Sintra escreveu:P44 escreveu:Sintra escreveu:Vai com calma Prepe, o teu texto inicial é "dramático" mas não é muito realista, e aquele salário médio de 600 e tal Euros parece-me ser altamente "criativo"... Essa tabela já deve ter uns anitos.
É normal ficarmos na "fossa" se começamos a comparar o nivel de vida Português com o dos Alemães ou Dinamarqueses, mas se compararmos com a média mundial... nós somos uns ricaços, estamos nos 15% de topo. Tenho aqui no serviço uma colega Brasileira e uma conversa com ela abriu-me os olhos. Quando eu soube qual é o ordenado de um professor Brasileiro, assustei-me.
Amigo,
Não ponho isso em questão. É lógico que todos queremos o melhor para nós e para os nossos entes queridos, mm dentro da União Europeia existem diferenças abismais, basta ver a Roménia e a Bulgária.
Ora o que é um facto é que também cada vez mais, neste "belo mundo" da "globalização" (para mim uma boa M****, desculpa que te diga), somos confrontados com situações que remetem para os tempos da Revolução Indústrial.
Eu não quero e penso que ninguém quer regressar a tais tempos (Bom, os capitalistas da boa velha cepa até se babam em pensar nisso, mas enfim...)
Quando vejo alguns atirarem-se como gato ao bofe ás conquistas sociais do séc. XX pergunto-me quem é que endoideceu...querem ser escravos? Ou são todos ricaços? Creio que não...
Eu percebi "Prepe veio"
O grande problema é que a globalização é irreversivel, os meios de transporte modernos encarregaram-se disso. E quando temos uma China "Comunista" a comportar-se como o mais selvático "Neocon" do Séc XIX (eu sei que isso ainda não existia ) em relação à sua própria população, torna-se tremendamente dificil conseguir exportar-se o que quer que seja, quando aqueles tipos trabalham que nem uns escravos por "tuta e meia".
Se nalgumas coisas o sécXX foi terrível, noutras foram incriveis, a Europa (a Norte dos Pirineus) durante 50 anos não viu uma guerra, os ordenados foram sempre subindo e a segurança social era dada como garantida, temo que isso dentro de umas décadas seja apenas boas recordações.
Pois , quem me dera a mim a Social-Democracia Sueca, essa sim, a vERDADEIRA SOCIAL-DEMOCRACIA