CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

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Skyway
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#196 Mensagem por Skyway » Qui Jul 19, 2007 2:44 pm

cicloneprojekt escreveu:
Skyway escreveu:Um perito acabou de confirmar na GloboNews minha tese que ao menos o Reverso esquerdo estava acionado. :?


Especulando...., se isso se confirmar então explica-se o fato da atitude anormal pendente para esquerda, o que fatalmente deve ter produzido alguma avaria grande na perna do trem de pouso principal esquerdo. Ontem eu vi que o trem de pouso principal(não dava para identificar se esquerdo ou direito) havia sido retirado ds escombros. Um exame deve ser relativamente fácil para elucidar isso.

sds

Walter


As fotos disponíveis no O Globo Online...infelizmente do mesmo lado.

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Quase certeza que é o direito.




AD ASTRA PER ASPERA
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Guerra
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#197 Mensagem por Guerra » Qui Jul 19, 2007 3:16 pm

Demartino escreveu:Sargento, mas a questão em si não é essa, se assim for então "Deus"quando nos disse vc vai nascer, ele deveria fazermos assinar um documento falando que o mundo era cheio de perigos e que deveriamos assinar um termo de risco.
Pows, amigo é obvio que tudo o que você for fazer na vida vc correrá algum tipo de risco e não haverá autoridade ou controle que poderá fazer você ter certeza absoluta de que nada acontecerá com você. .


Se existe tal pessoa encarregado de não deixar tal acidente ocorrer e ele ocorre a culpa e de tal pessoa. Se essa pessoa não tem competencia de afirmar que o evento é seguro que informe aqueles que podem ser as vitimas. Só isso, to pedindo muito?



Afinal de contas acidente é um acidente ou seja algo que não foi previsto ocorreu, se tivesse sido previsto não teria ocorrido ou teria sido evitado, duvido que alguém deliberadamente tenha imaginado que algo do tipo fosse ocorrer.


mas é esse o problema. eu já disse o problema é de gestão. quando você vai lançar alguém de paraquedas você tem prever todos os riscos e criar mecanismos para que ele não ocorra, e se não for possivel, que diga: ISSO NÃO PODE SER FEITO. É o risco calculado.



O que se discute e o que está acontecendo é que estão misturando as estações, ninguém pode afirmar que a culpa do acidente foi por conta da pista, portanto não podemos fazer ilações a esse respeito e misturar isso com controle de tráfego aéreo, manutenção etc.etc.


mas eu não estou dizendo isso cara. o que eu estou dizendo é que um acidente aconteceu. Se aconteceu teve uma causa, e se teve uma causa no minimo alguém foi culpado por não ter avaliado essa possibilidade, por mais remota que fosse.

Pelo que me consta a manutenção imposta nas aéronaves seguem padrões internacionais inclusives acompanhada por profissionais independentes inclusive de outros países. Não estou aqui querendo defender nem atacar X ou Y, só acho aqui neste local, como pessoas que acredito conhecendo mais do que as outras pessoas não podemos entrar na mesma gueurinha que leigos utilizam para se aproveitarem da situação.


Precisa ser especialista para ver que ocorreram dois acidentes num curto espaço de tempo, quando o aceitavel é ZERO.

Já disse num post anterior amigo, conheci N comandantes de areronaves que pousavam e pousam em congonhas, e antes dessa tragédia ocorrida, eram quase unanimes em afirmar que a pista de conconhas seguem os padrões.


Beleza cara, eu não disse que a culpa era da pista, mas vamos a próxima hipotese, até achar o erro, mas esta acontecendo acidentes em curto espaço de tempo, tem alguma coisa errada num nivel maior.

Você comparou coisas que no meu entender não são semelhantes. Se o soldado que vc está investigando oferece risco na sociedade e vc não o prendeu, a culpa é sua e não dele concordo, porém se dentro de sua analise vc avaliar que o fato investigado não passou de um acidente e ocorreu um novo acidente sem relação com o anterior vc não poderá ser culpado.


O que eu disse é que há sim uma relação, pois se mesmo se o soldado for culpado ou não nos dois casos, existe uma falha em todo o sistema e tem que ser apurado.



Com relação a pista em si, você acha que vários tecnicos engenheiros pilotos e comandantes, responsáveis por vidas inclusive a deles próprios admitiriam estar fazendo algo fora dos padrões simplesmente porque acreditavam que não ia ocorrer nada? Acho pouquíssimo provável


eu não falei em pista, mas seguindo seu raciocinio...voce esta culpando a aeronave, voce acha que o comandante sabendo desses problemas da aeronave iria colocar em risco a vida dele e das pessoas? Bom, aposto que o que vai ser apurado é isso. A culpa vai ser do piloto que sabia das limitações da aeronave e insistiu no pouso...defunto não se defende.




