Revista Veja : Sivam problemático

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#241 Mensagem por Morcego » Dom Jul 22, 2007 7:09 pm

vilmarmoccelin escreveu:
morcego escreveu:Imagem
Parentes e amigos das vítimas da tragédia choram num protesto em Congonhas



Os passageiros do vôo 3054 cometeram vários crimes que justificam sua responsabilização sumária. O primeiro foi o de existir. Não satisfeitos, existiram em número expressivo: 187. Num flagrante desafio à ordem, compraram bilhetes sem perguntar se os reversos do avião estavam em ordem. Pior: aterrissaram em Congonhas, sob chuva, numa pista sem ranhuras. Finalmente, abandonando qualquer tipo de escrúpulo, tornaram-se vítimas. Um acinte.



Tenta-se agora, veja você, acomodar nos ombros do governo e da TAM a culpa pelos crimes dos passageiros. Coisa inaceitável. O Estado e a empresa têm do seu lado a lei. Estão protegidos pela “Lei de Murphy”. Todo mundo já ouviu falar da “Lei de Murphy”. Mas pouca gente conhece sua origem. Foi descrita nas páginas de ''A Vingança da Tecnologia'', livro do norte-americano Edward Tenner (Editora Campus). Informa o seguinte:



O capitão Edward Murphy, da Força Aérea dos EUA, acompanhava, com vivo interesse, os experimentos de seu chefe, o major John Paul Stapp. Cobaia de testes de resistência a grandes acelerações, Stapp desafiava a velocidade num trenó-foguete. Em 1949, bateu o recorde de aceleração. Mas não pôde comemorar o feito. Os acelerômetros do veículo não funcionaram.



Engenheiro, Murphy foi investigar o que dera errado. Descobriu que um técnico ligara os circuitos dos aparelhos ao contrário. E concluiu: ''Se há mais de uma forma de fazer um trabalho e uma dessas formas redundará em desastre, então alguém fará o trabalho desta forma''. Depois, em entrevista, o major Stapp referiu-se à frase do ajudante como ''Lei de Murphy''. Resumiu-a assim: ''Se alguma coisa pode dar errado, dará''. A ''Lei de Murphy'' foi injetada no folclore da tecnologia. Hoje, aplica-se a todas as situações. Inclusive ao infortúnio aéreo do Brasil.



Apresentado ao aerocaos dez meses atrás, o governo tinha duas formas de gerir a encrenca. A mais banal seria assumir a tarefa de governar, adotando providências. Preferiu a tortuosa alternativa de empurrar os problemas com a barriga. Em Congonhas, entregou tardiamente uma pista inacabada, sem ranhuras. Diz-se agora que o grooving, nome técnico das fendas que facilitam a drenagem da pista, não é essencial. Simultaneamente, informa-se que serão apressadas as obras de abertura das frinchas no asfalto. É Murphy levado às últimas conseqüências.



Três dias antes da tragédia, a TAM detectara um defeito no reverso da turbina direita de seu Airbus. De novo, havia dois caminhos. O banal: recolher o avião ao hangar e reparar a avaria. O tortuoso: barrigar o conserto, mantendo o avião nos ares. Optou-se pela barriga. Informa-se agora que o reverso não é lá tão relevante na operação de frenagem. Fica-se sem entender porque o fabricante perde tempo incorporando nos aviões uma geringonça de tamanha inutilidade. Só Murphy explica.



Como se vê, tudo está perfeitamente claro. Mas os parentes das vítimas cobram explicações adicionais. E exigem pressa. Uma evidência de que a índole criminosa é fenômeno genético. A pressão é adensada pelo ânimo acalorado de toda sociedade. Buscam-se nas caixas pretas do avião novas revelações. Novidades capazes de pôr em xeque as boas intenções –públicas e privadas—, as melhores frases (Marta “Relaxa e Goza” Suplicy) e os gestos mais espontâneos (Marco Aurélio “Top-top” Garcia). Esse ímpeto subversivo é um inaceitável desafio à lógica da Lei de Murphy.


