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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#76 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 10, 2007 7:02 pm

Temos problemas em manter em atividade/operação aeronaves simples como F-5s e A-1s e querem dar um salto direto para Rafales, EF-2000, Su-35, vetores que no momento, custam os olhos da cara...é um salto grande demais para FAB no momento...

Coloca estes F-16s substituindo/complementando a frota de F-5s/A-1s e posteriomente, em uma situação mais favorável, financeiramente, aí sim, investe em algo do tipo....não quero Rafales, EF-2000, entre outros...atuando por aqui somente em desfile de 07 de setembro....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Penguin
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#77 Mensagem por Penguin » Ter Jul 10, 2007 10:02 pm

Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


X2


Meus argumentos estão colocados. O F-16 Não é a melhor opção para o GDA, é caro e não cumpre os requisitos de um caça de defesa aérea (Israel, EAU e Taiwan que o digam...).

Concretizada a compra, a FAB estará assinando seu atestado cabal de incompetência, incoerência e falta de visão estratégica pois podería ter comprado o mesmo caça a 10 anos atrás por um preço possívelmente menor.

Vou fazer como o Carlos Mathias, não posto mais sobre esse assunto, pelo menos até aparecer algo oficial desmentindo ou confirmando a compra.


O F-16 pode nao ser o melhor caca de defesa aerea, porem tem cumprido esta funcao em diversos paises:

- EUA (na decada de 80 a USAF/ANG havia encomendado 270 F-16 ADF - Air Defence Fighter como interceptador de bombardeiros e misseis de cruzeiro russos - foram desmobilizados em 94 devido ao fim da URSS e diminuicao da ameaca)
- Italia (substituiu os Tornado F-3 arrendados e os F-104S)
- Israel (mais de 47 vitorias)

Eh o principal vetor ar-ar dos seguintes paises:
Paquistao
Holanda
Belgica
Dinamarcad
Noruega
Turquia
Portugal
Jordania
Cingapura
Coreia do Sul
Tailandia
Polonia

Dentre outros..




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#78 Mensagem por soultrain » Ter Jul 10, 2007 10:18 pm

jacquessantiago escreveu:
Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


X2


Meus argumentos estão colocados. O F-16 Não é a melhor opção para o GDA, é caro e não cumpre os requisitos de um caça de defesa aérea (Israel, EAU e Taiwan que o digam...).

Concretizada a compra, a FAB estará assinando seu atestado cabal de incompetência, incoerência e falta de visão estratégica pois podería ter comprado o mesmo caça a 10 anos atrás por um preço possívelmente menor.

Vou fazer como o Carlos Mathias, não posto mais sobre esse assunto, pelo menos até aparecer algo oficial desmentindo ou confirmando a compra.


O F-16 pode nao ser o melhor caca de defesa aerea, porem tem cumprido esta funcao em diversos paises:

- EUA (na decada de 80 a USAF/ANG havia encomendado 270 F-16 ADF - Air Defence Fighter como interceptador de bombardeiros e misseis de cruzeiro russos - foram desmobilizados em 94 devido ao fim da URSS e diminuicao da ameaca)
- Italia (substituiu os Tornado F-3 arrendados e os F-104S)
- Israel (mais de 47 vitorias)

Eh o principal vetor ar-ar dos seguintes paises:
Paquistao
Holanda
Belgica
Dinamarcad
Noruega
Turquia
Portugal
Jordania
Cingapura
Coreia do Sul
Tailandia
Polonia

Dentre outros..


O F-16 ADF foram block15 com upgrade para disparar o sparow e com IFF. Acabaram a sua vida util e foram substituidos por novos, 30 block 15 ADF foram alugados à Italia somente até à chegada dos EF-2000 (julgo que foi uma questão só financeira).


Paquistao
Holanda
Belgica
Dinamarca
Noruega
Turquia F-4
Portugal
Jordania
Cingapura
Coreia do Sul F-4 e agora F-15
Tailandia
Polonia

Pode-se acrescentar a Indonésia e a Venezuela.