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#198 Mensagem por Guerra » Qui Jul 19, 2007 3:24 pm

soultrain escreveu: Quem tenta já culpar alguem, é no minímo irresponsável, há muita coisa a analizar ainda e a principal são as caixa negras.

[[]]'s


Mas quem esta fazendo isso é vocês, se o problema for mecanico de quem é a culpa? Se um pneu estourou o fabricante, quem jogou o prego na pista...sei lá....tem um culpado, ou não?




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#199 Mensagem por soultrain » Qui Jul 19, 2007 3:51 pm

soultrain escreveu:Boas,

Já vi o video várias vezes, acho estranha a velocidade do avião como todos. Existem diversos travões, o reverse, os aerodinamicos e os travões do trem de aterragem.

Não consegui vislumbrar uma desacelaração clara, parece que nenhum dos travões foi acionado, depois no final nota-se uma explosão e terá sido aí que mudou de direcção.

Concordo que não foi a pista directamente, mas pode ter contribuido para os supostos erros posteriores. O piloto pode ter-se assustado com aquaplaning inicial e tentou levantar de novo, mas a questão é que não se vislumbra sequer o nariz a levantar.

Quem tenta já culpar alguem, é no minímo irresponsável, há muita coisa a analizar ainda e a principal são as caixa negras.

[[]]'s


Sargento,

Aonde é que eu culpo alguém? Quando falo em erros, não quero dizer só do piloto, mas avarias, mal funcionamento de sistemas e tudo o resto.

[[]]'s




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ANDEP - Loteamento de cargos vitima inocentes

#200 Mensagem por jambockrs » Qui Jul 19, 2007 5:20 pm

Meus prezados:
Sr. Claudio Candiota Filho, Presidente da ANDEP, lança um manifesto, propugnando pelo retorno ao status quo anterior à criação da ANAC, exigindo a volta do DAC e extinção do Ministério da Defesa.
http://www.defesanet.com.br/zz/br_jj3054_2.htm
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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#201 Mensagem por SAS » Qui Jul 19, 2007 5:27 pm

alcmartin escreveu:SAS, pode ser que estivesse veloz. Pode ser que tenha sido erro. Nao sei se foi ou nao.
Mas o que realmente interessa é que nao há margem p/erro, ou p/variaçoes de qualquer natureza, em Congonhas e esse é o problema. Citei nesse topico que tomei um susto nessa mesma operação e não foi por erro: foi por condicoes meteorologicas e ainda assim foi susto. Talvez o oposto do ocorrido: tentar parar de qualquer maneira. Se tivesse dado errado, teriam falado que eu deveria ter arremetido...

Na aviaçao militar aceita-se operaçao no limite porque é operaçao militar. Todos sao voluntarios, profissionais e concientes dos riscos.

Mas na aviacao civil, comercial, nao se admite esses riscos, ou nao se deveria admitir, porque há usuarios civis. Pessoas comuns, velhos, crianças, pessoas que confiam que aquela operaçao nao tem nada de perigoso.
Estava no Galeao na hora do ocorrido e foi dificil explicar p/um estrangeiro como havia um predio do lado do aeroporto...

Desculpe aí se estou meio exaltado, mas com esses dois colegas já sao 15 conhecidos que perco nesta atividade, nestes 18 anos de aviaçao. Faz parte, mas quando é de forma anunciada, que poderia ter sido evitada...

abs a todos.



com certeza alcmartin,
longe de mim querer tirar qualquer conclusao, eu apenas estava mostrando o video para os "camaradas".

jah se sabia dos riscos d congonhas ha muito tempo e - independente d ter sido falha do aviao, do piloto, ou da pista - espero q desta vez as autoridades responsaveis ampliem a area d pouso, ou construam um aeroporto em outro lugar, pois como vc mesmo disse, nao ha margem para erro, ou variaçoes de qualquer natureza em congonhas..




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#202 Mensagem por Dinivan » Qui Jul 19, 2007 6:46 pm

El vídeo comparativo de la velocidad:

http://www.elmundo.es/elmundo/2007/07/19/videos/1184829333.html

creo que antes de sacar conclusiones habría que esperar al resultado de la caja negra. Podría ser que el piloto al observar el estado de la pista decidiera volver a acelerar rapidamente para ganar otra vez altura y alejarse. O podría ser que aterrizara mal. En teoría la pista ha sufrido alguna mejora, por lo que esto: http://www.airliners.net/open.file/1021719/M debería haber dejado de pasar. Pero lo dicho, sin saber qué es lo que realmente hizo el piloto...