Parabéns pelo texto Morcego, muito bem escrito!!


obrigado, mas NÃO FUI EU QUEM ESCREVEU.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


TIREI DO BLOG DO JOSIAS DE SOUZA, esqueci de colocar.




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#242 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Jul 22, 2007 7:39 pm

Muito bom meu amigo cavernoso.


Vejo que a honestidade é um ponto alto em seu carater e tambem na maioria do DB. Parabens. Fui :wink:




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#243 Mensagem por Morcego » Dom Jul 22, 2007 7:41 pm

Luiz Bastos escreveu:Muito bom meu amigo cavernoso.


Vejo que a honestidade é um ponto alto em seu carater e tambem na maioria do DB. Parabens. Fui :wink:


idem guerreiro.




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#244 Mensagem por Guilherme » Dom Jul 22, 2007 8:49 pm

rodrigo escreveu:
20/07/2007 | 15:49

Ao aspone Marco Aurélio Garcia, com carinho



A coluna, que não faz gestos obscenos em público, retribui, em nome das vítimas da maior tragédia aérea brasileira e dos contribuintes que lhe pagam o salário, o respeito devido ao aspone de Relações Carnais (oops) Internacionais, Marco Aurélio Garcia, exibido ontem na Globo, logo após o anúncio de que o reverso do avião da TAM poderia estar desligado, provocando o acidente que matou cerca de 200 pessoas. O gesto, segundo ele, não passou de "desabafo pessoal" contra os que culpam o governo pelo caos aéreo. Foi uma pegadinha, concordamos. E aproveitamos para sugerir que o assessor pegue a banana e faça dela o uso que lhe aprouver. Afinal, banana tem vitamina, engorda e faz crescer.

http://www.claudiohumberto.com.br/

Mandou bem, não só pelo episódio comentado, mas pelo conjunto da obra.


Pois é. O que eu acho engraçado dos petistas, é que o Collor não podia soltar um peido, e o FHC não podia espirrar, que eles logo gritavam "Fora Collor", "Fora FHC". Mas, como diz o ditado, "quem planta, colhe".




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#245 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jul 22, 2007 9:08 pm

Guilherme escreveu:Pois é. O que eu acho engraçado dos petistas, é que o Collor não podia soltar um peido, e o FHC não podia espirrar, que eles logo gritavam "Fora Collor", "Fora FHC". Mas, como diz o ditado, "quem planta, colhe".


Se o Lulla tivesse uma oposição como o PT foi para o FHC, há muito tempo teriamos tido impeachment do mesmo....

O PT nos anos de governo de FHC era a pedra e hoje, sendo governo, não admite ser a vidraça para os outros... :idea: :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#246 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 22, 2007 9:09 pm

Olha só uma "novidade" do caos aéreo...
A VEJA na reportagem especial sobre o acidente colocou o Saito como INCOMPETENTE por não ter se mostrado "inábil em lidar com o motim dos controladores de voo"...
Agora obedecer a uma ordem direta do presidente em não fazer nada com os 'amotinados' é mostrar inabilidade... Fala sério...

Votei no Lula e não me arrependo (apesar de não gostar de boa parte dos caras que ele colocou nos Ministérios), mas essa ordem dele foi a maior MERDA que ele poderia ter feito naquele momento... Agora os 'fazedores de opinião' estão queimando até o Saito... Alguém tem que explicar para o Diego Escosteguy e para o Otávio Cabral (autores do Especial) que exite um negócio nas FFAA que chama HIERARQUIA E DISCIPLINA, que ela termina no presidente e que ela costuma ser levada a sério pelos militares...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#247 Mensagem por faterra » Dom Jul 22, 2007 9:22 pm

Congonhas tem que ser interditado e fechado definitivamente para aeronaves de grande porte (em minha opinião deveria ser fechado como aeroporto, maaaaaassssssss... a maioria assim o quer, assim o será).
O aeroporto da Pampulha, com uma pista maior do que Congonhas (2540 x 1950 m + / -) após uma polêmica igual a que Congonhas vem sofrendo a algum tempo, teve os aviões de grande porte desviados para Confins pela Infraero, Governos estadual e municipal, pelo arcebispo (ou cardeal, sei lá) metropolitano, enfim, com o aval da gang toda. Por quê Congonhas não teve o mesmo destino? Se não me falha a memória a lei do abate foi sancionada só para uso das FA's. Congonhas já a executou duas vezes, e, infelizmente, com a mesma companhia - com prováveis falhas mecânicas nas aeronaves - e com abates maciços de pessoas que nem estavam nos respectivos vôos. A mais quantos assistiremos até que resolvam deixar a ganância de lado e resolvem ter sensatez e responsabilidade para tomar as devidas providências.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#248 Mensagem por faterra » Dom Jul 22, 2007 9:33 pm

