Revista Veja : Sivam problemático

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

Revista Veja : Sivam problemático

#1 Mensagem por Malandro » Dom Jul 15, 2007 4:09 am

Gostaria que os colegas debatessem a administração do bilionário Sivam . A Veja alega fantasmas , metade dos radares desativados e computadores de comunicação parcialmente desativados . :?: :?: :?: :?:




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Alcantara » Dom Jul 15, 2007 10:33 am

E isso não seria causado, como de costume, pelo contigenciamento das verbas? Se o governo Federal provavelmente não está repassando as verbas na íntegra, vão querer agora botar a culpa na FAB?




Abraços!!! :?




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Revista Veja : Sivam problemático

#3 Mensagem por Marino » Dom Jul 15, 2007 10:52 am

Malandro escreveu:Gostaria que os colegas debatessem a administração do bilionário Sivam . A Veja alega fantasmas , metade dos radares desativados e computadores de comunicação parcialmente desativados . :?: :?: :?: :?:

Hummm, acho que se fosse verdade os bandidos dos controladores estariam fazendo a festa, com provas físicas.
Não li a revista, mas ela provou ou escreveu versão de alguém?




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Revista Veja : Sivam problemático

#4 Mensagem por alcmartin » Dom Jul 15, 2007 11:00 am

Marino escreveu:
Malandro escreveu:Gostaria que os colegas debatessem a administração do bilionário Sivam . A Veja alega fantasmas , metade dos radares desativados e computadores de comunicação parcialmente desativados . :?: :?: :?: :?:

Hummm, acho que se fosse verdade os bandidos dos controladores estariam fazendo a festa, com provas físicas.
Não li a revista, mas ela provou ou escreveu versão de alguém?


2X! Ultimamente tem um povo que demora a responder as chamadas e aí fica dizendo "confirme? Como recebe? Está ruim esta frequencia?"
Só´p/ficar gravado... :?

Abs!




rslrdx
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 288
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 4:31 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

???

#5 Mensagem por rslrdx » Dom Jul 15, 2007 12:20 pm

O EUA não tinha um certo gasto com o sivam tambem? eu nao lembro direito o envolvimento deles no SIVAM mas lembro de algo sobre eles terem gasto uma certa quantia de dinheiro do proprio bolso alem de financiar outra parte do projeto do sivam.

Estou errado?




Poder aquisitivo não é qualidade de vida
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#6 Mensagem por Marino » Dom Jul 15, 2007 1:05 pm

Nada do próprio bolso.
Os Cindacta 1, 2 e 3 são de tecnologia francesa.
O SIVAM, Cindacta 4, é de tecnologia americana, da Raytheon, montado com financiamento americano.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#7 Mensagem por César » Dom Jul 15, 2007 2:10 pm

Vi mas não li a matéria. Embora possam existir problemas reais na mesma, me parece que ela não passa de um denuncismo barato, que "denuncia" coisas que são de conhecimento público, ou inventa outras.

Por exemplo, uma das "denúncias" é a de que os radares do SIVAM não captam adequadamente aviões a menos de 3.000 metros de altura. Não sei o valor da altura, mas é de conhecimento de todos que radares terrestres sempre tem uma limitação na sua detecção, em virtude da curvatura da terra. Assim, qualquer radar terrestre, e não apenas o SIVAM, teria esse problema.

Outra "denúncia" é a de que os caças da FAB que realizam interceptações de traficantes "tiveram" que ser deslocados para Goiás, e nunca realizaram interceptação nenhuma. Não precisa ser um gênio pra ver o tamanho do absurdo nessa afirmação, não só por que em Goiás ficam supersônicos que não interceptam traficantes, como também o fato de que quem realiza essa tarefa são aviões baseados em Campo Grande, Boa Vista e Porto Velho.

Em suma, entre denuncias verdadeiras ou falsas, o caráter da matéria, de depreciar o Sivam a todo custo, faz com que ela perca muito de sua credibilidade.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#8 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 15, 2007 2:58 pm

A Veja adora isso,
"nunca realizaram interceptação nenhuma"
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Em geral as interceptações são mantidas em sigilo, mas se procurar vai até achar no youtube algum video de tucano derrubando um.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
PRick

#9 Mensagem por PRick » Dom Jul 15, 2007 3:26 pm

Convenhamos a VEJA é igual ao Sr. Diogo, falam besteiras sem ter noção do que falam. Fantasmas em telas de radar é coisa comum, o mesmo para a altura de varredura dos radares terrestres.

Já no caso dos interceptadores, acho que confundiram ALX´s com M-2000C, e Anápolis. Ou seja, um desastre total de matéria, mas fico me perguntando; e para o público geral que não conhece nada a respeito? Coitados, eles lêem a Revista Veja, azar os deles. :lol: :lol:

[ ]´s




Carlos Mathias

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 15, 2007 3:31 pm

Mas tem alguém que ainda Lê a VEJA?




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

Re: Revista Veja : Sivam problemático

#11 Mensagem por Malandro » Dom Jul 15, 2007 10:40 pm

Marino escreveu:
Malandro escreveu:Gostaria que os colegas debatessem a administração do bilionário Sivam . A Veja alega fantasmas , metade dos radares desativados e computadores de comunicação parcialmente desativados . :?: :?: :?: :?:

Hummm, acho que se fosse verdade os bandidos dos controladores estariam fazendo a festa, com provas físicas.
Não li a revista, mas ela provou ou escreveu versão de alguém?


Segundo a reportagem alega , a Veja teria entrevistado controladores de võo , pilotos , militares e teria tido acesso a documentos sigilosos . A mesma alega que o esquadrão de SuperTucanos , usados para interceptar aviões , estaria até sem utilidade , dando margem a entender que aviões ilegais estariam aproveitando essas falhas de cobertura de radar . O mais assustador é um trecho da reportagem que seria tirado de um documento do Comando da Aeronáutica sobre a crença em um falso choque no ar entre 2 aviões em março deste ano em função dos "fantasmas " na tela radar do Cindacta 4 . E finalmente , que 400 dos mais de 600 VSATS ( espécie de junção de telefones com computadores ) estão sem funcionar .




PRick

Re: Revista Veja : Sivam problemático

#12 Mensagem por PRick » Seg Jul 16, 2007 12:13 am

Malandro escreveu:
Marino escreveu:
Malandro escreveu:Gostaria que os colegas debatessem a administração do bilionário Sivam . A Veja alega fantasmas , metade dos radares desativados e computadores de comunicação parcialmente desativados . :?: :?: :?: :?:

Hummm, acho que se fosse verdade os bandidos dos controladores estariam fazendo a festa, com provas físicas.
Não li a revista, mas ela provou ou escreveu versão de alguém?


Segundo a reportagem alega , a Veja teria entrevistado controladores de võo , pilotos , militares e teria tido acesso a documentos sigilosos . A mesma alega que o esquadrão de SuperTucanos , usados para interceptar aviões , estaria até sem utilidade , dando margem a entender que aviões ilegais estariam aproveitando essas falhas de cobertura de radar . O mais assustador é um trecho da reportagem que seria tirado de um documento do Comando da Aeronáutica sobre a crença em um falso choque no ar entre 2 aviões em março deste ano em função dos "fantasmas " na tela radar do Cindacta 4 . E finalmente , que 400 dos mais de 600 VSATS ( espécie de junção de telefones com computadores ) estão sem funcionar .


Olha, eu adoro estes radares mal assombrados, eles tem fantasmas!!!! Melhor ainda são as ofélias da VEJA, expliquem para estes informados SRs., que radar não tem fantamas, mas podem indicar ecos falsos, inclusive em virtude de alguns fenômenos climáticos.

Outra coisa que poderia ser avisado para estes Srs., é que por conta da curvatura da terra, qualquer radar colocado no solo, tem regiões de sombra, quanto mais baixa for a altitude maior será a região de sombra.

E por conta das regiões de sombra, criou-se os Aviões AEW que a altitude de 6.000 metros conseguem eliminar quase todas as ditas regiões de sombra.

Depois poderia dizer ainda que, o Super Tucano foi um aviões derivado do Tucano, para a concorrência da USAF, mas que nunca foi fabricado, ao contrário do ALX, avião usado pela FAB, apesar de baseado no Super Tucano, é um avião quase inteiramente novo.

Agora, imagine se o pessoal da Veja souber dos relatórios que apontam a presença de Marcianos na Amazônia!!! [067] [020]

[ ]´s




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#13 Mensagem por A-29 » Seg Jul 16, 2007 11:06 am

Olha a reportagem aí:

http://veja.abril.uol.com.br/180707/p_060.shtml

Tem coisas meio absurdas (como a transferência de Supertucanos para Goiás), mas a história de os radares sempre darem pane merece ser investigada.




WOOBOHEHEHE
Júnior
Júnior
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 22, 2007 1:49 pm

#14 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Seg Jul 16, 2007 11:27 am

A Veja é muito sensacionalista, a única coisa que ela sabe fazer bem é jogar merda no ventilador. Daqui a pouco ela vai inventar que a FAB está desviando dinheiro e coisas assim, só para ter leitores.
Sei lá, mas vindo da Veja, eu particularmente sempre tenho a ipressão de que 60% porcento é exagero.
Se usassem isto para ajudar a FAB....




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por orestespf » Seg Jul 16, 2007 12:34 pm

Estou evitando "especular", mas vocês não perceberam uma ligação entre esta matéria da Veja "e as cabeças que rolarão" que venho falando no DB?

Existe grupos interessados na queda de membros da FAB. Esta matéria aparentemente "equivocada" tem a intenção de provocar o estouro da boiadda. Mais um esquema para "queimar" nomes no governo. Como este não quer mais desgastes, poderá fazer o jogo dos "interessados", matando dois coelhoes com uma única cajadada.

Dizem que só saem os caças depois de resolvido os problemas dos controladores e "seus equipamentos"... rsrs

Abstraiam... rsrs


Sds,

Orestes




Responder