CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!
Moderador: Conselho de Moderação
Governo reduz tráfego em Congonhas e anuncia construção de novo aeroporto em SP
Três dias depois do maior acidente aéreo do país, o Conselho de Aviação Civil (Conac) adotou uma resolução nesta sexta-feira apresentando uma série de medidas para reorganizar o tráfego aéreo em São Paulo. Com as medidas, o tráfego aéreo de Congonhas, palco do acidente, vai ser reduzido.
O governo também anunciou a construção de um novo aeroporto na região da Grande São Paulo, mas não revelou sua localização. O anúncio foi confirmado pelo presidente Lula em pronunciamento na noite desta sexta.
É a velha história: Colocam o cadeado depois da porta arrombada.
Por quê não fizeram isso antes? O nome disso é:
I-C-O-M-P-E-T-Ê-N-C-I-A!
ACORDA BRASIL!!!
Três dias depois do maior acidente aéreo do país, o Conselho de Aviação Civil (Conac) adotou uma resolução nesta sexta-feira apresentando uma série de medidas para reorganizar o tráfego aéreo em São Paulo. Com as medidas, o tráfego aéreo de Congonhas, palco do acidente, vai ser reduzido.
O governo também anunciou a construção de um novo aeroporto na região da Grande São Paulo, mas não revelou sua localização. O anúncio foi confirmado pelo presidente Lula em pronunciamento na noite desta sexta.
É a velha história: Colocam o cadeado depois da porta arrombada.
Por quê não fizeram isso antes? O nome disso é:
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- Dieneces
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Então é ignorância do tema mesmo , já que teu comentário desairoso não foi uma estripulia adolescente . Quando não se conhece do que se está falando , é melhor ouvir primeiro , depois tecer comentários . Evita-se esse tipo de disparate. Duvido que saibas alguma coisa da vida do deputado morto no vôo JJ3054.chm0d escreveu:Paisano escreveu:Dieneces escreveu:Vale pra ti , Marlboro , o mesmo que disse ao Chm0 no post acima .Quero creditar essa tua infâmia a uma infantilidade de quem ainda não tem suficiente barba na cara para responder pelos seus atos...Marlboro escreveu:chm0d escreveu:Pessoal, sei que não é hora... MASSS, menos 1 deputado!!! "Deputado Redecker estava a bordo do avião"
Abs.
Nossa.... algo de bom saiu desta catastrofe!
Prezados chm0d e Marlboro,
Peço a ambos um pouco mais de respeito aos que faleceram nesse acidente em Congonhas.
Não é porque um dos mortos era deputado, que o mesmo deva ser desrespeitado.
Um pouco de grandeza da alma não faz mal a ninguém.
Um abraço.
Bom, ao Dieneces... tenho barba suficiente para afirmar e reafirmar minha opnião.
Paisano, desculpe... não vai acontecer novamente.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Então é ignorância do tema mesmo , já que teu comentário desairoso não foi uma estripulia adolescente . Quando não se conhece do que se está falando , é melhor ouvir primeiro , depois tecer comentários . Evita-se esse tipo de disparate. Duvido que saibas alguma coisa da vida do deputado morto no vôo JJ3054. O deputado Redecker , quando jovem , trabalhou com meu pai.chm0d escreveu:Paisano escreveu:Dieneces escreveu:Vale pra ti , Marlboro , o mesmo que disse ao Chm0 no post acima .Quero creditar essa tua infâmia a uma infantilidade de quem ainda não tem suficiente barba na cara para responder pelos seus atos...Marlboro escreveu:chm0d escreveu:Pessoal, sei que não é hora... MASSS, menos 1 deputado!!! "Deputado Redecker estava a bordo do avião"
Abs.
Nossa.... algo de bom saiu desta catastrofe!
Prezados chm0d e Marlboro,
Peço a ambos um pouco mais de respeito aos que faleceram nesse acidente em Congonhas.
Não é porque um dos mortos era deputado, que o mesmo deva ser desrespeitado.
Um pouco de grandeza da alma não faz mal a ninguém.
Um abraço.
Bom, ao Dieneces... tenho barba suficiente para afirmar e reafirmar minha opnião.