Um "passarinho" me contou que um "guru vidente" deixou escapar que em outubro teremos um outro. Será??? (esta "revelação" se auto destruirá em poucos segundos). [012] :evil:




Editado pela última vez por faterra em Dom Jul 22, 2007 11:01 pm, em um total de 3 vezes.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#249 Mensagem por Kratos » Dom Jul 22, 2007 10:18 pm

Plinio Jr escreveu:
Guilherme escreveu:Pois é. O que eu acho engraçado dos petistas, é que o Collor não podia soltar um peido, e o FHC não podia espirrar, que eles logo gritavam "Fora Collor", "Fora FHC". Mas, como diz o ditado, "quem planta, colhe".


Se o Lulla tivesse uma oposição como o PT foi para o FHC, há muito tempo teriamos tido impeachment do mesmo....

O PT nos anos de governo de FHC era a pedra e hoje, sendo governo, não admite ser a vidraça para os outros... :idea: :idea:


Realmente, o PSDB e o PFL estão sendo completamente idiotas no papel de oposição.

faterra escreveu:Um "passarinho" me contou que um "guru vidente" deixou escapar que em outubro teremos um outro. Será??? (esta "revelação" se auto destruirá em poucos segundos). [012] :evil:


Teremos "um outro" o quê?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#250 Mensagem por faterra » Dom Jul 22, 2007 11:02 pm

Kratos escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Guilherme escreveu:Pois é. O que eu acho engraçado dos petistas, é que o Collor não podia soltar um peido, e o FHC não podia espirrar, que eles logo gritavam "Fora Collor", "Fora FHC". Mas, como diz o ditado, "quem planta, colhe".


Se o Lulla tivesse uma oposição como o PT foi para o FHC, há muito tempo teriamos tido impeachment do mesmo....

O PT nos anos de governo de FHC era a pedra e hoje, sendo governo, não admite ser a vidraça para os outros... :idea: :idea:


Realmente, o PSDB e o PFL estão sendo completamente idiotas no papel de oposição.

faterra escreveu:Um "passarinho" me contou que um "guru vidente" deixou escapar que em outubro teremos um outro. Será??? (esta "revelação" se auto destruirá em poucos segundos). [012] :evil:


Teremos "um outro" o quê?


Acidente aéreo.
Olha, eu estou tentando ser irônico na "previsão" acima. Eu não acredito nisto. Se você acredita, ou simplesmente fica de orelha em pé, então ponha as barbas de molho. Esta "estória" me foi contada nesta última semana. Não sei quem fez a previsão e muito menos onde. Apenas me contaram. Pode ser inclusive uma falsa notícia.
Segundo o "informe" a visão partiu destes videntes de fim de ano, que prevêm mortes, tragédias, alegrias e conquistas no próximo ano. É o pouco que sei.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Mathias

#251 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 22, 2007 11:55 pm

Minha sogra tem anotado a data(dia e mês, e se não me engano até a hora), local e a empresa, tudo exatamente como previsto. Meu sogro confirmou que ela anotou as previsões no dia só de sacanagem e depois do acidente ela achou estas anotações feitas na época. Se não fosse eles a me dizer , não acreditaria.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#252 Mensagem por helio » Seg Jul 23, 2007 7:59 am

Vilmar
Vc escreveu
"Olha só uma "novidade" do caos aéreo...
A VEJA na reportagem especial sobre o acidente colocou o Saito como INCOMPETENTE por não ter se mostrado "inábil em lidar com o motim dos controladores de voo"...
Agora obedecer a uma ordem direta do presidente em não fazer nada com os 'amotinados' é mostrar inabilidade... Fala sério... "

