KT-1 coreano derrota ALX na Turquia
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Cara Koslova , não entrei no mérito , apesar de mesmo no mérito eu discordar , respeitosamente, de tua posição. Quem emitiu um documento com requisitos mínimos para a aquisição de uma plataforma que , se analisarmos criteriosamente só incluiria o Super Tucano foi a USAF , a mesma que usa largamente seus B-1 em operações de supressão ao inimigo Taliban , Al-Qaedista et caterva , a partir de grandes altitudes e com um frequentemente grande número de baixas civis "colaterais". Aeronaves Coin , sabes melhor que eu , não são aparelhos com poder disuasório , para amedontar os vizinhos , que as forças aéreas adquirem e que dificilmente as usam em combate real ,armas para a garantir a paz .Plataformas COIN só se adquirem quando se precisa usá-las imediatamente , modernamente o Brasil e a Colômbia por razões sobejamente conhecidas , os cingaleses também querem para enfrentar os tigres tâmis .Por isso não vendem tanto . Os americanos desejam apoio de fogo aproximado (como fizeram no passado SKYRAIDER , A-37, BRONCO )atividade muito afeita a helicópteros , com baixa assinatura térmica .GRANDE ABRAÇO.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces escreveu: A mesma que usa largamente seus B-1 em operações de supressão ao inimigo Taliban , Al-Qaedista et caterva , a partir de grandes altitudes e com um frequentemente grande número de baixas civis "colaterais".
Baixas civis colaterais? O bombardeiro de de saturação de área não é feito pelo B-1, nos moldes do Vietnã, o que estes aviões fazem é utilizar armamento guiado para ataques com CEP inferior a 10 metros, algo melhor que qualquer aeronave COIN pode fazer.
Veja, não estou defendendo a solução adotada pela USAF, apenas questionando até que ponto eles realmente querem mudar seus paradigmas.
- Dieneces
- Sênior
Entendo o que dizes , Koslova , mas os ataques com armamento inteligente a grandes distâncias em ambientes comuns a civis , tem causado danos a estes sim . Toda hora a imprensa mostra. Grande maioria feita a larga distãncia e grande altura. Nenhuma bomba é suficientemente inteligente para discriminar amigo de inimigo , ainda. Em conflitos assimétricos é tática dos insurgentes misturarem-se à inocentes.Daí os danos "colaterais". O COIN implica em proteger resgate de tripulações aéreas abatidas atrás de linhas inimigas , apoio armado localizado contra pequenos grupos móveis de insurgentes ou sob cobertura , trabalhar próximo a infantes , contato visual com o terreno , diurno e modernamente - diurno , apoio a helicópteros . Se são os próprios americanos que chegaram a conclusão de que possuem necessidade de um vetor para tal fim , a despeito de possuírem o maior arsenal do planeta , não serei eu quem vai discordar.Saudações.Koslova escreveu:Dieneces escreveu: A mesma que usa largamente seus B-1 em operações de supressão ao inimigo Taliban , Al-Qaedista et caterva , a partir de grandes altitudes e com um frequentemente grande número de baixas civis "colaterais".
Baixas civis colaterais? O bombardeiro de de saturação de área não é feito pelo B-1, nos moldes do Vietnã, o que estes aviões fazem é utilizar armamento guiado para ataques com CEP inferior a 10 metros, algo melhor que qualquer aeronave COIN pode fazer.
Veja, não estou defendendo a solução adotada pela USAF, apenas questionando até que ponto eles realmente querem mudar seus paradigmas.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Olá
Se me permitem a minha opnião os pontos colocados por ambos se complementam no que diz respeito a USAF.
Ela realmente viu um excelente uso para os B-1, especialmente no que diz respeito a bombardear infiltrações guerrilheiras em altitudes extremas e lugares de dificil acesso. Por todos os pontos apresentados pela Koslova, essa aeronave se provou ideal para esse cenário.
O que se assemelha "um pouco" com o uso que foi feito do B-52 ainda no Vietnã.
