CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!
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É pior do que se imagina
Raras vezes em nossa história vimos um acidente tão espetacularmente trágico como o choque do avião em Congonhas, mas, de certa forma, é uma rotina brasileira. Somos vítimas diárias dos mais diferentes tipos de descuidos e de irresponsabilidades que conduzem a pequenas, grandes e médias tragédias, devido basicamente à nossa baixa de cidadania --o que se traduz em irresponsabilidade.
Morrem milhares de pessoas nas estradas simplesmente porque a sinalização não é boa, as pistas não estão bem conservadas ou não se fiscaliza quem está com alto teor alcoólico no sangue. Vemos, neste momento, a dificuldade que é limitar a propaganda de cerveja. Vivemos um clima de guerra civil nas cidades porque não se prestou a atenção na educação, na inclusão de jovens e no aperfeiçoamento da segurança. Morrem milhares de crianças por falta de condições básicas de saúde, fáceis de serem atendidas. Estamos vendo a volta de doenças como tuberculose. A cada dia, só na cidade de São Paulo, morre um motoboy, vítima não só dele próprio, mas também da selvageria da falta de controle.
Se formos olharmos porque somos um país tão potencialmente rico mas tão pobre, veremos que temos tragédias evitáveis apenas porque deixamos para depois o conserto de uma pista.
- Paisano
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Para especialista, foi assassinato coletivo
Fonte: http://www.odia.com.br
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São Paulo - A entrega das obras da pista principal do Aeroporto de Congonhas sem as ranhuras para o escoamento de água é considerada o provável motivo do acidente com o avião da TAM. Segundo o consultor em aviação Gianfranco Betting, as obras estavam incompletas: “A Infraero é culpada por este assassinato coletivo. Foi uma irresponsabilidade assassina”. Apesar de não serem obrigatórias, as ranhuras dão mais segurança nos pousos. “Principalmente em aeroportos de pista curta, como Congonhas, o ‘grooving’ é imprescindível”, afirmou Betting.
O fato de Congonhas ser cercado de prédios torna ainda mais crítica a situação do aeroporto paulista. “Não há espaço para qualquer erro”, esclarece o especialista. Para Betting, a falta de ranhuras no solo pode ter causado uma aquaplanagem, quando o avião tentava arremeter. O problema pode ter sido a causa também da derrapagem de um avião da Pantanal na segunda-feira em Congonhas. “Não pode ser coincidência dois aviões derraparem um atrás do outro”, justifica Betting.
Se confirmada a falta de ranhuras como causa da colisão, este será o primeiro acidente com mortes causado por falhas na infra-estrutura aeroportuária no País.
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Equipas de resgate dizem que acidente de avião em São Paulo pode ter feito 250 vítimas
Cidadão português estava entre os passageiros do avião da TAM
18.07.2007 - 09h08 Lusa
Um cidadão português estava entre os passageiros do avião da TAM que ontem se despistou, durante a aterragem, no aeroporto de Congonhas, em S. Paulo, disse à Lusa fonte da companhia aérea.
As autoridades brasileiras admitem que todos os 176 passageiros e tripulantes do avião morreram quando o avião se despistou durante a aterragem, atravessando uma das principais avenidas de São Paulo e colidindo com quatro edifícios, antes de explodir. Mas um porta-voz das equipas de resgate disse à agência noticiosa Folha On Line que o número de vítimas poderá chegar às 250. Este é já considerado o pior acidente de sempre na história da aviação no Brasil.
Uma fonte do gabinete de imprensa da TAM disse ter sido contactada por familiares do cidadão português e pelo consulado de Portugal em S. Paulo a quem confirmaram que o português embarcou no voo.
Em Lisboa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades afirmou à Lusa não poder confirmar a informação da existência de um passageiro português entre os ocupantes do Airbus-320 da TAM, que fazia a ligação entre Porto Alegre e São Paulo.
Contactada via telefone a partir de Lisboa, fonte da TAM limitou-se a confirmar que um cidadão português fazia parte da lista de passageiros embarcados em Porto Alegre.
O governador de São Paulo, José Serra, anunciou não haver esperança de encontrar sobreviventes, uma vez que a temperatura no interior dos destroços do avião atingiu os mil graus centígrados.
As autoridades brasileiras de Protecção Civil vão impedir o acesso a pelo menos 27 edifícios localizados nas proximidades do Aeroporto de Congonhas. A interdição de acesso aos edifícios da zona tornou-se necessária devido ao volume excessivo de fumo na área do aeroporto, pelo que os residentes nos edifícios das proximidades vão ser enviados para abrigos temporários, disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, refere a Folha de São Paulo.
A Protecção Civil brasileira não tem previsão para o tempo que vai durar a proibição de acesso aos edifícios daquela área.
As aterragens e descolagens no Aeroporto de Congonhas estão suspensas e as ruas das proximidades foram encerradas ao trânsito, situação que se deverá prolongar por todo o dia de hoje, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, citada por aquele jornal.
O aeroporto, utilizado sobretudo para ligações internas, é dos mais movimentados do Brasil, com cerca de 600 voos diários.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, decretou três dias de luto pelas vítimas do acidente do avião da companhia aérea TAM, registado ontem à noite em São Paulo, e cancelou a sua agenda para hoje, mantendo-se em reunião com uma equipa restrita de conselheiros e ministros.
De acordo com as autoridades, já foram recuperados 25 corpos queimados do meio dos destroços do Airbus-320 da TAM, enquanto outras 15 pessoas em terra morreram no embate do avião com os edifícios próximos do aeroporto.
Outras dez pessoas que se encontravam em terra ficaram feridas, encontrando-se hospitalizadas.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=62
Triste sina ter nascido português
- Pedro Gilberto
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É bastante lamentável o ocorrido, meus pesâmes as vítimas (dentro e fora da aeronave) e as familias e meus sentimentos ao Alitson, ao Sgt Guerra e outros que sofreram direta e indiretamente com o acidente.
[]´s
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Paisano escreveu:Mecanismo impediu funcionamento de freio, diz piloto
Fonte: http://www.estadao.com.brComandante também percebeu que a pista estava funcionando sem as ranhuras transversais
SÃO PAULO - Três pilotos ouvidos pelo Estado, que preferiram não se identificar, afirmaram que um dos reversos do avião da TAM estaria "pinado". O termo, eles explicam, significa que a peça teria um pino para travar o freios. Isso impediria que a aeronave tivesse os freios ativados inesperadamente, como ocorreu na decolagem do Focker 100, em 1996, provocando o acidente que matou 99 pessoas. No entanto, também teria impedido que os freios funcionassem no pouso de.
O reverso é um dispositivo usado para desacelerar o avião durante os pousos. O Airbus A-320 da TAM estaria apenas com um deles funcionando corretamente. Os três pilotos - dois deles comandantes da Gol e um deles da TAM - disseram que essa informação foi dada por colegas. O Estado conversou com eles em hotéis da zona sul da cidade, onde se hospedam entre um vôo e outro.
Segundo um deles, que tem 21 anos de profissão, havia também problemas na pista de Congonhas, recém-inaugurada. Assim como já afirmaram vários especialistas, o comandante também percebeu que a pista estava funcionando sem as ranhuras transversais - chamadas de grooving - necessárias para o escoamento de água. Sem isso, o piso poderia empoçar e causar aquaplanagem. O comandante contou que já havia feito vários relatórios sobre o problema na nova pista.
"Era um pista tão nova e já muito emborrachada", completou o comandante. Ele explica que também informou em seus relatórios que a borracha solta dos pneus dos aviões estava deixando a pista mais escorregadia ainda.
Os pilotos não pareciam tão tranqüilos como os passageiros. "Todos sabem que a pista não poderia estar aberta com essa chuva. Ela não está pronta. Mas piloto não pode reclamar porque perde emprego", diz um experiente piloto, com 33 mil horas de vôo no currículo, que preferiu não se identificar. "Se fosse eu, teria arremetido a aeronave. Não decolaria com esta chuva. Mas como muitos aviões aterrissaram sem problema, o piloto deve ter achado que seria seguro. Mas não é." Como muitos pilotos moram nas imediações de Congonhas, eles aguardavam em Guarulhos uma condução para seguirem para a região. E o comentário era a falta de segurança da pista de Congonhas.
Taí a primeira informação relevante. Obviamente não sabia disso, portanto desconsiderem Totalmente meu post anterior.
Agradeço as manifestações de solidariedade dos foristas espanhóis. lamento pelo cidadão português. Meu luto profundo pelas vítimas, e minha esperança no encontro de conforto por parte de suas famílias.(quase o mesmo que falei a cerca de 10 meses atrás)
Mas expresso tb meu luto pela inação das autoridades, na ordem, INFRAERO e ANAC, os desta última altamente amadores. Mas não dá para aceitar que quem teoricamente comanda a INFRAERO e ANAC sejam amiguinhos dos diretores das companhias aéreas.(...)
Será que a regra de fechar a pista para operações de pouso durante as chuvas que vinha sendo executada ANTES das oibras na pista principal não deveria ter sido mantida?
Essa pergunta vai matar aos poucos pelo que resta de suas vidas o pessoal da INFRAERO em Congonhas.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Paisano
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A apropriação da ANAC
Fonte: http://luisnassif.blig.ig.com.br/
Fonte: http://luisnassif.blig.ig.com.br/
Seja qual forem os resultados das investigações do acidente da TAM, a superlotação do aeroporto de Congonhas é a prova cabal de como as agências reguladoras – Departamento de Aviação Civil (DAC), antes, ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), depois – foram apropriadas pelas companhias aéreas.
Até os anos 90 havia uma aviação extremamente regulada, com quase nenhuma autorização para novas linhas, preços administrados e nenhuma competição. Ocorreu uma desregulamentação em nível internacional, que foi implantada no Brasil à moda brasileira: sem a definição prévia das regras do jogo e dos órgãos reguladores.
Graças a esse modelo, a TAM conseguiu alçar vôo, VASP, Varig e Transbrasil rodaram, surgiu a Gol.
A aviação é um setor estratégico para o país. Caberia às autoridades definir a malha aérea, de maneira a distribuir melhor os vôos, ampliar os vôos regionais, redefinir os hubs (aeroportos onde cruzam vôos para várias regiões) nacionais.
Nada disso aconteceu. Não houve estudos técnicos, não houve reformulação. Provocou-se o esvaziamento da aviação regional e a definição de vôos e de aeroportos passou a depender dos interesses comerciais das companhias aéreas.
Nem assim se chegou ao livre mercado. A autorização para novos vôos continuou burocrática e os critérios de aprovação nunca foram suficientemente claros. Consolidou-se um oligopólio nefasto, concentrado nos principais aeroportos, deixando abandonados diversos aeroportos regionais.
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Acabei de saber que dois amigos meus estavam no voo: o copiloto Marcel e o cmte Tergolina. Boas pessoas e excelentes aviadores. estavam de extra no voo. Tergolina era gaucho e Marcel era de Belem.
A todos renovo meu pedido de oração aqueles que todos os dias saem de casa p/voar, dirigir, trabalhar, enfim. Num país que finge que faz o que deve ser feito.
O problema srs., é que não há margem de segurança. Então, qualquer coisa diferente, por mínima que seja, é o suficiente p/ desencadear uma ocorrencia.
A marca de mil pés, que está sendo citada como target, na verdade é uma referencia. Segundo a Flight Safety, a Jeppensen, empresas referencias mundiais em segurança de voo, o target obrigatório é o primeiro terço. Mas como a marca é visivel e dá mais pista(maior a margem ainda), é nela que se mira.
Ainda que o reverso esteja pinado, ele tinha que parar. A pista tinha que ser suficiente, porque o reverso NÃO é levado em conta p/fim de calculo de pista disponivel. Ele é o algo mais. Que claro, tdo mundo usa. E muito.
O problema é que não querem admitir que erraram(quem fez a pista ou quem permitiu o uso) lá atrás e feio...
Teoricamente, deveria haver pista ali até p/abortar uma decolagem. Vá tentar isso p/ver o que dá...
A todos renovo meu pedido de oração aqueles que todos os dias saem de casa p/voar, dirigir, trabalhar, enfim. Num país que finge que faz o que deve ser feito.
O problema srs., é que não há margem de segurança. Então, qualquer coisa diferente, por mínima que seja, é o suficiente p/ desencadear uma ocorrencia.
A marca de mil pés, que está sendo citada como target, na verdade é uma referencia. Segundo a Flight Safety, a Jeppensen, empresas referencias mundiais em segurança de voo, o target obrigatório é o primeiro terço. Mas como a marca é visivel e dá mais pista(maior a margem ainda), é nela que se mira.
Ainda que o reverso esteja pinado, ele tinha que parar. A pista tinha que ser suficiente, porque o reverso NÃO é levado em conta p/fim de calculo de pista disponivel. Ele é o algo mais. Que claro, tdo mundo usa. E muito.
O problema é que não querem admitir que erraram(quem fez a pista ou quem permitiu o uso) lá atrás e feio...
Teoricamente, deveria haver pista ali até p/abortar uma decolagem. Vá tentar isso p/ver o que dá...
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A-29 escreveu:Uma testemunha disse que viu o avião tentando arremeter e com o trem de pouso dianteiro pendurado em posiçao estranha, como se estivesse quebrado.
Deu na CBN, podem ouvir pela net
http://www.cbn.com.br
Essa informnação é important´pissima ainda que precise ser confirmada. Eu havia COGITADO no início um estouro dos pneus do trem de pouso principal esquerdo, porque a posição final do avião em relação ao eixo da pista é esquisita demais.
Segundo uma entrevista ontem á noite, as aterrisagens em Congonhas ão todas filmadas. Então poder-se-á tirar a prova dos nove.
Mas reitero que estou chocado com a reabertura de congonhas esta manhã. O que eu esperava era que a INFRAERO executasse uma varredura minunciosa da pista a luz do dia, procurando alguma evidência de estouro de pneus queda de alguma parte do avião na pista ou no gramado contíguo.
Mas...
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
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Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
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Muito triste ese accidentem, meus pesâmes as familias e amigos das vítimas.
A muito tempo que eu nao moro no Brasil, con certeza dá pra perceber cuando escrevo, e por isso eu nem me lebrava como era o aeroporto de Congonhas, buscando no Youtube encontrei esse video que mostra o final da pista, onde ocorreu o accidente, con o local da Tam de lado.
Pra quem quer ter uma idea do local da trágedia:
http://br.youtube.com/watch?v=mqku7JPNaxQ
No segundo 21 apararece o local da Tam, ainda se ve a grande diferença da altura entre a pista e onde parou o avião.
A muito tempo que eu nao moro no Brasil, con certeza dá pra perceber cuando escrevo, e por isso eu nem me lebrava como era o aeroporto de Congonhas, buscando no Youtube encontrei esse video que mostra o final da pista, onde ocorreu o accidente, con o local da Tam de lado.
Pra quem quer ter uma idea do local da trágedia:
http://br.youtube.com/watch?v=mqku7JPNaxQ
No segundo 21 apararece o local da Tam, ainda se ve a grande diferença da altura entre a pista e onde parou o avião.
cicloneprojekt escreveu:A-29 escreveu:Uma testemunha disse que viu o avião tentando arremeter e com o trem de pouso dianteiro pendurado em posiçao estranha, como se estivesse quebrado.
Deu na CBN, podem ouvir pela net
http://www.cbn.com.br
Essa informnação é important´pissima ainda que precise ser confirmada. Eu havia COGITADO no início um estouro dos pneus do trem de pouso principal esquerdo, porque a posição final do avião em relação ao eixo da pista é esquisita demais.
Segundo uma entrevista ontem á noite, as aterrisagens em Congonhas ão todas filmadas. Então poder-se-á tirar a prova dos nove.
Mas reitero que estou chocado com a reabertura de congonhas esta manhã. O que eu esperava era que a INFRAERO executasse uma varredura minunciosa da pista a luz do dia, procurando alguma evidência de estouro de pneus queda de alguma parte do avião na pista ou no gramado contíguo.
Mas...
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Pressão... Um camarada falou agora que vei direto da sala!
Vlws Abraços
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alcmartin escreveu:Acabei de saber que dois amigos meus estavam no voo: o copiloto Marcel e o cmte Tergolina. Boas pessoas e excelentes aviadores. estavam de extra no voo. Tergolina era gaucho e Marcel era de Belem.
A todos renovo meu pedido de oração aqueles que todos os dias saem de casa p/voar, dirigir, trabalhar, enfim. Num país que finge que faz o que deve ser feito.
O problema srs., é que não há margem de segurança. Então, qualquer coisa diferente, por mínima que seja, é o suficiente p/ desencadear uma ocorrencia.
A marca de mil pés, que está sendo citada como target, na verdade é uma referencia. Segundo a Flight Safety, a Jeppensen, empresas referencias mundiais em segurança de voo, o target obrigatório é o primeiro terço. Mas como a marca é visivel e dá mais pista(maior a margem ainda), é nela que se mira.
Ainda que o reverso esteja pinado, ele tinha que parar. A pista tinha que ser suficiente, porque o reverso NÃO é levado em conta p/fim de calculo de pista disponivel. Ele é o algo mais. Que claro, tdo mundo usa. E muito.
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Teoricamente, deveria haver pista ali até p/abortar uma decolagem. Vá tentar isso p/ver o que dá...
Eu ia falar justamente agora sobre a posibilidade de um reverso dele estar pinado....isso poderia causar até a curva para a esquerda não?
AD ASTRA PER ASPERA