CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

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#166 Mensagem por Jacobs » Qui Jul 19, 2007 12:55 am

Imaginem se Congonhas estivesse num lugar proprio para um aéroporto, com largos descampados de terra ao redor, essa tragedia toda não passaria de mais um caso de "derrapagem na pista"...




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#167 Mensagem por Skyway » Qui Jul 19, 2007 12:57 am

Ou no máximo a aeronave partida mas com grandes chances de sobreviventes...




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#168 Mensagem por Skyway » Qui Jul 19, 2007 1:13 am

PS: Só lembrando que minha tese sobre o reverso é uma opinião minha, logicamente ninguem é obrigado a concordar. :wink:




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#169 Mensagem por Patton » Qui Jul 19, 2007 3:25 am

Onde esta o P44 para dizer que tudo isso e' a culpa de George W. Bush e a guerra no Iraq? - So' uma brincadeira para melhorar a atomesfera de tristeza. :)




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#170 Mensagem por Quiron » Qui Jul 19, 2007 8:53 am

A cascata sobre o aval do IPT. E o homem da Propaganda

Duas notas do Painel de hoje, da Folha desta quinta:

Miragem - Citado extra-oficialmente pelo governo federal como prova de que Congonhas estaria em plenas condições de funcionamento, o laudo do IPT sobre a pista principal do aeroporto não existe. O instituto, ligado à USP, emitiu dois laudos sobre a pista auxiliar -o terceiro está previsto para hoje. Os relativos à pista principal, onde ocorreu o acidente com o Airbus da TAM, devem sair nos dias 27 deste mês, 7 e 17 de agosto.Nenhum desses documentos trata ou tratará dos chamados "groovings" -ranhuras cuja ausência facilita derrapagens- nem têm caráter "deliberativo". Em texto redigido ontem para desfazer a confusão, o IPT explica que seu contrato com a Infraero prevê a auditagem de itens como a composição do asfalto, e não "emitir uma liberação formal da pista".

Digitais. O Palácio dos Bandeirantes enxerga o ministro Franklin Martins (Comunicação) na origem da história segundo a qual um laudo do IPT teria "liberado" a pista principal de Congonhas. "Estão tentando empurrar o problema para São Paulo", afirma o vice Alberto Goldman.




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#171 Mensagem por Quiron » Qui Jul 19, 2007 8:58 am

"Incompetência, desídia, leviandade, ganância e corrupção"

Editorial do Estadão desta quinta-feira:

Desastres de aviação, dizem os especialistas, sempre têm mais de uma causa. Com a tragédia do Airbus da TAM não é diferente. As causas são a incompetência, desídia, leviandade, ganância e corrupção presentes no sistema de transporte aéreo brasileiro. Perto desses fatores estruturais, eventuais falhas técnicas, ou do piloto, na origem da catástrofe de anteontem em Congonhas são dados acessórios. Essencial é o descalabro que permite o funcionamento a plena carga do maior aeroporto brasileiro numa área já abarcada pelo centro ampliado de São Paulo; a recusa das companhias aéreas em reduzir as suas operações ali, ou ao menos desconcentrá-las dos horários de pico; a submissão cúmplice da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aos interesses das empresas que dominam o setor; a calamidade administrativa, a politicagem e a fraude endêmica na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Tudo isso sob os olhos - e a responsabilidade objetiva - de um governo cujo presidente só quer ouvir o som da própria voz e continua a repetir hoje o que, horas antes do terrível acidente, admitiu fazer no passado - “a quantidade de coisas que eu falei e falava porque era moda falar, mas que não tinha substância para sustentar na hora em que você pega no concreto”. E que traça ele próprio o retrato acabado de sua gestão ao confessar que “em determinados cargos (...) a gente faz quando pode e, se não pode, deixa como está para ver como é que fica”. No dia 29 de setembro do ano passado, 154 pessoas morreram no que foi, até às 18 horas e 45 minutos de anteontem, o maior desastre aéreo da história brasileira. Desde os 154 mortos da tragédia da Gol até as duas centenas de mortes desta terça-feira, descontado o palavrório entorpecedor de todos quantos têm parte com os problemas da aviação comercial no País - e com as possíveis soluções para eles -, continuou-se na estaca zero em matéria de “pegar no concreto” para melhorar os padrões de segurança de vôo no território. Para todos os efeitos práticos, “deixou-se como está para ver como é que fica”.

Nesse quadro de falência dos poderes públicos e de voracidade de interesses privados, Congonhas - sem as chamas, os corpos e os destroços - é a síntese das incompetências e irresponsabilidades que marcam a administração pública brasileira. Em abril de 2005, um brigadeiro, Edilberto Teles Sirotheau Corrêa, denunciou a “obsessiva prioridade” dada pela Infraero “às obras que proporcionam ‘visibilidade’, em detrimento das necessidades operacionais”. De fato, gastaram-se R$ 350 milhões para modernizar esse shopping center no qual se transformou o terminal do aeroporto que, já em 2005, registrava 228 mil pousos e decolagens, 33 mil a mais do que o desejável pelos critérios internacionais. Em janeiro último, o Ministério Público Federal pediu à Justiça a interdição da pista principal de Congonhas. No mês seguinte, um juiz federal proibiu aviões de grande porte, como Boeings e Airbuses, de operar no aeroporto enquanto os problemas da pista não fossem sanados. Uma instância superior invalidou a decisão, considerando-a drástica demais e fonte de impactos econômicos negativos.

Enfim, ao custo de R$ 19,9 milhões, a Infraero contratou o conserto da pista - e a liberou escandalosamente antes de nela serem acrescentadas as ranhuras transversais que asseguram o escoamento da água das chuvas e aumentam a aderência dos pneus dos aviões ao solo, facilitando a freada e reduzindo o risco de derrapadas como a que, na segunda-feira, arrastou por 150 metros, até o gramado próximo, um turboélice com uma vintena de pessoas a bordo, muito mais manejável do que um Airbus capaz de levar cerca de 180 pessoas. (Outro episódio, negado pela TAM, foi a arremetida, também na segunda-feira, de um aparelho da companhia, cujo comandante desistiu do pouso no último momento devido ao alagamento da pista.) As obras do grooving só poderiam começar na próxima quarta-feira. Pode ser que tenha contribuído para a tragédia do vôo 3054 um erro na manobra de pouso ou uma pane no sistema de freios do Airbus. Mas é certo que o desfecho seria outro se a pista tivesse plenas condições de segurança. Não as tinha e ainda assim era usada, em última análise, por incompetência, desídia, leviandade, ganância e corrupção.




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#172 Mensagem por P44 » Qui Jul 19, 2007 9:14 am

Patton escreveu:Onde esta o P44 para dizer que tudo isso e' a culpa de George W. Bush e a guerra no Iraq? - So' uma brincadeira para melhorar a atomesfera de tristeza. :)


Desculpa lá, mas essa foi muito triste, já sei que me amas, mas lamento informar-te que sou casado, e além do mais não fazes o meu tipo.

Se lesses mais atrás verias que já postei neste tópico

E acho a tua tirada imensamente infeliz e de mau gosto.

Há tópicos e alturas para discutir a porcaria que o teu presidente tem feito pelo mundo, mas este não será concerteza um deles.

Passa bem.




