CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

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#316 Mensagem por Skyway » Dom Jul 22, 2007 4:49 pm

Não li o que vcs estão escrevendo....mas quanto ao A320, ele é diferente das outras aeronaves NA MANEIRA DE PILOTAR justamente por que vc não consegue stolar a aeronave...e NA MANEIRA QUE SEUS CONTROLES FUNCIONAM ele tambem é diferente de outras aeronaves. Ele é todo eletrônico, e é SIM mais sucetivo a defeitos eletrônicos que as aeronaves antigas ou menos eletrônicas....porem essas são mais sucetiveis a defeitos mecânicos....cada um tem sua vantagem, desvantagem e segurança. só isso.

Não vamos confundir.




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#317 Mensagem por PRick » Dom Jul 22, 2007 5:04 pm

Skyway escreveu:Não li o que vcs estão escrevendo....mas quanto ao A320, ele é diferente das outras aeronaves NA MANEIRA DE PILOTAR justamente por que vc não consegue stolar a aeronave...e NA MANEIRA QUE SEUS CONTROLES FUNCIONAM ele tambem é diferente de outras aeronaves. Ele é todo eletrônico, e é SIM mais sucetivo a defeitos eletrônicos que as aeronaves antigas ou menos eletrônicas....porem essas são mais sucetiveis a defeitos mecânicos....cada um tem sua vantagem, desvantagem e segurança. só isso.

Não vamos confundir.


Pois é,

uma das críticas é a prevalência dos comandos de seus computadores, sobre a vontade do piloto, parece não existir nenhum dispositivo que desligue os sistema ativos eletrônicos. Aí o piloto vira passageiro de seu avião. Num dos textos que postei existe clara menção sobre este fato, mas na década de 1980, quando o A-320 foi projetado, isto era considerado item de segurança, até que ocorressem estes acidentes de difícil explicação.

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#318 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 22, 2007 6:43 pm

Continuo concordando com o piloto do A320 e discordando do Prick. Especialista de avião é piloto e ponto. Meu irmão já acompanhou um vôo inteiro ida e volta de A320 Guarulhos-Salvador. O avião faz nada de anormal, como andam dizendo por aí.




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#319 Mensagem por alcmartin » Dom Jul 22, 2007 6:48 pm

Nao liga não, Bolovo...o referido piloto foi copiloto de A320,319 e 330 durante anos...e é atualmente cmte de A320 e A319. Fez curso de Airbus na fabrica, faz simulador nos USA todo ano, mas, coitado, perto dos especialistas do DB, nào sabe nada... :roll:




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Re: Desabafo de um Comandante da TAM

#320 Mensagem por Paisano » Dom Jul 22, 2007 7:04 pm

jambockrs escreveu: Meus prezados:
Por Paulo Marcelo Soares, Cmte de A320 (postado no Forum FSIM-BR)

Olá Amigos:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todas as manifestações de preocupação comigo, tanto no momento daquela noite trágica, quanto nos dias seguintes. Agradeço de coração a todos. Informo também que estou bem, porém, bastante abalado, triste, indignado com o sacrifício inútil de 200 vidas.
No momento do acidente eu estava em Buenos Aires. Havia voado o PR-MBK na noite do dia 15 para o dia 16. Sim, o reversor do motor numero 2 estava inoperante, mas como eu já disse dezenas de vezes aqui na lista, quem para avião é FREIO, é o atrito do pneu na pista, e não reversor. Falarei mais sobre isso daqui a pouco. Na noite do dia 16, eu pousei em CGH. Não havia chuva, mas a pista estava bastante molhada. Estava com 90 pax no meu avião. Toquei na marca de 500, o avião aquaplanou e eu tomei susto. Um dos maiores sustos em meus 17 anos de aviação profissional.
Eu gostaria muito, na verdade eu daria tudo para ter no meu jump seat os (ir)responsáveis por esta crise que se arrasta há meses. Queria que eles vissem o anti-skid trabalhando, a aeronave escorregando para a lateral da pista. Queria que eles vissem as luzes da cabeceira oposta chegando rapidamente, e nós lá, sem poder fazer nada.
Queria que eles sentissem a tremedeira que eu e meu copiloto sentimos quando livramos a pista lá na taxiway “E” (a última). E, acima de tudo,
QUERIA QUE ELES TIVESSEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE A PISTA DE CONGONHAS NÃO TEM PROBLEMAS!!!!!!
Não varei a pista naquela noite por sorte. Não foi por habilidade, foi pura e simples SORTE.
Sorte que meus colegas no MBK não tiveram.
Eu não sou pai de santo, mas esta tragédia já era prevista há MUITO tempo, e eu escrevi aqui na lista por mais de uma vez. Agora que mais 200 pessoas morreram, será que vai acontecer alguma mudança? Claro que não!
Mas vamos aos fatos e aos comentários sobre a montanha de especulações que naturalmente apareceram nos últimos dias. Agora até arremetida é motivo de 1ª página nos sites. Aliás, belíssima arremetida daquele F-100...
Não vou especular sobre as causas do acidente.
Estas especulações todas não levam a nada, só aumentam a desinformação e prejudicam a todos que trabalham na aviação. Tudo o que eu pude saber do acidente foi através da internet e de noticiários da TV. Ou seja, a credibilidade destas informações é próxima de zero. Só saberemos as prováveis (na verdade o conjunto de) causas após a análise do CVR/FDR. O que eu posso dizer aqui é:
1- Distância de parada
Vamos considerar as condições abaixo:
Elevação da Pista = 2600 ft
Peso de pouso = 66 toneladas (4 toneladas superior ao do avião acidentado e 1.5 ton acima do Max Landing Weight)
Pista contaminada com 6.3 mm de água (muito mais do que declarado pela twr)
Zero componente de vento de proa (havia uma pequena componente de proa, mas vamos desconsiderar)
Ambos os reversos INOPERANTES
A distância de pouso de um A-320 nestas condições seria de 1841 metros, sendo que a pista 35L de CGH tem 1940 metros, embora a LDA para a pista 35 seja de 1880m. Notem que esta distância de pouso assume o cruzamento da cabeceira a 50 ft, toque na marca de 1000 ft e parada total da aeronave. Como “bônus” o toque ocorreu um pouco antes da marca de 1000 ft segundo as filmagens e 1 reversor foi utilizado. Além disso a aeronave estava com 62.7 toneladas. Neste peso a aeronave precisaria de 1729 metros até sua parada total, sem usar reversores.
A operação com 1 reversor inoperante em pistas molhadas/contaminadas é normal e prevista, mesmo porque nas análises de pouso o reverso nunca é considerado. Não existe uma grande assimetria direcional, desde é claro, que vc tenha uma boa aderência da aeronave na pista. E de fato, pela filmagem pode-se ver que a aeronave manteve o eixo até o terço final da pista eixo até o terço final da pista, que é uma área bastante emborrachada e ainda mais escorregadia que a parte central.
A velocidade de aquaplanagem é função da pressão dos pneus, e para o A-320 é considerado que abaixo de 115 Kt não deveria haver aquaplanagem. Mas em uma pista coberta por uma lâmina de água e sem drenagem eficiente, a aquaplanagem pode acontecer a velocidades baixíssimas. Já tivemos casos de aeronaves que não tiveram o que chamamos de “cornering effect” ou seja, a capacidade do trem de nariz de mudar a direção da aeronave, a velocidades tão baixas quanto 20 kt. Tanto que o manual recomenda não tentar qualquer curva abaixo de 10 Kt em pistas escorregadias.
Pelo que vimos aqui, a aeronave tinha performance para parar com segurança na pista naquele dia.
Mas todos nós vimos os trágicos resultados. Ta mais do que óbvio que a pista de CGH apresenta problemas. Foram 4 derrapagens e um acidente fatal, sem contar os inúmeros sustos que por sorte não viraram tragédia.
O problema é que a torre não informa nem o tipo de contaminação, nem o braking action, que poderia dar uma informação mais precisa. Pior, a pista apresenta contaminação irregular, ou seja, alguns pontos tem frenagem melhor do que outros.
2- Vídeos do acidente
A comparação que fizeram das velocidades da aeronave que precedeu o pouso do MBK e dele próprio é no mínimo ridícula! Quando pousamos nestas condições, procuramos parar a aeronave o mais rápido possível. Não se sabe o peso que estava o A-320 que o precedeu, e se ele aquaplanou ou não (certamente não). Se vc não aquaplanar, dá para se parar o A-320 em pouco mais da metade da pista, ou seja, vc vai estar em velocidade de táxi um pouco depois da interseção central (onde mostra a outra câmera). E vai taxiar até a interseção “F” a no máaaaximo 20 kt para não correr o risco de derrapar ao tentar livrar a pista. Note que o piloto da aeronave precedente já estava com os reversos fechados, ou seja, já estava em vel de táxi. O MBK passou bem mais rápido? Claro, mas simplesmente porque não tinha frenagem. Pelo que eu vi dos vídeos o reverso do motor 1 estava funcionando sim.
3- Automatismo da aeronave:
Outra afirmação ridícula de gente que nunca nem entrou em um jato comercial, quanto mais em um Airbus! Já disse e repito. A única coisa que não dá para se fazer em um Airbus é estolar a aeronave e/u coloca-la em atitude anormal. O resto é igual a um avião convencional. No solo então, ele é um avião como qualquer outro... Os entendidos de plantão já se animaram a procurar no sistema de controles FBW a causa para o
acidente. Estranho. Todas as outras aeronaves que derraparam em CGH NÃO eram FBW... O 737-300 que varou a pista em POA não era FBW, o MD-11 que varou a pista em NAT NÃO era FBW. O Boeing 737-700 que varou a pista em NVT NÃO era FBW... Estes 3 exemplos só não resultaram em tragédias porque a pista não era CGH... Então este papo de que se fosse outra aeronave não teria acontecido, não cola.
Amigos. Esta tragédia pode vir a ter várias causas e fatores contribuintes, só saberemos a verdade daqui a alguns meses. Eu espero que o (des)governo finalmente acorde e tenha um pingo de seriedade para com o setor aéreo. Espero que estas mortes, bem como as do vôo 1907 não tenham sido em vão. O momento agora é de profundo luto.
Queria ter mandado uma msg antes, mas estou no meio de uma programação bem puxada. Devo tentar postar algo mais detalhado nos próximos dias. Um grande abraço a todos!
Um abraço e até mais...


Agora a pouco no programa "Domingo Espetacular", da Rede Record, esse senhor, comandante Paulo Marcelo Soares, negou ser o autor desse texto.




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#321 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 22, 2007 7:07 pm

Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!




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#322 Mensagem por Paisano » Dom Jul 22, 2007 7:09 pm

Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!


Quem confirmou a veracidade não o responsável pelo fórum?




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#323 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 22, 2007 7:10 pm

Paisano escreveu:
Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!


Quem confirmou a veracidade não o responsável pelo fórum?

Também. Pelo que eu vi aqui o piloto não quis falar nada.




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#324 Mensagem por Paisano » Dom Jul 22, 2007 7:14 pm

Bolovo escreveu:
Paisano escreveu:
Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!


Quem confirmou a veracidade não o responsável pelo fórum?

Também. Pelo que eu vi aqui o piloto não quis falar nada.


Pois podia jurar que ouvi no programa que o tal comandante negava ser o autor do texto. :shock: :oops:




PRick

#325 Mensagem por PRick » Dom Jul 22, 2007 7:19 pm

Bolovo escreveu:Continuo concordando com o piloto do A320 e discordando do Prick. Especialista de avião é piloto e ponto. Meu irmão já acompanhou um vôo inteiro ida e volta de A320 Guarulhos-Salvador. O avião faz nada de anormal, como andam dizendo por aí.


Quem disse que o avião faz algo de anormal? Ele voa como os demais ou deveria, porém é diferente dos demais, porque suas superfícies de vôo são elétricas, se não me engano o A-320 foi o primeiro do tipo na aviação comercial. Como os textos que postei aqui deixam bem claro, diga-se de passagem ainda em 1990. Algo bastante conhecido no mundo, só nossos pilotos não sabem. 8-]

Como esta parte do texto é bem clara:

Height is not a "parameter" which can be controlled directly, in the same way that pitch, roll, yaw and thrust are governed by the Electronic Flight Control System (EFCS) and the Full Authority Digital Engine Control (FADEC). The "five computers" referred to in the Times article above are presumably the three Spoiler and Elevator Computers (SEC) and two Elevator and Aileron Computers (ELAC) which together make up the EFCS. The pilots do not "tell" these computers anything about altitude. The Flight Management and Guidance Computer (FMGC) performs the autopilot function, and interfaces with the EFCS to cause the aircraft to follow a pre-programmed course. The FMGC *can* control altitude, by manipulating the EFCS. In some circumstances, the FMGC can select "open descent" mode automatically, or, on approach to an airport, the pilot can select it manually.


