro representaria um adversário assim como é a China.
Resumindo:
1) Em 2000 o presidente do Peru foi o primeiro a defender a união da América do Sul.
2) Recentemente o presidente do Equador disse ser favorável a uma união com moeda comum, semelhante a União Européia.
3) Recentemente o presidente da Argentina em protesto contra os EUA devido ao muro que estão levantando na fronteira com o México, disse que além do México ele defende a união da América Latina e defendeu a entrada do México no Mercosul. Chamando como pátria maior, toda a América Latina.
4) O sonho de Símom Bolivar era uma grande nação, a união da América do Sul e Chaves é seu grande seguidor. A maior nação do mundo e a terceira em população.
5) A Bolivia é o grande seguidor do Chaves.
6) O Lula é favorável a uma união mais forte entre a América do Sul.
Será que é realmente difícil uma integração da América do Sul, formando apenas uma única grande nação???
Ja que tem tanta gente que quer, por quê não?
Muitos ja sabem que eu defendo a idéia faz tempo. Mas recentemente li algumas coisas e parece que muitos presidentes pensam o mesmo.
A idéia é juntar a CAN e o Mercosul, incluir o Chile e formar uma área de livre comércio com moeda única, passaporte único e um parlamento.
Ai eu aumento. Por quê precisamos de presidente, congresso, senado.
Esse parlamento não poderia ser o único, junto com um presidente ou primeiro ministro....???
Seria bom demais pra ser verdade. Mas continuo torcendo.
E as vezes penso. Será que muita coisa que ouvimos não é balela ja que com certeza os EUA não querem uma América do Sul unida que no futuro representaria um adversário assim como é a China.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
America do Sul unida é Balela, todo mundo tem interesses diferentes
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Já basta o roubo das refinarias, e o olho grande paraguaio em Itaipú. Além disso a AS unida não soma nada, só divide. Já temos problemas demais em relação aos gastos com o Nordeste brasileiro, sem encontrar soluções para os principais problemas, como poderíamos lidar com o dinheiro enviado daqui para os locais mais remotos do continente, como estimular o sentimento de um só povo em regiões onde não existe educação, saúde nem presença do estado?
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Essa união é impossível.
SE fosse possível, SE, eu acho que essa união teria que ser nos moldes da Grã-Bretanha, com os países membros mantendo uma certa individualidade, ainda. E nós seríamos, pelo tamanho, população, força economica, etc, uma espécie de Inglaterra dentro dessa "Grã-Bretanha"...
Mas eu prefiro não ter que "puxar' os indicadores da outra metade da América do Sul... prefiro que o Brasil permaneça um país "à parte" mesmo.
Abraços!!!
SE fosse possível, SE, eu acho que essa união teria que ser nos moldes da Grã-Bretanha, com os países membros mantendo uma certa individualidade, ainda. E nós seríamos, pelo tamanho, população, força economica, etc, uma espécie de Inglaterra dentro dessa "Grã-Bretanha"...
Mas eu prefiro não ter que "puxar' os indicadores da outra metade da América do Sul... prefiro que o Brasil permaneça um país "à parte" mesmo.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- BrasileiroBR
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
- Internauta
- Intermediário
Brasil sozinho já é uma potência, para ser uma super potência tem de se desenvolver mais, principalmente tecnológicamente, e para isso não precisa de estar unido a ninguém, em uma América do Sul unida o Brasil perderia identidade politica e cultural, se mais tarde os países da América Central até ao México entrassem o Brasil ficaria numa posição ainda mais dificil, o Brasil dificilmente conseguiria fazer "frente" a uma união dos países de língua espanhola, quem impor a sua língua, terá o dominio e controle politico, o Brasil tem muita população mas está irregularmente distribuida, com o tempo alguns estados fronteiros com menor densidade populacional do Brasil poderiam entrar em sucessão para países vizinhos com maior densidade demográfica nessas áreas.
Uma união no continente Sul Americano poderia ter o efeito reverso de desunião no Brasil a longo prazo.
Uma união no continente Sul Americano poderia ter o efeito reverso de desunião no Brasil a longo prazo.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
SAS escreveu:Einsamkeit escreveu:America do Sul unida é Balela, todo mundo tem interesses diferentes
e por acaso na UE eh tudo as mil maravilhas e todos os paises pensam igual?
Bizarramente mais integrados do que nós, já serviram de palco para duas guerras mundias, passaram pelo totalitarismo (nazismo, fascismo, comunismo e outros ismos), consequentemente se tornaram muito, mas muito muito muito mais evoluídos politicamente do que nós cucarachas, que gostamos de fazer tudo ao contrário. Eles apanharam bastante para chegar aonde estão. Lá as diferenças são menores e mais 'resolvivéis' do que aqui. Nós aqui no Brasil temos que crescer, pensar em nós por enquanto, depois podemos pensar em integrar e etc. Veja os países majoritários da UE, todos são antigos Impérios, pois é, estão onde estão, UE o maior PIB do planeta.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 292 vezes
- Agradeceram: 532 vezes
SAS escreveu:Einsamkeit escreveu:America do Sul unida é Balela, todo mundo tem interesses diferentes
e por acaso na UE eh tudo as mil maravilhas e todos os paises pensam igual?
Todos os países da união européia estão plenamente dedicados à manutenção da democracia, garantia das liberdades individuáis e da liberdade de mercado. Posso de cabeça nomear dois países da América do Sul que não possuem essas qualidades: Venezuela e Bolívia. Isso não é passivo de argumentação, os fatos falam por si.
PS: Imagina a AS unida: A liga dos pé-rapados bolivarianos?
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.