Paisano, desculpe... não vai acontecer novamente.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Batt escreveu:Governo reduz tráfego em Congonhas e anuncia construção de novo aeroporto em SP
Três dias depois do maior acidente aéreo do país, o Conselho de Aviação Civil (Conac) adotou uma resolução nesta sexta-feira apresentando uma série de medidas para reorganizar o tráfego aéreo em São Paulo. Com as medidas, o tráfego aéreo de Congonhas, palco do acidente, vai ser reduzido.
O governo também anunciou a construção de um novo aeroporto na região da Grande São Paulo, mas não revelou sua localização. O anúncio foi confirmado pelo presidente Lula em pronunciamento na noite desta sexta.
É a velha história: Colocam o cadeado depois da porta arrombada.
Por quê não fizeram isso antes? O nome disso é:
I-C-O-M-P-E-T-Ê-N-C-I-A!
ACORDA BRASIL!!!
Caro Batt,
Eu diria que a nome disto não é incompetência, pois competência não falta por lá...O nome é outro:
G-A-N-Â-N-C-I-A!!!
E é aí que a coisa pega...Na hora dos gastos para evitar os desastres, nunca se tem dinheiro. Agora, depois da casa arrombada, trancas de ferro em todas as aberturas...Então pergunto: e agora? De onde surge todo esse dinheiro para uma obra desta envergadura? Um aeroporto inteirinho? Novo em folha??CONTINUEM ME ENGANANDO!!ESTOU ADORANDO SER MAIS UMA BURRA NESTE PAIS!!
MIAAAUUUUSSS!!!!!
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Re: Desabafo de um Comandante da TAM
Demartino escreveu:
Quem sou eu reles mortal para duvidar do que foi dito acima!!
Porém algumas perguntas que eu como leigo no assunto não consigo entender.
Porque agora tudo quanto é comandante de aeronave, especialista em aviação, engenheiro da Poli vem aqui falar que a pista de cgh é uma porcaria?
Essa pessoas principalmente os comandantes não tem amor a própria vida, ou gostam de viver perigosamente?
Se realmente a pista de cgh é esse lixo que se propaga agora aos 4 ventos, porque esses mesmos comandantes nunca fizeram um protesto conjunto junto às entidades, como uma paralização de 2 horas ou algo do genero para chamar a atenção da sociedade?
Porque esses mesmos comandantes não precionaram a propria empresa a parar de colocar cada dia mais aviões de porte que estes julguem serem imprórprio para pouso em CGH?
Porque as Cias aéreas não se recusaram em momento nenhum a utilizar o aeroprto de CGH sabendo que esta não oferece segurança?
Será que estamos diante de um monte de oportunistas que estão se aproveitando do momento para colocarem fogo no paiol?
Gostaria que alguém me esclarecesse essas duvidas se é que alguém pode.
Demartino,
Tudo que disse é muito bonito. Revela que é uma pessoa de carater, se acredita nisso.
Mas, permita-me ser o arauto da má noticia: o mundo nao é, nem o ser humano, bom. É movido a dinheiro. E a poder. As pessoas nao tem esse poder de mobilizaçao e quando tem, normalmente sao manipuladas por dirigentes mais interessados em beneficios pessoais.
Quantas vezes viu, nessses ultimos tempos, uma greve de medicos porque nossos hospitais estao ruins?
Quantas vezes viu os policiais em luta por melhores condiçoes? Quantas vezes viu advogados ou promotores publicos clamarem por justiça?
Quer um exemplo no setor aereo? Há uns anos houve uma greve na VASP. Paralisaçao total. Diante do prejuízo, os dirigentes da empresa cederam em quase todas reivindicaçoes. Toparam tudo de salario. Entre as negadas, estojo de maquiagem p/comissarias...
diante da recusa dos lideres, a empresa botou na justiça e começaram as demissoes. Animos exaltados.
De repente, a liderança suspendeu a greve...Um cmte conhecido meu, me contou o ultimo dialogo que teve c/o lider sindical: "Mas...porque parou?" resposta: "ja atingimos nosso objetivo: testar o poder de mobilizaçao."
Tomou uma bofetada na cara.
O objetivo primario de qualquer empresa é o lucro. Os limites p/isso sao ditados pelo bom senso e pela legislação.
Boa parte das pessoas só olham p/seu umbigo. Os poucos que lutam sozinhos, os beija-flores bombeiros, tentam, atraves dos caminhos legais: relatorios de perigo, cartas a chefia,etc.