Especialista em avião são os engenheiros aeronáuticos.:lol:

Em pelo menos acidentes reais até hoje mal explicados, parece que os sistemas eletrônicos, ao invés de ajudarem, levaram ao desastre, o que não é incomum, várias aeronaves tiveram defeitos crônicos, muitos deles levaram a desastres que enterraram suas vendas, um dos exemplos é o DC-10 e sua porta de carga, mesmo o Fokker 100, depois do desastre da TAM. Os 737 mais antigos possuíam um defeito no leme da aeronave, por conta de uma peça mal projetada. Isto só foi descoberto depois de 02 acidentes e 01 incidente sério. A diferença é que este tipo de defeito não é algo comum, sua ocorrência é esporádica e atingem aviões de forma ocasional, aleatória, mas sobretudo em aeronaves muito utilizadas ou levadas ao limite por diversos fatores.:roll:

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PRick

#326 Mensagem por PRick » Dom Jul 22, 2007 7:24 pm

Paisano escreveu:
Bolovo escreveu:
Paisano escreveu:
Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!


Quem confirmou a veracidade não o responsável pelo fórum?

Também. Pelo que eu vi aqui o piloto não quis falar nada.


Pois podia jurar que ouvi no programa que o tal comandante negava ser o autor do texto. :shock: :oops:


Caramba! :shock:

Bem que eu estava desconfiando. Agora, sim, faz sentido, se continuar assim, aonde vamos parar na Internet?! Os textos tem que ganhar veracidade por seu conteúdo, não por quem diz que escreveu o texto, porque afinal não temos como comprovar a assinatura digital do autor. :(

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#327 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 22, 2007 7:40 pm

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Continuo concordando com o piloto do A320 e discordando do Prick. Especialista de avião é piloto e ponto. Meu irmão já acompanhou um vôo inteiro ida e volta de A320 Guarulhos-Salvador. O avião faz nada de anormal, como andam dizendo por aí.


Quem disse que o avião faz algo de anormal? Ele voa como os demais ou deveria, porém é diferente dos demais, porque suas superfícies de vôo são elétricas, se não me engano o A-320 foi o primeiro do tipo na aviação comercial. Como os textos que postei aqui deixam bem claro, diga-se de passagem ainda em 1990. Algo bastante conhecido no mundo, só nossos pilotos não sabem. 8-]

Claro, o Prick o dono da verdade. Alias, você está lembrando o que você criticava o que o Degan fazia. Agora vamos obrigar a Embraer, a Boeing e a Airbus lagar o FBW e voltar aos velhos comandos hidráulicos. Nossos pilotos, que nem treinados no país são, são treinados nos EUA e na Europa. Meu irmão está mandando currículo pra meio mundo, a Oceanair que parece que é a mais provável poderá chama-lo em agosto (agora com a nova crise aí, não sei), daí ele iria voar Fokker 50 ou 100, fazendo o treinamento na Holanda ou nos EUA (na American). Um piloto estuda muito, mas muito mesmo sobre aviação, você sequer IMAGINA quanto. Quando um piloto vai voar um 737-700 por exemplo, ele faz um curso de especialização no 737-700, de uns seis meses eu acho, com simulador e tudo mais. Prick, reconheço que você sabe muito de navios e tudo que envolva a seção navais, tem coisa que você escreve lá que eu me sinto um ignorante, pois não faço idéia do que você diz, mas vou te contar uma coisa, você não conhece coisa alguma sobre aviões comerciais, então no lugar de falar essas besteiras, poderia ficar quieto. Meu deus, onde vamos parar, um cara com 30 anos de aviação não sabe nada de avião!! :|
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Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!


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Também. Pelo que eu vi aqui o piloto não quis falar nada.


Pois podia jurar que ouvi no programa que o tal comandante negava ser o autor do texto. :shock: :oops:

Ele se NEGOU a falar SOBRE O ASSUNTO, não sobre a VERACIDADE.
alcmartin escreveu:Nao liga não, Bolovo...o referido piloto foi copiloto de A320,319 e 330 durante anos...e é atualmente cmte de A320 e A319. Fez curso de Airbus na fabrica, faz simulador nos USA todo ano, mas, coitado, perto dos especialistas do DB, nào sabe nada... :roll:

Vou fazer isso, a partir de agora falo mais nada sobre o assunto.