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#79 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 10, 2007 10:25 pm

Acrescente o mais novo membro da comunidade, o Chile!




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#80 Mensagem por soultrain » Ter Jul 10, 2007 10:51 pm

Desculpem-me mas já chateia, antes o F-16 era o pior caça do mundo agora é o ultimate fighter interceptor etc.

Queiram-me dizer qual a primeira versão e ano em que o F-16 teve algo melhor que um sidewinder fora dos EUA!?

O sidewinder é para própria protecção e pouco mais, não é de agora sempre foi assim. Em Portugal foram usados assim porque eramos pobres e não tinhamos dinheiro para qualquer outra coisa, a verdade é essa.

Eu não sei o que é melhor para a FAB, mas se a FA Portuguesa decidi-se comprar hoje o F-16 XPTO+ I, por 60-70 M para entrega daqui a 2 ou 3 anos, eu chamava-os burros e corruptos em tudo o que era forum e inundava o email do estado maior.

Muito mais se forem os tais + 150% sobre este valor que o orestes disse com o full pack.

Um F-16 das ultimas versões tem a mesma complexidade de software e Hardware que qualquer outro, o custo de manutenção é igual ou maior e será maior no futuro, a grande diferença é que é uma plataforma ultrapassada. Não é o mesmo que comprar um telemóvel, vão-se aguentar com ele 30 anos.

Para mim a FAB fez um RFI, teve resposta , fez um RFQ e alguem andou a dourar a pilula. Desde que aqui no forum existem pessoas supostamente bem informadas e dizem que os franceses estão mal, na outra hora a seguir estão em cima outra vez!? Parece relato de futebol..pelo amor de Deus, se for a realidade eu não auguro nada de bom. Se forem informantes bem colocados deviam ser demitidos, porque estas fugas são uma irresponsabilidade, se forem mal colocados não sabem nada, ouvem aqui e ali e acrescentam um pouco.

Nestas decisões é o Estado Maior e alguns membros do Governo que sabem e mais ninguem, nem Almirantes, nem Brigadeiros, nem Generais.

Ninguem me respondeu, por isso deduzo que estava correcto ao afirmar que aqui só há uma fonte, o resto são réplicas.

Desculpem o desabafo, mas em anos no forum nunca vi nada assim.

Já agora peço mais respeito aos militares de todos os países, que em alguns post de mau gosto são gozados. Os militares são pessoas honradas que arriscam a sua vida, não têm culpa dos politícos que os governam.
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Jacobs
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#81 Mensagem por Jacobs » Ter Jul 10, 2007 10:54 pm

Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


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Meus argumentos estão colocados. O F-16 Não é a melhor opção para o GDA, é caro e não cumpre os requisitos de um caça de defesa aérea (Israel, EAU e Taiwan que o digam...).

Concretizada a compra, a FAB estará assinando seu atestado cabal de incompetência, incoerência e falta de visão estratégica pois podería ter comprado o mesmo caça a 10 anos atrás por um preço possívelmente menor.

Vou fazer como o Carlos Mathias, não posto mais sobre esse assunto, pelo menos até aparecer algo oficial desmentindo ou confirmando a compra.


Sabe qual é a unica coisa que torna o F-16 incapaz de servir no GDA?

É o nome "GDA - Grupo de defesa aérea". Pra mim o GDA não deveria operar caças, mas sim SAM's!!! :roll:

Esse conceito de dividir entre GAvCA e GDA é meio ultrapaçado, ainda mais pra um país requenguela que nem o Brasil... Pra mim tinha que ser tudo transformado em GavCa....




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#82 Mensagem por Sniper » Ter Jul 10, 2007 10:56 pm

Jacobs escreveu:
Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


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Meus argumentos estão colocados. O F-16 Não é a melhor opção para o GDA, é caro e não cumpre os requisitos de um caça de defesa aérea (Israel, EAU e Taiwan que o digam...).

Concretizada a compra, a FAB estará assinando seu atestado cabal de incompetência, incoerência e falta de visão estratégica pois podería ter comprado o mesmo caça a 10 anos atrás por um preço possívelmente menor.

