SAIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#106 Mensagem por talharim » Seg Jul 30, 2007 4:19 pm

Um Challenger 2 dá conta sozinho de 10 Leo 1A5.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#107 Mensagem por Moccelin » Seg Jul 30, 2007 4:23 pm

Dieneces escreveu:
talharim escreveu:Mas não faria mal a ninguém se o EB criasse um "núcleo de elite" um novo e pequeno RCC com umas 30 viaturas Challenger 2 por exemplo.
Leo 1A5 tá mais que bom , Talharim , quando eles chegarem todos verão. Aqui pros nossos TOs é elite.


Bom, do que adiantaria 30 Challenger 2 aqui? São pesados barbaridade, ficariam extremamente limitados por conta de pontes, da malha ferroviária estreita, etc... Além de que tem um 'pequeno' problema, a manutenção de apenas 30 MBTs desse tipo ficaria proibitiva de tão cara... Uma compra dessas não se justifica em hipótese alguma. CC não são como armamentos leves para FEs, onde se pode comprar meia dúzia de PSG-1...

Quem sabe dar uma 'garibada' nos nossos M-60 ao estilo Israelense (esqueci o nome do bixo) para ser usado para missões no exterior...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#108 Mensagem por Moccelin » Seg Jul 30, 2007 4:29 pm

talharim escreveu:Um Challenger 2 dá conta sozinho de 10 Leo 1A5.


Não acredito que o Challenger 2 seja tãoooo superior assim...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#109 Mensagem por talharim » Seg Jul 30, 2007 4:29 pm

Mas não entendo.

Para mim um mero leigo um CC não é tão complexo assim.

O que pode ser tão caro assim no Challenger na sua manutenção ?

Fora o seu custo de aquisição que é elevado mas tbm é o melhor tanque do mundo......................................o que é tão complexo e caro assim na sua manutenção ?

Não estamos falando de um F-22 ou um SSN mas um mero tanque !!!

Ou estou errado ???




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#110 Mensagem por Dieneces » Seg Jul 30, 2007 4:32 pm

talharim escreveu:Um Challenger 2 dá conta sozinho de 10 Leo 1A5.
Aceito essa parada . Precisamos de um local neutro para o combate , a meio caminho entre as Ilhas britânicas e a Alemanha . Se preferires um local urbano , sugiro Paris , se rural , as bucólicas paisagens normandas ou os bosques franceses vizinhos das Ardenas belgas. Para igualar todos os tripulantes , sugiro que sejam todos eles militares do 1-2 Régiment de Chasseurs , ali da região de Verdun. :wink: Alles ! Suspeito que me sobrem entre 7 e 9 Leos , ao final da contenda. :wink:




Editado pela última vez por Dieneces em Seg Jul 30, 2007 4:38 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#111 Mensagem por Moccelin » Seg Jul 30, 2007 4:36 pm

talharim escreveu:Mas não entendo.

Para mim um mero leigo um CC não é tão complexo assim.

O que pode ser tão caro assim no Challenger na sua manutenção ?

Fora o seu custo de aquisição que é elevado mas tbm é o melhor tanque do mundo......................................o que é tão complexo e caro assim na sua manutenção ?

Não estamos falando de um F-22 ou um SSN mas um mero tanque !!!

Ou estou errado ???


O que tem de caro na manutenção de um carro importado para um nacional da mesma classe que torna o importado de manutenção tãoooo mais cara? Sacou a idéia? Agora imagina um carro importado com pouquíssimas unidades comparado a um outro com bastante...

Sobre ser um 'mero tanque'... Tem MUITA coisa pra dar manutenção em um tanque, inclusive coisas com muita tecnologia embarcada...




Editado pela última vez por Moccelin em Seg Jul 30, 2007 7:53 pm, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
WOOBOHEHEHE
Júnior
Júnior
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 22, 2007 1:49 pm

#112 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Seg Jul 30, 2007 4:55 pm

vilmarmoccelin escreveu:WOOBOHEHEHE, é questão de PRIORIDADE... Hoje o EB PRECISA urgentemente construir sua nova linha de blindados sobre rodas, DEPOIS disso pode enveredar para o lado de um CC genuinamente nacional (mais nacional que o próprio Osório)... Elém de terminar alguns projetos como o ALAC, o monóculo de visão noturna etc...