Vilmar
ao meu ver o Saito se equivocou várias vezes em sua curta carreira de Comte da FAB:
- Ao receber a ordem estapafurdia de não deixar prender os grvistas, era a melhor oportunidade dele pegar o boné e solenemente pedir demissão, pois assim estaria resguardando a sua carreira de militar.Perdeu uma boa chance de sair com dignidade.
-O evento de condecoração de 100 pessoas na base aérea de Brasília incluindo o presidente da ANAC poderia muito bem ser adiado em respeito às vítimas do acidente da TAM. Numa época em que o governo está fragilizado como agora não é hora de fazer festa. Isto bastou para que outras pessoas agraciadas com a mesma medalha como o Sr.Claudio Candiota, presidente da Assoc. Nac. em Direitos dos Passag do Transp Aereo( foi condecorado na década de 80) simplesmente devolvessem a honraria.
- O apagão do Cindacta-4 foi por curto circuito, causado por uma impericia de um técnico que conseguiu a proeza de não permitir que funcione nada menos que 3 geradores. dizem que faltou energia em Manaus, entretanto somente no Cindacta faltou. Imperícia? Sabotagem?
Será que o Comte da FAB não é capaz de manter seus comandados trabalhando com eficiencia?
- Como eu declarei neste forum, até há pouco os vôos de cias internacionais não eram atrasados, justamente para não prejudicar a imagem do Brasil lá fora. Pois bem, agora com o apagão do Cindacta-4 não foi mais possivel esconder a sujeira debaixo do tapete, e as cias internacionais podem até suspender os voos para o Brasil.

Por incrivel que pareça quem saiu menos chamuscado nesta história toda foi o Min da Defesa Waldir Pires, pois desde o acidente da TAM, foi colocado de lado pelo proprio presidente, não lhe permitindo sequer participar nas reuniões do CNAC. Pelo menos neste episódio ele saiu com a imagem de omisso, pois foi posto de lado.Ao contrario do sr Zuanazzi pres da ANAC que ficou com a imagem de pessoa indiferente ao ser condecorado, dizendo aos jornailistas para perguntar a FAB porque ele foi agraciado.
Outro que saiu chamuscado foi o Brig Saito pois não foi competente para administrar o problema do Cindacta-4 >isto caiu como uma bomba,pois confirmou em parte a gravidade da denuncia da revista Veja da semana passada.
A única pessoa que surpreendeu no episodio do acidente foi o prefeito de SP Gilberto Kassab, que até o início do ano era uma pessoa apagada, que galgou a prefeitura assumindo o lugar deixado por José Serra. Político do PFL não tinha um curriculum apreciado pelo povo. Assim que ocorreu o acidente ele foi pessoalmente no local e acompanhou de perto o trabalho resgate dos bombeiros , usando inclusive uma máscara contra gases. Não proferiu nenhuma declaração idiota, preferiu ficar ajudando o resgate. Hoje no jornal estava escrito que ele quer desapropriar o prédio atingido pel oacidente para fazer uma praça para homenagear as vítimas do pior acidente aéreo do Brasil.

Hélio




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#253 Mensagem por faterra » Seg Jul 23, 2007 1:43 pm

Belo gesto!
Mais do que as palavras esta ação fala muito mais alto.
No dia do acidente, segundo uma das notícias de um telejornal, duas comissárias que moram na região e estavam de folga foram para o local ajudar no resgate. Isto nos mostra quem nem tudo está perdido neste país. Estamos precisando de mais gestos como estes para erguer um pouco a dignidade da Nação.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#254 Mensagem por Marino » Ter Jul 24, 2007 9:27 am

Minha primeira intervenção neste tópico.
Abaixo uma reportagem do ESP, e após meu comentário:

APAGÃO AÉREO/MANAUS

Pane foi causada por sargento, diz FAB

Comandante da Aeronáutica, Saito disse ontem a Lula que falha no Cindacta-4, em Manaus, ocorreu durante manuseio de baterias

Aeronáutica investiga, porém, se funcionários aproveitaram o problema para passar uma imagem de caos; controladores negam

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA



O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o início da pane do Cindacta-4, em Manaus, foi causado por um sargento da manutenção que errou ao manusear as baterias de geração de energia. Foi o próprio responsável quem se apresentou ao comandante do centro e confessou que errara.