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#328 Mensagem por Morcego » Dom Jul 22, 2007 7:43 pm

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Continuo concordando com o piloto do A320 e discordando do Prick. Especialista de avião é piloto e ponto. Meu irmão já acompanhou um vôo inteiro ida e volta de A320 Guarulhos-Salvador. O avião faz nada de anormal, como andam dizendo por aí.


Quem disse que o avião faz algo de anormal? Ele voa como os demais ou deveria, porém é diferente dos demais, porque suas superfícies de vôo são elétricas, se não me engano o A-320 foi o primeiro do tipo na aviação comercial. Como os textos que postei aqui deixam bem claro, diga-se de passagem ainda em 1990. Algo bastante conhecido no mundo, só nossos pilotos não sabem. 8-]

Claro, o Prick o dono da verdade. Alias, você está lembrando o que você criticava o que o Degan fazia. Agora vamos obrigar a Embraer, a Boeing e a Airbus lagar o FBW e voltar aos velhos comandos hidráulicos. Nossos pilotos, que nem treinados no país são, são treinados nos EUA e na Europa. Meu irmão está mandando currículo pra meio mundo, a Oceanair que parece que é a mais provável poderá chama-lo em agosto (agora com a nova crise aí, não sei), daí ele iria voar Fokker 50 ou 100, fazendo o treinamento na Holanda ou nos EUA (na American). Um piloto estuda muito, mas muito mesmo sobre aviação, você sequer IMAGINA quanto. Quando um piloto vai voar um 737-700 por exemplo, ele faz um curso de especialização no 737-700, de uns seis meses eu acho, com simulador e tudo mais. Prick, reconheço que você sabe muito de navios e tudo que envolva a seção navais, tem coisa que você escreve lá que eu me sinto um ignorante, pois não faço idéia do que você diz, mas vou te contar uma coisa, você não conhece coisa alguma sobre aviões comerciais, então no lugar de falar essas besteiras, poderia ficar quieto. Meu deus, onde vamos parar, um cara com 30 anos de aviação não sabe nada de avião!! :|
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Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!


Quem confirmou a veracidade não o responsável pelo fórum?

Também. Pelo que eu vi aqui o piloto não quis falar nada.


Pois podia jurar que ouvi no programa que o tal comandante negava ser o autor do texto. :shock: :oops:

Ele se NEGOU a falar SOBRE O ASSUNTO, não sobre a VERACIDADE.
alcmartin escreveu:Nao liga não, Bolovo...o referido piloto foi copiloto de A320,319 e 330 durante anos...e é atualmente cmte de A320 e A319. Fez curso de Airbus na fabrica, faz simulador nos USA todo ano, mas, coitado, perto dos especialistas do DB, nào sabe nada... :roll:

Vou fazer isso, a partir de agora falo mais nada sobre o assunto.



Bolovo, entenda, O AVIÃO OU O PILOTO TEM QUE SER OS CULPADOS.




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#329 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 22, 2007 7:48 pm

morcego escreveu:Bolovo, entenda, O AVIÃO OU O PILOTO TEM QUE SER OS CULPADOS.

O culpa até pode ser desses fatores, mas o governo, a ANAC, a Infrazero, etc ainda tem responsabilidade sobre. Mas querem jogar tudo no piloto ou no reverso (aehuiahiaeoiae essa é impagável).




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#330 Mensagem por Morcego » Dom Jul 22, 2007 7:53 pm

Bolovo escreveu:
morcego escreveu:Bolovo, entenda, O AVIÃO OU O PILOTO TEM QUE SER OS CULPADOS.

O culpa até pode ser desses fatores, mas o governo, a ANAC, a Infrazero, etc ainda tem responsabilidade sobre. Mas querem jogar tudo no piloto ou no reverso (aehuiahiaeoiae essa é impagável).


Deixa eu reformular:

ENTENDA, O GOVERNO NÃO PODE TER CULPA, NEM MESMO EXISTE APAGÃO AÉREO, ISSO É INVENÇÃO DA IMPRENSA, BEM COMO AS VAIAS AO PRESIDENTE NO MARACANA, TUDO UMA GRANDE ARMAÇÃO.




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