O NEGRO FUTURO da Europa

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceram: 45 vezes

#16 Mensagem por ferrol » Ter Jul 17, 2007 3:54 am

A pesares de todo, creo que Manuel leva razón. Os españois fomos emigrar a Alemania ou Suiza cando os tempos eran malos aquí e alá se vivía mellor. Se agora a España veñen portugueses, brasileiros, rumanos, rusos ou árabes é porque aquí se vive mellor que nos séus respectivos países.

E se os bolivianos van a Brasil, e os brasileiros a Portugal, será polo mesmo. Ecuatorianos non creo que haxa en Brasil, están todos aquí :wink:

Eu o vexo como unha pirámide. Na parte de arriba están os poucos países desenrolados ós que todo o mundo quere ir traballar, no piso intermedio están os países que tanto son emigrantes como receptores de inmigración, caso de Brasil ou de Portugal, e no escalón de abaixo os moitos países que por desgracia son emisores de emigración.




Avatar do usuário
Bill
Júnior
Júnior
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Mai 07, 2007 2:10 pm

#17 Mensagem por Bill » Ter Jul 17, 2007 4:48 am

ferrol escreveu: Se agora a España veñen portugueses, brasileiros, rumanos, rusos ou árabes é porque aquí se vive mellor que nos séus respectivos países.



Afirmação generalista que não faz sentido.

Se assim fosse eu também poderia dizer que por haver mais de 50000 espanhóis a trabalhar em Portugal em Portugal se vive melhor do que em Espanha (o que para mim é verdade mas essa é outra questão).

Ou que por haver norte-americanos e ingleses em Espanha em este país se viva melhor do que nos Estados Unidos ou Inglaterra.

Dentro dos países desenvolvidos não se pode aplicar esta generalização simplista.




"Portugal does not recognize Spanish sovereignty over the territory of Olivença"

CIA WORLD FACTBOOK 2007

"Olivença é Portuguesa"

Imagem

http://www.olivenca.org
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#18 Mensagem por manuel.liste » Ter Jul 17, 2007 5:17 am

Yo estoy de acuerdo en que se puede vivir muy bien en Portugal, realmente es un país en el que a mí no me costaría nada vivir, especialmente en el Norte, tan parecido a Galicia en muchos sentidos.

No obstante, no me gustaría vivir con 500 euros mensuales. Sueldos así son demasiado escasos para el coste de vida europeo.

Los intercambios laborales dentro de la Zona Euro y con otros paises desarrollados (Portugal cumple las dos condiciones) son normales y a nadie extrañan. Pero tampoco se puede negar que hay una corriente migratoria de personas que abandonan Portugal por falta de perspectivas laborales aceptables, en Galicia se ve cómo mes a mes aumenta el número de trabajadores portugueses en muchos sectores económicos: transporte de mercancías, industria, construcción etc.. Vienen por las mejores condiciones salariales, obviamente.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#19 Mensagem por P44 » Ter Jul 17, 2007 6:01 am

o problema é que isto é uma "União " de treta, por exemplo nós os portugueses temos de pagar impostos á "Europeu" mas continuamos a receber á "português"

Já agora encontrei este mapa, que de certeza está ERRADO, o PIB Per capita Português não é nem de perto nem de longe SUPERIOR ao Espanhol, o nosso está em 70% da média da UE e o Espanhol salvo erro em 90 e tal... :shock: :shock:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto ... -EX,00.jpg

em
http://rubensalbuquerque.blogspot.com/2 ... chive.html

Temos um PIB quase identico ao Alemão ...LOL era bom era!!!! :roll:

EDITADO: Para evitar confusões coloco apenas o link do Esquema...não sei se é oficial da GLOBO....mas se é alguém devia avisá-los que andam a publicar asneira da grossa :roll: :?




Editado pela última vez por P44 em Ter Jul 17, 2007 7:56 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#20 Mensagem por P44 » Ter Jul 17, 2007 6:04 am

este está mais próximo da realidade :( :oops: :roll:

Imagem

União Europeia
Salário mínimo na UE varia entre 92 euros e 1.570 euros



O salário mínimo nos 20 Estados-membros da UE onde é estipulado por lei, varia entre os 92 euros mensais na Bulgária e os 1.570 no Luxemburgo, segundo dados do Eurostat.



O Gabinete de Estatísticas das Comunidades Europeias revela ainda que, segundo dados de Janeiro último, Portugal está em 11º lugar da tabela dos 20 países com um salário mínimo de 470 euros mensais.



O Eurostat revela ainda que, em 2005, 4,7% dos empregados portugueses recebem o salário mínimo, numa tabela liderada num dos extremos pela França (16,8%) e no outro pela Espanha, onde no mesmo ano apenas 0,8% dos empregados eram pagos pela tabela mínima legal.



Em relação ao poder de compra standard (PCS) - uma referência monetária comum que elimina as diferenças de preços entre países - o Luxemburgo é o país melhor colocado (1.503 PCS) e a Bulgária o pior (216 PCS).



Em Portugal o poder de compra standard é de 546 euros.



A análise do Eurostat revela que, quando ajustadas ao PCS as disparidades entre Estados-membros diminuem de um para 17 euros para um intervalo entre um e sete euros.



O salário mínimo é estipulado por lei em 20 Estados-membros da UE:

· Bélgica (1.257 euros)

· Bulgária (92)

· Espanha (666)

· Eslováquia (217)

· Eslovénia (522)

· Estónia (230)

· França (1.254)

· Grécia (668)

· Holanda (1.301)

· Hungria (258)

· Irlanda (1.403)

· Letónia (172)

· Lituânia (174)

· Luxemburgo (1.570)

· Malta (585)

· Polónia (246)

· Portugal (470)

· República Checa (288)

· Roménia (114)

· Reino Unido (1.361 euros).



“Lusa/SOL”


http://pslumiar.blogs.sapo.pt/tag/europ ... ernacional




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#21 Mensagem por soultrain » Ter Jul 17, 2007 6:13 am

manuel.liste escreveu:Yo estoy de acuerdo en que se puede vivir muy bien en Portugal, realmente es un país en el que a mí no me costaría nada vivir, especialmente en el Norte, tan parecido a Galicia en muchos sentidos.

No obstante, no me gustaría vivir con 500 euros mensuales. Sueldos así son demasiado escasos para el coste de vida europeo.

Los intercambios laborales dentro de la Zona Euro y con otros paises desarrollados (Portugal cumple las dos condiciones) son normales y a nadie extrañan. Pero tampoco se puede negar que hay una corriente migratoria de personas que abandonan Portugal por falta de perspectivas laborales aceptables, en Galicia se ve cómo mes a mes aumenta el número de trabajadores portugueses en muchos sectores económicos: transporte de mercancías, industria, construcción etc.. Vienen por las mejores condiciones salariales, obviamente.


Vocês estão a generalizar e daí partiu o problema. Quando se falou em portugueses explorados, foi a alusão a casos recentes de exploração, um rapto de indigentes e escravatura em Espanha, contrato de trabalho e condições de semi-escravatura na Holanda. Tambem houve noticias de Portugueses, Espanhois e outros com trabalho em más condições na Islândia, Alemanha etc.

Não existe uma emigração de Portugal para Espanha, já que o nível de vida é muito parecido, muito pouca gente ganha o ordenado minímo em ambos os lados, agora dúvido que o ordenado médio em Espanha seja de 2000€, quem o afirmou que o prove.

Tenho dois amigos Portugueses que trabalham em Espanha e são directores de multinacionais, com responsabilidades do mercado Ibérico, como agora é moda, ganham mais ao menos o que eu ganho bruto.

[[]]'s




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#22 Mensagem por P44 » Ter Jul 17, 2007 6:15 am

soultrain,

no quadro que postei acima mostra o salário "médio " em Espanha como de 1208€ :?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Dinivan
Avançado
Avançado
Mensagens: 389
Registrado em: Dom Mai 23, 2004 11:29 am
Localização: Barcelona, Catalunya (UE)

#23 Mensagem por Dinivan » Ter Jul 17, 2007 7:33 am

Yo creo que en estados desarrollados como los nuestros y dado que todos formamos parte de la Unión Europea (lo que nos da derecho a movernos y trabajar donde queramos sin tener que dar explicaciones a nadie), la emigración de trabajadores que se produce del resto de Europa hacia España tiene carácter personal, es decir, la gente viene aquí por un motivo no estimable como por ejemplo que le guste el estilo de vida en Andalucía (aunque es cierto que nuestro país fue calificado por el Financial Times como el mejor estado al que emigrar en busca de trabajo). La razón es que tanto en el estado de partida como en España, de media la gente vive holgadamente con lo que gana, ya que aquí los precios también son más bajos así que aunque en otro país ganen 2000€ y aquí 1200€ al final la diferencia de poder adquisitivo no será de 2/3. Pero es obvio que a partir de cierto umbral la gente emigra por necesidad, pero este umbral más bien se da en países como Pakistán, Ecuador, Marruecos o Rumania, ni mucho menos se da en Portugal. Evidentemente habría que observar sector por sector, así que por ejemplo si hay albañiles que emigran de Portugal hacia España tal vez si sea porque aquí hay más oportunidades de trabajo ya que se ha dado un boom de la construcción, pero son casos muy específicos.

Y si, P44, ese mapa está equivocado, no solo con el PIB per capita de España, también con el de Grecia, el de la Rep. Checa, el de Chipre, el de Austria... con la bandera de Irlanda, han incluido a Suiza dentro de la UE y han excluido el norte de Irlanda etc. Ahora la renta media de España representa el 101% de la media de la UE.




Imagem
sierra002
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Seg Ago 14, 2006 2:10 pm

#24 Mensagem por sierra002 » Ter Jul 17, 2007 8:32 am

Ya pero cuando hablamos de España o Portugal tenemos que tener en cuanta las realidades económicas regionales. No es lo mismo Andalucía que Madrid y desde luego las diferencias entre Lisboa y Alentejo son muy grandes.




Pra frente/Hacia adelante.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#25 Mensagem por P44 » Ter Jul 17, 2007 8:40 am

sierra002 escreveu:Ya pero cuando hablamos de España o Portugal tenemos que tener en cuanta las realidades económicas regionales. No es lo mismo Andalucía que Madrid y desde luego las diferencias entre Lisboa y Alentejo son muy grandes.


Olha o que eu sei, leio e oiço é que é tudo mais barato em Espanha que em Portugal, o pessoal que vive junto á fronteira vai fazer todas as compras a Espanha e abastecer os carros...pena tenho eu de não viver perto da fronteira pois faria o mesmo.

Inclusivé nessas zonas existem muitos portugueses que trabalham em Portugal e já vivem em Espanha.

E a quantidade de carros com matricula Espanhola não pára de aumentar :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#26 Mensagem por Sintra » Ter Jul 17, 2007 9:32 am

Vai com calma Prepe, o teu texto inicial é "dramático" mas não é muito realista, e aquele salário médio de 600 e tal Euros parece-me ser altamente "criativo"... Essa tabela já deve ter uns anitos.
É normal ficarmos na "fossa" se começamos a comparar o nivel de vida Português com o dos Alemães ou Dinamarqueses, mas se compararmos com a média mundial... nós somos uns ricaços, estamos nos 15% de topo. Tenho aqui no serviço uma colega Brasileira e uma conversa com ela abriu-me os olhos. Quando eu soube qual é o ordenado de um professor Brasileiro, assustei-me.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#27 Mensagem por P44 » Ter Jul 17, 2007 9:42 am

Sintra escreveu:Vai com calma Prepe, o teu texto inicial é "dramático" mas não é muito realista, e aquele salário médio de 600 e tal Euros parece-me ser altamente "criativo"... Essa tabela já deve ter uns anitos.
É normal ficarmos na "fossa" se começamos a comparar o nivel de vida Português com o dos Alemães ou Dinamarqueses, mas se compararmos com a média mundial... nós somos uns ricaços, estamos nos 15% de topo. Tenho aqui no serviço uma colega Brasileira e uma conversa com ela abriu-me os olhos. Quando eu soube qual é o ordenado de um professor Brasileiro, assustei-me.


Amigo,

Não ponho isso em questão. É lógico que todos queremos o melhor para nós e para os nossos entes queridos, mm dentro da União Europeia existem diferenças abismais, basta ver a Roménia e a Bulgária.

Ora o que é um facto é que também cada vez mais, neste "belo mundo" da "globalização" (para mim uma boa M****, desculpa que te diga), somos confrontados com situações que remetem para os tempos da Revolução Indústrial.

Eu não quero e penso que ninguém quer regressar a tais tempos (Bom, os capitalistas da boa velha cepa até se babam em pensar nisso, mas enfim...)
:? Quando vejo alguns atirarem-se como gato ao bofe ás conquistas sociais do séc. XX pergunto-me quem é que endoideceu...querem ser escravos? Ou são todos ricaços? Creio que não... :|




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39136
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2774 vezes

#28 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 17, 2007 9:45 am

soultrain escreveu: Vocês estão a generalizar e daí partiu o problema. Quando se falou em portugueses explorados, foi a alusão a casos recentes de exploração, um rapto de indigentes e escravatura em Espanha, contrato de trabalho e condições de semi-escravatura na Holanda. Tambem houve noticias de Portugueses, Espanhois e outros com trabalho em más condições na Islândia, Alemanha etc.

Não existe uma emigração de Portugal para Espanha, já que o nível de vida é muito parecido, muito pouca gente ganha o ordenado minímo em ambos os lados, agora dúvido que o ordenado médio em Espanha seja de 2000€, quem o afirmou que o prove.

Tenho dois amigos Portugueses que trabalham em Espanha e são directores de multinacionais, com responsabilidades do mercado Ibérico, como agora é moda, ganham mais ao menos o que eu ganho bruto.

[[]]'s


Soultain não se arranja um trabalhinho?! 8-]

Funcionalismo público já deu o que tinha a dar!!! :roll:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#29 Mensagem por Sintra » Ter Jul 17, 2007 9:53 am

P44 escreveu:
Sintra escreveu:Vai com calma Prepe, o teu texto inicial é "dramático" mas não é muito realista, e aquele salário médio de 600 e tal Euros parece-me ser altamente "criativo"... Essa tabela já deve ter uns anitos.
É normal ficarmos na "fossa" se começamos a comparar o nivel de vida Português com o dos Alemães ou Dinamarqueses, mas se compararmos com a média mundial... nós somos uns ricaços, estamos nos 15% de topo. Tenho aqui no serviço uma colega Brasileira e uma conversa com ela abriu-me os olhos. Quando eu soube qual é o ordenado de um professor Brasileiro, assustei-me.


Amigo,

Não ponho isso em questão. É lógico que todos queremos o melhor para nós e para os nossos entes queridos, mm dentro da União Europeia existem diferenças abismais, basta ver a Roménia e a Bulgária.

Ora o que é um facto é que também cada vez mais, neste "belo mundo" da "globalização" (para mim uma boa M****, desculpa que te diga), somos confrontados com situações que remetem para os tempos da Revolução Indústrial.

Eu não quero e penso que ninguém quer regressar a tais tempos (Bom, os capitalistas da boa velha cepa até se babam em pensar nisso, mas enfim...)
:? Quando vejo alguns atirarem-se como gato ao bofe ás conquistas sociais do séc. XX pergunto-me quem é que endoideceu...querem ser escravos? Ou são todos ricaços? Creio que não... :|



Eu percebi "Prepe veio"

O grande problema é que a globalização é irreversivel, os meios de transporte modernos encarregaram-se disso. E quando temos uma China "Comunista" a comportar-se como o mais selvático "Neocon" do Séc XIX (eu sei que isso ainda não existia :wink:) em relação à sua própria população, torna-se tremendamente dificil conseguir exportar-se o que quer que seja, quando aqueles tipos trabalham que nem uns escravos por "tuta e meia".
Se nalgumas coisas o sécXX foi terrível, noutras foram incriveis, a Europa (a Norte dos Pirineus) durante 50 anos não viu uma guerra, os ordenados foram sempre subindo e a segurança social era dada como garantida, temo que isso dentro de umas décadas seja apenas boas recordações.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#30 Mensagem por Sintra » Ter Jul 17, 2007 9:54 am

cabeça de martelo escreveu:
soultrain escreveu: Vocês estão a generalizar e daí partiu o problema. Quando se falou em portugueses explorados, foi a alusão a casos recentes de exploração, um rapto de indigentes e escravatura em Espanha, contrato de trabalho e condições de semi-escravatura na Holanda. Tambem houve noticias de Portugueses, Espanhois e outros com trabalho em más condições na Islândia, Alemanha etc.

Não existe uma emigração de Portugal para Espanha, já que o nível de vida é muito parecido, muito pouca gente ganha o ordenado minímo em ambos os lados, agora dúvido que o ordenado médio em Espanha seja de 2000€, quem o afirmou que o prove.

Tenho dois amigos Portugueses que trabalham em Espanha e são directores de multinacionais, com responsabilidades do mercado Ibérico, como agora é moda, ganham mais ao menos o que eu ganho bruto.

[[]]'s


Soultain não se arranja um trabalhinho?! 8-]

:shock: X2 :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Responder