CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#361 Mensagem por Skyway » Seg Jul 23, 2007 4:02 pm

alcmartin escreveu:
Skyway escreveu:Exame da caixa-preta prova que piloto tentou frear o avião

A pista molhada, escorregadia e inacabada do aeroporto contribuiu de algum modo para que ocorresse a tragédia.
...
A segunda caixa-preta, a que revela os diálogos entre os dois pilotos do avião e a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, só chegou ontem por lá.
...
É possível que nas próximas 48 horas se venha a saber por que fracassou a manobra de frear o Airbus. O mais provável é que tenha havido a soma de dois fatores: um defeito técnico no avião e a pista imprópria naquelas condições para a aterrissagem de um aparelho com as dimensões e o peso do Airbus.


Eu odeio fazer isso, especular, mas em cima do que foi dito e p/que nao fiquem pensando que estou torcendo p/que seja a pista a culpada.
Se o FADEC teve algum problema e não inibiu o reverso pinado(concha fechada) e este foi acionado, ja que no A320 ele não leva trava no comando, voce teria um motor em reverso freiando e outro acelerando...


Engraçado, eu citei essa possibilidade no início desse tópico e em vários outros fóruns mas ninguem deu ouvido.... :roll:

Me falaram até que um motor puxando e outro empurrando geraria uma força impossível de se segurar com lemes ou freio. O avião iria pro lado sem pestanejar.




AD ASTRA PER ASPERA
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#362 Mensagem por Sniper » Seg Jul 23, 2007 4:23 pm

alcmartin escreveu:
Skyway escreveu:Exame da caixa-preta prova que piloto tentou frear o avião

A pista molhada, escorregadia e inacabada do aeroporto contribuiu de algum modo para que ocorresse a tragédia.
...
A segunda caixa-preta, a que revela os diálogos entre os dois pilotos do avião e a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, só chegou ontem por lá.
...
É possível que nas próximas 48 horas se venha a saber por que fracassou a manobra de frear o Airbus. O mais provável é que tenha havido a soma de dois fatores: um defeito técnico no avião e a pista imprópria naquelas condições para a aterrissagem de um aparelho com as dimensões e o peso do Airbus.


Eu odeio fazer isso, especular, mas em cima do que foi dito e p/que nao fiquem pensando que estou torcendo p/que seja a pista a culpada.
Se o FADEC teve algum problema e não inibiu o reverso pinado(concha fechada) e este foi acionado, ja que no A320 ele não leva trava no comando, voce teria um motor em reverso freiando e outro acelerando...


Mas não se pode culpar apenas o reverso (não que o amigo esteja fazendo isso... :wink: ).

Quando da entrevista do responsável pelo setor de manutenção da TAM o mesmo disse que os Manuais do A-320 indicam uma operação segura da aeronave com até mesmo 2 reversos pinados. Como alguns amigos disseram, o reverso é apenas um bônus e não pode ser um fator cabal para desencadar ou não um acidente como alguns estão pintando (claramente tentando por a culpa na TAM).

Se formos "especular" nesse sentido sobram duas alternativas: Falha na pista ou falha do piloto. Como mortos não falam e muito menos podem se defenser, creio que já arranjaram um culpado pelo acidente!

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#363 Mensagem por Paisano » Seg Jul 23, 2007 4:32 pm

Paisano escreveu:Congonhas - TAM - Reversor - Defeito - Acidente - Mortes. :shock:

Tenho a impressão de já ter visto esse filme de terror. :?


:? :? :? :? :?




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#364 Mensagem por alcmartin » Seg Jul 23, 2007 4:56 pm

Srs., por favor,

meu comentário foi somente p/ clarear que há uma POSSIBILIDADE, entre muitas. Já tinha dito ao Skyway, lá atrás, nào especificando tanto, porque, como disse, não é de meu agrado especular.

Acidentes são sempre soma de fatores. Este nào deverá ser diferente. Só o quis deixar claro desde o inicio é que a pista é sim, fator contribuinte. Mais tem mais. Vai aparecer.