Não pense que as autoridades não sabem...eles sabem...
Quer uma historia sobre a industria? Voce ja deve conhecer, por ter sido Varig, mas de qualquer jeito...
Há muitos anos detectou-se um alto indice de acidentes sem explicação. Pesquisou-se e acharam a causa e deram-lhe um nome: CFIT. Controlled Flight Into Terrain, ou voo controlado em direcao, p/dentro, do terreno. Em outras palavras, o aviao esta normal, mas por qualquer motivo, a tripulaçao volta sua atencao p/outra coisa e o aviao bate.
Ainda hoje é uma das maiores causas de acidentes aereos.
Pesquisou-se e criaram um aparelho que alerta a tripulaçao da proximidade do solo, devolvendo-lhe a consciencia situacional. Seu nome é GPWS. Aquele aparelho que "fala' na cabine: TERRAIN! TERRAIN! PULL UP!! WIND SHEAR! E uma serie de outros avisos sonoros.
Mas ele é caríssimo e dotar todas aeronves do mundo custaria uma baba... Entao, criou-se o calculo que se tornou o padrao p/a industria de segurança aeronautica:quanto custa o desenvolvimento e implementaçao do sistema?
quanto custara, em termos de dinheiro, o custo dos acidentes que ocorrerão devido a esse problema? Qual é o maior?
Se for os acidentes, teremos o sistema. se for o sistema... pessoas continuarao morrendo...
Sobre Congonhas, nao se preocupe. Desafogarao um pouco o trafego. Sem a pressao da necessidade do aviao pousar, sem horario apertado, as coisas fluem c/mais calma. A pista continuará perigosa, mas a forma como se lida c/ela muda.
Sem querer te assustar, Vitória é pior que Congonhas. Mas como o volume de trafego é menor, menores sao as ocorrencias. E o governo sabe, tanto é que estao fazendo outra pista lá, cruzada c/ a anterior. o problema é as obras estao embargadas, devido a denuncias de superfaturamento...
Particularmente, DeMartino, a minha parte eu faço, dentro do limite que posso. Tenha a certeza que quem esta comigo nao será arriscado, nem que tenha que arremeter mil vezes, ou nem decolar. Ainda que me xinguem.
Sds!
Editado pela última vez por alcmartin em Seg Jul 23, 2007 11:30 am, em um total de 1 vez.
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PRick escreveu:O problema todo é que a realidade não está nos manuais e nem nos regulamentos.
Nada e ninguém é perfeito, nenhum sistema funcionando de modo intensivo, dentro do mundo real, têm 100% de efetividade. Nenhuma pista, estrada, avião, carro costumam estar 100%.
Aí caímos na realidade, ou seja, eleger prioridades e saber o limite do tolerável as falhas.
Prick, voce foi muito feliz em suas colocaçoes e questionamentos. Em aviaçao se persegue a segurança. Até que o elemento humano influa. Seja numa posiçao de decisao, numa empresa, no governo, ou na operaçao, a da manutencao, a dos pilotos.
Parte do que citarei já foi dito numa resposta ao A29.Mas vamos lá.
Brevemente: em cima exatamente deste racicinio seu é que existe um manual, emitido pelo fabricante, chamado MEL(minimum equipement list). ele cita o que dá, em que situaçao que pode sair e até quando.
Bem, nada de errado usar uma aeronaves sem reverso, segundo o manual, mas fico pensando quais são os parâmetros para se considerar isto? O A-320 pode operar sem reverso em qualquer situação de pouso, em qualquer pista e independente do seu peso e das condições climáticas?
Existem outros documentos, elaborado pela engenharia da cia.aerea, baseada nos dados do fabricante e homologados pela autoridade aeronautica, que avalia CADA PISTA QUE É OPERADA POR AQUELA CIA. Neste manual, há tabelas p/cada peso, relacionada com temperatura e ajuste altimetrico, ventos de proa ou cauda, bem como auxilios de frenagem e sustentaçao, p/decolagem e pouso. Isso é de uso obrigatorio antes de cada pouso e decolagem.
A pista de Congonhas atende aos regulamentos, mas qual o peso máximo, a velocidade máxima e as condições da aeronaves na hora do pouso. Quais os parâmetros para avaliação de que a pista atende aos regulamentos?
O que está parecendo, seguindo os regulamentos, a realidade está sendo levada ao limite em cada um deles, criam as condições em que não existe margem para qualquer erro adicional, aquilo que seria somente um pequeno problema, torna-se um desastre certo.
voce chegou ao ponto. A aviaçao é muito dinamica. porque a cada segundo, um vento pode mudar sua intensidade, direçao, bem como a cada minuto um aviao consome combustivel e seu peso muda. Logo, voce tem que ter confiabilidade nas informaçoes que lhe sao fornecidas. a industria tenta minimizar a participaçao humana com tecnologia. P.ex. no referido pouso do A320, quem controla a velocidade é o AT(autothrottle), automatico.
Fico ainda me perguntando, o reverso estava travado, somente de um lado, será que os pilotos foram avisados? Será que se lembraram antes do pouso de tal fato? Ou pode ser que sem saber ou se lembrarem, acionaram o reverso, e apenas um funcionando, o que aconteceria a partir de um evento deste tipo, dentro de uma cabine de avião, numa pista tão curta?
avisados, foram, porque faz parte da rotina operacional de todas empresas lerem a documentaçao pertinente a aeronave no momento que a recebem.
Se lembraram, o que fizeram...bem aí é o imponderável do ser humano, que o treinamento tenta polir.
Por isso que eu nao sou chegado a especular quanto a acidentes. Há um incontavel numero de variaçoes possiveis e quase todas acabam por responsabilizar alguem, ainda que o resultado tenha sido o somatorio das causas e nao uma só.
sds!
Editado pela última vez por alcmartin em Sáb Jul 21, 2007 10:36 am, em um total de 1 vez.
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jambockrs escreveu:nestor escreveu:http://maps.google.es/maps/mm?ie=UTF8&hl=es&ll=-23.433324,-46.465988&spn=0.047172,0.058193&t=h&z=14&om=1
Saludos
Presado nestor:
Ese mapa no se refere a Congonhas e sí a lo Aeropuerto Internacional de Cumbica, en la ciudad de Guarulhos, región metropolitana de São Paulo.
Mire: http://www.clicrbs.com.br/pdf/3116377.pdf
Saludos.
Gracias por la rectificación
Saludos
- chm0d
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Dieneces escreveu:Então é ignorância do tema mesmo , já que teu comentário desairoso não foi uma estripulia adolescente . Quando não se conhece do que se está falando , é melhor ouvir primeiro , depois tecer comentários . Evita-se esse tipo de disparate. Duvido que saibas alguma coisa da vida do deputado morto no vôo JJ3054. O deputado Redecker , quando jovem , trabalhou com meu pai.chm0d escreveu:Paisano escreveu:Dieneces escreveu:Vale pra ti , Marlboro , o mesmo que disse ao Chm0 no post acima .Quero creditar essa tua infâmia a uma infantilidade de quem ainda não tem suficiente barba na cara para responder pelos seus atos...Marlboro escreveu:chm0d escreveu:Pessoal, sei que não é hora... MASSS, menos 1 deputado!!! "Deputado Redecker estava a bordo do avião"
Abs.
Nossa.... algo de bom saiu desta catastrofe!
Prezados chm0d e Marlboro,
Peço a ambos um pouco mais de respeito aos que faleceram nesse acidente em Congonhas.
Não é porque um dos mortos era deputado, que o mesmo deva ser desrespeitado.
Um pouco de grandeza da alma não faz mal a ninguém.
Um abraço.
Bom, ao Dieneces... tenho barba suficiente para afirmar e reafirmar minha opnião.
Paisano, desculpe... não vai acontecer novamente.
Parabens, eu conheco todos os filhos do collor, e é safado da mesma forma.
Abs.
Um dos materiais enviados aos EUA para análise não era caixa-preta
"O Comando da Aeronáutica informa que a equipe de técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) responsável pela investigação do acidente com o vôo 3054 já iniciou o exame dos equipamentos levados aos laboratórios do NTSB (National Transportation Safety Bureau) nos EUA.
O resultado mostrou que um deles não se tratava do CVR (Gravador de Voz da Cabine).
Tal fato se configurou por conta das deformações significativas sofridas pelos materiais em função do impacto e das altas temperaturas atingidas.