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#203 Mensagem por Don Pascual » Qui Jul 19, 2007 6:57 pm

Meu cunhado mora com minha irmã em Porto Alegre, e deviado ao trabalho, vai praticamente todas as semanas para São Paulo. Nessa semana ele disse que não iria ir pois queria acompanhar o ultrasom da minha irmã. A empresa marcou a viagem na terça-feira... 4 colegas do meu cunhado estavam naquele avião. Um deles, de 23 anos, casado a poucos meses, devido ao calor e as chamas se fundiu a poltrona e estavam com dificuldades de retirar o corpo...




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#204 Mensagem por soultrain » Qui Jul 19, 2007 7:02 pm

Reparem nos comentários no link do airliners que o Dinivan postou,são comentários de 2006:

A visitor from Brazil posted Fri March 24, 2006:
This plane had hydraulic problems at Salvador, the last stop of this flight before Sao Paulo.
The airline blamed the runway for the accident, due to alleged bad draining.
Airport administration denied this claim, citing the runway as perfectly safe.
Who's to blame? A complete investigation is under way and will answer that question.
Brazil has one of the best aviation safety records in the world, and thank God the plane did not fall into the avenue.
The avenue by the runway has eight lanes, and is always packed with heavy traffic.


A visitor from Brazil posted Fri March 24, 2006:
After this accident, authorities and crew members as well are questioning Congonha´s landings on rainy days . Some argue that Gongonha´s runaway is not so safe when it comes to wet landings. Others say the runaway is ok, but thay should install containtion nets to brake planes and hold them still in case of a slide out of the runaway.




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#205 Mensagem por nestor » Qui Jul 19, 2007 8:51 pm

La verdad es que ese aeropuerto parece muy peligroso, rodeado de una gran masa de población.

http://maps.google.es/maps/mm?ie=UTF8&h ... &z=14&om=1

Saludos




Editado pela última vez por nestor em Sex Jul 20, 2007 8:00 pm, em um total de 1 vez.
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#206 Mensagem por The Baaz » Qui Jul 19, 2007 9:09 pm

Rui Amparo (Diretor técnico da TAM) acabou de dizer em entrevista ao Jornal Nacional que o Reversor direito da aeronave estava "Pinado".




Mens Sana, Corpore Sano.
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#207 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jul 19, 2007 9:13 pm

O Jornal Nacional agora a pouco fez uma reportagem em que a aeronave acidentada havia tido problema no reversor direito na 6ª passada ficando pinado desde então. Segundo o diretor técnico da TAM, este procedimento era o recomendado pelo fabricante. Além disso no dia anterior ao acidente, houve um pouso com dificuldade em Congonhas.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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#208 Mensagem por Carlos Souza » Qui Jul 19, 2007 9:19 pm

Demartino escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Nas entrelinhas está se conformando


Uma outra explicação é que ao puxar o joystick


pode ter sido causado por uma simples rajada de vento


(já que o avião não tinha APARENTEMENTE atingido velocidade de STOL),


ou pelo estouro dos pneus do lado esquerdo, tenham desestabilizado o avião no seu eixo de deslocamento
,

tendo inclusive causado a quebra da trava do trem de pouso principal esquerdo,


o que corroboraria o fato do avião ter se desestabilizado para o lado esquerdo e talvez batido a cauda na pista na tentativa de arremeter.


O grooving não teria tido influência pelo simples fato de não haver volume d'água na pista que significasse possibilidade de empoçamento, segundo o pessoal de inspeção de solo da INFRAERO.


A Própria reforma da pista teve esse objetivo e parece te-lo atingido. Isso será corroborado pelo Laudo do IPT que sairá no dia 20 ou 27(só existe laudo do IPT para a pista Auxiliar).




Walter, é ou não é para tirar conclusões apressadas?

Na minha opinião, acidentes acontecem. Mas quando acontece um acidente é porque uma serie de fatores aconteceram ao mesmo tempo. Eu nunca vi um acidente que tenha apenas uma causa ou apenas um culpado.
No primeiro acidente da TAM disseram que foi a aeronave...ora, e quem é o responsavel pela manutenção da aeronave? E quem é o responsavel pela fiscalização da manutenção das aeronaves? E quem é o responsavel para fiscalizar o fiscal? ...e por ai vai.
Se o problema for da aeronave (de novo), no minimo tem ser apurado quem liberou essa aeronave para voar no Brasil. Se o pneu estourou, eu queria saber quem são os responsaveis.
É por isso que que independente do que aconteceu, não existe apagão aereo, o que existe é um apagão de gestão.