Vou fazer como o Carlos Mathias, não posto mais sobre esse assunto, pelo menos até aparecer algo oficial desmentindo ou confirmando a compra.


Sabe qual é a unica coisa que torna o F-16 incapaz de servir no GDA?

É o nome "GDA - Grupo de defesa aérea". Pra mim o GDA não deveria operar caças, mas sim SAM's!!! :roll:

Esse conceito de dividir entre GAvCA e GDA é meio ultrapaçado, ainda mais pra um país requenguela que nem o Brasil... Pra mim tinha que ser tudo transformado em GavCa....


Opinião é livre, mas querer acabar com a interceptação aérea! :shock:

Você é um revolucionário homem! :)

Abraço!




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#83 Mensagem por orestespf » Ter Jul 10, 2007 11:06 pm

soultrain escreveu:Desculpem-me mas já chateia, antes o F-16 era o pior caça do mundo agora é o ultimate fighter interceptor etc.

Queiram-me dizer qual a primeira versão e ano em que o F-16 teve algo melhor que um sidewinder fora dos EUA!?

O sidewinder é para própria protecção e pouco mais, não é de agora sempre foi assim. Em Portugal foram usados assim porque eramos pobres e não tinhamos dinheiro para qualquer outra coisa, a verdade é essa.

Eu não sei o que é melhor para a FAB, mas se a FA Portuguesa decidi-se comprar hoje o F-16 XPTO+ I, por 60-70 M para entrega daqui a 2 ou 3 anos, eu chamava-os burros e corruptos em tudo o que era forum e inundava o email do estado maior.

Muito mais se forem os tais + 150% sobre este valor que o orestes disse com o full pack.

Um F-16 das ultimas versões tem a mesma complexidade de software e Hardware que qualquer outro, o custo de manutenção é igual ou maior e será maior no futuro, a grande diferença é que é uma plataforma ultrapassada. Não é o mesmo que comprar um telemóvel, vão-se aguentar com ele 30 anos.

Para mim a FAB fez um RFI, teve resposta , fez um RFQ e alguem andou a dourar a pilula. Desde que aqui no forum existem pessoas supostamente bem informadas e dizem que os franceses estão mal, na outra hora a seguir estão em cima outra vez!? Parece relato de futebol..pelo amor de Deus, se for a realidade eu não auguro nada de bom. Se forem informantes bem colocados deviam ser demitidos, porque estas fugas são uma irresponsabilidade, se forem mal colocados não sabem nada, ouvem aqui e ali e acrescentam um pouco.

Nestas decisões é o Estado Maior e alguns membros do Governo que sabem e mais ninguem, nem Almirantes, nem Brigadeiros, nem Generais.

Ninguem me respondeu, por isso deduzo que estava correcto ao afirmar que aqui só há uma fonte, o resto são réplicas.

Desculpem o desabafo, mas em anos no forum nunca vi nada assim.

Já agora peço mais respeito aos militares de todos os países, que em alguns post de mau gosto são gozados. Os militares são pessoas honradas que arriscam a sua vida, não têm culpa dos politícos que os governam.
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Olá Soultrain,

sou solidário a você, em tudo o que escreveu. E vou confirmar as suas suspeitas, só existem poucas fontes aqui (sobre a FAB especificamente), acreditem ou não. E esta fonte (ou fontes) passa informações e contra-informações. Essa fonte quer passar mais coisas, porém a coisa tomou um rumo meio louco. Muitos exageros e fanatismo.

Veja o que está acontecendo no "navais", as coisas foram colocadas de forma menos "sensacionalistas" e os resultados aos poucos vêm sendo confirmados.

Estou longe de ser a principal fonte do aéreas, quanto mais "a fonte". Porém posso garantir que existem coisas acontecendo, mas acho melhor um pouco de calma nisso tudo.


Abraços cordiais,

Orestes




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#84 Mensagem por Jacobs » Ter Jul 10, 2007 11:17 pm

Sniper escreveu:
Jacobs escreveu:
Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


X2


Meus argumentos estão colocados. O F-16 Não é a melhor opção para o GDA, é caro e não cumpre os requisitos de um caça de defesa aérea (Israel, EAU e Taiwan que o digam...).

Concretizada a compra, a FAB estará assinando seu atestado cabal de incompetência, incoerência e falta de visão estratégica pois podería ter comprado o mesmo caça a 10 anos atrás por um preço possívelmente menor.

Vou fazer como o Carlos Mathias, não posto mais sobre esse assunto, pelo menos até aparecer algo oficial desmentindo ou confirmando a compra.


Sabe qual é a unica coisa que torna o F-16 incapaz de servir no GDA?

É o nome "GDA - Grupo de defesa aérea". Pra mim o GDA não deveria operar caças, mas sim SAM's!!! :roll:

Esse conceito de dividir entre GAvCA e GDA é meio ultrapaçado, ainda mais pra um país requenguela que nem o Brasil... Pra mim tinha que ser tudo transformado em GavCa....


Opinião é livre, mas querer acabar com a interceptação aérea! :shock:

Você é um revolucionário homem! :)

Abraço!


Pois é... ando meio estressado ultimamente! hahahahahaha

Eu acho que o GDA não faz nada que um GAvCa não faça. Até porque o GDA também passou a incorporar doutrinas Ar-solo na decada de noventa com os M-III. Por sua vez os GavCa que operam F-5M estão cada vez mais por dentro das doutrinas de interceptação com incorporação de novas tecnologias.

Também acho que não só de caças vive a defesa aérea. Precisariamos ter baterias de misseis terra-ar para complementar os gap's do nosso ENOOOOOORME territorio!

Foi com base neste cenário que eu coloquei minha opinião...




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#85 Mensagem por rcolistete » Ter Jul 10, 2007 11:35 pm

Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#86 Mensagem por Alitson » Ter Jul 10, 2007 11:43 pm

rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

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FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:




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#87 Mensagem por Jacobs » Ter Jul 10, 2007 11:48 pm

Alitson escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

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FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!




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#88 Mensagem por chm0d » Ter Jul 10, 2007 11:51 pm

Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Que isso... a ASAS falou muito bem do F-15... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#89 Mensagem por Alitson » Ter Jul 10, 2007 11:52 pm

chm0d escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Que isso... a ASAS falou muito bem do F-15... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


E tem como falar mal?????????? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#90 Mensagem por chm0d » Ter Jul 10, 2007 11:52 pm

Alitson escreveu:
chm0d escreveu:
Jacobs escreveu:
Alitson escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:O F-16 é um bom vetor e serve para o Brasil, assim como serve para outros países....infelizmente não se enxerga isto...

Um país que que mal consegue operar um F-5, que não passa de um treinador armado, como pode pensar em utilizar EF-2000, Rafale, Su-35, F-15 entre outros ...muita coisa tem que mudar na FAB para que se possa pensar em algo do tipo....


Olá pessoal,

Ops, tem tanta gente na contra-mão !!! Da história ! Oh, sim, F-16 em 2030-40 deveria ser história, e não caça da FAB como muitos aqui querem.

E quem disse que F-16 é mais fácil de operar/manter do que Gripen, Eurofighter, Rafale, Su-35, etc ??? Por exemplo, segundo dados oficiais "o Rafale tem manutenção em horas-homem 30% menor que a do Mirage 2000" (Fox3 n.3 de 12/2001) e por sua vez o Mirage 2000 ficava atrás do Gripen, "somente". Idem para Eurofighter se comparado a Tornado, Gripen se comparado a Viggen, etc.

Tem gente superando até o Degan...

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


FOX3???? FOX3???? É como uma materia do M2000 ou do Rafale na RFA, ou mesmo do Flanker na ASAS, por favor.... :roll:


hehehehehehe essa foi praticamente um Roundhouse kick!


Que isso... a ASAS falou muito bem do F-15... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


E tem como falar mal?????????? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Hehehe, é... o F-15 é muito bom mesmo... mas ainda prefiro o Sukhoi... :lol: :lol: :lol: :lol:




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