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#173 Mensagem por P44 » Qui Jul 19, 2007 9:20 am

:shock: :shock:

Excesso
Avião, com 174 lugares, levava 180 e a tripulação
18 de Julho de 2007 | 12:11

O avião da companhia aérea TAM de prefixo PT-MBK, que caiu ontem em São Paulo, levava a bordo entre três e seis pessoas além do total que pode ser considerado como capacidade normal do aparelho, conforme o critério que se adote para analisar a configuração do aparelho. Segundo os dados disponíveis sobre o arranjo interno do A-320 acidentado em Congonhas, sua capacidade regular era de 174 passageiros e 6 tripulantes. No site da TAM, há a informação de que os A-320 têm no máximo 168 lugares, além das posições ocupadas pela tripulação, mas não é incomum que empresas aéreas reconfigurem suas aeronaves, para ter maior receita comercial, sem informar isso claramente aos clientes. No caso do vôo JJ 3054, que tinha a tripulação normal de dois pilotos e quatro comissários, estavam a bordo mais 18 funcionários da TAM e 162 passageiros. Total: 186 pessoas.

Essa soma indica que, a princípio, seis pessoas não tinham lugares para ocupar. Mas a TAM informou que havia uma criança de colo a bordo, o que reduz o possível excesso de ocupantes do avião a cinco pessoas. VEJA apurou que é uma prática comum da empresa o embarque de "extras" – funcionários que precisam deslocar-se entre uma praça e outra – e que em alguns casos eles ocupam assentos especiais. Há duas vagas adicionais desse tipo dentro da cabine, atrás dos pilotos. Conforme a descrição de um empregado da TAM, também é possível pôr no avião pequenas cadeiras adicionais, parecidas com as dos tripulantes, até o limite de quatro por aeronave. Nessa hipótese, então, o vôo comandado pelos pilotos Henrique Di Sacco e Kleyber Lima, estaria com um total de três assentos extras ocupados por funcionários da companhia aérea.

Esse total de pessoas a bordo não configura excesso de peso. Como esclareceu na tarde desta quarta-feira o presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, o Airbus decolou de Porto Alegre com 96,6% de sua capacidade total de carga.

A questão colocada por esse nível de ocupação da capacidade do avião é saber como ela se combinou com as condições da pista de Congonhas na tarde de ontem. Na imensa maioria dos incidentes aéreos, há uma combinação de elementos para explicar o desfecho. Raramente um único fator pode ser apontado como responsável exclusivo pelo acidente. A pista principal de Congonhas, com 1.900 metros, é sabidamente curta, ainda que suficiente para pousos e decolagens na maioria das situações. Com chuva, porém, ela tende a se tornar um pouco menos eficiente. Em São Paulo, houve chuvas desde domingo. Para piorar o quadro, reparos que fariam parte da reforma da pista iniciada há dois meses – para aumentar seu coeficiente de aderência – ainda não foram executados. Ou seja, diversos fatores relacionados à segurança aeronáutica – peso do avião, condições climáticas e estado da pista – estavam próximos do ponto crítico no momento do acidente. Em tese, quando um deles passou do limite, não havia folga nos outros elementos da equação para que o acidente fosse eventualmente evitado. As perícias dos próximos dias deverão apontar qual foi o fator que desencadeou a tragédia.



Fonte




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#174 Mensagem por luis F. Silva » Qui Jul 19, 2007 9:48 am

As minhas sinceras condolências aos familiares das vitimas desta tragédia, e a todo o povo brasileiro.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
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#175 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 19, 2007 10:10 am

Pessoal, eu recomendo a vcs ter muito mais serenidade no "julgamento" que está sendo feito do governo pela IMPRENSA.

Todo mundo aqui sabe que sou anti-petista e anti-esquerda.(...) Mas...

Passado o momento inicial de impacto e comoção, rogo prudência, e um caráter mais cartesiano na abordagem da questão.

Parei de dar ouvidos a imprensa não especializada. Esta está procurando apenas um pescoço para enrrolar a corda.

Digo a vcs que: a pista dificilmente teve contribuição significativa para o acidente. Isso já é onião de especialistas.(o que tem visivelmente irritado a imprensa , especificamente a imprensa paulista/paulistana)

As manchetes do JN-Jornal Nacional estão sendo bizarras, eles estão querendo se basear em evidências frágeis de "por assim dizer" do que tomar uma atitude correta de aguardar o seguimento das investigações.

