Nova Aquisição EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#46 Mensagem por Dieneces » Ter Jun 26, 2007 1:14 pm

Acho que é só uma questão cronológica , doravante veremos muitos Marruá nas FFAA brasileiras.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#47 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Jun 26, 2007 1:30 pm

Boa tarde a todos,

Diante do fato, me parece que as Land Rovers (excelentes viaturas, porém, com manutenção cara), foram escolhidas como veículo-padrão. Acho que a compra de algumas unidades dos jeeps Marruás só se deu para dar uma força a indústria nacional. Não consigo imaginar outra hipótese.

Abraços.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#48 Mensagem por Moccelin » Ter Jun 26, 2007 2:24 pm

Ter mais de um veículo operacional... Assim se uma empresa tiver problemas em prestar manutenção em caso de necessidade há a outra que já é fornecedora... É uma das hipóteses...




The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#49 Mensagem por jauro » Ter Jun 26, 2007 3:14 pm

Minha opinião, baseado no que eu já vi por aí!

O EB tem um contrato com a LR para a entrega de 900Vtr.
Ainda não recebeu todas, pois o cronograma de desembolso é anual e não há recursos suficientes para a compra de todas em um só ano, então ainda faltam LR para serem entregues.
Neste meio tempo o Marruá (1/4 e 3/4ton) é homologado (no papel) como viável para o EB.
Então com sobras de caixa de final de ano, adquirem-se 8 Marruás para experimento e futura substituição pelo 3/4 e 1/4Ton mais velhos.

Acredito ser impossível cumprir-se um contrato (grande) com a Agrale enquanto não se findar o da LR.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#50 Mensagem por trabuco » Ter Jun 26, 2007 3:32 pm

Dieneces escreveu:
jauro escreveu:
silverstone2 escreveu:
talharim escreveu:Outra :

EXTRATO DE CONTRATO Nº 17/2007
Nº Processo: 6444722200798. Contratante: COMANDO DO EXERCITO
-CNPJ Contratado: 03470727000120. Contratado : FORD MOTOR
COMPANY BRASIL LTDA -Objeto: Aquisição de dez viaturas de transporte
não especializado 3/4 ton, 4x4, VOP 2, marca LAND ROVER 110
Militarizada.
Fundamento Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93
Vigência: 04/06/2007 a 30/11/2007. Valor Total: R$1.329.000,00. Fonte:
100000000 - 2007NE900196. Data de Assinatura: 04/06/2007.
(SICON - 06/06/2007)



INCRÍVEL essa compra do Land Rover, é mais caro de adquirir e mais caro de manter que o Marruá 3/4. Além do mais o Marruá é fabricado no Brasil, o que seria uma vantagem. Nos resta pensar que o Marruá é um veículo ruim ou que o EB tem problemas com a Agrale. :?:


Este Extrato de contrato ainda faz parte das 900 LR adquiridas em 2002.
Essa explicação me parece a mais coerente , até porque o Landrover agora não é mais fabricado aqui e o Marruá é 100% nacional.


O mais incrível é que em 2002 a Land Rover já havia anunciado a sua desativação no Brasil e mesmo assim o EB fechou contrato.




Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#51 Mensagem por trabuco » Ter Jun 26, 2007 3:34 pm

Dieneces escreveu:Acho que é só uma questão cronológica , doravante veremos muitos Marruá nas FFAA brasileiras.


Seria o mais sensato.

Vou esperar o EB leiloar os LR que não vão conseguir manter, quem sabe não consigo ter um LR por preço baixo.... :lol:




Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#52 Mensagem por trabuco » Ter Jun 26, 2007 3:49 pm

Mais Marruá:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas versões CARGO já foram adquiridas pelo EB:

Imagem




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#53 Mensagem por Moccelin » Qua Jun 27, 2007 4:19 am

trabuco escreveu:
Dieneces escreveu:Acho que é só uma questão cronológica , doravante veremos muitos Marruá nas FFAA brasileiras.


Seria o mais sensato.

Vou esperar o EB leiloar os LR que não vão conseguir manter, quem sabe não consigo ter um LR por preço baixo.... :lol:


Então são dois... Aí quem sabe eu estaciono uma LR na garagem pra fazer companhia para a minha Veraneio 1971 que também já foi do EB (comprada em leilão) hehehehehehe...