Quanto ao uso de uma aeronave como o "Super Tucano" ele estaria mais voltado ao cenário como o do Iraque aonde é necessário uma aeronave voando 'próximo' a ação e que consiga ser orientado por tropas de terra e encontrar alvos em meio a população cívil e ainda não possuir as vulnerabilidades de um Helicóptero...
Além disso essa mesma aeronave poderia ser utilizada como 'escolta' a assaultos e exfiltração tal como os A-1 Skyriders foram utilizados no Vietnã.
Óbviamente fatores como barateamento da hora de vôo e habilidade de operar 'deslocada' também ajudam muito.
Meus 3 cents
[]s
CB_Lima
Se me permitem a minha opnião os pontos colocados por ambos se complementam no que diz respeito a USAF.
Ela realmente viu um excelente uso para os B-1, especialmente no que diz respeito a bombardear infiltrações guerrilheiras em altitudes extremas e lugares de dificil acesso. Por todos os pontos apresentados pela Koslova, essa aeronave se provou ideal para esse cenário.
O que se assemelha "um pouco" com o uso que foi feito do B-52 ainda no Vietnã.
Quanto ao uso de uma aeronave como o "Super Tucano" ele estaria mais voltado ao cenário como o do Iraque aonde é necessário uma aeronave voando 'próximo' a ação e que consiga ser orientado por tropas de terra e encontrar alvos em meio a população cívil e ainda não possuir as vulnerabilidades de um Helicóptero...
Além disso essa mesma aeronave poderia ser utilizada como 'escolta' a assaultos e exfiltração tal como os A-1 Skyriders foram utilizados no Vietnã.
Óbviamente fatores como barateamento da hora de vôo e habilidade de operar 'deslocada' também ajudam muito.
Meus 3 cents
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Uma coisa que também deve ser lembrado. O Exército americano está tirando alguns de seus Apaches da linha de frente e colocando mais Kiowas, e futuramente o novo Bell ARH, por um simples motivo, o Apache é muito grande e caro, sendo um alvo 'fácil' para armas portáteis e o Kiowa por ser menor, mais rápido e ter menor silhueta, está se saindo melhor, sem contar o fato dele usar um armamento muito mais simples do que o Apache, sendo composto apenas de metralhadoras e foguetes não-guiados. Não tem custo benefício algum se usar um Hellfire para explodir um cara armado com uma AK-47, sendo que pode-se fazer o mesmo com um Kiowa armado foguetes de 70mm. Acho que seria possível fazer um paralelo desse com o Super Tucano e um caça qualquer que esteja fazendo o atual papel COIN lá no Iraque.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Beronha escreveu:talharim escreveu:Gosto muito do Skyraider.
Gostaria muito de um dia poder comprar um com pintura original do Vietnan e sair por aí pilotando o bicho tomando Jack 12 anos e ouvindo cavalgada das valquirias.
com shampoo ou sem shampoo ?
Hehehehe... esse negócio de "Shampoo" pegou mesmo, rsrsrrsrs...
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
talharim escreveu:Gosto muito do Skyraider.
Gostaria muito de um dia poder comprar um com pintura original do Vietnan e sair por aí pilotando o bicho tomando Jack 12 anos e ouvindo cavalgada das valquirias.
O bom e velho Talha....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Dieneces
- Sênior
Conclusão típica Boloviana (e não boliviana ou bolivariana). Sensata e Precisa.Bolovo escreveu:Uma coisa que também deve ser lembrado. O Exército americano está tirando alguns de seus Apaches da linha de frente e colocando mais Kiowas, e futuramente o novo Bell ARH, por um simples motivo, o Apache é muito grande e caro, sendo um alvo 'fácil' para armas portáteis e o Kiowa por ser menor, mais rápido e ter menor silhueta, está se saindo melhor, sem contar o fato dele usar um armamento muito mais simples do que o Apache, sendo composto apenas de metralhadoras e foguetes não-guiados. Não tem custo benefício algum se usar um Hellfire para explodir um cara armado com uma AK-47, sendo que pode-se fazer o mesmo com um Kiowa armado foguetes de 70mm. Acho que seria possível fazer um paralelo desse com o Super Tucano e um caça qualquer que esteja fazendo o atual papel COIN lá no Iraque.