FAB inicia preparativos para lançar foguete
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- rodrigo
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As falhas são uma etapa do nosso desenvolvimento ou são crônicas? Pra esclarecer, todo país , no desenvolvimento desse tipo de programa, encontra problemas, estamos acima ou abaixo da expectativa de falhas?Durante o processo de investigação da tragédia de Alcântara, um relatório reservado feito dentro do programa espacial (CTA) dava conta de que 40% dos foguetes fabricados e lançados no Brasil apresentaram algum tipo de falha durante a operação de lançamento.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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rodrigo escreveu:As falhas são uma etapa do nosso desenvolvimento ou são crônicas? Pra esclarecer, todo país , no desenvolvimento desse tipo de programa, encontra problemas, estamos acima ou abaixo da expectativa de falhas?Durante o processo de investigação da tragédia de Alcântara, um relatório reservado feito dentro do programa espacial (CTA) dava conta de que 40% dos foguetes fabricados e lançados no Brasil apresentaram algum tipo de falha durante a operação de lançamento.
Talvez estejamos até dentro. Mas vc poderia pesquizar o histórico da série americana de foguetes Vanguard (...) ou perguntar à Koslova.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Vinicius Pimenta
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O fato de perdermos a carga útil significa que todos os dados dos experimentos foram perdidos?
Abraços
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César
E que fique bem claro também que o módulo da carga útil é de responsabilidade da Alemanha, ele é fabricado lá.
A parte brasileira funcionou perfeitamente.
abraços]
Foram obtidos dados por meio de telemetria dos seguintes experimentos: Girômetro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Monitoramento de Aceleração, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e dois experimentos de ciências térmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por imagens de uma das câmeras instaladas no VSB-30 pesquisadores da ANVISA, do IPEN e da universidade alemã de Hohenheim monitoraram o estudo sobre propagação de ondas em gel.
E que fique bem claro também que o módulo da carga útil é de responsabilidade da Alemanha, ele é fabricado lá.
A parte brasileira funcionou perfeitamente.
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Brasileiro escreveu:CésarForam obtidos dados por meio de telemetria dos seguintes experimentos: Girômetro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Monitoramento de Aceleração, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e dois experimentos de ciências térmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por imagens de uma das câmeras instaladas no VSB-30 pesquisadores da ANVISA, do IPEN e da universidade alemã de Hohenheim monitoraram o estudo sobre propagação de ondas em gel.
E que fique bem claro também que o módulo da carga útil é de responsabilidade da Alemanha, ele é fabricado lá.
A parte brasileira funcionou perfeitamente.
abraços]
Acho uqe a coisa não é bem assim não Brasileiro!
O módulo faz parte do veículo como um todo, que estava sobre responsabilidade Brasileira. Não é só por a culpa nos Alemães e isentar a AEB...
- Brasileiro
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Sniper escreveu:Brasileiro escreveu:CésarForam obtidos dados por meio de telemetria dos seguintes experimentos: Girômetro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Monitoramento de Aceleração, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e dois experimentos de ciências térmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por imagens de uma das câmeras instaladas no VSB-30 pesquisadores da ANVISA, do IPEN e da universidade alemã de Hohenheim monitoraram o estudo sobre propagação de ondas em gel.
E que fique bem claro também que o módulo da carga útil é de responsabilidade da Alemanha, ele é fabricado lá.
A parte brasileira funcionou perfeitamente.
abraços]
Acho uqe a coisa não é bem assim não Brasileiro!
O módulo faz parte do veículo como um todo, que estava sobre responsabilidade Brasileira. Não é só por a culpa nos Alemães e isentar a AEB...
Sniper, eu não quis dizer isso.
Não é questão de isentar a AEB, que por sinal, cabia a ela a tarefa da integração do foguete.