The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#54 Mensagem por jauro » Qua Jun 27, 2007 12:49 pm

trabuco escreveu:
Dieneces escreveu:
jauro escreveu:
silverstone2 escreveu:
talharim escreveu:Outra :

EXTRATO DE CONTRATO Nº 17/2007
Nº Processo: 6444722200798. Contratante: COMANDO DO EXERCITO
-CNPJ Contratado: 03470727000120. Contratado : FORD MOTOR
COMPANY BRASIL LTDA -Objeto: Aquisição de dez viaturas de transporte
não especializado 3/4 ton, 4x4, VOP 2, marca LAND ROVER 110
Militarizada.
Fundamento Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93
Vigência: 04/06/2007 a 30/11/2007. Valor Total: R$1.329.000,00. Fonte:
100000000 - 2007NE900196. Data de Assinatura: 04/06/2007.
(SICON - 06/06/2007)



INCRÍVEL essa compra do Land Rover, é mais caro de adquirir e mais caro de manter que o Marruá 3/4. Além do mais o Marruá é fabricado no Brasil, o que seria uma vantagem. Nos resta pensar que o Marruá é um veículo ruim ou que o EB tem problemas com a Agrale. :?:


Este Extrato de contrato ainda faz parte das 900 LR adquiridas em 2002.
Essa explicação me parece a mais coerente , até porque o Landrover agora não é mais fabricado aqui e o Marruá é 100% nacional.


O mais incrível é que em 2002 a Land Rover já havia anunciado a sua desativação no Brasil e mesmo assim o EB fechou contrato.


Este artigo ajuda clarear um pouco a questão.

http://www.defesa.ufjf.br/fts/LANDROVERMILITAR.pdf




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
dbotura
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 143
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 4:13 pm
Localização: Mirassol-SP

A mesma idiotice de sempre...

#55 Mensagem por dbotura » Seg Jul 02, 2007 9:36 am

Os caras compram LR, importados, depois a Agrale quebra e coloca mais um punhado de gente desempregada na rua.......eta paisinho..........BURRO!!!!!!




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#56 Mensagem por jauro » Seg Jul 23, 2007 12:49 pm

NOVOS CHIVUNK 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

http://www.defesa.ufjf.br/fts/NCHIVUNKEB.pdf




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#57 Mensagem por Sniper » Seg Jul 23, 2007 1:31 pm

Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.

A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.

As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército! :?

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
AMX
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Ago 04, 2005 1:01 pm

#58 Mensagem por AMX » Seg Jul 23, 2007 2:03 pm

jauro escreveu:NOVOS CHIVUNK 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

http://www.defesa.ufjf.br/fts/NCHIVUNKEB.pdf



E o que se fez daquele veículo desenvolvido com a Argentina, o Gaúcho?




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#59 Mensagem por Dieneces » Seg Jul 23, 2007 2:25 pm

AMX escreveu:
jauro escreveu:NOVOS CHIVUNK 4x4 PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

http://www.defesa.ufjf.br/fts/NCHIVUNKEB.pdf



E o que se fez daquele veículo desenvolvido com a Argentina, o Gaúcho?
Os argentinos seguem desenvolvendo ele , parece que vão encomendar alguns . Eu até agora não entendi essa redundância de desenvolvimento desses dois projetos , Gaúcho e Chivunk . Me parecem desenvolvimentos paralelos da mesma coisa.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#60 Mensagem por Dieneces » Seg Jul 23, 2007 2:32 pm

Sniper escreveu:Depois de lêr vários relatos sobre a guerra do Iraque, principalmente em ambiente urbano, tenho dúvidas se esse tipo de veículo como o CHIVUNK têm alguma efetividade em um cenário moderno de guerra de guerrilha e contra-insurgência.

A sua guarnição estaría completamente vulnerável em caso de algum contato com o inimigo se valendo apenas de sua questinável velocidade para uma evasão, mesmo assim, estaría sujeita a artefatos explosivos improvisados e coisas do tipo. Está cada vez mais claro que o futuro dos conflitos se dará muito mais em ambientes urbanos, contra forças irregulares do que em campos abertos ou florestas.

As viaturas (emprego geral e de transporte de tropa) do Exército não têm blindagem ou são fracamente blindadas se mostrando quase nulas em um ambiente urbano de alta intensidade ( O Haiti já mostrou isso, mesmo sendo de baixa intensidade...) e acredito que seja um ponto a ser melhorado, e muito, no Exército! :?

Abraços!
Esse tipo de veículo se baseia em sua mobilidade e furtividade para transportar tropas de deslocamento rápido , como paraquedistas , Sniper , precisa ser leve e modular para ser aerotransportado facilmente . Além disso é um veículo barato .Lógico que não visa enfrentamento com o inimigo , a menos que seja aquela situação em que , camuflado , atire primeiro e depois...sebo nas canelas. A proteção dele é zero , como disseste , mas é melhor do que fazer um paraquedista caminhar com toda a tralha às costas.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder