CAIU A320 DA TAM EM CONGONHAS!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#31 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 17, 2007 9:28 pm

otaolive escreveu:O repórter da Globo tá falando que algum informante da Infraero falou pra ele anonimamente que o avião tentou arremeter...

Isso é estranho demais....

Isso é até plausivél, imagina ver a pista acabando, você deslizando na pista (igual sabão), carregadasso (lotado de combustível e passageiros), o que você faz? Manete no full e tenta puxar. Chuto eu que ele tentou fazer isso e saiu do aeroporto a uns 80~100kts, daí caiu estolou e caiu.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#32 Mensagem por Morcego » Ter Jul 17, 2007 9:41 pm

Bolovo escreveu:
otaolive escreveu:O repórter da Globo tá falando que algum informante da Infraero falou pra ele anonimamente que o avião tentou arremeter...

Isso é até plausivél, imagina ver a pista acabando, você deslizando na pista (igual sabão), carregadasso (lotado de combustível e passageiros), o que você faz? Manete no full e tenta puxar. Chuto eu que ele tentou fazer isso e saiu do aeroporto a uns 80~100kts, daí caiu estolou e caiu.

só que da mesma maneira que não tem aderência pra parar, tb não vai ter pra dar a arremetida.

tanto que se vcs olharem o angulo da pista e onde o avião foi parar vai ficar claro que o avião saiu da pista para o lado esquerdo, ou seja, o avião HIDROPLANOU PRIMEIRO, o cara jogou potência e ai que lascou tudo.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#33 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 17, 2007 9:47 pm

morcego escreveu:
Bolovo escreveu:

só que da mesma maneira que não tem aderência pra parar, tb não vai ter pra dar a arremetida.

tanto que se vcs olharem o angulo da pista e onde o avião foi parar vai ficar claro que o avião saiu da pista para o lado esquerdo, ou seja, o avião HIDROPLANOU PRIMEIRO, o cara jogou potência e ai que lascou tudo.

Batão, exatamente o que eu acho.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#34 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 17, 2007 9:50 pm

No avião quem freia são as rodas, mas quem acelera são as turbinas, ele pode não conseguir freiar no gelo, mas em teoria consegue acelerar.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#35 Mensagem por Morcego » Ter Jul 17, 2007 9:52 pm

Marechal-do-ar escreveu:No avião quem freia são as rodas, mas quem acelera são as turbinas, ele pode não conseguir freiar no gelo, mas em teoria consegue acelerar.

sim, mas então como ele saiu para o lado esquerdo?? amanhã pela manhã com as marcas na grama vai dar pra saber direito.

Marlboro
Intermediário
Intermediário

#36 Mensagem por Marlboro » Ter Jul 17, 2007 9:52 pm

Eu creio que a aderência para acelerar é desnecessária, mas é necessária para direcionar a aeronave. Se ele derrapou e ficou de frente para o galpão quando as turbinas "arrancaram" batata!!

O pior de tudo é o conformismo!
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#37 Mensagem por chm0d » Ter Jul 17, 2007 9:54 pm

Pessoal, sei que não é hora... MASSS, menos 1 deputado!!! "Deputado Redecker estava a bordo do avião"

Abs.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#38 Mensagem por Morcego » Ter Jul 17, 2007 9:54 pm

Marlboro escreveu:Eu creio que a aderência para acelerar é desnecessária, mas é necessária para direcionar a aeronave. Se ele derrapou e ficou de frente para o galpão quando as turbinas "arrancaram" batata!!

imagina o cara que ta passando com o carro na pista e derrepente vem um trem daquele tamanho pra cima, nossa, acho que eu me mijava ali mesmo.

Marlboro
Intermediário
Intermediário

#39 Mensagem por Marlboro » Ter Jul 17, 2007 9:59 pm

chm0d escreveu:Pessoal, sei que não é hora... MASSS, menos 1 deputado!!! "Deputado Redecker estava a bordo do avião"

Abs.

Nossa.... algo de bom saiu desta catastrofe!

O pior de tudo é o conformismo!
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#40 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 17, 2007 10:02 pm

Marlboro escreveu:Eu creio que a aderência para acelerar é desnecessária, mas é necessária para direcionar a aeronave. Se ele derrapou e ficou de frente para o galpão quando as turbinas "arrancaram" batata!!

Se não tiver aderência para direcionar com certeza não teve para freiar, e algo que pode acontecer quando ele freia é um lado ficar em um piso mais seco que o outro, ai o avião da uma guinada forte.
Só especulação, ainda não vi com detalhes como foi o acidente.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 344 vezes
Agradeceram: 661 vezes

#41 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jul 17, 2007 10:04 pm

Era pra toda delegação do Grêmio estar nesse avião. Mas ja estão em Brasilia.

Fica agora a espera das familias por confirmação de nomes... que Deus resguarde um alento a estas pobres pessoas.

Um abraço e t+ :D

Kratos
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Kratos » Ter Jul 17, 2007 10:09 pm

Que tragédia. :? Duas em menos de um ano.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
A-29
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por A-29 » Ter Jul 17, 2007 10:09 pm

Sobre a tragédia anunciada (da folha):

Sindicato de pilotos aponta precariedade

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sinpac (Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil) afirmou ontem que a situação das duas pistas de Congonhas é precária, mesmo após as reformas realizadas.

"O discurso da Infraero é que a aderência melhorou, mas o que se fala dentro do meio aeronáutico é que esse recapeamento foi precário. O "grooving" [ranhuras na pista] não foi feito. Isso é pior ainda porque, com o acúmulo de água, há aquaplanagem", disse Hugo Stringuini, presidente do Sinpac.

Apesar disso, ele prefere aguardar o resultado da apuração do Cenipa sobre as causas do acidente com o avião da Pantanal.

"Não descarto também ventos laterais, que podem atrapalhar pequenas aeronaves, falhas mecânicas ou do piloto", afirmou. Segundo a Infraero, os ventos eram fracos (9 km/h).

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, negou relação entre o acidente e supostos problemas na pista ou a ausência do "grooving".

"Aquaplanagem não foi, e há pistas que não possuem "grooving" e operam com chuva." O "grooving" na pista principal começará a ser feito no dia 25. Na auxiliar, restam 40 m ainda sem ranhuras. (KT e VQG)

otaolive
Intermediário
Intermediário

#44 Mensagem por otaolive » Ter Jul 17, 2007 10:09 pm

Especulando um pouco, o piloto não pode ter errado ao tentar arremeter tardiamente?

Porque tão falando que o tempo não estava tão ruim assim

A-29
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por A-29 » Ter Jul 17, 2007 10:12 pm

Uma testemunha disse que viu o avião tentando arremeter e com o trem de pouso dianteiro pendurado em posiçao estranha, como se estivesse quebrado.

Deu na CBN, podem ouvir pela net

http://www.cbn.com.br

Responder