Eu disse que antes das especulações sobre o nosso programa, a parte que o Brasil fabricou foi o foguete e este aparentemente não teve falha. Se a carga útil alemã falhou, pode ter sido por descuido brasileiro, pode ser, mas como não sabemos e nem saberemos se foi mesmo isso, a única coisa que podemos especular é que a parte brasileira funcionou bem.
abraços]
- soultrain
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Posted 07/19/07 15:41Print this story Brazil Fires Rocket in Bid To Revive Space Program
By NATUZA NERY, REUTERS, BRASILIA
Brazil launched a sounding rocket carrying scientific experiments on Thursday in an effort to revive a space program that was set back by a deadly accident in 2003.
Brazil’s main objective is to develop and then sell satellite-launching rockets, as well as to promote its Alcantara launch site near the northeastern city of Sao Luis.
The VSB-30 sounding rocket was airborne for only 20 minutes and a module carrying experiments was to be salvaged from the Atlantic Ocean, the Brazilian Space Agency said.
Officials view the launch as a key step in recovering Brazil’s space program after a satellite-launching rocket exploded at the same site in 2003 and killed 21 people, including several scientists.
The VSB-30 was only the second rocket of its kind to be launched in Alcantara since then.
Brazil’s rocket technology is decades behind that of other countries like the United States, Russia and China. But authorities say they would save money, gain technology and complement their satellite-building technology.
The experiments were based on minimal gravity in space and developed by Brazilian and German universities.
Critics say military control and a small budget are to blame for little progress in the space program of Latin America’s largest country.
“We know how to make satellites but not the rockets to transport them. We would have made more progress if the rocket technology and construction had been in civilian hands,” said Jose Leonardo Ferreira, professor of space sciences at the University of Brasilia.
Brazil has yet to test liquid propulsion before using it in a satellite-launching rocket planned to be completed in 2010.
The air rorce, which controls air traffic, is also blamed in part for repeated disruption of air travel in Brazil over the past year. An airliner crashed in Sao Paulo on Tuesday, killing as many as 200 people in the second major air accident in 10 months.
The launch of the VSB-30 rocket, part of which was designed together with the German space agency, had been delayed seven times since last week due to bad weather.
- Brasileiro
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Análise do Cumã II
André Mileski
andre@lpnet.com.br
O nome Cumã não parece trazer sorte para as missões de microgravidade. A missão Cumã II, realizada na semana passada repetiu em certa parte a falha ocorrida na missão Cumã I, efetuada em dezembro de 2002, também a partir de Alcântara, no Maranhão. Na primeira missão, que utilizou um foguete de sondagem VS-30, antecessor do VSB-30, além da carga-útil com os experimentos científicos e tecnológicos não ter sido recuperada, houve ainda um problema em relação ao tempo em ambiente de microgravidade devido à separação prematura do módulo de carga útil.
A falha parcial da Cumã II, no entanto, não deve ser inteiramente creditado ao Programa Espacial Brasileiro. A carga-útil lançada pelo VSB-30 foi desenvolvida pelo CTA em conjunto com o DLR-MORABA (instituto ligado à Agência Espacial da Alemanha), a partir de um compromisso firmado no início da presente década, que visava o desenvolvimento de uma carga útil reutilizável que possibilitasse às universidades e centros de pesquisa brasileiros a oportunidade de testar experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade. Denominada MICROG1, o desenvolvimento e construção dos módulos de serviço e de recuperação (pára-quedas, sistema de flutuação e localização) foi de responsabilidade da parte alemã, enquanto que ao Brasil (IAE/CTA) coube os trabalhos relacionados aos módulos de experimentos, acoplamentos e coifa.
Segundo informações de pessoas envolvidas na missão, o pára-quedas da carga-útil chegou a ser aberto, mas não há certeza acerca do funcionamento dos sistemas de flutuação e de localização (GPS), que permitiriam o resgate dos experimentos por equipes da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com nota divulgada pelo CTA. serão realizados estudos técnicos para se descobrir os motivos da falha dos sinais.
Outros dois lançamentos de foguetes VSB-30 (Texus 44 e 45) estão previstos para ocorrerem a partir de dezembro deste ano. Tais missões serão efetuadas do centro de lançamento de Esrange, localizado no norte da Suécia.
abraços]