Nova Aquisição EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#61 Mensagem por Guerra » Seg Jul 23, 2007 3:46 pm

Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.

A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.

As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército! :?

Abraços!


Mas essa viaturas, pelo menos para o EB, não são viaturas para emprego tático, mas para emprego geral (para resuprimento. trasnporte de material, evacuação de feridos, lançamento de fios).




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#62 Mensagem por Guerra » Seg Jul 23, 2007 3:48 pm

Dieneces escreveu:
AMX escreveu:
jauro escreveu:NOVOS CHIVUNK 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

http://www.defesa.ufjf.br/fts/NCHIVUNKEB.pdf



E o que se fez daquele veículo desenvolvido com a Argentina, o Gaúcho?
Os argentinos seguem desenvolvendo ele , parece que vão encomendar alguns . Eu até agora não entendi essa redundância de desenvolvimento desses dois projetos , Gaúcho e Chivunk . Me parecem desenvolvimentos paralelos da mesma coisa.


Os dois são VLEGA (viatura leve de emprego geral aerotransportavel), também não sei porque os dois projetos.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Sniper » Seg Jul 23, 2007 3:53 pm

Dieneces escreveu:
Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.

A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.

As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército! :?

Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.


Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.

Felizmente já vemos sinais de melhora, ao menos eles estão se mechendo, tentando melhorar! :wink:

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#64 Mensagem por Dieneces » Seg Jul 23, 2007 4:11 pm

Sniper escreveu:
Dieneces escreveu:
Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.

A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.

As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército! :?

Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.


Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.

Felizmente já vemos sinais de melhora, ao menos eles estão se mechendo, tentando melhorar! :wink:

Abraços!
O Estado lastimável de ausência de equipamento atualizado no EB é consenso.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#65 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 23, 2007 4:56 pm

A noite...
Um grupo de elite...
Um C-390...
Paraquedas se abrindo...
Chivunk...

atrás das linhas inimigas...

Uma posição tomada...

acho que ele tem muita utilidade sim... :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39144
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

#66 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Jul 23, 2007 5:05 pm

Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado! :roll:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#67 Mensagem por Sniper » Seg Jul 23, 2007 5:12 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado! :roll:


X2!

Se sou um PQD dependendo da distância sou mais ir a pé do que em uma gaiola dessas... :?




Imagem
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#68 Mensagem por Moccelin » Seg Jul 23, 2007 8:02 pm

Sniper escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado! :roll:


X2!

Se sou um PQD dependendo da distância sou mais ir a pé do que em uma gaiola dessas... :?


Bom... Ele pode ser usado para esses 'serviços gerais' de transporte, pode ser usado para Rec, no Esq C Pqd, além de que é uma plataforma onde se pode pendurar uma Mag e uma .50... Mais alguns ALACs, mais um ou dois IGLA... E por aí vai... Isso para 4 militares, altamente treinados, inclusive no uso do próprio veículo... Bem melhor do que andar, 30km a pé... Carregando um peso desgramado, tendo que largar o equipamento pesado em caso de enfrentamento com o inimigo...

É uma pena essa história de dois projetos para um fim...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#69 Mensagem por Guerra » Ter Jul 24, 2007 9:07 am

Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.



Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#70 Mensagem por Guerra » Ter Jul 24, 2007 9:15 am

Eu acho que esta havendo confusão, na minha opinião o CHIVUNK e o gaucho são VLEGA, acho que estamos confundindo com uma VTL


Imagem




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#71 Mensagem por Sniper » Ter Jul 24, 2007 9:48 am

SGT GUERRA escreveu:
Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.



Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?


De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso? :?




Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#72 Mensagem por Guerra » Ter Jul 24, 2007 10:01 am

Sniper escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.



Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?


De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso? :?


Mas vocês estão analisando a VTR como se ela fosse feita para entrar em combate numa unidade mecanizada, e ninguém até agora disse que ela vai ser empregada em unidade mecanizada, ou em qualquer ambiente de combate.
A principio ela vai usada ela vai ser empregada na retaguarda, ou em operações especiais.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#73 Mensagem por Sniper » Ter Jul 24, 2007 11:49 am

SGT GUERRA escreveu:
Sniper escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Sniper escreveu:
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.



Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?


De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso? :?


Mas vocês estão analisando a VTR como se ela fosse feita para entrar em combate numa unidade mecanizada, e ninguém até agora disse que ela vai ser empregada em unidade mecanizada, ou em qualquer ambiente de combate.
A principio ela vai usada ela vai ser empregada na retaguarda, ou em operações especiais.


Sim, estava tratando de dois assuntos diferentes na mesma mensagem... :oops:

Abraço!




Imagem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#74 Mensagem por jauro » Ter Jul 24, 2007 3:30 pm





"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#75 Mensagem por jauro » Sex Jul 27, 2007 2:32 pm

VIATURA TÁTICA LEVE DE RECONHECIMENTO AGRALE
UMA NOVA EVOLUÇÃO NO CONCEITO 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO


http://www.defesa.ufjf.br/fts/VTLAM.pdf




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder