Vector escreveu:Só que existe uma monumental diferença entre a Helibrás e a EMBRAER...
A Helibrás é só uma montadora... enquanto que a Embraer é uma empresa de engenharia... A EMBRAER domina todo o ciclo desde a concepção incial, projeto, certificação, integração, fabricação, montagem, entrega e assistência técnica.
Já a Helibrás domina apenas da montagem pra frente.
E este índice de 40% é bem, bem questionável.
Existem várias maneiras de se calcula o percentual de nacionalização... Em valor, em número de peças, em peso, etc...
Em qual destes parâmetros estamaos falando.
E além do mais, o tal percentual de nacionalização não quer dizer muita coisa. Levando-se em conta a "nacionalização" do projeto, da engenharia, então a Helibrás ficará bem abaixo dos 40%, e a Embraer bem acima.
Um avião, se projetado pela Embraer aqui no Brasil, e fabricado 100% no exterior, será ainda, por conceito, um produto nacional.
Não estou desmerecendo a Helibrás, pelo contrário... mas foram estratégias diferentes de implementação, e os resultados são igualmente diferentes.
A nacionalização da fabricação de partes, não é algo necessário, e nem "desejável" pela Embraer em qualquer caso. Depende do caso. A tal nacionalização não traz vantagem alguma, muito pelo contrário, em muitos casos. É uma questão complexa.
Sds,
Vector
Concordo com você quanto a Helibras não projetar ou desenvolver aeronaves, mas não era este o foco de minha msg, mas falava sobre montagem e fabricação de peças, simplesmente é o que determina a legislação brasileira, qualquer produto para ser considerado nacional, além da montagem, tem que ter 40% das peças fabricadas localmente.
Não é minha opinião nem sua, se não tiver 40% das peças fabricadas aqui, não é nacional, mesmo sendo projetado aqui. Assim, é nossa legislação, ela esta voltada para a fabricação e montagem, não para o desenvolvimento e o projeto.
De certa forma a Embraer, Boieng ou Airbus, ou qualquer outra grande industria de automóveis, são montadoras, as peças são fabricadas por outras empresas, como é o caso das turbinas, aviônica e outras tantas peças de nossos aviões montados na Embraer. A diferença é, como você colocou, que a Embraer controla o processo é a matriz, já a Helibrás é filial. Ficando assim com os Empregos mais qualificados e capaz de determinar aonde serão gerados os empregos menos qualificados e a nossa dependência.
Isto faz diferença na ora de conseguir peças de reposição e na geração de riqueza, empregos, impostos, etc..
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