Por outro lado, a análise do segundo equipamento recuperado indicou que verdadeiramente se tratava do FDR (Gravador de Dados de Vôo), primordial para a avaliação de fatores contribuintes para o acidente, e que seu estado poderá permitir a recuperação de todos os dados necessários.
As buscas entre os destroços prosseguem de modo que as informações complementares do gravador de voz da Cabine possam ser recuperadas o mais rápido possível."
"O Comando da Aeronáutica informa que a equipe de técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) responsável pela investigação do acidente com o vôo 3054 já iniciou o exame dos equipamentos levados aos laboratórios do NTSB (National Transportation Safety Bureau) nos EUA.
O resultado mostrou que um deles não se tratava do CVR (Gravador de Voz da Cabine).
Tal fato se configurou por conta das deformações significativas sofridas pelos materiais em função do impacto e das altas temperaturas atingidas.
Por outro lado, a análise do segundo equipamento recuperado indicou que verdadeiramente se tratava do FDR (Gravador de Dados de Vôo), primordial para a avaliação de fatores contribuintes para o acidente, e que seu estado poderá permitir a recuperação de todos os dados necessários.
As buscas entre os destroços prosseguem de modo que as informações complementares do gravador de voz da Cabine possam ser recuperadas o mais rápido possível."
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Skyway escreveu:Gente, mesmo aquaplanando, meu conhecimento de física que assumo não ser vasto me diz que ele deveria ao menos desacelerar UM POUCO com o reverso ligado, não? E ele simplesmente ignora o reverso por toda a extenção.
E uma coisa que só me dei conta agora...as marcas na grama ao lado da pista deixadas pelo 3054 foram retas em direção ao prédio...ele não vinha na pista meio de lado ou derrapando...ele veio sempre com o bico apontando para a direção que ia...que no final da pista foi um pouco mais pra esquerda, passando por cima de um gramado, depois por um pedaço de taxiway e depois fez o "vôo de galinha" pela cabeçeira e avenida até o prédio da TAM.
o BRIGADEIRO DA INFRAERO deu uma entrevista contando que a velocidade do avião tanto quando tocou a pista como quando saiu dela era a mesma (273 km/h ou 213 km/h, não lembro).
pelo que entendi, ao aquaplanar ele acionou o reverso, como apenas o reverso esquerdo funcionou a aeronave virou e sai da pista naquela angolo.
acho que foi por ai.
Srs.
Link para a Conclusão do Laudo do IPT sobre a pista principal de Congonhas, contratado antes do desastre. Interessante.
[ ]´s
http://download.uol.com.br/fernandorodr ... do_ipt.pdf
Link para a Conclusão do Laudo do IPT sobre a pista principal de Congonhas, contratado antes do desastre. Interessante.
[ ]´s
http://download.uol.com.br/fernandorodr ... do_ipt.pdf
- Guerra
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Re: SRPV-SP e o aeroporto CGH por ocasião do desastre
jambockrs escreveu: Meus prezados:
O Serviço Regional de Proteção ao Vôo - unidade de São Paulo - presta esclarecimentos sobre as condições do aeroporto de Congonhas, por ocasião do desastre do avião da TAM. http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... srpvsp.htm
Um abraço e até mais...
Eu queria pegar todos os envolvidos e coloca-los no final da pista durante o pouso de pelo menos umas dez aeronaves nas mesmas condições da aeronave do acidente!!
Na minha opinião esta tudo errado. Eu começaria pelos bombeiros. Normalmente para abrir uma barraca de cachorro quente o corpo de bombeirtos exige uns 10 extintores, o que um posto de gasolina e uma oficina (que com certeza tinha material inflamavel) estava fazendo no final da pista.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Dinivan
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Los medios internacionales siguen haciéndose eco de este enorme desastre.
Airport is symbol of Brazil's air chaos
Analysis
By Robert Plummer
Business reporter, BBC News
Even before Congonhas airport in Sao Paulo became the scene of Brazil's worst aviation disaster, it was already notorious as a symbol of transport chaos in the country.
Rescuers look for bodies at the scene of the crash at Sao Paulo's Congonhas airport, 17 July 2007
Up to 200 people were killed in Tuesday's crash
Congonhas has always been popular with business travellers because it is just 8km (5 miles) from the city centre, as opposed to the main international Guarulhos airport, which is 35km out of town.
It is also Brazil's busiest airport: more than 17 million passengers passed through it in 2005.
But it has problems going back as far as October 1996, when a TAM airlines Fokker-100 plane crashed shortly after take-off, hitting a block of flats and several houses. All 96 people on board were killed, as well as three on the ground.
That accident prompted fears that Congonhas was too close to residential areas and that its runways were too short for comfort - especially for pilots trying to land during Sao Paulo's all-too-frequent heavy rainstorms.
In February, a federal court briefly banned three types of large jet from using the airport, before the decision was overturned on appeal because of its potential economic impact.
At the same time, wider problems have intensified pressure on Congonhas, with discontent among air traffic controllers turning into a major infrastructure crisis across Brazil.
Airline turmoil
Air travel in Brazil has been in disarray for more than a year now, ever since the once-mighty flag-carrier Varig began cancelling flights because it could no longer meet operating payments.
Compare the size of Sao Paulo's Congonhas Airport with similar airports in the US and UK
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After months of efforts to restructure and sell off the debt-ridden airline, it fell into the hands of budget airline Gol, which snapped it up in April for $275m (£140m).
The implosion of Varig left the way clear for Brazil's other airlines, TAM and Gol, but it also made flights scarcer and more expensive - a serious difficulty in a country that is larger than all of Europe put together.
In October 2006, another crash brought matters to a head. A collision involving a US-owned private jet and a Gol Boeing 737 over the Amazon rainforest killed all 154 people on board the Boeing.
In the aftermath of that accident, various shortcomings in the cash-strapped Brazilian air traffic system came to light.
Radar coverage of the Amazon is apparently plagued by black holes, despite the launch five years ago of a $1.4bn surveillance system, known as Sivam, that was supposed to protect the region from drug-runners and illegal loggers.
And according to media reports, the poor English of controllers attempting to communicate with the executive jet's American pilots may have been a factor in the 2006 crash.
Civilian or military?
The other main consequence of that disaster was a go-slow by the air traffic controllers, who started working to rule in protest at low staffing levels, overwork and low pay.
Planes on runway at Sao Paulo's main airport with sign reading: Think Big
The advice to Think Big has not been heeded
The discontent was exacerbated in March after the men were told they faced prosecution for mutiny, since they are subject to military discipline even though they work in civil aviation.
For several hours, the country's airports were paralysed as controllers refused to allow any planes to take off.
One of the strikers' key demands was for their sector to be switched to civilian management. The idea that directing civil aviation should be under the armed forces' control is arguably an unnecessary hangover from Brazil's years of military rule, which ended in 1985.
They returned to work after the government's planning minister, Paulo Bernardo, agreed to "a gradual implementation of a civil solution".
But President Luiz Inacio Lula da Silva later went back on the deal, saying: "Only after order has been re-established can we go back to talking about changes in the sector. I understand the reasons for the strike, but we can't allow this in the aeronautic service."
Muddling through
Observers say Lula was bowing to pressure from military commanders who were angered at his decision to negotiate with the strikers rather than discipline them.
Gol plane taking off from Sao Paulo's Congonhas airport
Gol eventually proved the winner in the race to buy Varig
Clearly wavering between his position as commander-in-chief and his background as a former trade union leader, Lula ended up muddling his way through.
But the problem has failed to go away. The air traffic dispute resurfaced in June, when renewed delays at airports prompted the Aeronautical Command of the Brazilian defence ministry to remove 14 controllers considered to be the ringleaders.
Defenders of Congonhas airport point out that neither the air traffic control problems nor the type of jet could be blamed for Tuesday's crash.
The plane, an Airbus A320, was not covered by the short-lived federal ban, they say.
But now that Brazil has suffered another major air accident, public confidence in the country's aviation is at an all-time low - and the authorities are likely to come under increasing pressure to resolve the long-running problems in the system.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/default.stm
Brazil radar fault stops flights
By Gary Duffy
BBC News, Sao Paulo
Map
Flights between Sao Paulo and the US have had to turn back after radar in north Brazil shut down for two hours.
The problem occurred just one day after Brazil's president said air safety in the country met international norms.
