Koslova escreveu:Agora, Walter, Marino, também tem o revés desta história.
Se eu fosse ministra da defesa e lê-se a reportagem da VEJA com uma série de acusações sobre a atuação do SIVAM, como uma lista de radares inoperantes, aviões transferidos de bases áreas da Amazônia, sistemas de comunicação inoperantes etc...
A minha primeira reação, caso tivesse convicção que aquilo tudo é mentira, seria pedir para o meu setor de comunicação social convidar duas dúzias de jornalistas, dos principais veículos de imprensa, colocar em um VC-99 e mandá-los para um tour de 2 dias pelas instalações do SIVAM, mostrar os radares operando, os aviões A-29 em alerta, mostrar os vídeos das interceptações e treinamentos.
Já que estamos no campo das “teorias” eu temo que a FAB esteja sendo chantageada.
Isto é, que uma fração da FAB com interesses escusos ao bem comum da força e do país, esteja se prevalecendo do acesso de informações que não sejam interesse da FAB divulgar porque pode comprometer o seu comando.
É uma afirmação? Não, é apenas uma teoria, uma hipótese sem a retoma chance de comprovação.
Porque digo isto?
Porque as ações de motim entre sargentos em Brasília, a divulgação de informações desencontradas para jornalistas, o que resultou na matéria da VEJA, ou supostas ações de sabotagem como a de Manaus, só são encorajadas quando existe alguma hipótese de que a punição não será tão provável quando parece em teoria.
Fazendo uma analogia, a meses atrás o Brasil perdeu uma grande chance de abrir a caixa preta da INFRAERO e conhecer a “sacanagem” que é esta empresa. Não o fez porque, PT, PSDB e Aeronáutica todos tem um pouco de rabo preso nesta historia. Iria sobrar lama pra todo mundo, então o melhor foi deixar quieto.
Temo que exista situação parecida na FAB, entre comandantes e comandados, existe tanto rabo preso que tudo precisa ser tratado com uma grande cortina de aparências.
Volto a dizer, é apenas uma teoria, mas não a descarto.
Olá Koslova,
você tocou no ponto certo, colocou o dedo na ferida. É isto mesmo que está acontecendo. O problema é que torna-se difícil falar abertamente por aqui, assim o melhor é tratarmos do assunto no campo das "especulações" e da "teoria da conspiração".
Existe um detalhe: as coisas começaram lá no último governo e este aceitou "manter as coisas sobre controle", ou seja, acabou se envolvendo na coisa e passou a ser tão responsável quanto o anterior.
Você sabe muito bem que o que hoje não passa de uma "teoria" poderá ser confirmada mais adiante, porém demandará tempo (10, 20 anos? Não sei...)
Abraços cordiais,
Orestes