Saito, que esteve em Manaus no domingo, disse ainda ao presidente que as investigações continuam e que essa foi apenas a primeira apuração sobre a pane que interrompeu os vôos na área de Manaus durante duas horas na madrugada de sábado para domingo, com efeito-cascata em todo o país.

Conforme o brigadeiro disse a Lula, há ainda muitas perguntas sem resposta e não está descartada a hipótese de sabotagem -que o próprio Planalto a princípio não afasta.

Algumas dessas perguntas: Por que a pane demorou tanto tempo? Por que o sistema de back-up também não funcionou? Por que os efeitos foram tão drásticos, a ponto de vôos internacionais serem mandados de volta? Por que tudo isso aconteceu exatamente agora, dias depois da queda do Airbus-A320 da TAM?



Problema ampliado

Conforme a Folha apurou, uma das linhas de investigação é se funcionários do Cindacta-4, especialmente da área de controle aéreo, não aproveitaram uma falha humana original para amplificar o problema e passar a imagem de caos para o país e para o exterior.

Os controladores garantem que ocorreu uma pane e ne-gam enfaticamente essa possibilidade.

A Aeronáutica também investiga quem são os funcionários que vêm dando versões à imprensa e está particularmente interessada em um que deu entrevista à televisão contra a luz e com modificador eletrônico de voz, para não ser reconhecido, dizendo que dois aviões quase se chocaram na altura de Belém, no Pará -algo que a FAB nega.



Controladores ativos

Na versão da Força, as entrevistas e as versões confirmariam que, apesar das medidas repressivas tomadas contra os controladores de vôo, eles continuam ativos e mobilizados. Os líderes do movimento foram presos justamente por darem entrevistas à imprensa, criticando o sistema.

Outros líderes foram afastados das funções e estão sujeitos agora a um processo com base no IPM (Inquérito Policial Militar), realizado pela FAB e à espera de manifestação do Ministério Público, por suspeita de motim na greve de 30 de março passado, que parou os aeroportos do país.

Em Manaus, onde ocorreu a pane do fim de semana, houve revolta diante da prisão e do afastamento dos companheiros, e outros acabaram também punidos. Dos quatro Cindactas existentes, foi justamente o que mais reagiu contrariamente às punições.

Para mim foi sabotagem sim.
O sistema possui 5 redundâncias, de acordo com que ouvi de um amigo:
1) o sistema de alimentação principal, o da cidade, que não faltou energia;
2) Dois grupos geradores de emergência; e
3) Dois grupos de baterias.
O operador foi fazer uma manobra de paralelismo nos geradores, algo banal, que qualquer praça MO ou EL da Marinha faz 20 vezes por dia. Quando o paralelismo falha, repete a manobra em 10 segundos.
Claro que é uma opinião pessoal, mas acho que a FAB vai fazer uma limpa em Manaus agora.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#255 Mensagem por orestespf » Ter Jul 24, 2007 9:43 am

Marino escreveu:Minha primeira intervenção neste tópico.
Abaixo uma reportagem do ESP, e após meu comentário:

APAGÃO AÉREO/MANAUS

Pane foi causada por sargento, diz FAB

Comandante da Aeronáutica, Saito disse ontem a Lula que falha no Cindacta-4, em Manaus, ocorreu durante manuseio de baterias

Aeronáutica investiga, porém, se funcionários aproveitaram o problema para passar uma imagem de caos; controladores negam

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA



O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o início da pane do Cindacta-4, em Manaus, foi causado por um sargento da manutenção que errou ao manusear as baterias de geração de energia. Foi o próprio responsável quem se apresentou ao comandante do centro e confessou que errara.

Saito, que esteve em Manaus no domingo, disse ainda ao presidente que as investigações continuam e que essa foi apenas a primeira apuração sobre a pane que interrompeu os vôos na área de Manaus durante duas horas na madrugada de sábado para domingo, com efeito-cascata em todo o país.

