#79
Mensagem
por jauro » Sex Jul 27, 2007 3:31 pm
DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO LEOPARD 1 (Último Bol Ex)
FINALIDADE
Regular as medidas necessárias à implantação das VBC CC Leopard 1A5 e VBE Leopard 1 no Exército Brasileiro.
OBJETIVOS
- Orientar o planejamento, a execução, o controle e a avaliação das medidas para a implantação da Família Leopard 1 no Exército Brasileiro.
- Definir as atribuições do Estado-Maior do Exército (EME), dos Órgãos de Direção Setorial (ODS) e dos Comandos Militares de Área (C Mil A) envolvidos.
CONCEPÇÃO GERAL
a. Justificativa do Projeto
A maioria dos blindados sobre lagartas em uso no Exército Brasileiro apresenta variadas deficiências tecnológicas e dificuldades no campo da logística, além do estado de obsolescência das VBCCC M41-C, o que compromete o seu emprego operacional e exige a substituição, a modernização e as providências relacionadas à normalização do fluxo de suprimento e da manutenção dessas viaturas.
Nas últimas décadas, surgiu um excedente de carros de combate no mercado internacional, fruto de variados fatores, particularmente a redução nos arsenais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A VBC CC Leopard 1A5 é a versão mais moderna da série Leopard 1, possuindo todas as características das versões anteriores, agregando aperfeiçoamentos no sistema de tiro, optrônicos e torre.
Esta última protegida com uma blindagem suplementar contra os efeitos das granadas de carga oca.
Assim, o EB decidiu padronizar o seu carro de combate, mantendo prioritariamente um tipo de MEM e, recentemente, adquiriu 250 (duzentas e cinqüenta) VBC CC Leopard 1A5, 19 (dezenove) VBE Leopard e 05 (cinco) Torres Didáticas.
Essa aquisição foi realizada por meio do Acordo nº 0001/2006-D Log/EB-Externo, de 20 de dezembro de 2006, celebrado entre o Comando do Exército Brasileiro e o Ministério da Defesa da Alemanha.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.