orestespf escreveu:O Degan não tem motivos para rir da gente por causa dos F-16 (e Scorpenes??). Ele sempre defendeu (e pra mim de forma clara) que o F-16 seria o vetor mais adequado ao Brasil (opinião dele), da mesma forma que ao Chile. Muitos nunca conseguiram entender os "excessos" do nosso amigo chileno. O que ele sempre quis dizer é que na relação custo-benefício, o F-16 é imbatível. Não estou advogando para o Degan, nem dizendo que ele está certo, mas no fundo no fundo, alguma razão ele sempre teve. E neste caso, acho que ele ficaria feliz em saber que o Brasil adquiriu F-16.
É bom que se diga também, caso venham os F-16 (continuo cheio de dúvidas) que os nossos seriam muito diferentes dos chilenos. Não me refiro ao "hardware" (que pode ser idêntico), mas a condições em que os mesmos viriam. Para não me alongar, prefiro que acreditem que estou especulando (como sempre).
Continuarem assim: um especulador para alguns, possuidor de bola de cristal para outros, ou ainda bem informado para uns poucos, mas no fundo eu só faço leituras das entrelinhas de tudo isso...
Abs,
Orestes
Como eu espondia muito ao Degan, aí vai minha resposta:
Quanto quebrava o pau com ele era por 02 motivos:
1- Não aceitava a forma com os F-16 foram vendidos ao Chile, com as restrições, ou seja, o pacote de fornecimento dos caças não me agradava, pq tratava o Chile como aliado de segunda. Quero ver aqui(Brasil) AIM-120-C5 ou 7, pelo menos uns 40 mísseis se formos comprar 24 F-16 novos, e a capacidade para integração de nossos armamentos nele:
2- O F-16 não é o vetor ideal para o GDA, inclusive, defendia como sendo o aparelho para substituir os AMX´s e F-5M:
3- Quanto a polêmica Scorpene X Tipo 214, ela nem de longe é igual ao dilema da FAB. Estes 02 subs se equivalem, minha preferência é pelo 214, pela compatibilidade e tudo mais. Mas como o SNA parece que vai sair, o Scorpene vira a opção lógica, sem AIP. Deixarei os 214, para defender os Scorpene feliz da vida!!!!!
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