O que importa é que se tome medidas p/evitar que se repita, seja a nivel de governo,de empresas, de fabricante. Essa é a minha torcida, a minha esperança.

abs!




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#365 Mensagem por Skyway » Seg Jul 23, 2007 5:17 pm

alcmartin escreveu:Srs., por favor,

meu comentário foi somente p/ clarear que há uma POSSIBILIDADE, entre muitas. Já tinha dito ao Skyway, lá atrás, nào especificando tanto, porque, como disse, não é de meu agrado especular.

Acidentes são sempre soma de fatores. Este nào deverá ser diferente. Só o quis deixar claro desde o inicio é que a pista é sim, fator contribuinte. Mais tem mais. Vai aparecer.

O que importa é que se tome medidas p/evitar que se repita, seja a nivel de governo,de empresas, de fabricante. Essa é a minha torcida, a minha esperança.

abs!


Eu entendi o que vc quis dizer e até já mencionei que confirmar ou descartar alguma coisa sem investigação não é muito inteligente....acidentes desse porte quase nunca são por um fator apenas.

O que eu quis dizer no post acima é que essa bola que vc levantou agora, eu já levantei faz tempo. :wink:

Só isso.


Mas talvez ninguem tenha dado importância por que fui eu que falei...o que eu entendo disso né. :?




AD ASTRA PER ASPERA
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#366 Mensagem por alcmartin » Seg Jul 23, 2007 5:22 pm

Não, de forma nenhuma, Skyway... :D O crédito é seu,hehe!

Eu vi sua mensagem anterior e não comentei por principio. Agora levantei, acrescentando uns dados, p/que não fiquem pensando que estou c/bandeira política e tais...

abs!

Ps-editado por erro de portugues!! :oops:




Editado pela última vez por alcmartin em Seg Jul 23, 2007 5:25 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

#367 Mensagem por jambockrs » Seg Jul 23, 2007 5:22 pm

LEO escreveu:
Bolovo escreveu:Só gostaria de saber porque a FAB deu a medalha Santos Dumont para o presidente e a vice-presidente da ANAC, sendo que são dois pulhas, não fizeram nada, e nunca farão nada de útil pela aviação civil do país, sequer falaram algo sobre o acidente do JJ3054.

Pois é. Um militar deve levar uma vida toda pra ganhar uma honraria destas, enquanto alguns ganham quase de graça...

Meus prezados:
Presidente da ANDDPTA devolve medalha recebida.
Em carta ao comandante da aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, Cláudio Candiota Filho, afirma que devolverá a medalha Santos Dumont. O motivo é a concessão da mesma distinção a diretores da Agência Nacional de Aviação Civil. Segundo ele, "assim procedo em respeito à memória das vítimas das tragédias da GOL e da TAM"
fonte: jornal "Zero Hora" 23 jul 2007




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#368 Mensagem por Sniper » Seg Jul 23, 2007 5:32 pm

jambockrs escreveu:
LEO escreveu:
Bolovo escreveu:Só gostaria de saber porque a FAB deu a medalha Santos Dumont para o presidente e a vice-presidente da ANAC, sendo que são dois pulhas, não fizeram nada, e nunca farão nada de útil pela aviação civil do país, sequer falaram algo sobre o acidente do JJ3054.

Pois é. Um militar deve levar uma vida toda pra ganhar uma honraria destas, enquanto alguns ganham quase de graça...

Meus prezados:
Presidente da ANDDPTA devolve medalha recebida.
Em carta ao comandante da aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, Cláudio Candiota Filho, afirma que devolverá a medalha Santos Dumont. O motivo é a concessão da mesma distinção a diretores da Agência Nacional de Aviação Civil. Segundo ele, "assim procedo em respeito à memória das vítimas das tragédias da GOL e da TAM"
fonte: jornal "Zero Hora" 23 jul 2007


Chupa que a cana é doce... :twisted:




Imagem
Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

#369 Mensagem por Koslova » Seg Jul 23, 2007 6:31 pm

FAB desmente informações de deputado sobre análise da caixa-preta

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado nesta segunda-feira que são improcedentes as afirmações que indicam que o piloto do Airbus-A320 da TAM não teria tentado arremeter na terça-feira passada, data do maior acidente da história do país. A Folha Online apurou que a informação foi transmitida hoje ao presidente pelo brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) .