Tudo isso vai dar aos engenheiros nacionais o know how para construir um CC, o ALAC pode dar a idéia de construir um CC com um míssel sendo lançado pelo cano, o monóculo pode ajudar a construirmos nossos próprios sistemas óticos (um monóculo de visão noturna 'gigante')... O ideial seria termos capacidade de construir tudo ao mesmo tempo, modernizar o soldado, projetar/construir os veículos sobre rodas, o CC, o IFV (Charrua?) etc... PORÉM não temos dinheiro pra isso, e o Leo 1 apareceu como uma ÓTIMA compra... Barato, extremamente capaz e que cabe no nosso perfil de uso (mais leve e ágil que outros MBTs como o Leo 2, o Abrams, etc). O Leo 1 vai ser um ótimo preenchedor de espaço até termos capacidade de construir nosso próprio CC daqui a uns 10... 15 anos... Acho não havia outro MBT para preencher nossa necessidade de um CC para substituir os M-41C, respeitando os quesitos como peso, manutenção, etc... Talvez alguns modelos russos, mas todos aqui sabemos a novela que é adiquirir material do outro lado da extinta 'cortina de ferro', então... Além do fato de que os Leos estão estocados aos montes e em ótimas condições (pouco uso) pois foram fabricados em quantidades MUITO GRANDES para fazerem frente às colunas blindadas Soviéticas...


O Leo 1A5 é uma grande arma, compar eles para suprir uma lacuna emergencial tudo bem, agora gostaria de fazer questionar uma coisa:
Em vez de comprar mais de 200 Leo 1A5, não seria vantagem comprar apenas a metade e investir o restante no desenvolvimento de um CC genuinamente brasileiro? Pois veja bem, o Brasil já tem um conhecimento acumulado no passado com desenvolvimento do OSÓRIO, portanto não precisamos partir do zero, desenvolveríamos os sistemas óticos e o que for necessário, se chegasse-mos 80% de nacionalização já seria ótimo.
Assim, acredito que em 5 anos, poderíamos talvez até iniciar a produção do nosso próprio CC.
Capacidade e pessoal qualificado para fazer isto o Brasil tem. Só falta planejar melhor as coisas e INVESTIMENTO

Infelizmente é tempo de vacas magras!




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#113 Mensagem por Matheus » Seg Jul 30, 2007 4:59 pm

WOOBOHEHEHE escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:WOOBOHEHEHE, é questão de PRIORIDADE... Hoje o EB PRECISA urgentemente construir sua nova linha de blindados sobre rodas, DEPOIS disso pode enveredar para o lado de um CC genuinamente nacional (mais nacional que o próprio Osório)... Elém de terminar alguns projetos como o ALAC, o monóculo de visão noturna etc...

Tudo isso vai dar aos engenheiros nacionais o know how para construir um CC, o ALAC pode dar a idéia de construir um CC com um míssel sendo lançado pelo cano, o monóculo pode ajudar a construirmos nossos próprios sistemas óticos (um monóculo de visão noturna 'gigante')... O ideial seria termos capacidade de construir tudo ao mesmo tempo, modernizar o soldado, projetar/construir os veículos sobre rodas, o CC, o IFV (Charrua?) etc... PORÉM não temos dinheiro pra isso, e o Leo 1 apareceu como uma ÓTIMA compra... Barato, extremamente capaz e que cabe no nosso perfil de uso (mais leve e ágil que outros MBTs como o Leo 2, o Abrams, etc). O Leo 1 vai ser um ótimo preenchedor de espaço até termos capacidade de construir nosso próprio CC daqui a uns 10... 15 anos... Acho não havia outro MBT para preencher nossa necessidade de um CC para substituir os M-41C, respeitando os quesitos como peso, manutenção, etc... Talvez alguns modelos russos, mas todos aqui sabemos a novela que é adiquirir material do outro lado da extinta 'cortina de ferro', então... Além do fato de que os Leos estão estocados aos montes e em ótimas condições (pouco uso) pois foram fabricados em quantidades MUITO GRANDES para fazerem frente às colunas blindadas Soviéticas...


O Leo 1A5 é uma grande arma, compar eles para suprir uma lacuna emergencial tudo bem, agora gostaria de fazer questionar uma coisa:
Em vez de comprar mais de 200 Leo 1A5, não seria vantagem comprar apenas a metade e investir o restante no desenvolvimento de um CC genuinamente brasileiro? Pois veja bem, o Brasil já tem um conhecimento acumulado no passado com desenvolvimento do OSÓRIO, portanto não precisamos partir do zero, desenvolveríamos os sistemas óticos e o que for necessário, se chegasse-mos 80% de nacionalização já seria ótimo.
Assim, acredito que em 5 anos, poderíamos talvez até iniciar a produção do nosso próprio CC.
Capacidade e pessoal qualificado para fazer isto o Brasil tem. Só falta planejar melhor as coisas e INVESTIMENTO

Infelizmente é tempo de vacas magras!


o problema que metade de nada e nada/2......s é que me entende.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#114 Mensagem por Dieneces » Seg Jul 30, 2007 5:01 pm

MCD-SM escreveu:
WOOBOHEHEHE escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:WOOBOHEHEHE, é questão de PRIORIDADE... Hoje o EB PRECISA urgentemente construir sua nova linha de blindados sobre rodas, DEPOIS disso pode enveredar para o lado de um CC genuinamente nacional (mais nacional que o próprio Osório)... Elém de terminar alguns projetos como o ALAC, o monóculo de visão noturna etc...

Tudo isso vai dar aos engenheiros nacionais o know how para construir um CC, o ALAC pode dar a idéia de construir um CC com um míssel sendo lançado pelo cano, o monóculo pode ajudar a construirmos nossos próprios sistemas óticos (um monóculo de visão noturna 'gigante')... O ideial seria termos capacidade de construir tudo ao mesmo tempo, modernizar o soldado, projetar/construir os veículos sobre rodas, o CC, o IFV (Charrua?) etc... PORÉM não temos dinheiro pra isso, e o Leo 1 apareceu como uma ÓTIMA compra... Barato, extremamente capaz e que cabe no nosso perfil de uso (mais leve e ágil que outros MBTs como o Leo 2, o Abrams, etc). O Leo 1 vai ser um ótimo preenchedor de espaço até termos capacidade de construir nosso próprio CC daqui a uns 10... 15 anos... Acho não havia outro MBT para preencher nossa necessidade de um CC para substituir os M-41C, respeitando os quesitos como peso, manutenção, etc... Talvez alguns modelos russos, mas todos aqui sabemos a novela que é adiquirir material do outro lado da extinta 'cortina de ferro', então... Além do fato de que os Leos estão estocados aos montes e em ótimas condições (pouco uso) pois foram fabricados em quantidades MUITO GRANDES para fazerem frente às colunas blindadas Soviéticas...


O Leo 1A5 é uma grande arma, compar eles para suprir uma lacuna emergencial tudo bem, agora gostaria de fazer questionar uma coisa:
Em vez de comprar mais de 200 Leo 1A5, não seria vantagem comprar apenas a metade e investir o restante no desenvolvimento de um CC genuinamente brasileiro? Pois veja bem, o Brasil já tem um conhecimento acumulado no passado com desenvolvimento do OSÓRIO, portanto não precisamos partir do zero, desenvolveríamos os sistemas óticos e o que for necessário, se chegasse-mos 80% de nacionalização já seria ótimo.
Assim, acredito que em 5 anos, poderíamos talvez até iniciar a produção do nosso próprio CC.
Capacidade e pessoal qualificado para fazer isto o Brasil tem. Só falta planejar melhor as coisas e INVESTIMENTO

Infelizmente é tempo de vacas magras!


o problema que metade de nada e nada/2......s é que me entende.
Eu não entendi , ou por outra , se entendi não concordo.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#115 Mensagem por Matheus » Seg Jul 30, 2007 5:05 pm

ele disse que talvez fosse mais intessante comprar metade e investir a utra metade poupada em desenvolvimento de um novo CC...acontece que metade do valor da compra dos A5 é quase nada dividido por dois, compreendeste campeiro?




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#116 Mensagem por Dieneces » Seg Jul 30, 2007 5:37 pm

MCD-SM escreveu:ele disse que talvez fosse mais intessante comprar metade e investir a utra metade poupada em desenvolvimento de um novo CC...acontece que metade do valor da compra dos A5 é quase nada dividido por dois, compreendeste campeiro?
Entendi agora .Mas se tu não explicas , vivente , garanto que boa parte dos foristas não teria entendido que te referias ao valor quase simbólico do preço dos Leos , ou seja , quase 300 Leopards e veículos de apoio pelo preço de 20 ou 30 Challengers O km. Achei que fazias um juízo depreciativo do custo-benefício da aquisição do EB . Era o contrário . Minhas sinceras desculpas vão acompanhadas da minha concordância com tua opinião.




Editado pela última vez por Dieneces em Qua Ago 01, 2007 2:57 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#117 Mensagem por Matheus » Seg Jul 30, 2007 6:37 pm

hehehe, pelo contrário, achei uma excelente compra, pelo estado material do EB, os contratos maiores devem ter outras prioridades, (modernização da infantaria, C³I, AAA, blindados sobre rodas).




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#118 Mensagem por Moccelin » Seg Jul 30, 2007 7:50 pm

Perfeito esse comentário... A metade de nada é nada/2...
Com TODO o dinheiro que seria gasto não se projetaria nem o 'corpo' de um CC (excluindo a torre)... O grande lance do Leo 1 foi o preço, baixíssimo, por um equipamento que supre tranquilamente as necessidades de um CC no nosso cenário atual, daqui a 10 anos a gente começa a projetar o nosso próprio CC, quando já tivermos bastante Urutus III rodando por aí...

Os M-41C tem que ser tirados da função de CC 'pra ontem'... Pra mim eles poderiam até ser utilizados em funções menos nobres, poderiam muito bem serem feitas adaptações neles, igual os Israelenses fazem com os blindados antigos...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#119 Mensagem por pt » Seg Jul 30, 2007 9:49 pm

O Brasil não tem condições de desenvolver um carro de combate pesado do tipo do Leopard.

Paises como a India e a China, baseiam-se em projectos de outros países juntando peças e juntando conceitos, mas não produzem um veículo realmente novo.

A India, por exemplo, continua a comprar o motor MTU do seu tanque pesado Arjun.

O desenvolvimento do Osório já teve lugar há 20 anos e a tecnologia e os desenvolvimentos ficaram parados.
Hoje a blindagem do Osorio não seria adequada e um tanque tem que ser exportado ou então produzido em quantidade aceitável.
Caso contrário, cai-se no mesmo problema da India, que produziu o Arjun, mas tem planos para produzir poucos porque fica mais barato comprar tanques russos ou ucranianos.

O Leopard-1 pode ser muito mais importante, se for aproveitado para por exemplo estudar novas blindagens, que são na prática o que diferencia os tanques.

O canhão, não tem grandes hipoteses de nacionalização, pois praticamente todos os canhões ocidentais são o L/55 da Rheinmetal nas suas várias derivações (inclusive a utilizada pelos americanos no Abrahams).

A possibilidade de serem utilizadas algumas unidades para peças e para estudos é interessante e poderá dar bons resultados se houver intenção e vontade de estudar as modernizações do Leopard-1.

Construir tanques no Brasil é possível/viável e colocar os pés no chão também é bom. Já há o exemplo da Argentina que produziu o TAM (que não é nada mais que um chassis alemão com uma torre em cima) e mesmo assim acabou resultando num carro fracamente blindado sem qualquer sofisticação electrónica.

O que é que a Argentinha ganhou com a produção do TAM?
Resposta: Nada
Os militares à boca fechada afirmam que têm o mais ineficaz carro de combate de todo o continente.
Mas orgulho eles têm.

Mas o orgulho tem fraca capacidade para resistir a projecteis anti-tanque.

Se futuramente a oportunidade que o Leopard-1 oferece for aproveitada (e se houver a intenção de aproveitar) já será boa notícia.
Aliás, muito boa notícia

Cumprimentos




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#120 Mensagem por César » Seg Jul 30, 2007 11:43 pm

Sou leigo em forças terrestres. Mas, mesmo correndo o risco de falar besteira, digo o seguinte: Não fico particularmente entusiasmado com essa compra, não por achá-la errada ou certa do ponto de vista técnico/logístico/custo-benefício(não tenho conhecimento pra isso), mas sim por acreditar que a compra de blindados não é uma prioridade.

Queria ver, isso sim, o EB comprar ou desenvolver algum SAM, uma defesa anti-aérea real e eficaz. Isso sim é o nosso calcanhar de Aquiles.

Contra quem usaríamos esses MBT? Contra a Argentina? O que temos já deve ser o suficiente, pois o Comando Militar do Sul possui 5 brigadas do EB só no RS, com quase todos os MBT´s do Brasil. Contra a Bolívia? O que a Bolívia tem? Contra o Chile? Como, se ele sequer faz fronteira conosco?

De fato, a única ameaça que me preocupava seria a da Venezuela, pois o Estado de Roraima tem um terreno mais propício ao uso de blindados. Mas não me parece que esses Leo serão sediados em Roraima, por questões políticas e logísticas, e não sei a extensão da força blindada da Venezuela(já vi venezuelanos comentando que, num cenário contra o Brasil, o uso de blindados faria pouco sentido).

Enfim, eu quero uns SAM. E, se for pra se proteger de alguma ameaça blindada, que se compre mísseis anti-tanque lançados do ombro, que são muito mais baratos e são eficientes, como o conflito Israel-Helzbollah demonstrou.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder