Revista Veja : Sivam problemático

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#61 Mensagem por soultrain » Ter Jul 17, 2007 2:37 pm

Ok,

Já disse anteriormente que o respeito e na minha opinião é um membro muito importante do DB.

Quanto aos meus alunos, não se preocupe, sou adorado pelos mesmos.


Um professor deve ser um pouco mais modesto, não muito, mas mais um pouco.

[[]]'s




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#62 Mensagem por orestespf » Ter Jul 17, 2007 2:38 pm

Caro Vinícius,

o Soultrain me alertou para um post meu que não me recordava. De fato houve agressão sim ao colega Hélio, ignore a parte do post anterior onde digo o contrário.

Assim sendo, me desculpo formalmente ao colega Hélio, pelo meus excessos e falta de cordialidade. Desculpe-me também com o usuário Vinícius, já que não havia feito uma ligação com o episódio (possivelmente essa que você imaginou).

O post resaltado pelo Soultrain é muito claro, houve crítica sim a pessoa do Hélio, mesmo não sendo intencional. Queria criticar o seu pensamento, mas acabou passando outra coisa com o texto.

Se o colega Hélio e/ou Moderação preferirem, não me furto a editar o tal post, deixando claro minha intenção e retirando as agressões de natureza pessoal. Acrescentando inclusive uma observação a esse respeito.


Saudações,

Orestes




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#63 Mensagem por rodrigo » Ter Jul 17, 2007 2:47 pm

Voltando ao tema do tópico, a revista Veja só mostrou um monte de coisas que eram escondidas. Aliás, se houve alguma coisa de errado, foi ter mostrado o lixo que é a proteção aérea daquela região, com radares operando de forma precária, incompleta, interceptadores precários, sem contar com controle do tráfego aéreo civil, cujo resultado maior todos conhecem. O erro foi mostrar que a nossa defesa aérea é um lixo, escancarando uma informação de segurança nacional.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#64 Mensagem por orestespf » Ter Jul 17, 2007 3:04 pm

soultrain escreveu:Ok,

Já disse anteriormente que o respeito e na minha opinião é um membro muito importante do DB.

Quanto aos meus alunos, não se preocupe, sou adorado pelos mesmos.


Um professor deve ser um pouco mais modesto, não muito, mas mais um pouco.

[[]]'s


Pô Soultrain,

hoje você tirou para me bater... :D :D :D

Está correto, mas não foi minha intenção a "falta de modéstia". Quis ser sucinto para enviar outro post me desculpando com o Hélio e o Vinícius. A frase ficou "curta".

Apenas quis dizer que não tenho problemas de relacionamento com meus alunos. Se eu fizesse qualquer agressão de natureza pessoal eles não gostariam de mim. Sou um professor muito acessível, diferente da maioria da minha categoria (você deve saber disso).

Não sou tão importante assim no DB, mas agradeço o apreço. Apenas tento contribuir com as discussões. Às vezes perco a paciência quando vejo certos assuntos sendo justificados de forma equivocadas e acabo "forçando a barra". Parece que me esqueço da liberdade de expressão e que cada um tem o direito em acreditar no que quiser e de se expressar livremente.

Peço que sempre se atente aos meus posts e me alerte pelos excessos. Tem toda liberdade para isso e suas críticas são sempre muito bem vindas. O agradeço mais uma vez. Sinto-me seu amigo o bastante para isso.


Forte abraço,

Orestes




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#65 Mensagem por helio » Ter Jul 17, 2007 3:20 pm

Orestes
Não há o que desculpar, pois todos nós sabemos que num foro de debates ,muitas discussões podem ser acaloradas ,principalmente se um não concorda com o argumento do outro.
Uma coisa curiosa que reparo, é que muitas vezes a pessoa escreve de forma natural, sem a minima intenção de ofender o outro. Entretanto como a pessoa que recebe não tem idéia de como foi escrito pode muitas vezes se ofender achando que foi escrita de forma escrachada,com desdém,de forma prepotente ,etc....
Tive já muitas discussões acaloradas, e o mais interessante que, ao conhecer pessoalmente o forista, toda a má impressão que tinha do colega dissipa. É por isto que quando viajo pra outras cidades procuro entrar em contato com foristas, e alguns tive o grande prazer de conhecer.
Tenho perfeita consiencia que minhas idéias não são compartilhadas ,mas isto não quer dizer que sejamos intolerantes um ao outro. Até porque,uma das finalidades do forum é de discutir idéias.

Hélio




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#66 Mensagem por helio » Ter Jul 17, 2007 3:26 pm

PRick
Só complementando o que vc escreveu em defesa do senador Renan Calheiros

Para ele que é grande amigo do lobbysta da Mendes Jr existe um ditado:
"Dize-me com quem andas e te direi quem és"
Pra bom entendedor meia palavra basta.

Mais uma perola: "Renan Calheiros - Voce compraria um carro usado dele?" :lol: :lol: :lol:

Um abraço
Hélio




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#67 Mensagem por orestespf » Ter Jul 17, 2007 3:39 pm

helio escreveu:Orestes
Não há o que desculpar, pois todos nós sabemos que num foro de debates ,muitas discussões podem ser acaloradas ,principalmente se um não concorda com o argumento do outro.
Uma coisa curiosa que reparo, é que muitas vezes a pessoa escreve de forma natural, sem a minima intenção de ofender o outro. Entretanto como a pessoa que recebe não tem idéia de como foi escrito pode muitas vezes se ofender achando que foi escrita de forma escrachada,com desdém,de forma prepotente ,etc....
Tive já muitas discussões acaloradas, e o mais interessante que, ao conhecer pessoalmente o forista, toda a má impressão que tinha do colega dissipa. É por isto que quando viajo pra outras cidades procuro entrar em contato com foristas, e alguns tive o grande prazer de conhecer.
Tenho perfeita consiencia que minhas idéias não são compartilhadas ,mas isto não quer dizer que sejamos intolerantes um ao outro. Até porque,uma das finalidades do forum é de discutir idéias.

Hélio


Olá Hélio,

agradeço a compreensão, mas confesso que me excedi com você. Não me recordava de um post de ontem, realmente fui agressivo. Talvez você nem tenha notado em um primeiro momento, pois não "revidou", o que seria de se esperar. Se notou, mostra seu equilíbrio e sensatez, compreendendo o calor das discussões.

Vou aguardar um posicionamento da Moderação antes de editar o post. Devo-te isso. Minhas desculpas formais mais uma vez.

Quanto ao resto do seu post, concordo em grau, número e gênero. Isto demonstra quem você é de fato e gostei de saber que é assim.

O parágrafo que mais me chama a atenção é o último, a sua consciência sobre o próprio ponto de vista, isto é auto-crítica. Louvado seja! Preciso me espelhar no colega...

Daqui pra frente fico receoso em elogiar alguém, ainda mais depois de uma acalorada discussão com você, daria margem a outras interpretações. Mas o que gostaria de dizer ficará no subliminar.

Quando passar por Juiz de Fora, sinta-se a vontade para avisar-me, será sempre bem vindo. Poderemos nos "atracar" pessoalmente... hehehehe

Grande abraço,

Orestes




PRick

#68 Mensagem por PRick » Ter Jul 17, 2007 3:49 pm

rodrigo escreveu:Voltando ao tema do tópico, a revista Veja só mostrou um monte de coisas que eram escondidas. Aliás, se houve alguma coisa de errado, foi ter mostrado o lixo que é a proteção aérea daquela região, com radares operando de forma precária, incompleta, interceptadores precários, sem contar com controle do tráfego aéreo civil, cujo resultado maior todos conhecem. O erro foi mostrar que a nossa defesa aérea é um lixo, escancarando uma informação de segurança nacional.


COMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O controle de trafego e defesa aérea do Brasil é o melhor da América Latina, temos índices de acidentes só piores que os EUA, portanto, isto não é verdade, a REVISTA VEJA é um PANFLETO MENTIROSO, vive de MENTIRRRRRRRRRRRR.

[ ]´s




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#69 Mensagem por Beronha » Ter Jul 17, 2007 4:00 pm

Quando passar por Juiz de Fora, sinta-se a vontade para avisar-me, será sempre bem vindo. Poderemos nos "atracar" pessoalmente... hehehehe


Um respeitoso (debate acalorado , tem que ser repeitoso né! he he)

hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua !!!!
[018]

(brincadeirinha hein)

Sds




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#70 Mensagem por orestespf » Ter Jul 17, 2007 4:10 pm

Beronha escreveu:
Quando passar por Juiz de Fora, sinta-se a vontade para avisar-me, será sempre bem vindo. Poderemos nos "atracar" pessoalmente... hehehehe


Um respeitoso (debate acalorado , tem que ser repeitoso né! he he)

hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua hua !!!!
[018]

(brincadeirinha hein)

Sds


Pô Beronha,

tá querendo se "atracar" também??? :D :D :D

Só no bom sentido, caso contrário, tô fora!!! hehehehe


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#71 Mensagem por rodrigo » Ter Jul 17, 2007 4:14 pm

COMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O controle de trafego e defesa aérea do Brasil é o melhor da América Latina, temos índices de acidentes só piores que os EUA, portanto, isto não é verdade, a REVISTA VEJA é um PANFLETO MENTIROSO, vive de MENTIRRRRRRRRRRRR.
É muito bom e está cada vez melhor. Acidente com responsabilidade do controle do tráfego aéreo, é o primeiro que escuto falar por essas bandas. Pode cair avião por falta de manutenção, erro humano ou outros fatores. Como pioneirismo, tivemos a primeira colisão entre aeronaves em altitude de cruzeiro na história da aviação moderna. Depois tivemos o primeiro motim de controladores de tráfego aéreo. Pra terminar, na CPI do tráfego aéreo no Senado, a própria FAB reconheceu que estamos altamente defasados tecnologicamente, com pessoal insuficiente e com desenvolvimento da aviação civil limitado à parca capacidade da expansão do controle do tráfego aéreo. NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, a aviação civil e de defesa do espaço aéreo estiveram tão bem! Essa veja é uma revista mentirosa, devia ser fechada, onde anda o Hugo Chavez quando mais se precisa dele?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
PRick

#72 Mensagem por PRick » Ter Jul 17, 2007 4:26 pm

rodrigo escreveu:
COMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O controle de trafego e defesa aérea do Brasil é o melhor da América Latina, temos índices de acidentes só piores que os EUA, portanto, isto não é verdade, a REVISTA VEJA é um PANFLETO MENTIROSO, vive de MENTIRRRRRRRRRRRR.
É muito bom e está cada vez melhor. Acidente com responsabilidade do controle do tráfego aéreo, é o primeiro que escuto falar por essas bandas. Pode cair avião por falta de manutenção, erro humano ou outros fatores. Como pioneirismo, tivemos a primeira colisão entre aeronaves em altitude de cruzeiro na história da aviação moderna. Depois tivemos o primeiro motim de controladores de tráfego aéreo. Pra terminar, na CPI do tráfego aéreo no Senado, a própria FAB reconheceu que estamos altamente defasados tecnologicamente, com pessoal insuficiente e com desenvolvimento da aviação civil limitado à parca capacidade da expansão do controle do tráfego aéreo. NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, a aviação civil e de defesa do espaço aéreo estiveram tão bem! Essa veja é uma revista mentirosa, devia ser fechada, onde anda o Hugo Chavez quando mais se precisa dele?


O SISTEMA DE TRAFEGO AÉREO USA OS MELHORES RADARES TANTO DOS EUA, COMO DA EUROPA.

1- O ACIDENTE AÉREO ACONTECEU PORQUE 02 PILOTOS DO EUA, SÃO INCOMPETENTES E QUE NÃO CONHECIAM O EQUIPAMENTO, ALÉM DISSO DESCUMPRIRAM O PLANO DE VÔO. O melhor é que o equipamento que eles não sabiam operar é de fabricação dos EUA!!!!!

Portanto, a verdade é a seguinte, o EQUIPAMENTO DO SIVAM é UMA PORCARIA, PORQUE FOI FEITO PELA RANTHEON, AQUELA DROGA DE FABRICANTE DE RADAR. A OUTRA PORCARIA DA THALES FABRICOU OS OUTROS SISTEMA RUINS.

Os controladores fizeram um motim, para acobertar a sua incapaciadade consertar os erros da DUPLA APATETADA DE PILOTOS DOS EUA.

Foi isto que ocasionou o Acidente do Gol, não adianta termos os melhores equipamentos, se temos antas pilotando e desavisados no controle aéreo.

A Aeronáutica em momento algum disse que os equipamentos eram ruins, estão entre os melhores do mundo, fabricados pelas duas maiores Cias do Setor, agora, nada é tão perfeito que não possa ser melhorado.

Agora, sem dúvida existe gente mais incompetente que a Dupla Dinâmica dos EUA, são os "jornalistas" da Veja quando falam em Controle Aéreo. São os radares mal-assombrados. :lol: :lol: :lol: E o pior é que tem gente que paga para ler isto!!!!!!!!!!!!!!!

[]´s




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#73 Mensagem por helio » Ter Jul 17, 2007 5:41 pm

PRick
Fico imaginando quando vc escreveu esta mensagem como alguém queimando a bandeira americana em protesto :D
Infelizmente a analise do inquerito não coincide com o seu julgamento. Os controladores de vôo foram considerados também culpados pelo acidente, erros que os próprios controladores admitiram em depoimento.
Consequentemente não vai ser agora que voce vai poder regozijar com este pensamento anti-americano.
Com certeza o inquérito vai apontar multiplos responsáveis, entre eles os controladores, os pilotos do Legacy e a Embraer.
Baseando em processos de responsabilidade civil como estes casos teremos um longo processo que vai durar no mínimo 25 anos. Haja visto exemplos como o naufrágio do Bateau Mouche e o desastre aéreo do Fokker 100 da TAM, todos eles ainda tramitando na justiça.

Aproveitando esta mensagem , reitero a minha preocupação em voar no Brasil, pois ontem tivemos mais um acidente na pista de Congonhas, obra que custou muito aos cofres públicos e pior, basta uma chuva que põe todos os aviões em perigo.
Como vêem, não é apenas sobre radares, equipamentos de rastreamento que estou falando, mas sim de toda infraestrutura aérea do Brasil que precisa ser urgentemente revista e reparada pois senão teremos muito mais acidentes por vir .

Hélio




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#74 Mensagem por Morcego » Ter Jul 17, 2007 5:59 pm

Alcantara escreveu:E isso não seria causado, como de costume, pelo contigenciamento das verbas? Se o governo Federal provavelmente não está repassando as verbas na íntegra, vão querer agora botar a culpa na FAB?




Abraços!!! :?


Não vão querer botar a culpa no FHC.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#75 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 17, 2007 6:01 pm

Honestamente,

Depois de saber que o fato do nosso sistema ser intergrado causar vários elogios por parte de entidades internacionais sendo inclusive citado como exemplo durante o especial do History Channel sobre o relatório do 11 de Setembro, são lamentáveis esses ataques por parte da imprensa da maneira que foram divulgados...

Sei lá... eu acho que a imprensa tem que informar, mas sempre tomar cuidado com os interesses nacionais...

Todas essas informações não servem de nada aos interesses nacionais e quando são divulgadas sem que a outra parte se pronuncie é só lamentável pois (perdoem pelo exagero), fica parecendo propaganda no ponto alto da Guerra-fria, aonde só o lado ruim é mostrado não levando nenhuma prova prática... e o povo acredita. :(

Infelizmente, tragédias acontecem e orgãos investigadores estão aí para descobrir as suas causas e tentar previni-las... Não será o primeiro problema e enquanto existirem aviões voando por aí, não será o último. E é por isso que os investigadores tem que realizar o seu trabalho com calma e sem intuito de 'caça as bruxas'.

Sistemas integrados como o SIVAM estão sujeitos a problemas e a falhas por falta de verbas, pelas suas características "únicas" e pela sua total implantação e maturidade (típico de sistemas dessa natureza) demorarem muitos e muitos anos de investimentos e atualizações constantes.

Seria fantástico se a revista na sua edição seguinte desse o mesmo destaque à resposta do Governo Brasileiro (através da Aeronáutica) as acusações feitas.

A diferença entre a imprensa do Brasil e a dos EUA é que a imprensa nos EUA mesmo 'baixando' o pau no governo ou 'defendendo' com unhas e dentes não fala nada que possa comprometer os 'interesses nacionais'.

Meus 3 cents.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder