Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mensagem
por Guerra » Seg Jul 23, 2007 3:46 pm
Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.
A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.
As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército!
Abraços!
Mas essa viaturas, pelo menos para o EB, não são viaturas para emprego tático, mas para emprego geral (para resuprimento. trasnporte de material, evacuação de feridos, lançamento de fios).
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
Guerra
- Sênior
Mensagem
por Guerra » Seg Jul 23, 2007 3:48 pm
Dieneces escreveu:AMX escreveu:E o que se fez daquele veículo desenvolvido com a Argentina, o Gaúcho?
Os argentinos seguem desenvolvendo ele , parece que vão encomendar alguns . Eu até agora não entendi essa redundância de desenvolvimento desses dois projetos , Gaúcho e Chivunk . Me parecem desenvolvimentos paralelos da mesma coisa.
Os dois são VLEGA (viatura leve de emprego geral aerotransportavel), também não sei porque os dois projetos.
-
Sniper
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Seg Jul 23, 2007 3:53 pm
Dieneces escreveu:Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.
A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.
As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército!
Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Felizmente já vemos sinais de melhora, ao menos eles estão se mechendo, tentando melhorar!
Abraços!
-
Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Mensagem
por Dieneces » Seg Jul 23, 2007 4:11 pm
Sniper escreveu:Dieneces escreveu:Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.
Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.
Concordo, o emprego deste veículo é muitíssimo restrito e específico tendo o EB que melhorar bastante as suas unidades mecanizadas que me desculpem a franqueza, estão uma lástima.
Felizmente já vemos sinais de melhora, ao menos eles estão se mechendo, tentando melhorar!
Abraços!
O Estado lastimável de ausência de equipamento atualizado no EB é consenso.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
-
Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Seg Jul 23, 2007 4:56 pm
A noite...
Um grupo de elite...
Um C-390...
Paraquedas se abrindo...
Chivunk...
atrás das linhas inimigas...
Uma posição tomada...
acho que ele tem muita utilidade sim...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2848 vezes
Mensagem
por cabeça de martelo » Seg Jul 23, 2007 5:05 pm
Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado!
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".
O insulto é a arma dos fracos...
-
Sniper
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Seg Jul 23, 2007 5:12 pm
cabeça de martelo escreveu:Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado!
X2!
Se sou um PQD dependendo da distância sou mais ir a pé do que em uma gaiola dessas...
-
Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Mensagem
por Moccelin » Seg Jul 23, 2007 8:02 pm
Sniper escreveu:cabeça de martelo escreveu:Eu só posso recorrer ao caso Português, nós cá temos o FAV-01 Americano...nunca foi usado nas missões no estrangeiro, só mesmo nos exercicios. Pessoalmente acho que é mais para Inglês ver do que para ser usado!
X2!
Se sou um PQD dependendo da distância sou mais ir a pé do que em uma gaiola dessas...
Bom... Ele pode ser usado para esses 'serviços gerais' de transporte, pode ser usado para Rec, no Esq C Pqd, além de que é uma plataforma onde se pode pendurar uma Mag e uma .50... Mais alguns ALACs, mais um ou dois IGLA... E por aí vai... Isso para 4 militares, altamente treinados, inclusive no uso do próprio veículo... Bem melhor do que andar, 30km a pé... Carregando um peso desgramado, tendo que largar o equipamento pesado em caso de enfrentamento com o inimigo...
É uma pena essa história de dois projetos para um fim...
The cake is a lie...
-
Guerra
- Sênior
Mensagem
por Guerra » Ter Jul 24, 2007 9:07 am
Sniper escreveu:
Sniper, onde você tirou a informação que essa VTr vai ser usada para combate?
-
Guerra
- Sênior
Mensagem
por Guerra » Ter Jul 24, 2007 9:15 am
Eu acho que esta havendo confusão, na minha opinião o CHIVUNK e o gaucho são VLEGA, acho que estamos confundindo com uma VTL
-
Sniper
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Ter Jul 24, 2007 9:48 am
SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:
De lugar nenhum! Onde eu afirmei isso?
-
Guerra
- Sênior
Mensagem
por Guerra » Ter Jul 24, 2007 10:01 am
Sniper escreveu:SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:
Mas vocês estão analisando a VTR como se ela fosse feita para entrar em combate numa unidade mecanizada, e ninguém até agora disse que ela vai ser empregada em unidade mecanizada, ou em qualquer ambiente de combate.
A principio ela vai usada ela vai ser empregada na retaguarda, ou em operações especiais.
-
Sniper
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Ter Jul 24, 2007 11:49 am
SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:SGT GUERRA escreveu:Sniper escreveu:
Mas vocês estão analisando a VTR como se ela fosse feita para entrar em combate numa unidade mecanizada, e ninguém até agora disse que ela vai ser empregada em unidade mecanizada, ou em qualquer ambiente de combate.
A principio ela vai usada ela vai ser empregada na retaguarda, ou em operações especiais.
Sim, estava tratando de dois assuntos diferentes na mesma mensagem...
Abraço!
-
jauro
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Mensagem
por jauro » Ter Jul 24, 2007 3:30 pm
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
-
jauro
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Mensagem
por jauro » Sex Jul 27, 2007 2:32 pm
VIATURA TÁTICA LEVE DE RECONHECIMENTO AGRALE
UMA NOVA EVOLUÇÃO NO CONCEITO 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO
http://www.defesa.ufjf.br/fts/VTLAM.pdf
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.