Conforme o brigadeiro disse a Lula, há ainda muitas perguntas sem resposta e não está descartada a hipótese de sabotagem -que o próprio Planalto a princípio não afasta.

Algumas dessas perguntas: Por que a pane demorou tanto tempo? Por que o sistema de back-up também não funcionou? Por que os efeitos foram tão drásticos, a ponto de vôos internacionais serem mandados de volta? Por que tudo isso aconteceu exatamente agora, dias depois da queda do Airbus-A320 da TAM?



Problema ampliado

Conforme a Folha apurou, uma das linhas de investigação é se funcionários do Cindacta-4, especialmente da área de controle aéreo, não aproveitaram uma falha humana original para amplificar o problema e passar a imagem de caos para o país e para o exterior.

Os controladores garantem que ocorreu uma pane e ne-gam enfaticamente essa possibilidade.

A Aeronáutica também investiga quem são os funcionários que vêm dando versões à imprensa e está particularmente interessada em um que deu entrevista à televisão contra a luz e com modificador eletrônico de voz, para não ser reconhecido, dizendo que dois aviões quase se chocaram na altura de Belém, no Pará -algo que a FAB nega.



Controladores ativos

Na versão da Força, as entrevistas e as versões confirmariam que, apesar das medidas repressivas tomadas contra os controladores de vôo, eles continuam ativos e mobilizados. Os líderes do movimento foram presos justamente por darem entrevistas à imprensa, criticando o sistema.

Outros líderes foram afastados das funções e estão sujeitos agora a um processo com base no IPM (Inquérito Policial Militar), realizado pela FAB e à espera de manifestação do Ministério Público, por suspeita de motim na greve de 30 de março passado, que parou os aeroportos do país.

Em Manaus, onde ocorreu a pane do fim de semana, houve revolta diante da prisão e do afastamento dos companheiros, e outros acabaram também punidos. Dos quatro Cindactas existentes, foi justamente o que mais reagiu contrariamente às punições.

Para mim foi sabotagem sim.
O sistema possui 5 redundâncias, de acordo com que ouvi de um amigo:
1) o sistema de alimentação principal, o da cidade, que não faltou energia;
2) Dois grupos geradores de emergência; e
3) Dois grupos de baterias.
O operador foi fazer uma manobra de paralelismo nos geradores, algo banal, que qualquer praça MO ou EL da Marinha faz 20 vezes por dia. Quando o paralelismo falha, repete a manobra em 10 segundos.
Claro que é uma opinião pessoal, mas acho que a FAB vai fazer uma limpa em Manaus agora.


Está mais do que caracterizado que esta mobilização dos controladores quer confusão e querem tirar o Saito do comando da FAB. O governo parece que compreendeu isso e já está dando mais apoio ao comandante. Isto é pouco, precisa dar carta branca para o Saito "trabalhar". Acredito que, com a substituição do ministro da Defesa as coisas possam melhorar, diminuindo as interferências de ordem política. O governo já compreendeu que medidas duras precisam ser tomadas em relação aos controladores e que negociações não bastam.

Ingenuamente o governo interferiu acreditando que se tratava de reinvidicação salarial, mas não, trata-se de lobby bem articulado de certos setores que "patrocionam" esta categoria com a intenção de privatização total do setor.

Por outro lado, o governo já declarou que prefere retornar ao modelo "antigo" (militar no controle), mas que não tem disponibilidade orçamentária para uma "modernização" em todo o sistema. Assim, terá que dividir parte do setor com a iniciativa privada (PPP).

As más líguas dizem que cabeças rolarão entre os controladores e que o movimento será "forçadamente desarticulado". O governo cortará na carne mais uma vez e terá que sofrer durante algum tempo com ações não populares que desagradarão à vários setores, principalmente o dos controladores que serão demitidos.

Se o caminho seguido for mesmo este, quem "subirá" será o comandante Saito. Ponto! O governo precisa assumir publicamente seus erros, precisa fazer um mea-culpa, mas precisa deixar muito claro que a sociedade está sendo vítima de boicotes maquiavélicos criados com interesses terceiros.


Sds,

Orestes




Responder