The radar, at Manaus in Amazon state, covers the point of entry into Brazil used by some 90% of flights, including routes from the US and Central America.
More than 200 people died on 17 July when a Tam Airlines jet left the runway at Sao Paulo, crashing into a building.
According to Infraero, the company which runs Brazil's airports, the radar at Manaus shut down for just over two hours.
After the radar was fixed, it took another two hours before it was fully functioning.
Twin challenges
The flights that were affected were travelling in both directions between the US and Brazil.
Wreckage of the Tam Airlines plane in Sao Paulo (18 July 2007)
Tuesday's crash was Brazil's worst aviation disaster
One American Airlines flight had to stop in Manaus for a period of three hours.
The exact cause of the problem is not clear, but flights have been returning to normal.
In a speech to the Brazilian people on TV on Friday night, President Luiz Inacio Lula da Silva acknowledged that the air traffic system in the country was experiencing difficulties but said it was compatible with all international standards.
In normal times the fault with the radar might almost have passed unnoticed outside the country.
But after two major air accidents in a year, one of them over the Amazon, every problem is now attracting international attention.
The government is facing the twin challenges of maintaining international confidence in Brazil's air traffic system while also dealing with widespread anger within the country over its handling of the issue.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/6910260.stm
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boa tarde a todos!
Estive ausente do forum, pois perdi um amigo aqui de Sta Cruz no acidente. Tivemos 03 mortos aqui da minha região.
Lendo os posts e o que posso dizer é que a siktuação de perigo deste aeroporto é fato conheico dentro da FAB e ele só tem se mantido nesta situação de caos operacional por pressão de politicos ligados a campanhias aéreas que não querem abrir mão do lucro com a operação em Congonhas.
É fato corriqueiro que os oficias responsáveis pela liberação de operação da pista receberam e o comando da FAB recebeu diversos "bilhetinhos" de vários politicos, principalmente do PTnato, que por sua vez são lobistas da companhias aéreas, para liberarem o quanto antes a pista para operação.
O Brigadiero Saito é um homem honrado e sério, e algumas pessoas mais ligadas a ele sabem como ele tratou este assunto, mas mais uma vez os interesses $$$$$$ de pessoas desprovidas do senço de humanidade, responsabilidade, caráter e principalmente seriedade , se sobrepujaram a razão e a ganãncia, a corrupção e perdoem o palavreado, A PUTARIA desta corja que se infiltrou em todas as esferas do poder assaniou duzentas e tantas pessoas.
Bem as causas, que eu não acredito que tenha sido apenas uma, são na verdade a consequência de se manter uma operação que não é segura e nem apripriada naquele lugar.
Estou profundamente triste com a perda de um amigo e com a morte de tantos outros inocentes e mais ainda por não ver horizonte de mudanças radicais a frente.
Grande abraço
Estive ausente do forum, pois perdi um amigo aqui de Sta Cruz no acidente. Tivemos 03 mortos aqui da minha região.
Lendo os posts e o que posso dizer é que a siktuação de perigo deste aeroporto é fato conheico dentro da FAB e ele só tem se mantido nesta situação de caos operacional por pressão de politicos ligados a campanhias aéreas que não querem abrir mão do lucro com a operação em Congonhas.
É fato corriqueiro que os oficias responsáveis pela liberação de operação da pista receberam e o comando da FAB recebeu diversos "bilhetinhos" de vários politicos, principalmente do PTnato, que por sua vez são lobistas da companhias aéreas, para liberarem o quanto antes a pista para operação.
O Brigadiero Saito é um homem honrado e sério, e algumas pessoas mais ligadas a ele sabem como ele tratou este assunto, mas mais uma vez os interesses $$$$$$ de pessoas desprovidas do senço de humanidade, responsabilidade, caráter e principalmente seriedade , se sobrepujaram a razão e a ganãncia, a corrupção e perdoem o palavreado, A PUTARIA desta corja que se infiltrou em todas as esferas do poder assaniou duzentas e tantas pessoas.
Bem as causas, que eu não acredito que tenha sido apenas uma, são na verdade a consequência de se manter uma operação que não é segura e nem apripriada naquele lugar.
Estou profundamente triste com a perda de um amigo e com a morte de tantos outros inocentes e mais ainda por não ver horizonte de mudanças radicais a frente.
Grande abraço