Sargento, acho que o Sr. está politizando algo que não merece ser politizado, novamente acho que as pessoas estão jogando toda a sua ira num momento onde ao meu ver não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Existe sim sistemas de controle em todo os lugares do mundo inclusive no Brasil porém não existe a mínima possibilidade de todos os controles serem infalíveis nem aqui no Brasil nem em nenhum outro lugar do mundo, pois se assim o fosse não haveriam acidentes aéreos em nenhuma parte do mundo ou pelo menos nos países mais desenvolvidos, fato esse que não é aplicável e todos nós sabemos.
Estão misturando as coisas, como dizia o sabio comediante Ronald Golias, "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Misturar a crise do controle de tráfego aéreo que é evidente, com o acidente incorrido na última segunda feira é no mínimo uma leviandade, no meu ponto de vista.
Se aproveitar de um fato terrível como este acidente aéreo para começar a jogar "m... "no ventilador para todos os lados é o fim da picada.


Ah! claro fiquemos todos quietos, esperemos os dias passar e estes duzentas mortes serão esquecidas e ninguém vair responder por elas, do mesmo jeito que aconteceu com as 154 mortes do avião da Gol. É impressionante, queria ver se opiniões deste tipo seriam as mesmas, se houvesse um conhecido neste vôo. É impressionante como tem gente que gosta da INCOMPETÊNCIA neste país.




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#209 Mensagem por soultrain » Qui Jul 19, 2007 9:24 pm

quinta-feira, 19 de julho de 2007, 20:35 | Online




Avião da TAM tinha defeito no reverso da turbina
Problema pode ter provocado acidente em Congonhas na terça-feira

Marcelo Godoy, do Estadão
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SÃO PAULO - O vice-presidente Técnico da TAM, Ruy Amparo, confirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira que estava travado um dos reversores da turbinado Airbus A-320 da TAM, que sofreu acidente em Congonhas na terça-feira, matando pelo menos 188 pessoas. O defeito do equipamento da turbina no momento em que os pilotos tentavam arremeter o Airbus pode ter sido a causa do acidente.


A razão disso é que a dinâmica do trajeto feito pelo avião na pista do Aeroporto de Congonhas indica que algo fez o avião virar para esquerda em direção ao prédio da TAM Express, na avenida Washington Luis, antes mesmo da aeronave chegar ao fim da pista principal.



O reverso é usado para frear a aeronave no pouso. Ele deve ser recolhido durante a decolagem para que os motores ganhem potência. A hipótese que vê no reverso um vilão ganhou força depois dos exames feitos na pista de Congonhas pelos peritos do caso.



"Como tudo é muito digital no Airbus, ao menor sinal de problema para o piloto há procedimentos para inibir situações de não-funcionamento", disse Amparo. "Tenho os manuais aqui e eles mostram que os reversors não eram item requerido para este tipo de pouso".



Há dez anos, o defeito no reverso causou o acidente com o Fokker-100 da TAM, que caiu sobre casas na região de Congonhas em 31 de outubro de 1996, matando 99 pessoas.



Op roblema no reverso havia sido detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio avião dias antes, segundo Jornal Nacional, da Rede Globo. Mesmo após a detecção do problema, a aeronave da TAM continuou a voar nos dias seguintes, com o reversor direito desligado.




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#210 Mensagem por soultrain » Qui Jul 19, 2007 9:28 pm

SÃO PAULO - O avião da TAM, que explodiu na terça-feira com 186 passageiros a bordo, tinha um defeito no reversor da turbina direita. O defeito, segundo reportagem do Jornal Nacional, teria sido constatado na sexta-feira, mas a aeronave continuou operando com o reversor desligado.




Por meio de nota, a assessoria de imprensa da TAM reiterou que "o reversor direito do Airbus A320 que realizou o vôo JJ 3051 foi desativado em condições previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)". Ainda, segundo a nota, "o procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave. Portanto, a empresa reafirma que não teve registro de qualquer problema mecânico neste avião no dia 16 de julho".


Segundo a reportagem, porém, na segunda-feira, um dia antes do acidente, a aeronave teria apresentado problema no pouso do vôo que vinha de Confins (MG), às 18h48, para o Aeroporto de Congonhas. Ainda, segundo a reportagem, o avião teria parado no limite da pista.
A reportagem informa ainda que o defeito teria sido registrado no livro de vôo no dia anterior ao acidente, mas que a vice-presidência nega que tenha sido avisada sobre uma "pane séria".

Na quarta-feira, o presidente e os vice-presidentes da companhia negaram conhecer qualquer defeito na aeronave ou ocorrência registrada desde a sua compra, em dezembro de 2006.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2 ... 30861.html




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