Skyway escreveu:alcmartin escreveu:Acabei de saber que dois amigos meus estavam no voo: o copiloto Marcel e o cmte Tergolina. Boas pessoas e excelentes aviadores. estavam de extra no voo. Tergolina era gaucho e Marcel era de Belem.
A todos renovo meu pedido de oração aqueles que todos os dias saem de casa p/voar, dirigir, trabalhar, enfim. Num país que finge que faz o que deve ser feito.
O problema srs., é que não há margem de segurança. Então, qualquer coisa diferente, por mínima que seja, é o suficiente p/ desencadear uma ocorrencia.
A marca de mil pés, que está sendo citada como target, na verdade é uma referencia. Segundo a Flight Safety, a Jeppensen, empresas referencias mundiais em segurança de voo, o target obrigatório é o primeiro terço. Mas como a marca é visivel e dá mais pista(maior a margem ainda), é nela que se mira.
Ainda que o reverso esteja pinado, ele tinha que parar. A pista tinha que ser suficiente, porque o reverso NÃO é levado em conta p/fim de calculo de pista disponivel. Ele é o algo mais. Que claro, tdo mundo usa. E muito.
O problema é que não querem admitir que erraram(quem fez a pista ou quem permitiu o uso) lá atrás e feio...
Teoricamente, deveria haver pista ali até p/abortar uma decolagem. Vá tentar isso p/ver o que dá...
Eu ia falar justamente agora sobre a posibilidade de um reverso dele estar pinado....isso poderia causar até a curva para a esquerda não?
Aí é que tá, tem que ter acontecido outra coisa para a posição final do avião ser aquela.
O que corrobora a versão daquela testemunha na pista que disse ter visto o tremn de pouso principal esquerdo em "posição estranha, anormal", como que estivesse "pendendo" será que o pouso foi muito forte, e o trem não resistiu?
Alcmartin, meu amigo.
Lamento muito, pelos seus colegas. Não sei em que cia. aérea vc trabalha, mas sei que Congonhas deve ser praticamente seu escritório. Portanto vc e as suas tripulações tem que se submeter aos mesmos riscos que as vítimas do JJ3054.
De coração rezo por vcs tb tenho filho piloto(privado) e sei que as condições em Congonhas são estremamente marginais.
Sorte, força, fé e nunca é demais, um sangue bem frio TODOS os dias p/ vc amigo.
Walter