De acordo com Kersul Filho, no grau em que estão as investigações envolvendo a caixa-preta do Airbus não se pode afirmar nada nem especular dados. O brigadeiro telefonou hoje para o presidente da República informando sobre o andamento das investigações.

A negativa do militar foi uma resposta à informação do deputado Efraim Filho (DEM-PB), que está em Washingnton (EUA), acompanhando as investigações sobre a caixa-preta.

Segundo o parlamentar, a avaliação preliminar na caixa-preta do Airbus-A320 da TAM mostra que o piloto não tentou arremeter o avião para impedir o acidente que deixou cerca de 200 mortos, na última terça-feira.

"Ao terminar a pista, a aeronave teve uma trajetória elíptica. Não há nada que indique que ela tinha potência para decolar, nenhum dado na caixa-preta que diga que o piloto tentou retomar a velocidade", afirmou à Folha Online Efraim Filho.

Para o deputado, o piloto tentou frear a aeronave antes da colisão com o prédio da TAM Express, reforçando a tese de falha mecânica no Airbus, aliada a problemas na pista de Congonhas.

"O motivo por que o piloto não conseguiu frear é o grande 'X' dessa questão. Foi um problema do motor, da pista? Eu tenho convicção de que a pista não tinha condições adequadas de segurança. Mas temos que investigar tudo, inclusive a possibilidade de falha humana", afirmou.

Efraim Filho e o relator da CPI do Apagão na Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), estão nos Estados Unidos para acompanhar a transcrição dos diálogos registrados pela caixa-preta do Airbus.

Segundo Efraim Filho, os peritos devem ter amanhã os primeiros resultados das análises preliminares da caixa de voz da aeronave, que registrou os diálogos dos pilotos do Airbus. Ele e Maia já tiveram conversas com técnicos do NTSB (National Transportation Safety Board) --órgão que realiza a perícia na caixa-preta- - e com autoridades do governo brasileiro nos EUA.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#370 Mensagem por Clermont » Seg Jul 23, 2007 6:52 pm

jambockrs escreveu:Presidente da ANDDPTA devolve medalha recebida.

Em carta ao comandante da aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, Cláudio Candiota Filho, afirma que devolverá a medalha Santos Dumont. O motivo é a concessão da mesma distinção a diretores da Agência Nacional de Aviação Civil. Segundo ele, "assim procedo em respeito à memória das vítimas das tragédias da GOL e da TAM"


Parabéns à integridade deste cavalheiro. E repúdio aos apadrinhados políticos da ANAC que não tem nem a dignidade de solicitarem exoneração e nem vergonha na cara para devolverem a condecoração.

E pêsames à memória de Santos Dumont que não merecia ter seu nome exposto dessa forma por culpa da Força Aérea Brasileira.


Koslova escreveu:
(...)

A negativa do militar foi uma resposta à informação do deputado Efraim Filho (DEM-PB), que está em Washingnton (EUA), acompanhando as investigações sobre a caixa-preta.


Taí, ouvi um cidadão perguntar na rádio: o que fazem esses parlamentares em Washington "acompanhando investigações"?

Seriam eles peritos técnicos altamente qualificados em recuperação de dados de "caixas-pretas"?

Ou seria mais uma desculpa para torrar o meu, o seu, o nosso dim-dim, em turismo nos "States"?




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#371 Mensagem por Skyway » Seg Jul 23, 2007 6:53 pm

Hahahaha, ótimo, vai ficar nesse disse-me-disse até sair o laudo oficial. Eu tambem achei meio precipitado dizer isso sem ouvir as gravações da cabine...e nem analizar 100% dos dados relevantes. Dizer que ele não quis arremeter e depois ouvir na cabine ele falando algo tipo "vamos arremeter!"...não fica bem... :?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#372 Mensagem por Skyway » Seg Jul 23, 2007 6:54 pm

Clermont escreveu:Taí, ouvi um cidadão perguntar na rádio: o que fazem esses parlamentares em Washington "acompanhando investigações"?

Seriam eles peritos técnicos altamente qualificados em recuperação de dados de "caixas-pretas"?

Ou seria mais uma desculpa para torrar o meu, o seu, o nosso dim-dim, em turismo nos "States"?


Tambem pensei assim. :x




AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#373 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jul 23, 2007 9:36 pm

Skyway escreveu:
Clermont escreveu:Taí, ouvi um cidadão perguntar na rádio: o que fazem esses parlamentares em Washington "acompanhando investigações"?

Seriam eles peritos técnicos altamente qualificados em recuperação de dados de "caixas-pretas"?

Ou seria mais uma desculpa para torrar o meu, o seu, o nosso dim-dim, em turismo nos "States"?


Tambem pensei assim. :x


E ainda tem queaguentar esse tipo de coisa,meu Deus.

O que que essas duas bestas entendem de avião. Será que ao menos conhecem de algum princípio de física que rege a aerodinãmica. Uma equaçãozinha de bernoulli, algo assim?

Tenho vontade de falar um palavrão para esses dois, mandar os dois irem se .... vcs sabem o quê...

Ainda bem que a Aeronáutica visivelmente irritada com os dois trapalhões fazendo turismo, deu um cala boca na forma de uma esclarecedora nota oficial.

Mas esse é o típico exemplo de maturidade parlamentar que temos por aqui..., e nós estamos financiando os dois bobões(que devem estar sendo solenemente ignorados pelos americanos do NTSB).

Os caras estão é atrapalhando.

E algumas pessoas ainda se perguntam como nós chegamos até aqui...

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#374 Mensagem por Moccelin » Ter Jul 24, 2007 12:07 am

cicloneprojekt escreveu:
Skyway escreveu:
Clermont escreveu:Taí, ouvi um cidadão perguntar na rádio: o que fazem esses parlamentares em Washington "acompanhando investigações"?

Seriam eles peritos técnicos altamente qualificados em recuperação de dados de "caixas-pretas"?

Ou seria mais uma desculpa para torrar o meu, o seu, o nosso dim-dim, em turismo nos "States"?


Tambem pensei assim. :x


E ainda tem queaguentar esse tipo de coisa,meu Deus.

O que que essas duas bestas entendem de avião. Será que ao menos conhecem de algum princípio de física que rege a aerodinãmica. Uma equaçãozinha de bernoulli, algo assim?

Tenho vontade de falar um palavrão para esses dois, mandar os dois irem se .... vcs sabem o quê...

Ainda bem que a Aeronáutica visivelmente irritada com os dois trapalhões fazendo turismo, deu um cala boca na forma de uma esclarecedora nota oficial.

Mas esse é o típico exemplo de maturidade parlamentar que temos por aqui..., e nós estamos financiando os dois bobões(que devem estar sendo solenemente ignorados pelos americanos do NTSB).

Os caras estão é atrapalhando.

E algumas pessoas ainda se perguntam como nós chegamos até aqui...

sds

Walter


Acabou de passar no "Jornal da Globo" os dois palhaços falando m...

O cara teve o desparate de dizer que eles tem que participar da 'análise' das caixas pretas porque "a Aeronáutica irá procurar as causas do acidente, e eles (CPI do Apagão Aéreo) estão procurando os responsáveis..." vai entender! Ah, amanhã eles irão 'participar' (leia-se atrapalhar) diretamente, nos laboratórios...

EDITADO
Amanhã não... Hoje... Já são 00:07... :lol: :lol: :lol:




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#375 Mensagem por Dieneces » Ter Jul 24, 2007 12:18 am

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito tem poderes para essa sorte de acompanhamentos de investigações . Se eles vão , tão gastando diárias . Se não vão , são omissos . Acho correto que estejam lá .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder