CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#91 Mensagem por Paisano » Qua Jul 18, 2007 2:44 am

Vôo da TAM fez pouso normal, diz Juniti a Lula

Fonte: http://www.g1.com.br

Comandante da Aeronáutica viajou de Brasília para São Paulo logo após o acidente.

À noite, Juniti Saito fez relato ao presidente.


O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, segundo apurou o G1, repassou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um relato do controle aéreo de Congonhas que autorizou o pouso do Airbus 320 da TAM.

Segundo o G1 apurou, Saito disse a Lula que o piloto do vôo da TAM 3054, que vinha de Porto Alegre, fez um pouso normal em Congonhas, mas por razões ainda desconhecidas tentou arremeter ao chegar ao final da pista principal do aeroporto mais movimentado do país.

Segundo a informação que chegou ao presidente, tanto foi normal o pouso que logo foi autorizado a decolagem de outro vôo que estava na pista aguardando. O controlador, no entanto, tentou cancelar a outra decolagem ao notar que o avião da TAM, por estar muito rápido, tentou arremeter.

O governo acredita que não houve problema na pista principal de Congonhas, que estava em obras e foi liberada para uso no final de junho. Mas não descarta a hipótese. O governo está se baseando no acompanhamento feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da qualidade das obras.

As obras que ainda restavam fazer na pista principal, segundo o IPT, eram apenas de complementação das áreas onde os aviões manobravam, nas alças de interligação das duas pistas e nas ranhuras para melhorar o escoamento de água. No momento do pouso, chovia em São Paulo.

Um avião da companhia aérea Pantanal derrapou na segunda-feira (17) na pista de Congonhas e foi parar na grama, justamente num momento que chovia na região do aeroporto.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#92 Mensagem por Paisano » Qua Jul 18, 2007 2:56 am

Mecanismo impediu funcionamento de freio, diz piloto

Fonte: http://www.estadao.com.br

Comandante também percebeu que a pista estava funcionando sem as ranhuras transversais

SÃO PAULO - Três pilotos ouvidos pelo Estado, que preferiram não se identificar, afirmaram que um dos reversos do avião da TAM estaria "pinado". O termo, eles explicam, significa que a peça teria um pino para travar o freios. Isso impediria que a aeronave tivesse os freios ativados inesperadamente, como ocorreu na decolagem do Focker 100, em 1996, provocando o acidente que matou 99 pessoas. No entanto, também teria impedido que os freios funcionassem no pouso de.

O reverso é um dispositivo usado para desacelerar o avião durante os pousos. O Airbus A-320 da TAM estaria apenas com um deles funcionando corretamente. Os três pilotos - dois deles comandantes da Gol e um deles da TAM - disseram que essa informação foi dada por colegas. O Estado conversou com eles em hotéis da zona sul da cidade, onde se hospedam entre um vôo e outro.

Segundo um deles, que tem 21 anos de profissão, havia também problemas na pista de Congonhas, recém-inaugurada. Assim como já afirmaram vários especialistas, o comandante também percebeu que a pista estava funcionando sem as ranhuras transversais - chamadas de grooving - necessárias para o escoamento de água. Sem isso, o piso poderia empoçar e causar aquaplanagem. O comandante contou que já havia feito vários relatórios sobre o problema na nova pista.

"Era um pista tão nova e já muito emborrachada", completou o comandante. Ele explica que também informou em seus relatórios que a borracha solta dos pneus dos aviões estava deixando a pista mais escorregadia ainda.

Os pilotos não pareciam tão tranqüilos como os passageiros. "Todos sabem que a pista não poderia estar aberta com essa chuva. Ela não está pronta. Mas piloto não pode reclamar porque perde emprego", diz um experiente piloto, com 33 mil horas de vôo no currículo, que preferiu não se identificar. "Se fosse eu, teria arremetido a aeronave. Não decolaria com esta chuva. Mas como muitos aviões aterrissaram sem problema, o piloto deve ter achado que seria seguro. Mas não é." Como muitos pilotos moram nas imediações de Congonhas, eles aguardavam em Guarulhos uma condução para seguirem para a região. E o comentário era a falta de segurança da pista de Congonhas.




Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#93 Mensagem por manuel.liste » Qua Jul 18, 2007 3:48 am





sierra002
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Seg Ago 14, 2006 2:10 pm

#94 Mensagem por sierra002 » Qua Jul 18, 2007 4:46 am

Condolencias desde España.

Sierra002




Pra frente/Hacia adelante.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: !!!!!

#95 Mensagem por Guerra » Qua Jul 18, 2007 5:55 am

alcmartin escreveu:Senhores, boa noite e em nome dos colegas de profissao, agradeço as condolencias.
Aqueles que tem uma fé, peço que se lembrem destes que partiram, em suas oraçoes, seja de qualquer credo.

.


Que tragédia, coitado das familias, digo isso porque minha irmã trabalha na TAM e eu fiquei apavorado até conseguir falar com ela. Minha mãe que estava próxima ao local foi para no hospital.
É dificil acreditar que isso tenha acontecido outra vez.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#96 Mensagem por ferrol » Qua Jul 18, 2007 6:06 am

Veño de enterarme no xornal:
http://www.lavozdegalicia.es/inicio/noticia.jsp?CAT=126&TEXTO=100000134471
As miñas máis sinceras condolencias para tódolos familiares dos mortos e feridos no accidente. [032]




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#97 Mensagem por Sintra » Qua Jul 18, 2007 7:52 am

Acabei de ver... :cry:

Alitson, as minhas condolências pelo seu amigo.

E a todos os outros familiares e amigos dos malogrados passageiros os meus sentimentos.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#98 Mensagem por Clermont » Qua Jul 18, 2007 8:17 am

Alitson escreveu:Perdi um amigo neste vôo.


Meus sentimentos pela perda do seu amigo, Alitson. E os pêsames a todos os familiares dos que perderam a vida nessa tragédia.

E meu repúdio a todos que, direta ou indiretamente, foram responsáveis por ela. Por ganância, por incompetência e por vaidade.


rodrigo escreveu:17/07/2007
"Quando vai ser o próximo?"
da Folha Online

(...)não pode ser pura coincidência que o maior acidente da história acontecer exatamente em Congonhas, no dia seguinte à derrapagem de um pequeno avião da Pantanal. É o aeroporto mais congestionado do país, há décadas se sabe que é inviável e os relatórios oficiais já acendiam o sinal amarelo havia meses. Qualquer um sabe disso, no governo civil, na Aeronáutica, na Infraero, na Anac, nas companhias. Mas ficaram todos esperando ocorrer o pior. Ocorreu.


Chega a lembrar a morte de Ayrton Senna, um dia após a morte de outro piloto na Tamborello. A crônica de uma morte anunciada.

(...) e na Anac, a agência civil que substituiu o antigo DAC e que não tem força --talvez nem vontade-- de enfrentar as companhias para de fato regulamentar o setor e definir a malha aérea brasileira.

Como ficam sob o foco também as próprias companhias, por não aceitarem abrir mão da concentração de vôos em Congonhas, que consegue ser ao mesmo tempo um aeroporto condenado e o aeroporto mais congestionado do país. É o típico caso em que o dinheiro fala mais alto do que a segurança.


Ouvi um especialista nesses assuntos dizendo que a pista, para acomodar essas grandes aeronaves, devia ter, no mínimo, uns 2500 m, mas só teria uns 1400 m.




Tu160bomber
Sênior
Sênior
Mensagens: 1184
Registrado em: Seg Jul 04, 2005 7:31 pm
Agradeceu: 331 vezes

#99 Mensagem por Tu160bomber » Qua Jul 18, 2007 8:34 am

Meus sentimentos pela perda de sua amigo Alitson, e a todos os familiares que perderam alguem nesse dia horrivel.




Avatar do usuário
Bill
Júnior
Júnior
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Mai 07, 2007 2:10 pm

#100 Mensagem por Bill » Qua Jul 18, 2007 8:34 am

Os meus sentimentos a todos os que sofreram perdas com esta tragédia.




"Portugal does not recognize Spanish sovereignty over the territory of Olivença"

CIA WORLD FACTBOOK 2007

"Olivença é Portuguesa"

Imagem

http://www.olivenca.org
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

#101 Mensagem por Renato Grilo » Qua Jul 18, 2007 8:57 am

Estou completamente chocado...

Na semana passada antes da suposta greve da infraero eu manifestei meu medo em atrasar demais o vôo, já que na semana estaria viajando para o sul.....

Caralho... na semana passada eu fiz esse trajeto Porto Alegre / Congonhas com um A320 da TAM.....

PQP>>>




Brasil Acima de Tudo
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#102 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 18, 2007 9:00 am

morcego escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:No avião quem freia são as rodas, mas quem acelera são as turbinas, ele pode não conseguir freiar no gelo, mas em teoria consegue acelerar.


sim, mas então como ele saiu para o lado esquerdo?? amanhã pela manhã com as marcas na grama vai dar pra saber direito.


Algum dos pneus pode ter estourado. Na minha OPNIÃO pode ter sido erro de avaliação do piloto(Deus o tenha na paz), que tocou a pista além do que seria seguro, ou

Tocou a pista no local seguro, mas nãp conseguindo frenar a tempo arremeteu, ALÉM do ponto seguro de arremetida sem estar na velocidade mínima necessária.

Sinceramente, posso queimar a lingua, mas não acho que a falta de grooving tenha sido determinante NESTE caso.

Muito triste.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#103 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 18, 2007 9:03 am

Marlboro escreveu:
chm0d escreveu:Pessoal, sei que não é hora... MASSS, menos 1 deputado!!! "Deputado Redecker estava a bordo do avião"

Abs.


Nossa.... algo de bom saiu desta catastrofe!


Não acho não. Justamente vesse aí que morreu, era um dos poucos que conhecia bem o assunto de aviação no Congresso Nacional. E tinha a qualidade de não ser PTista.

Rezemos para o suplente que vai assumir não ser um FD.....P

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#104 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 18, 2007 9:10 am

César escreveu:Não tenho palavras.

Só quero dizer uma coisa: Estou profundamente deprimido com o que ocorreu, com essa tragédia, que joga uma pá de cal no nosso sistema de transporte aéreo. Tristíssimo pelas 200 almas, que se perderam e, finalmente, extremamente, mas extremamente puto com os filhos da puta que abriram a porra dessa pista quando as obras na mesma estavam incompletas.

Para esses assassinos, que abriram essa merda por questões políticas, só tenho o meu desprezo. E que sintam o peso dessas duzentas pessoas mortas até o fim de suas vidas.

E, por fim, que o Lula demita o inútil desse minitro da defesa.

Estou pouco me lixando agora pras desculpas que vierem. Apóio qualquer solução pra acabar com esse caos.

Minhas profundas condolências às famílias das vítimas. :cry: :cry: :cry:

César :cry:


Isso só vai vir a tona mais tarde(se vier) , mas foi por pressão das próprias empresas aéreas que a pista foi reaberta, mas claro que edo. isso ficar claro , as duas grandes vão tirar o seu da reta.

Aí está mais um grande problema. As empresas aéreas tem um poder de influência maior do que o que deveriam ter ultimamente.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55255
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2752 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

#105 Mensagem por P44 » Qua Jul 18, 2007 9:13 am

Deu agora aqui no noticiário das 13 h em Portugal....

Uma pessoa nem tem palavras...

Meus sentimentos aos Irmãos Brasileiros e em especial aos familiares das vítimas :( :(

Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Responder