E digo mais. Parece ter algum interesse da Rede Globo na cruxificação de alguém. Isso fica claro qpara quem analisou com cuidado que a linha editorial do JN ontem à noite, foi inacreditavelmente ignorar todos os esclarecimentos TÉCNICOS dados de maneira honesta pelas autoridades do CENIPA/MIn da DEFESA/ANAC/SRPV-SP/INFRAERO-CONGONHAS/PF, na entevista coletiva que ocorreu no aeroporto de Congonhas ontem por volta de 18/19h, quem assistiu viu o grau de profissionalismo de todos ali.

E é de se ficar perplexo o porque dos esclarecimentos prestados ali não tenham sido veiculados nos telejornais seguintes(da Globo).

Não entrem na batida da imprensa brasileira. Hoje de manhã em transmissão ao vivo de Congonhas, o Âncora Chico Pinheiro, flagrou uma arremetida de um fokker 100(TAM) da cabeceira 17 (auxiliar)de Congonhas, e na hora, sem o menor constrangimento falou se tratar de um Aibus (...), só se corringindo depois. A grande imprensa não se preocupou nem de tentar identificar o modelo de aeronave que arremetia, que o fez devido ao fato do teto estar baixo, o que impossibilitou uma aproximação em altitude correta para aquela cabeceira.

sds

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EDITADO para remover as tentativas de assassinato da lingua portuguesa. Desculpem.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Qui Jul 19, 2007 11:21 am, em um total de 1 vez.
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#176 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Qui Jul 19, 2007 10:41 am

cicloneprojekt escreveu:Pessoal, eu recomendo a vcs ter muito mais serenidade no "julgamento" que está sendo feito do governo pela IMPRENSA.

Passado o momento inicial de impacto e comoção rogo prudência, e um caráter mais cartesiano na abordagem da questão.

Parei de dar ouvidos a imprensa não especializada. Esta está procurando apenas um pescoço para enrrolar a corda.

Digo a vcs que: a pista dificilmente teve contribuição significativa para o acidente. Isso já é onião de especialistas.(o que tem visivelmente irritado a imprensa , especificamente a imprensa paulista/paulistana)

As manchetes do JN-Jornal Nacional estão sendo bizarras, eles estão querendo se basear em evidências frágeis de "por assim dizer" do que tomar uma atitude correta de aguardar o seguimento das investigações.

E digo mais. parece ter algum interesse da Rede Globo na cruxificação de alguém. Isso fica claro que a linha editorial do JN ontem à noite foi inacreditavelmente ignorar todos os esclarecimentos TÉCNICOS dados de maneira honesta pelas autoridades do CENIPA/MIn da DEFESA/ANAC/SRPV-SP/INFRAERO-CONGONHAS/PF, quem assistiu viu o grau de profissionalismo de todos ali.

E é de se ficar perplexo o porque os esclarecimentos prestados ali não tenham sido veiculados nos telejornais seguintes.

Não entrem na batida da imprensa brasileira. Hoje de manhã em transmissão ao vcivo de Congonhas o Ãncora Chico Pinheiro flagrou uma arremetida de um fokker 100(TAM) da cabeceira 17 (auxiliar)de Congonhas, e na hora sem o menor constrangimento falou se tratar de um Aibus (...) só se corringindo depois. A grande imprensa não se preucupou nem de tentar identificar o modelo de aeronave que arremetia, que o fez devido ao fato do teto estar baixo, o que impossibilitou uma aproximação em altitude correta para aquela cabeceira.

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Infelizmente a maior parte da imprensa brasileira vive de escândalos e sensacionalizmo, preocupação com a verdade?! eles não sabem o que é isto, eles só vivem de tragédias, é só o que eles mostram. Eu praticamente não assisto mais a tele jornais, só tem coisa ruim.
Com essa tragédia que eu lamento muito que tenha acontecido, deu para ver como a imprensa brasileira é palpiteira, eles nem são especialistas e ficam imaginando hipóteses, e o povo leigo acredita neles.
Isso me deixa revoltao, olha o tamanho da trágédia e a imprensa ainda brinca com isto. É ridículo!

Abraços




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#177 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 19, 2007 11:03 am

WOOBOHEHEHE escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Pessoal, eu recomendo a vcs ter muito mais serenidade no "julgamento" que está sendo feito do governo pela IMPRENSA.

Passado o momento inicial de impacto e comoção rogo prudência, e um caráter mais cartesiano na abordagem da questão.

Parei de dar ouvidos a imprensa não especializada. Esta está procurando apenas um pescoço para enrrolar a corda.

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E é de se ficar perplexo o porque os esclarecimentos prestados ali não tenham sido veiculados nos telejornais seguintes.

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Infelizmente a maior parte da imprensa brasileira vive de escândalos e sensacionalizmo, preocupação com a verdade?! eles não sabem o que é isto, eles só vivem de tragédias, é só o que eles mostram. Eu praticamente não assisto mais a tele jornais, só tem coisa ruim.
Com essa tragédia que eu lamento muito que tenha acontecido, deu para ver como a imprensa brasileira é palpiteira, eles nem são especialistas e ficam imaginando hipóteses, e o povo leigo acredita neles.
Isso me deixa revoltao, olha o tamanho da trágédia e a imprensa ainda brinca com isto. É ridículo!

Abraços


Só lembarndo a vcs(se é que precisa) que eu sou um anti-petista e anti-esquerda dos melhores..., mas não interessa a mim que sou um entusiasta de aviação que não se chegue a um esclarecimento TÉCNICO que uma democracia tem a obrigação de oferecer a opnião pública.

Não posso aceitar portanto que seja dado um tratamento de caráter maniqueísta á questão. Se Existe corrupoção na INFRAERO, que se apure e se procure uma relação desta com o acidente. Mas se o gerenciamento técnico da INFRAERO no aeroporto de Congonhas estava dentro dos conformes, então... à Cézar o que é de Cézar.

Mesmo sendo anti-petista, lembro que o nosso PSDB querido(aliás PSDB do doutor Serra, que deve estar muito contente com a tragédia do Metrô estar em vias de completar 6 meses e já estar saindo dos holofotes, pq certamente houve cagada na licitação e na fiscalização de execução das obras), era o mesmo que tal como o PT fez e parece continuar escamoteadamente fazendo, contingenciava recursos de maneira criminosa tb.

sds

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#178 Mensagem por Demartino » Qui Jul 19, 2007 11:08 am

cicloneprojekt escreveu:Pessoal, eu recomendo a vcs ter muito mais serenidade no "julgamento" que está sendo feito do governo pela IMPRENSA.

Passado o momento inicial de impacto e comoção rogo prudência, e um caráter mais cartesiano na abordagem da questão.

Parei de dar ouvidos a imprensa não especializada. Esta está procurando apenas um pescoço para enrrolar a corda.

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E é de se ficar perplexo o porque os esclarecimentos prestados ali não tenham sido veiculados nos telejornais seguintes.

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Srs Humildemente, é o primeiro comentário dentro deste fórum com o mínimo de bom senso.

O que a imprensa podre do Brasil sabe fazer é defender aos interesses de alguns e não estão nen um pouquinho preocupado com a verdade dos fatos.
Quanto a alguns comentários que ouvi que a pista de congonhas é perigosa e que alguns pilotos deram relatos de que passaram por situações semelhantes, não sou competente para discutir os fatos, porém trabalhei na Varig durante alguns anos e sempre ouvi da boca de vários comandandes que o dono absoluto de quaisquer atitudes feitas por eles dentro de uma aeronave é responsabilidade total deles e perguntávamos várias vezes aos mesmos se a pista de Congonhas era segura e nunca ouvi nenhum deles dizendo que a mesma não era. Sendo que na maioria desses relatos, todos quase unanimes em afirmar que se não fosse eles jamais admitiriam descer ali.
Portanto no meu entender o resto é o resto, se eles que são especialistas, engenheiros que vivem em função da aviação, comandantes experientes etc, se essas pessoas não sabem o que estão falando, então amigos não sei no que posso acreditar.
Se os comandantes atuais não se recusam a descer em congonhas por medo de perderem seus valiosos empregos em detrimento da segurança de milhares de vidas e das suas próprias, vocês vão me desculpar mas é de uma mediocridade absoluta.

Abs e minhas condolências às famílias das vítimas




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#179 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 19, 2007 12:14 pm

O acidente apenas desencadeou a revolta acumulada com os problemas na operação desse aeroporto. Outra coisa preocupante será o prazo e a credibilidade da perícia. Alguém tem notícia das conclusões do acidente do 737 da GOL?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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#180 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jul 19, 2007 12:39 pm

rodrigo escreveu:O acidente apenas desencadeou a revolta acumulada com os problemas na operação desse aeroporto. Outra coisa preocupante será o prazo e a credibilidade da perícia. Alguém tem notícia das conclusões do acidente do 737 da GOL?


Ontem na entrevista coletiva em Congonhas , falava-se em cerca de 2 ou 3 meses mais.

Tudo bem que desencaderou revolta. Eu tb fiquei P..., mas nessa hora em que há exaltação coletiva é que temos(e precisamos) de colocar à prova nosso sangue frio. Não interessa para ninguém conclusões apressadas. A verdade sobre as causas do acidente se forem encontradas a partir de investigações sérias certamente servirá para evitar noivas ocorr~encias do gênero.

Uma coisa interessante que eu estou notando, é que(eu não sabia disso, mas me lembro que em outras ocorrências de desastres com Airbus isso tb aconteceu) vários pilotos tem uma grande reserva com os comandos FBW do A320. Tenho notado indiretas do tipo:

" no Airbus não é exatamente o piloto que comanda todo o processo de pilotagem da aeronave"

ou

"o sistema que impede que o piloto cometa uma barbeiragem pode impedir tb em algumas situações a tomada de medidas que justamente evitem um incidente"


O que eu acho é que entre os pilotos já começa a se formar mais ou menos um concenso acerca do que poderia ter ocorrido no pouso, mais especificamente na tentativa de arremetida.

Nas entrelinhas está se conformando a possibilidade do FBW ter rejeitado o comando( na verdade uma série de comandos) de arremetida, incluindo o recolhimento do reverso, que PARECE SIM ter sido acionado, mas que não aparenta ter sido retraído(da turbina esquerda), o que seria uma das possíveis causas para a atitude anormal do avião em rel. ao eixo da pista em uso.

Uma outra explicação é que ao puxar o joystick para a posição de decolagem, uma pressão dinâmica tenha existido no sentido direita/esquerda da aeronave, que pode ter sido causado por uma simples rajada de vento(já que o avião não tinha APARENTEMENTE atingido velocidade de STOL), ou pelo estouro dos pneus do lado esquerdo, tenham desestabilizado o avião no seu eixo de deslocamento, tendo inclusive causado a quebra da trava do trem de pouso principal esquerdo, o que corroboraria o fato do avião ter se desestabilizado para o lado esquerdo e talvez batido a cauda na pista na tentativa de arremeter.

O grooving não teria tido influência pelo simples fato de não haver volume d'água na pista que significasse possibilidade de empoçamento, segundo o pessoal de inspeção de solo da INFRAERO. A Própria reforma da pista teve esse objetivo e parece te-lo atingido. Isso será corroborado pelo Laudo do IPT que sairá no dia 20 ou 27(só existe laudo do IPT para a pista Auxiliar).

É isso.

Té mais.

Walter




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